KAnahory

Medo da MONARQUIA???

 

Hoje, dia 1 de Fevereiro de 2008, assinala-se o centenário do assassinato do Rei D. Carlos I e do Príncipe Luís Filipe.

 

A Causa Real elaborou uma petição, que contou com mais de 4000 assinaturas, para que o dia 1 de Fevereiro fosse considerado Dia de Luto Nacional. Infelizmente, apresentada tardiamente ao Parlamento (ontem) teve apenas um carácter simbólico.

 

Como é natural este ano falou-se e escreveu-se muito sobre o Regicídio, o que parece ter despertado em alguns o medo pela Monarquia o que sinceramente não consigo entender.

 

 

 

 

Assinalar a morte de D. Carlos e do Príncipe Luís Filipe era uma obrigação e um dever que os portugueses tinham para com a sua História.

Não tinha qualquer sentido político nem estava a pôr em causa a República…

 

 

 

 

Infelizmente, o Governo preferiu ignorar esta data!!!

 

Sobre D. Carlos, não me vou alongar pois existem inúmeros sites que melhor do que eu, contam não só a vida como a morte deste Rei. Ver aqui.

Apenas direi que D. Carlos foi um Rei que esteve à frente da sua época. Um Rei que se preocupava com o seu País, com as condições precárias do seu povo e um excelente diplomata.

Destacou-se ainda como Pintor e como um Homem da Ciência… um apaixonado pelo Mar e por tudo o que lhe dizia respeito.

 

 

 

 

Subiu ao trono em 1889, quando o país atravessava uma grande crise económica.

O “Utimato Inglês” em 1890, que obrigou o Governo português a retirar os exércitos que se encontravam entre Angola e Moçambique, para evitar uma guerra com os ingleses, foi o princípio do fim do seu Reinado.

Os republicanos aproveitaram o descontentamento do Povo, espalhando a ideia que a solução dos problemas do País estavam no derrube da Monarquia.

 

 

 

No dia 1 de Fevereiro de 1908 o Rei e o Príncipe Herdeiro foram brutalmente assassinados, no Terreiro do Paço, por dois republicanos pertencentes à Carbonária.

 

 

 

 

D. Manuel II sucede no Trono mas o seu Reinado não chegou a durar dois anos, tendo terminado com a Implantação da República a 5 de Outubro de 1910.

 

 

Mas será que a única forma de acabar com a Monarquia era cometendo um crime e derramando sangue???

 

Como referi acima não entendo porque razão, os portugueses se negam a homenagear a sua própria História e um Homem, que foi um excelente Rei, D. Carlos!!!

 

Será que a República tem medo de relembrar este duplo assassinato????

 

Será que tem medo da Monarquia????


Medo que os portugueses deixem de ver a Monarquia como um “Papão”, que não é???

 

Sou Republicana porque nasci numa República e porque voto no Presidente da República, mas não me afectaria nada viver numa Monarquia.

 

Aliás, se olharmos à nossa volta, alguns dos países mais civilizados e desenvolvidos são Monarquias.

Monarquias Parlamentares onde a Democracia é uma verdadeira realidade. O Rei é pois, o elo de ligação entre todos sem qualquer carácter político ou partidário, o que é uma enorme vantagem.

Outra vantagem é que o Rei é educado e preparado desde criança para o alto cargo que vai desempenhar, tendo assim um grande conhecimento não só do seu país como da situação internacional, o que nem sempre acontece com os Presidentes da República.

Claro que também existem riscos e desvantagens.

 

Mas não estou aqui a fazer a apologia da Monarquia. Apenas pretendo salientar que a República não está em perigo e que não há qualquer lógica em se negar a nossa História.

 

Aproveito para informar que está prevista, hoje, na Praça do Comércio, pelas 17.00 horas, uma concentração para “todos quantos reprovam a violência como arma política”, organizada pela Aliança Internacional Monárquica Portuguesa.

Na Igreja de São Vicente de Fora, às 19.00 horas, realiza-se um Requiem Soleníssimo presidido pelo Cardeal Patriarca, D. José Policarpo.

 

É como portuguesa, que assinalo esta data, prestando a minha homenagem ao Rei D. Carlos I e ao Príncipe Luís Filipe.

 

Assim, declaro que, hoje, este blog está de luto!!!!

 

Kiki Anahory Garin

Publicação: sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2008 11:42 por Anahory
Arquivado em:

Comentários

 

trout said:

Olá Kiki

Eu estou bem sem Rei nem Rock ,sinto um bocado falta do rock.

O rei é coisa da história  ,teve poder no passado ,agora é uma figura decorativa ,que até pode ser agradável .

No nosso caso prefiro o Presidente da  República (não este...),por ser eleito pelo povo,embora tenha pouco poder .

um beijo

Trout

Cerimónias ---nada contra....

Fevereiro 1, 2008 12:19
 

Anahory said:

Ao Trout

Eu tb estou bem assim... mas tb estaria bem com um Rei.

Tanto o Presidente da República como o Rei em Democracia têm poderes limitados. Os Reis hoje em dia não têm nada a ver com os Reis do passado.

Beijos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 12:25
 

trout said:

era King of rock--- Run  DMC

Fevereiro 1, 2008 12:37
 

Anahory said:

AO Trout

Não sei o que se passa com o video mas diz que já não está disponível.

De qualquer forma, obrigada.

O que conta é a intenção.

Beijos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 12:39
 

trout said:

[youtube:9NpxyIedBss]

Fevereiro 1, 2008 12:42
 

Anahory said:

Ainda ao Trout

Obrigada pelo novo video.

Agora não tenho tempo de o ver mas volto depois.

Beijos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 12:56
 

trout said:

[youtube:hip2i9yHZ38]

Fevereiro 1, 2008 12:58
 

trout said:

[youtube:t3m4cypxU2I]

Fevereiro 1, 2008 12:59
 

ladoposto said:

Em tempos,cheguei a dizer.Entre a Beatrix(rainha da Holanda)e o Sampaio?Prefiro a Beatrix!Hoje digo:Tenho menos medo dum rei que dos seus lacaios!

  Cumprimentos!!

Fevereiro 1, 2008 13:31
 

trout said:

[youtube:x7XY3dMVNhg]

Fevereiro 1, 2008 13:35
 

ManuelB said:

Querida Kiki,

Não li este seu post antes de responder ao das feras, como há-de inferir desse comentário.

Venho aqui, à la diable, para lhe dizer que concordo com praticamente tudo o que diz neste post, que põe o dedo na ferida, desassombradamente, como é hábito.

O Rei -- que não podia ser mais patriota nem mais devotado à sua missão -- foi assassinado cobardemente (característica dominante dos conspiradores) com um traiçoeiro tiro pelas costas.

Ao Príncipe (que tinha 20 anos somente e nada fizera ainda que pudesse prejudicar os republicanos, a não ser o facto da sua existência e popularidade ser um entrave à estratégia maçónica) abateram-no com uma bala na cara.

Meses antes tinham ocorrido eleições, que em termos de isenção nem admitem comparação com todas as que a República promoveu depois e quem duvidar, leia a imprensa da época.

Não é concebível que hoje algum deputado possa impunemente apelar à morte do Chefe do Estado, como o fez Afonso Costa, à conta dos famigerados "adiantamentos à Casa Real" (que tem muito que se lhe diga): "Por muito menos crimes do que os cometidos por D. Carlos I, rolou no cadafalso, em Franca, a cabeça de Luís XVI!"

Acha que hoje alguém poderia apelar no parlamento, que matassem Sócrates porque, por exemplo, se "enganou" no local do aeroporto, ou porque Guterres que nunca explicou o enorme buraco financeiro que foi a Expo?

Ou chamar ao Rei "o animal Bragança", como escreveu António José de Almeida, por ocasião do ultimato?

O que eles disseram, cumpriram: mataram o Rei como um animal.

Por isso esta República nasceu, não da vontade do povo, mas de um crime cometido por umas dezenas de cobardes, cuja finalidade última era unir Portugal a Espanha, sob a égide republicana.

Essa é uma nódoa impossível de negar ou apagar, por muitos sofismas que se aventem.

Um beijinho amigo do

Manel

Fevereiro 1, 2008 13:41
 

ManuelB said:

Desculpe a insistência, mas ao fechar o meu comentário, reli o título do seu post "Medo da Monarquia?"

Não. Talvez devamos ver mais abragentemente, a  característica dominante deste regime tem sido sempre a mesma: medo da Verdade.

MB

Fevereiro 1, 2008 13:46
 

trout said:

Meti uns youtubes de king qualquer coisa ....A palavra é interessante ---rei...real...é rica !  E nem  é por  " ter bago "como diz o outro....  ;)

podes tirar o primeiro ....o segundo entrou e é igual

Fevereiro 1, 2008 13:56
 

ArlindoTeles said:

Olá Kiki

Os Républicanos tem má consciência em relação ao Régicidio em particular e à Monarquia em geral,eles lá saberão porquê !

Depois da implantação da Républica e até Salazar subir ao poder,os Républicanos nunca se entenderam e entre golpes e contra golpes fomos durante anos a chacota de toda a europa como se pode constactar numa breve pesquisa aos jornais da época na net.

Gostaria de um dia ver este assunto referendado;Monarquia ou Républica.

Acrescentar ainda que os paises mais estáveis,desenvolvidos e ricos do mundo civilizado são monarquias com parlamento e governos democraticos eleitos livremente pelos seus povos.

Bjs

Arlindo

Fevereiro 1, 2008 14:40
 

Anahory said:

Olá a todos

Ao Trout

Retirei o primeiro video como disseste.

Quanto aos outros agradeço e pelo que vejo a palavra REI é muito popular no YouTube.

Infelizmente agora não tenho tempo para os ver mas prometo voltar logo e ver todos.

Ao Ladoposto

Entre vários dos Reis Europeus e Presidentes Porugueses acho que escolhia sempre um dos Reis, o que é realmente triste.

Beijos aos dois

Kiki

Fevereiro 1, 2008 14:48
 

Anahory said:

Ao Manel

Muitos Parabéns pelos seus excelentes Comentários, aliás como sempre.

Mas este hoje é especial e ambos sabemos porquê.

Com o seu comentário aprendi vários factos que desconhecia nomeadamente que tinham chamado ao Rei animal.

Infelizmente quem o fez não devia ter espelhos em casa.

Beijos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 14:49
 

Anahory said:

Ao Arlindo

Mais um excelente comentário, que põe a mão na ferida ao referir a anarquia que foram os primeiros anos da República!!!!!

Concordo a 100% com tudo o que escreveu.

Beijos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 14:52
 

recardenense said:

olá Kiki:

Vou comentar, sem ler nenhum dos anteriores comentários.

Ontem respondi, penso que foi ao ahbruto, mais ou menos isto: Nasci na republica, portanto sou republicano, mas se houvesse um referendo a perguntar se preferia uma Monarquia Constitucional, eu não olhava para trás.

se temos uma republica, esta foi arranjada pelas armas, como o foi o 25 de Abril.

Sempre o disse, que não temos Rei, mas temos muitos "reizinhos". A republica, nos termos actuaias, só serve para dar guarida aos gananciosos. temos muitos reis e muitóissimos "barões".

Um abraço.

Humberto

Fevereiro 1, 2008 15:17
 

trout said:

[youtube:79tE1cOoffE]

Fevereiro 1, 2008 15:19
 

trout said:

Já  Tens uma canção e tudo ,kiki é uma palavra muito popular no youtube...

Um beijo

Trout

Fevereiro 1, 2008 15:23
 

mitalaia said:

Olá Kiki

Neste regime Repubilicano e laico, estão tão atrazados que até devem temer a própria sombra.

Sempre votei desde o 25 de Abril, porém ao contrário do pensamento vigente, nada teria a perder se o país tivesse a representà-lo um Rei.

Afinal o que fizeram os republicanos com o poder?...

Esbanjar mais, atribuir-se mais benesses e conduzir um país a tornar-se o mais pobre da Europa.

Os doutos políticos, deviam pensar mais nisto e questionar-se porque?

E não interferirem, pelo menos, na celebração de factos relevantes!...

Ganham, escandalosamente muito acima da média, percam mais tempo mostrar que o valem e calaborem, por favor!

Considerações

Daniel

Fevereiro 1, 2008 15:27
 

Partebilhas said:

Olá Kiki

Hoje, para muitos portugueses é um dia de luto.

Este é um bom post a assinalar os 100 anos do regicídio.

Gostei dos dois comentários de ManuelB. Melhor do que muitos posts deste SOL que não dizem absolutamente nada.

Bj

Manuel Peralta

Fevereiro 1, 2008 15:44
 

pessoalissimo said:

Kiki

Como quase sempre, abriste aqui no teu blogue um tema polémico.

Como conhecia mal a história do Regícidio fui ler por aí. Eis o melhor que encontrei, isento de contaminações ideológicas: http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fdt%3D20080201%26page%3D4%26c%3DC

Sobre o velho problema do referendo à República eu costumo dizer que só "À lei da bala!". É assim que os regimes mudam! Pelo menos até agora. A nossa Constituição (repúblicana) não o permite. Por isso, esqueça-se o referendo, opção completamente inviável.´

Veja-se a situação dos milhões de republicanos espanhóis que não conseguem mudar o regime. Pelas mesmas razões.

Há uma frase que eu tinha para aqui guardada, retirada já não sei de onde e com a qual me identifico completamente:

«Com todos os seus tiques monarquistas, na República, finou-se o direito natural de alguém assumir uma posição pública pelo simples e sempre duvidoso facto do nascimento, pela ideia repugnante, que intrinsecamente despreza o mérito, de que uma família ou um clâ se acharem superiores aos indivíduos fora da sua linhagem por que se dizem filhos de alguém. E essa é, pelo menos (mas outras existem), uma razão que enobrece a República face a todas as Monarquias e que faz com que o sangue vertido pelos bravos do 31 de Janeiro não o tenha sido em vão.»

Isto para dizer que se prefiro uma má democracia a uma boa ditadura, também optarei sempre por uma (mesmo que má) República, em alternativa a uma (mesmo que boa) Monarquia.

Gostos! :))

Bjs

Fernando

Fevereiro 1, 2008 16:04
 

pessoalissimo said:

...E quero deixar aqui um grande abraço ao nosso amigo comum Manuel B, a quem não vejo há algum tempo, e por quem tenho uma sincera admiração, apesar das diferenças notórias de opinião sobre alguns temas, incluindo este.

Não se pode ter tudo! :))

Fernando

Fevereiro 1, 2008 16:07
 

Blanco said:

Kiki:

A História de um País faz parte da sua cultura. Logo, o facto que hoje se comemora, o Regicidio, faz parte da História de Portugal.Porque não comemorá-lo? Claro que sim.

Quanto ao referendo, o Fernando já disse tudo.

Beijinhos

Fevereiro 1, 2008 18:00
 

2218 said:

Boa tarde,

KiKi,efectivamente hoje é um dia de luto para todos os Portugueses dignos dessa qualidade.

Portugal foi Fundado por um Rei que está completamente esquecido,o Regicideo foi esquecido,a democracia republicana  foi conseguida através das armas e da força,o que é uma contradição da democracia,a nossa democracia republicana é um complot da maçonaria,

os nossos presidentes da republica comportam-se como se fossem Reis(VEJA-SE O CASO DE mario soares),outra contradição e ainda apoderaram-se dos feitos e glórias ,assim como do património REAL esquecendo os assassinos do Rei e seu filho.

Ao Estado republicano,cabe ao menos pedir desculpa aos aos familiares descendentes e ao País em geral pelo atentado terrorista que provocou a morte do Chefe de Estado,ainda por cima nunca foi referendada a vontade de ter uma republica.

Tenho a certeza que Portugal seria outro País muito melhor senão tivesse acontecido aquele atentado terrorista da maçonaria(al queéda portuguesa)

Bom fim de semana.

Nando Cardoso.

Fevereiro 1, 2008 18:28
 

joaocarreira said:

Olá Kiki,

Faço minha a sua opinião.

Beijinhos,

João

Fevereiro 1, 2008 19:06
 

Talina said:

Olá Kiki

Obrigada pela visita ao meu blogue sobre o mesmo assunto...

Os factos históricos não podem ser objecto de julgamento político,  um século depois não faz qualquer sentido.

Abraços Talina

Fevereiro 1, 2008 19:42
 

OlindaGil said:

Olá Kiki

Este assunto também me interessou tal como a vários bloguistas do Sol. Não podemos esquecer a História e é esse o meu objectivo no blogue.

Beijinhos

Fevereiro 1, 2008 19:47
 

Anahory said:

Olá a todos

Acabei de chegar a casa e estou um pouco cansada, mas já cá volto para responder aos vossos comentários.

Vou apenas deixar uma palavra ao Trout

AH!!!!

Fartei-me de rir com a música da Kiki....

Tu descobres cada coisa!!!

Está o máximo.

Obrigada e beijos

A todos

Até já e Beijos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 19:50
 

Anahory said:

Ao Humberto

Estou quase 100% de acordo contigo.

Só não tenho a certeza absoluta se houvesse um referendo qual seria a minha escolha, mas tb não vou ter que me preocupar com isso pois jamais a República fará um referendo sobre a Monarquia.

Até parece que têm medo do resultado!!!!!

Obrigada pelo teu comentário.

Ainda ao Trout

Há bocado não te disse mas vou guardar esse video ou pelo menos o link. Está mesmo engraçado.

Ao Daniel

Muito obrigada pelo seu comentário que refere o pensamento de muitos portugueses.

Também concordo que estes Governantes não têm nada que interferir com a nossa História, mas mesmo tentando que seja esquecida, há sempre alguém que a relembra.

Foi tb isso que pretendi com este post.

Beijos a todos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 20:19
 

Anahory said:

Ao Manuel Peralta

Efectivamente é um dia de luto para muitos portugueses que não foi esquecido por muitos outros apesar destes Governantes nada terem feito para o relembrar.

O Manel B é um excelente comentador e já várias vezes tentei convencê-lo a escrever no seu blog, mas a sua resposta é que prefere comentar!!!!

Beijos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 20:33
 

Anahory said:

Ao Fernando

Antes de responder ao teu comentário tive que ir ler a notícia que referes, mas não a li por completo, por isso se depois de a ler ainda tiver algo a dizer volto aqui.

Começo por te agradecer o teu comentário que transforma este post num debate de ideias opostas mas sempre feitas com educação e calma.

Quanto ao conteúdo do teu comentário discordo por completo!!!!

Aliás já sabias...

Sobre o que li na notícia que referes fiquei indignada por se transformar dois criminosos em Heróis, mas infelizmente neste país são os criminosos que são os Heróis e as vítimas os "maus"....

E volto a perguntar se era necessário cometer dois crimes para mudar um regime????!!!!!

Sobre o referendo que nunca existirá só tenha a dizer que parece que a República tem medo de saber o resultado e só isso me dá vontade de rir!!!!

Como tu próprio referes GOstos são Gostos mas eu prefiro uma Boa Monarquia a uma má República!!!

Nunca gostei de optar pelas coisas medíocres ou más!!!!

Não que faça alguma coisa ou que esteja envolvida nalguma causa pela Monarquia, mas se por qualquer razão o regime mudasse isso não me assustava nem me afectava em nada.

As Monarquias de hoje nada têm a ver com as Monarquias do Séc. XIX. São regimes democráticos em que o Rei tem apenas um papel simbólico (ou pouco mais), sendo o elo de ligação entre todos sem partidarismos.

Mas cada um com a sua opinião e seu gosto.

Quanto ao Manel já podias imaginar qual a posição dele.

Temos que combinar um dia destes qualquer coisa para trocarmos impressões.

Agora vou ter que ir arranjar uma gaveta que desencaixou e já cá volto, se entretanto não martelar a mão em vez da gaveta.

ehehehhe!!!!

Beijos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 20:50
 

Anahory said:

Olá a todos de novo

Afinal foi fácil arranjar a tal gaveta...

À Blanco

Obrigada pelo teu comentário.

Claro que se devem comemorar todos os factos da nossa História mas infelizmente parece que a República tem medo da Monarquia.

Quanto ao referendo a minha resposta está na resposta que dei ao Fernando por isso não me vou repetir aqui.

Mas cada um com a sua opinião. E neste caso estamos apenas a expressar opiniões pois nunca se chegará a factos concretos.

Ao Nando

Muito obrigada pelo seu excelente comentário e Parabéns pela CORAGEM!!!!

Efectivamente com a República já tivemos alguns reizinhos, Mário Soares à cabeça que além de se comportar como um rei que não era ainda tentou impor a sua descendência!!!!

Se há coisa que detesto é a incoerência e detesto ver socialistas a portarem-se como não socialistas e Republicanos a brincarem aos reis...

Ao João

Obrigada pelo teu comentário.

Continuo com problemas em comentar o teu blog.

Espero que quando tiver a net mais rápida (que está para daqui a dias) já consiga comentar.

Beijos a todos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 21:11
 

Anahory said:

À Talina

Concordo contigo. A História é história e não pode ser misturada com política, sobretudo quando passaram 100 anos.

À Olinda

Andamos a trocar comentários!!!

Comentei hoje vários posts sobre este tema entre eles o teu e o da Talina e é importante que pessoas com ideologias políticas diferentes tenham a mesma noção sobre o que é e deve ser a nossa História.

Beijos às duas

Kiki

Fevereiro 1, 2008 21:15
 

PSCGF said:

Kiki,

Qualquer assassinato é crime Moral. Pelo menos eu assim o entendo .

Tal como já espalhei por aqui em alguns comentários , eu considero que o mais importante é realmente isto: dar a conhecer , ler , pesquisar, investigar os momentos cruciais da nossa historia.

Hoje ainda existe em Portugal algum "receio" encoberto de falar em tudo que envolva revoluções e alterações na politica e consequentemente na historia.

Eu não apoio a monarquia , mas não me incomodava tentar viver numa monarquia moderna . Desde que essa monarquia devolve-se ao povo português aquilo que até hoje a Republica não devolveu: O orgulho de ser português .

Se nem a monarquia , nem a republica , nem o povo sozinho o consegue , teremos que inventar ...

E já fomos optimos inventores ...

Beijinhos

Paula

Fevereiro 1, 2008 21:15
 

Anahory said:

À Paula

EXCELENTE ESTE SEU COMENTÁRIO!!!!!

Destaco a sua frase:

"...Desde que essa monarquia devolve-se ao povo português aquilo que até hoje a Republica não devolveu: O orgulho de ser português "

Como tb refere já fomos bons inventores mas parece que hoje já nem isso conseguimos ser !!!!

Ao Trout

AInda me estou a rir da música da Kiki e já estou a ver quem vai adorar este vídeo: os meus sobrinhos pequeninos!!!!

Beijos Grandes aos dois

Kiki

Fevereiro 1, 2008 21:23
 

JAMES said:

Olá Kiki!

Um ?post? muito interessante?

Ora vejamos:

O governo proíbe a presença de militares nas comemorações do regicídio?.

O presidente da República inaugura uma estátua ao Rei D.Carlos para comemorar o seu Reinado?.

Deixo-te com BACH : Sarabande, Gavotte en Rondeau?

.

[YouTube:RdL443-bg9o;autoplay=1]

.

TIREM-E DESTE FILME!!!!

Beijos

James

Fevereiro 1, 2008 21:25
 

poetacomalma said:

Amiga!

Governo?

Qual Governo?

Aquilo é um Governo?

Mas eles governam ou governam-se?

Enfim...

Quanto mais penso neste governo PS...

Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr...

Mas o povo tem uma memória fraca...

E em 2009 vai voltar a ser uma desgraça...

Um beijo enorme!

Poetinha

Fevereiro 1, 2008 21:34
 

Anahory said:

Ao James

Já sentia a falta do meu DJ contratado!!!!

A escolha da música como sempre foi óptima!

Quanto à atitude do Governo e do Presidente da República só posso dizer que algo não está bem neste país de doidos!!!!

Termino como tu:

TIREM-ME DESTE FILME!!!!

Beijos grandes

Kiki

Fevereiro 1, 2008 21:37
 

Anahory said:

Ao Poetinha

Já ia a sair quando vi este teu comentário.

Tens toda a razão: Devia ter escrito DESGOVERNO!!!!!

Quanto a 2009 nem quero imaginar que os portugueses são assim tão burroossssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos Grandes

Kiki

Fevereiro 1, 2008 21:39
 

Anahory said:

Olá a todos

VOLTEI pois cheguei a uma conclusão que considero muito interessante.

Se os comentários aqui feitos fossem um Referendo a Monarquia tinha vencido!!!!!!!

Curiososo NÃO?????!!!!!!

Talvez seja por isso que o Governo não quer ouvir falar em comemorações do Regicídio!!!

Cada vez gosto mais desta Democracia em que vivemos !!!! EHEEEHH

Ainda bem que eu não sou conhecida e que não tenho uma reforma do Estado Português senão um dia ainda me tramava!!!!

Beijos a todos

Kiki

Fevereiro 1, 2008 21:47
 

Broca said:

Olá Kiki!

Subscrevo-me inteiramente o seu post sobre o regicídio. Seja sob que prisma for visto, D. Carlos era um homem culto, tolerante e até um cientista e um artista.

Só que D. Carlos I teve o azar de ter de enfrentar os nossos "amigos" (da onça) britânicos, com o seu "mapa cor de rosa" e o consequente ultimatum para sairmos do território que hoje é, mais ou menos, o Zimbabué e - isto já é especulação minha - não tinha lá um D. Pedro para soltar o grito do Ipiranga e declarar a independência...

Por isso e por muito mais que não vale a pena aqui referir, os republicanos de então bem podem agradecer aos britânicos...

Não sou monárquico, pois sou republicano racionalmente, mas não posso aceitar que o assassínio de alguém seja forma de mudar um regime e pelas mesmas razões condeno também o terrorismo, pois o que se passou em 1/2/1908 foi algo de que hoje se honraria a Al-Queda...

Um beijo,

Broca.

Fevereiro 1, 2008 21:56
 

Brutus said:

Olá Kiki!

Sendo naturalmente republicano, não tenho a mínima dúvuda de subscrever inteiramente o seu post e de a felicitar por ele.

Quanto às atitudes do actual (des)governo e de Cavaco Silva, não se preocupe: daqui a 100 anos a história ainda referirá o rei D. Carlos I, mas Sócrates e Cavaco só terão direito, quanto muito, a uma nota de rodapé...

Beijos,

Brutus.

Fevereiro 1, 2008 22:03
 

Anahory said:

Ao Broca

Obrigada pelo seu comentário que foca um aspecto mto importante: o ultimato inglês"

E tem toda a razão quando se refere aos ingleses como amigos da onça. A nossa histórica aliança com os ingleses prejudicou-nos por diversas vezes.

Eis uns amigos que não gostava de ter!!!!

Ao Brutus

Mutio obrigada pelo seu comentário.

Concordo consigo que façam o que fizeram D. Carlos I jamais será esquecido enquanto Sócrates cairá no esquecimento para bem de todos nós dentro de alguns anos.

Beijos ao dois

A TODOS

Sobre as atitudes do Desgoverno, dos Deputados e de um Grupo de Anarquista (que acabei de ver no telejornal) tive vergonha de ser portuguesa!!!!!

É inadmissível que a Assembleia tivesse rejeitado um voto de pesar pelo regicídio com a desculpa que era um voto contra a república.

O que eles fizeram foi negar a nossa História, mas façam o que fizeram a verdade e a História não desaparecem.

Ao contrário tenho que louvar a atitude do Presidente da República, Cavaco Silva que não teve medo de inaugurar uma Estátua do Rei D. Carlos I, nem teve medo que esse facto fosse contra a sua Presidência!!!!

Até quando vamos ter que aguentar este desgoverno e estes deputados socialistas e do Bloco de Esquerda ?????!!!!!!

Já não se aguenta tanto estupidez!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos a todos

E já agora VIVA O REI D. CARLOS E A FAMÍLIA REAL!!!!!

Quanto sou confrontada com tamanhas estupidezes tenho dificuldade em ser moderada!!!

Kiki

Fevereiro 1, 2008 22:27
 

jmsmp said:

Boa  noite Amiga Kiki:

Na verdade, mais no princípio da manhã, do que no fim da noite, pois como poderá ver nas horas que marcam este apontamento, são neste momento 03H10 de 6ª. Feira. E para quê?

Apenas para a felicitar por mais uma pronúncia que promoveu um debate

"sem grandes ofensas", mas como se diz das bruxas:-lá que as há...há!

Acho interessante como somos todos livres, a ponto de darmos sem qualquer medo a nossa opinião a propósito  seja do que fôr.

Só que neste caso, creio bem, não estará de modo algum em causa o terrível comportamento que levou ao assassinato do Rei D.Carlos e de seu filho Luis Filipe. Quem aplaudir tal acto, age de forma deshumana.

Quanto ao modelo politico, de República ou Monarquia, eu nasci numa República, que já foi pior da que temos hoje - MAS QUANTAS VEZES,

e uma vez que não conheço directamente a Monarquia, deixem-nos ir vivendo neste regime,pois como aprendi que nada acaba como começa,

admito que ainda esteja a tempo (apesar da idade que tenho) de ver por cá, uma República de corpo inteiro, que se disponha a entender de outro modo, todos os filhos deste Portugal que é de todos nós!

As intenções, acredito que sejam sempre as melhores. No entanto, as diversas situações que acabam por fazer a história, nem sempre dão a volta pelo melhor caminho e assim, o bom "rumo" por vezes perde-se.

Mas vamos andando com a nossa "Republicazita", mas não a das bananas,que essa parece que está para nascer um dia,ali para os lados

da Madeira(!!!), e votemos para que em 2009, ou um  pouco mais além,

tenhamos uma República onde haja menos cidadãos descontentes.

Achei pertinente o  "achado" que fez através das opiniões registadas

nos comentários que o seu Post mereceu.

No entanto, eu penso que se todos os portugueses pudessem manifestar o seu palpite no Blog que cada um tivesse à sua disposição,

talvez o resultado diferisse um pouco do que agora encontrou.

Bem, como diz o nosso Amigo Fernando, há gostos e gostos!

E porque esta minha pronúncia já vai um tanto comprida, vou ficar por aqui, com voto Amigo e sincero de um óptimo fim de semana.

A terminar, com Amizade, dois Beijinhos

J.Matos Silva

Fevereiro 2, 2008 3:19
 

mariaverde said:

kiki oteu artigo sobre quem tem medo da monarquia esta´fantastico tens toda a~razaõ  maria verde

Fevereiro 2, 2008 10:11
 

Anahory said:

Ao J. Matos SIlva

Muito obrigada pelo seu excelente comentário.

Quanto ao resultado das opiniões aqui expressas hoje ainda não actualizei as opiniões mas penso que continua tudo na mesma.

Claro que isto não é significativo.. foi só por graça.

Quanto a 2009 temo que nada mude....

À Maria Verde

Obrigada Tia.

Beijos aos dois

Kiki

Fevereiro 2, 2008 11:25
 

camionista said:

Olá Kiki:

Tenho de reagir um bocado como o querido amigo James:

Quando um Presidente da República vai inaugurar uma estátua, do representante, assassinado, do regime deposto há praticamente um século, estas iniciativas não podem ser senão 'folclore'.

República ou monarquia, é questão que não se põe. Os portugueses estão-se nas tintas para isso. Daí que o folclore seja possível, e já nem sequer seja descabido. Essas cerimónias servem, ao menos, para se debitarem mais umas frases de circunstância. Talvez para atenuar o negrume das desgraças, essas sim, reais, com que o mundo de hoje se confronta. E que não podemos esquecer.

Beijos

Luís

Fevereiro 2, 2008 11:28
 

bluewater68 said:

Kiki,

Há muito tempo que estava à espera desta oportunidade de escrever isto. Ainda pensei que nunca seria necessário, mas afinal, enganei-me. E digo-te que preferia nunca escrever isto.

Então foi preciso o SOL aumentar para 2.5? para o teu blogue ser o destaque da semana?

Pois digo-te que acho esse facto bastante lamentável e passo a explicar antes que quem leia isto fique já com um ar de ?como??

É lamentável que a referência à expressão ?pilar da comunidade? seja apenas feita a algo que leram nos comentários dos teus posts e que não seja uma opinião directa de quem escreve o texto para aquela caixinha com 61.8cm2.

É lamentável que digam que tu continues a escrever ? muito e bem ? e que os recentes textos sobre o Holocausto e a história do judaísmo em Portugal sejam uma boa amostra do que de interessante se possa ler por aqui. Lamentável porque mais de um ano desde a tua estreia no SOL que tu continuas a escrever ? muito e bem ? e lamentável que só agora tenham decidido deixar de embirrar com quem sempre escreveu ? muito e bem.

Aqui, já foram escritos alguns textos que podem ser classificados como ?uma boa treta?. E porque foram escritos? Porque o ser humano chega sempre a um ponto em já não tem paciência para aguentar tantas ofensas e picardias.

Absolutamente lamentável que digam, ?não fraquejando perante as polémicas?. Mentira. Quem aqui escreve ? muito e bem ? teve que escrever tretas porque é difícil aguentar tantas picardias e ofensas dissimuladas. Estranho mundo ou sociedade em que vivemos, onde quem promove a ofensa e não sabe aceitar o espaço de cada um, acaba por levar pancadinhas nas costas e ser visto como a vítima, e quem tem de se defender é visto como conflituoso. E algumas aves raras ainda falam em lutas de galináceos?

Lamentável que esse passado fique esquecido. Lamentável que digam ?não fraquejando perante as polémicas? e que tenham embirrado contigo desde então.

Só uma embirração é que pode explicar que quem decida o vai parar aos 61.8cm2, ignore durante mais de um ano alguém que sempre escreveu e sempre continuou a escrever ? muito e bem.

Estranha arquitectura onde os ?pilares da comunidade? são os últimos a serem destacados. Será que as opções se esgotaram? Estranha arquitectura onde se destacam primeiro algumas caves bafientas e algumas janelas do sótão que só são abertas uma vez e que estão fechadas durante o resto do ano. É de uma perspicácia notável. Mas como a minha área é de engenharia, eu costumo dar muito importância aos pilares e às vigas. Só depois é que me preocupo com pormenores. É que sem pilares e sem vigas?

Quando o MarAzul foi destacado, ele pediu junto do SOL para que o seu blogue não aparecesse na lista dos destaques. Ele lá terá tido as suas razões. Na minha modesta opinião, deverias fazer o mesmo. É que nomearem-te um ano e tal depois de andares aqui a escrever - muito e bem ? é no mínimo, escandaloso, para não dizer, ofensivo.

Mas estes destaques há muito que deixaram de fazer sentido e só liga quem quer.

Beijinhos de quem não gosta de injustiças.

.

P.S: e esqueci-me do texto. Apenas digo que não gosto que os destinos de algo sejam geridos por sucessões de sangue. Se aquela mortandade contribuiu para a implementação da República, tratou-se então de um mal necessário.

Fevereiro 2, 2008 12:47
 

manuelapinheiro said:

"Assinalar a morte de D. Carlos e do Príncipe Luís Filipe era uma obrigação e um dever que os portugueses tinham para com a sua História.

Não tinha qualquer sentido político nem estava a pôr em causa a República?"

Infelizmente Kiki grande parte dos portugueses grande parte mesmo, são muito muito pequeninos e medíocres na forma como pensam e vêem a vida e o mundo à sua volta. Tenho muita pena que assim seja e mais pena ainda tenho por saber que nada vai mudar senão para pior neste país que todos ouvimos contar a história... que já foi grande e linda de se ouvir contar.... inesquecível para os que, como nós, ainda percebem  e se esforçam em perceber o sentido da vida, o sentido do bem o sentido do bom senso e da moral, que afinal devia para sempre rezar a história. Um beijinho enorme amiga. Adorei o que aqui li e ouvi de som suave mas profundo. Parabéns pelo poste e para ti um excelente fim de semana.

Fevereiro 2, 2008 12:55
 

Anahory said:

Olá Camionista

Obrigada pelo teu comentário.

Mas tenho que discordar, pois considero que Cavaco Silva ao inaugurar uma estátua de D. Carlos I não esteve a fazer foclore mas sim a relembrar a nossa História.

Mas como digo muitas vezes, cada uma tem a sua opinião.

À Manuela Pinheiro

Muito obirgada pelo teu comentário tão simpático.

Concordo com tudo o que dizes.

Beijos aos dois

Kiki

Fevereiro 2, 2008 13:19
 

Anahory said:

Ao BW

Estou sem palavras. Não por ter sido o blog da semana, pois como dizes esse destaque deixou de fazer sentido há muito tempo mas como o teu excelente comentário.

Foi através dele que fiquei a saber que fui blog da semana. Por isso ainda não vi o texto que foi publicado.

Não vou tecer comentários ao facto de ser agora, passado mais de um ano que estou no SOL, blog da semana.

Também não vou pedir que retirem o meu blog do destaque da semana, pois se ele foi considerado como tal, isso deve-se não só ao que eu escrevo mas também a todos vocês que ao longo deste tempo, nas boas e más alturas, comentaram os meus posts e me apoiaram.

Por isso só posso dizer OBRIGADA A TODOS por terem estado sempre comigo.

Obrigada a ti pelo teu comentário

Beijos

Kiki

Fevereiro 2, 2008 13:26
 

trout said:

[youtube:dRsXU4Q6a0Q]

Fevereiro 2, 2008 13:43
 

trout said:

[youtube:EkyVOjzajPg]

Fevereiro 2, 2008 13:44
 

trout said:

Olá Kiki

Parabéns ;)

Um beijo e um bom fim de semana

Trout

Fevereiro 2, 2008 13:50
 

Anahory said:

Ao Trout

Obrigada pelos vídeos e pelos Parabéns pelo destaque do SOl.

Mas é a vocês todos que tenho que agradecer como o disse na resposta ao BW.

Beijos

Bom Fim-de-Semana

Kiki

Fevereiro 2, 2008 13:52
 

podeserumaquestaosexual said:

Olá kiki

Parabéns pelo destaque dado pelo Sol ao teu blogue. És o Blogue da Semana e muito bem.

 Um beijo

Eugénio Moura Inês

Fevereiro 2, 2008 14:39
 

Anahory said:

Ao Eugénio

Obrigada e obrigada pelos teus comentários.

Beijos

Kiki

Fevereiro 2, 2008 15:15
 

JAMES said:

OLÁ kIKI!!!!

MUITOS PARABEÉÉÉÉÉNNNNNSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!

'BLOGUE DA SEMANA COM DISTINÇÃO' !!!!!

Um beijinho

JAMES

Fevereiro 2, 2008 15:22
 

Anahory said:

Olá James

Obrigada!!!!

Mas é a todos vocês que tenho que agradecer.

Sem os vossos comentários e apoio ao longo destes 17 meses de estadia no Sol nunca teria sido o blogue da Semana.

Beijos

Kiki

Fevereiro 2, 2008 15:26
 

ladoposto said:

Olá Kiki.Assim como foi por ti,que eu fiquei a saber que tinha sido o blog da semana.Agora,vejo que foste tu.Recebe agora tu,os meus parabéns também!!

   Cumprimentos!!

Fevereiro 2, 2008 17:03
 

camionista said:

Onde é que se sabem estas novidades em tempo útil? Detesto chegar à festa quando o pessoal já está com o copo a meio... O Sol em papel não chega cá às minhas bandas. Há alguma página aqui no Sol da net?

Eu não costumo estar a par dos destaques (excepção para aquela ridícula coluna da direita, que entra pelos olhos dentro), mas, neste caso, estranha-me que só agora se tenham resolvido a pôr, preto no branco, aquilo que uma grande maioria de nós tem andado a dizer há muitíssimo tempo.

Por isso mesmo, a minha opinião é que o conta é o que temos vindo a dizer. Essa sim, é uma expressão genuína, aqui e ali contrariada por um ou outro. Mas a Kiki não tem pretensões de unanimidade. Eu próprio estou farto de  discordar do que diz, quando assim entendo.

Se é caso para comemorar, pois então, parabéns! Mas este 'certificado', quanto a mim, não vem alterar nada.

És um pilar desta comunidade de bloguers? Pois mantém-te de pé, como convém aos pilares!

Beijos, Kiki

Luís

Fevereiro 2, 2008 17:40
 

oserrano said:

Bom já aqui vejo que estão a ser dados parabéns! Já os dei, em outro local, mas repito-os de bom grado.

Mas, vinha dar a minha opinião sobre a questão posta a debate. Tive o cuidado de, lançar o rato a toda a velocidade para o fim do rol, para não sofrer a mínima influência. E ainda bem, pois enquanto escrevo ouço este lindo definhar de guitarras ( sortuda!)

E, o meu comentário genérico é este;

- Quando é que alguem tem medo de quem lhe pode fazer concorrência? Quando tem medo que lhe tirem o lugar!

- E se tem medo, porque será? Porque não se sente bem com a sua consciência!

- E no verdadeiro conceito de pensamento evoluído e livre, pode-se dizer que se é Republicano, porque se nasceu durante a República?

- Então, muito poucos são os Monárquicos, só porque nasceram depois!!!

E Espanha?

Um beijo Kiki. Parabéns por ontem e por amanhã.

( faltou a música. Fugiu a inspiração)

Fevereiro 2, 2008 17:41
 

paton said:

Em bom Português ,e vernáculo,te digo: PORRA !!,foi necessário um ano e uns meses para valorizar o que tem valor? ARRE !!.

Fico imensamente feliz ,espero que de agora  em diante apreciem o teu enorme potencial ,não só literário como jornalistico.Como sabes não são novos estes meus considerandos .

Bem quanto ao régicidio ,não sou Monárquico,sou Republicano Cristão Socialista Democrático,contudo entendo que não obstante a inépcia e a manifesta inexperiencia governativa politica,possivelmente por confiar num primeiro ministro execrável e por um governo que ajoelhou perante a hipócrita e ,habitual,desonesta Inglaterra,foi assassinado por engano,mas foi assassinado.As balas eram dirigidas a João Franco.

Permanece um mistério;teria sido o próprio João Franco o mandatário?

Daquele sugeito tudo era possivel...

Restabelecer a Monarquia em Portugal?.Quem seria o REY?De recordar que o pertendente a REY descende em linha reta de D.Miguel de muito má memória,e tanto quanto sei existe uma clausula ,quando da sua rendição,que não só ele mas tambem toda a sua descendencia jamais reinaria em Portugal.

Asim sendo quem poderia reinar ,legitimamente em Portugal?.

Os duques de Palmela?Os duques de Cadaval?

Talvez...mas com uma condição respeitando e fazendo respeitar a CONSTITUIÇÃO qualquer que ela seja.

Nada renho contra a realeza,posso ter com alguma nobreza de pacotilha e de favor.

A grande e honorável nobreza de Portugal morreu em ALCACER-QUIBIR,

vitima de um demente que foi REY de Portugal.

A nobreza que restou entregou ,de mão beijada, Portugal ao SEÑOR DOM FELIPE II .

Mas porque não um REY no seculo XXI?

Decerto não faria a triste figura destes mendicantes que se dizem Républicanos e governam Portugal.

Muitos e sinceros parabens KIKI ,

Quatro beijos.

João Manuel

Fevereiro 2, 2008 18:02
 

lafornelas said:

kiki

Vou tratá-lo assimè mais fácil.Só para dizer que ainda bem que me demorei por aqui.Foi um Rei que teria gostado se vivesse naquele tempo.o mar e anatureza eram para ele fontes de estudo,que é uma coisa que se faz pouco agora.Não me via numa monarquia que o acto de votar é tão recente que eu quero goza-lo mais um pouco.O meu profundo reconhecimento pelo trabalho.lafornelas

Fevereiro 2, 2008 18:18
 

Makejeite said:

porquê que cortastes os coments no teu AUTO-ELOGIO?

Quem melhor te pode elogiar que quem sabe como as coisas nasceram?

Ou é falsa modéstia?

Eu apetecia-me ir lá e dizer de minha justiça o que é de direito dizer.

Chuça minha, tás cada vez mais na mesma.

BEIJOKASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Fevereiro 2, 2008 19:33
 

Anahory said:

Olá a todos

Começo por agradecer a todos os que me vieram dar os parabéns pelo meu Blogue ter sido o Blogue da Semana.

Mas como escrevi no meu último post, os agradecimentos são meus para todos aqueles que ao longo deste tempo me visitaram, comentaram e apoiaram.

Escrevo como já o disse vezes sem conta, porque gosto imenso de o fazer.

Mas é lógico que gosto de ser lida e ter comentários sejam a concordar comigo ou não, aliás o que eu gosto realmente é de escrever posts que gerem alguma polémica (no sentido de provocarem um debate de ideias diferentes).

Respondendo ao Camionista o Blogue da Semana vem publicado na edição em papel do Semanário SOL, numa das últimas páginas.

Depois vem também na edição on-line mas não sei ao certo quando (talvez no Domingo).

Eu soube deste destaque através de um comentário do BW.

O Camionista diz:

"Se é caso para comemorar, pois então, parabéns! Mas este 'certificado', quanto a mim, não vem alterar nada."

Concordo que este "certificado" não vem alterar nada.

O que conta e sempre contou para mim, foram e são os vossos comentários sinceros, bons ou maus, concordando ou discordando de mim. mas sobretudo o vosso apoio e a Amizade que sinto em muitos de vocês. Mesmo que na maioria dos casos uma Amizade apenas Virtual, mas que tem servido para alegrar muitos momentos destes 17 meses aqui passados.

Beijos a todos

Kiki

Fevereiro 2, 2008 19:35
 

Anahory said:

Ao Makejeite

Olá António

O mesmo direi de ti: Cada vez mais na mesma!!!!

Não queria estar aqui neste posts a agradecer individualmente o facto de ter sido blog da semana, mas a ti tenho que o fazer.

1- O meu post não é um auto-elogio. Se fosse tinha deixado a hipótese de comentarem. É sim uma forma de agradecer a todos os que me têm comentado ao longo deste tempo.

2- Falsa modéstia???? Não!!!! Já me devias conhecer melhor!!!!

Quando faço algo que considero que está bem não tenho qualquer problema em dizê-lo mas tb não faço alarde disso.

Além de tudo escrever é algo muito subjectivo. Aquilo que uma pessoa pode considerar bom ou interessante, outra pode considerar péssimo.

3- Como as coisas nasceram já o disse em alguns posts e até já o escrevi na minha bibliografia.

Mas repito: Um dia um amigo "maluco" e que não tem medo de arriscar, desafiou-me a comentar um artigo sobre um tema quente no seu blog, o Makejeite. Claro que o amigo, como já perceberam é o próprio Makejeite (o António).

Tu gostaste do meu comentário, percebeste que ia dar polémica e provocar comentários e transformaste-o em post...

Depois continuei escrevendo durante uns tempos para o Makejeite até que devido aos insultos de alguns tiveste que o encerrar.

Nunca tinha escrito para que outras pessoas lessem. Gostei da experiência e percebi que tinha algum "jeito" para provocar reacções.

Apareceu o SOL e criei o meu próprio blog!!!!

O resto da história já conhecem.

Assim se há alguém a quem tenha que agradecer o destaque do SOL é a ti!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos Enormes

Kiki

Fevereiro 2, 2008 19:47
 

Anahory said:

Ao Ladoposto, ao Luís (camionista), ao Serrano, ao João (Paton)

Obrigada pelos parabéns!

Ao Serrano

Obrigada pelo seu comentário sobre a Monaquia.

Há quem tema a concorrência (mas neste caso nem sequer se pode falar de concorrência).

Quanto a terem medo por não terem a consciência tranquila, ah isso sim!!!

Mas será que os senhores deste Governo têm consciência ???

Será que os deputados da Assembleia que se recusaram a prestar um voto de pesar pelo regicídio têm consciência????

Não creio!!!!

Eu sou uma das que disse que sou Republicana porque nasci numa república e porque voto no Presidente da República, o que significa que não o sou por fortes convicções mas sim por mera circunstância.

Mas se vivesse numa Monarquia isso não me afectava de modo algum.

Ao João

Focas alguns aspectos novos sobre o tema deste post.

Se o atentado era para o Rei ou para João Franco???!!!!

Não sou especialista na matéria mas pelo que li a dúvida continuará para sempre.

Mas o resultado é que mataram o Rei e com a sua morte dá-se o início do fim da Monarquia.

Quanto aos pretendentes ao Trono caso existisse uma Monarquia, e não havendo descendentes directos da linha de D. Carlos, seriam os actuais Duques de Bragança conforme foi decidido.

É tb óbvio que caso Portugal fosse uma Monarquia o regime só podia ser um regime Democrático com eleições e com uma Constituição.

Seria uma Monarquia como tantas que existem na Europa e que tão bem têm desempenhado o cargo.

Ao Lafornelas

Muito obrigada pelo seu comentário e ainda bem que me trata por Kiki.

Vou apenas referir que viver numa Monarquia nada tem a ver com haver ou não eleições.

Hoje em dia não há Monarquias que não sejam regimes democráticos, onde é o povo que escolhe o Governo.

O papel do Rei é mais simbólico que outra coisa. Mas é tb o elo de ligação entre todos sem questões partidárias e sem interesses pessoais!!!!

Beijos a todos

Kiki

Fevereiro 2, 2008 20:10
 

AJSM said:

Olá Kiki

Este comentário não é para este post, é para o post seguinte, só que como desactivaste a possibilidade de se comentar... é também para o  blog KAnahory no seu todo e, obviamente, para ti.

O destaque que o jornal Sol resolveu atribuir-te na sua edição de hoje só peca por ter sido feito tardiamente, porque é inteiramente merecido.

Parabéns!

Beijinhos

Armando

Fevereiro 2, 2008 21:40
 

Anahory said:

Ao Armando

Muito obrigada pelo teu tão simpático comentário.

Beijos

Kiki

Fevereiro 2, 2008 21:45
 

jmsmp said:

Boa noite Querida Amiga Kiki:

Depois de ler um dos comentários ao seu Post (Medo da Monarquia), no qual alguém revelou a nomeação, ou eleição pelo Sol o Blog da semana,

que por acaso até é o seu, mal me pareceria a mim mesmo se não voltasse logo, logo aqui, para lhe apresentar as minhas mais sinceras e justas felicitações por tal nomeação.

Felicitações justas e sinceras é certo, mas humildes demais em relação

a um facto mais do que justificado pela sua constante actividade que com mão de Mestre tão bem e com que saber e vontade vem cumprido.

Como já li mais do que uma vez por aqui, a Kiki é uma Senhora muito lida, respeitada e considerada a Grande Senhora desta Comunidade.

Daí, a enorme estranheza de "só agora" ter merecido tal distinção!

E sendo assim, que mereça também, os PARABÉNS de todos nós, dos que continuam a lê-la com a máxima atenção, a reconhecer o seu valor nesta Família e a gostar imenso de sentí-la sempre por perto.

A embalar esta pronúncia, com Amizade, dois Beijinhos

J.Matos Silva

Fevereiro 3, 2008 1:18
 

Blanco said:

Kiki:

Parabéns pelo Blogue da Semana.

Beijinhos

Fevereiro 3, 2008 1:51
 

contracorrente said:

Nós somos um país de gente tonta e a nossa esquerda é ridícula. Absolutamente ridícula. Será que os nossos esquerdistas pensarao mesmo aquilo que dizem? Às vezes convenco-me que eles só dizem aqueles disparates para gozarem conosco e que depois chegam a casa e desatam a rir à garagalhada por nos terem convencido de que eles pensavam aqueles disparates todos. Ou será que eles  acreditam mesmo naqueles disparates que dizem? Tambem era preciso ser muito estúpido...

Fevereiro 3, 2008 5:48
 

contracorrente said:

Desculpe a falta de acentos mas estou a escrever de um hotel de Granada. Nao tenho e sono e, enquanto aguardo a visita a cidade monumental de Alhambra vou-me entretendo a consultar os blogues dos meus amigos.

Nao significa isto que eu seja a favor de um feriado nacional pela morte do rei. Nem pela morte do rei, nem pela República. Se bem que o 5 de Outubro sempre tem mais justificacao. É pelo menos um feriado em que podemos celebrar a vergonha nacional.

Nasci no dia 5 de Outubro e nao sou monarquico. Mas a nossa I Republica foi uma autentica vergonha. Pior do que isso só o que estamos a viver agora. Nao fosse a Uniao Europeia e esta canalha que nos governa ja ca nos tinha posto À perna com outro Salazar.

Fevereiro 3, 2008 5:54
 

HelderFraguas said:

Ontem, Sábado, mantive-me afastado do computador durante todo o dia.

Mas, tendo lido o Sol pela manhãzinha, tive um enorme desejo de que se aproximasse o momento de entrar no espaço cibernáutico.

E a primeira coisa que faço, como não poderia deixar de ser, é dar um grande beijinho de parabéns à Kiki, o pilar da nossa comunidade, a bloguista mais amada, a autora mais visitada e comentada.

Parabéns pela distinção com o Blogue da Semana!

Fevereiro 3, 2008 11:20
 

Anahory said:

Ao J. Matos Silva, à Blanco e ao Helder

Muito obrigada pelos vossos tão simpáticos comentários e pelos parabéns.

Repito o que já escrevi, é a vocês todos que tenho que agradecer o destaque dado pelo Sol ao meu blog.

Ao Santana-Maia

Quanto à esquerda eu penso que eles acreditam mesmo no que dizem, o que em certos casos não abona nada a favor deles.

As figuras que alguns deputados fizeram na Assembleia na 6ª feira passada foram inadmissíveis. Tive vergonha de ser portuguesa.

Sou republicana porque nasci numa república... mas sem grande convicção e se em 2009 me dessem a escolher entre este Desgoverno e a Monarquia, não hesitava. Escolhia a Monarquia.

Concordo consigo que depois da I República este Desgoverno é o pior que temos e se não se tornou numa Ditadura é porque a UE não o permitiria.

Bom passeio por Granada, uma cidade linda!!!

Beijos a todos

Kiki

Fevereiro 3, 2008 12:22
 

poetacomalma said:

Parabéns amigaaaa...!!!

Finalmente o reconhecimento ao fim de mais de um ano!!

Safa!!

Estava difícil...

Mas finalmente fez-se justiça...!!!

Força amiga!!!

Continua a teclar com empenho porque nós gostamos!!

Um chuac enooooorme!!!

Poetinha

Fevereiro 3, 2008 19:42
 

Anahory said:

Olá Poetinha

Muito obrigada!!!

Beijos

KIki

Fevereiro 3, 2008 20:44
 

maris said:

oioi...

Parabéns por mais um post magnifico!

Devo dizer que tanto o rei como o principe merecem uma homenagem deste pais.

E já agora...parabéns por ser o blogue da semana...

É um prémio justo para um big blogue.

Um blogue educativo, atento, critico.

Não deves agradecer; é muito justo!

Jitos

Maris

Fevereiro 3, 2008 20:54
 

AlfredoRamosAnciaes said:

Olá Kiki,

Gostei muito do teu post.

Sim, a República tem medo de relembrar, como tem medo de referendar a pergunta se querem ou não ter a possibilidade de voltar a ter um Rei.

Não têm coragem, até porque quando muda um regime há muitas "cabeças que rolam" entenda-se taxos, cargos, influências, etc.

O pior dos republicanos não foi no derrube da monarquia mas no que veio a seguir com intolerâncias, perseguições, ditaduras, mortes e roubos.O Buiça e o Costa, coitados, deram a sua vida e, se sabiam exactamente para quê, concerteza não a teriam dado.

Também escrevi dois pequenos posts sobre o tema para apresentar a minha visão sobre o assunto. Nada de referir todos os factos, mesmo que abreviados. Quis também associar algumas imagens que não costumam vir nos compêndios de História mas que são pertinentes ao tema.

Parabens.

bj.

fred

Fevereiro 4, 2008 1:25
 

AlfredoRamosAnciaes said:

Kiki,

Mais uma vez parabéns pelo blogue da semana. Só mostra que andam atentos ao mérito e nós é que usufruimos.

fred

Fevereiro 4, 2008 1:29
 

Anahory said:

À Maris

Muito obrigada pelo teu simpático comentário.

Vi que tb escreveste um post sobre o Regicídio e vou lê-lo.

Ao Fred

Gostei muito do teu comentário, com o qual concordo.

Vou ler os teus posts logo à tarde, pois antes não tenho tempo.

Obrigada!!!

Beijos aos dois

Kiki

Fevereiro 4, 2008 10:48
 

jmsmp said:

Olá Kiki, uma boa noite:

Passei aqui à sua porta, que como já nos informou, está sempre aberta e por isso mesmo, fui entrando...

Mas porquê, ou para quê???

Apenas para a informar, caso ainda não tenha dado por tal, que segundo anúncio transmitido mais do que uma vez durante o dia, a RTP

vai transmitir esta noite um "documentário", ou qualquer coisa do mesmo

género com o título " O DIA DO REGICÍDIO ", que depois do seu bonito texto. como de todos os comentários que recebeu, por certo gostará de

ver.

Se no entanto já sabia, tanto melhor, pois mais avisada fica, não é?

Boa noite, bom programa e com a Amizade de sempre, dois Beijinhos

J.Matos Silva

Fevereiro 4, 2008 21:00
 

Anahory said:

Ao J. Matos SIlva

Não sabia e mto obrigada pela informação.-

Acertou!!!! Claro que vou ver e espero gostar!!!

Beijos

Kiki

Fevereiro 4, 2008 21:39
 

jmsmp said:

OK, Querida Amiga, ainda bem que não sabia, porque assim, fico duplamente satisfeito. Oxalá que tenha valido a pena.

Dois Beijinhos e um bom serão para Si

J.Matos Silva

Fevereiro 4, 2008 22:54
 

Anahory said:

Ao J. Matos Silva

Lamento ter que o desiludir mas o tal programa sobre D. Carlos é uma série de vários episódios mas é tão mal representada que não consegui ver.

Claro que poderia dizer-lhe que tinha gostado imenso, seria mais simpático mas já me conhece e sabe que sou sincera.

Um Grande beijo

Kiki

Fevereiro 5, 2008 11:05
 

jmsmp said:

Boa Amiga Kiki:

Tem toda a razão!

O tal programa parece que foi apresentado em "dois" episódios, portanto

um que foi no domingo e o segundo ontem, segunda feira.

Desculpe a falha, mas eu só dei por isso perto das 11 horas, quando fui à procura do resto...

Da sua sinceridade e franqueza, tenho-a sempre bem presente.

Mas creia a intenção foi das melhores.

Só que eu também não vi nada, porque a essa hora, ninguím pense ver outra coisa pois a minha doente não dispensa as duas telenovelas.

Ficará a esperança em coisa melhor,... se a houvr!

Minha Amiga, bom resto de Carnaval para Si.

Dois Beijinhos Amigos

Fevereiro 5, 2008 13:21
 

ManuelB said:

Querida Kiki,

No comentário seguinte lhe darei os parabéns tão merecidos, pelo muito que tem feito pela edição on-line do ?Sol?.

Venho só aqui para retribuir o simpático abraço do Fernando e já agora replicar-lhe em dois ou três pontos, porque de contrário certamente o iria desapontar e isso é coisa que nunca podemos fazer a um amigo.

Há tanto para dizer, que me limitarei ao essencial, até porque estas nossas conversas não servem propriamente para converter, antes para conversar.

Numa monarquia constitucional os poderes executivo e legislativo são sufragados por todos os eleitores, tal como numa república civilizada (não estou a falar das ?repúblicas democráticas? ao estilo da antiga alemã de leste ou as ?repúblicas populares? como a chinesa, de tal maneira livres e progressistas que alcançam a proeza que todos os seus cidadãos concordem ser melhor que exista um só partido).

O Rei apenas representa o País. E desta forma os seus cidadãos vêem-se figurados (não governados) por alguém que desde que nasceu é cuidadosamente preparado para os servir e para tal não precisa de organizar campanhas eleitorais nem negociar apoios, muitos deles secretos porque indignos, ou insultar adversários, manipular votos, fazer promessas que afinal não passam de mentiras, criar partidos políticos que os suportem (como Eanes com o PRD) ou conspirar contra o governo (como Soares com as suas ?presidências abertas?, não hesitando em prejudicar o País para atingir Cavaco e preparar o caminho a Guterres).

Por exemplo, em cerimónias protocolares percebe-se a estima e orgulho que os ingleses dedicam à Rainha, conhecida e respeitada em todo o mundo, enquanto experimento um vago constrangimento em ver Soares a comer pastéis de bacalhau de boca aberta, exprimindo-se num francês tão medíocre que nem os emigrantes o conseguem entender, ou Manuela Eanes dizer às embaixatrizes que se iam despedir, em recepções na Ajuda, ?não se vão já embora, fiquem mais um bocadinho!?, como se as conhecesse desde sempre ou estivesse recebendo na sua vivenda do bairro Madre de Deus.

Também foi pena que nas eleições de 76 não tivesse ganho aquela cidadã (a primeira mulher a candidatar-se, que pela novidade encheu os progressistas de júbilo, até a comissão de eleições anular a candidatura, porque afinal corriam contra ela vários processos em tribunal, pelo crime de comprar frigoríficos a prestações e ir de imediato pô-los ?no prego? ? e quem já não se lembrar, pode sempre deliciar-se com os pormenores dos jornais de então).

Também foi bonito ver Pinheiro de Azevedo, (um finíssimo marujo, que mandava manifestantes ruidosos ?àquela parte?) candidatar-se na cama de um hospital com um enfarte do miocárdio, o que demonstra que 15 % eleitores não estavam sequer informados ou conscientes da sua escolha. Se a convalescença lhe tivesse corrido mal e as eleições bem, poderíamos juntar às originalidades da nossa revolução a de eleger um cadáver para presidente de um país que para lá caminha?

Sampaio também foi uma boa escolha (sem me dedicar à pouco recomendável fama da sua ?primeira dama?), tendo revelado a sua verdadeira natureza pela participação no ?relatório das sevícias?, desdobrando-se em pareceres jurídicos a advogar a legitimidade de se torturar os anti-revolucionários, muitos deles presos em consequência dos mandatos de captura assinados em branco por outro potencial presidente, o nosso bom Otelo.

Podia estar aqui toda a tarde a lembrar exemplos de actos levianos e reprováveis destes indignos símbolos nacionais.

De forma diametralmente oposta, o Rei D. Manuel, depois de deposto e durante a Grande Guerra, sempre ajudou Portugal, (com 25 anos somente) angariando dinheiro por toda a Inglaterra para organizar as ?oficinas ortopédicas?, que tanto valeram aos soldados aliados. E quando Bernardino Machado visitou a frente, o Rei recomendou a todos os monárquicos que o acolhessem honrosamente, porque ?colocava Portugal acima de questões partidárias?.

Dedicou os últimos anos da sua vida ao estudo dos livros portugueses dos séculos XV e XVI e boa parte do dinheiro que possuía a comprá-los para os deixar em testamento a Portugal. Escreveu um tratado bibliófilo reconhecido em todo o mundo culto como a mais completa obra do género.

Já o ?pai da pátria? Mário Alberto Nobre Lopes Soares, vivendo um exílio dourado em França por empenho do governo de Marcelo Caetano, não se coibiu de ajudar o sueco Olof Palme a financiar e armar os movimentos angolanos que combatiam os nossos soldados em África, pelo que muitas mães ou órfãos portugueses lhe podem estar gratos pela morte dos seus filhos ou pais.

E como uma vida tão ilustre não podia ser esquecida pelos vindouros, criou uma fundação com o seu nome, mas com o nosso dinheiro. O prédio onde ela se instala foi cedido pelo então presidente da câmara João Soares, numa enternecedora demonstração de amor filial e simultaneamente despudorada prova de desonestidade.

Em termos de desenvolvimento, comparados com os restantes países europeus, em 1910 ocupávamos um lugar sensivelmente ?a meio da tabela?. Hoje, após quase um século de república, estamos sensivelmente? no último lugar.

À conta dos jacobinos republicanos, no séc. XIX sofremos uma sangrenta guerra civil (em que morriam sobretudo os homens do povo), enquanto os bens da Igreja eram divididos apenas entre os ?maçons?, que enriqueceram enormemente (é só ler ?Os Devoristas? de Pulido Valente) e um séc. XX atravessado por numerosos golpes de estados, que nos empobreceram a todos.

E porque descendem ideologicamente de assassinos (que envenenaram D. João VI, abateram D. Carlos e Sidónio, atentaram contra Salazar e mataram Sá Carneiro em véspera de eleições) estes medrosos (ou termo semelhante, para o qual basta trocar uma consoante) governantes rodeiam-se de escoltas e seguranças e viajam pela cidade em correria, enquanto a Família Real circulava na sua carruagem aberta com o maior à-vontade, correspondendo às amáveis saudações dos populares.

Sempre existiram e hão-de existir elites. A principal diferença está em que as antigas tinham educação e as de hoje apenas ambição. E isso faz toda a diferença.

Um beijinho amigo do

Manel

Fevereiro 5, 2008 17:38
 

Anahory said:

Olá Manel

QUE EXCELENTE LICÇÃO DE HISTÓRIA!!!!!

Devia ter sido o Manel a fazer este post e eu a comentá-lo!!!!!

Não me vou pronunciar sobre alguma passagem em particular pois considero-as a todos geniais.

Um enorme beijo

Kiki

Fevereiro 5, 2008 20:38
 

PAZ said:

A sua alerta ao meu blogue ou melhor à "PAZ", já que o blogue é colaborado por vários, de diferentes correntes políticas e credos, levou-me a procurar o seu, que desconhecia, e considero excelente.

Um abraço da:

PAZ

Fevereiro 15, 2008 15:47
 

Anahory said:

À Paz

Obrigada pelo seu tão simpático comentário.

Beijos

Kiki

Fevereiro 15, 2008 17:20
Para comentar necessita de estar registado

About Anahory

Nasci em Lisboa a 21 de Janeiro de 1959. Com 29 anos e após ter passado um concurso a nível nacional, fui trabalhar na Comissão Europeia, em Bruxelas, como Secretária na Tradução Portuguesa, onde estive cerca de 15 anos. Estou reformada desde Setembro de 2002, pela CE, devido a doença. Tive, por um lado, o azar de ter que me reformar, por outro a sorte de o ter conseguido, o que nem sempre acontece. Sempre gostei de escrever, por isso ao ver a iniciativa do SOL, não resisti a criar o meu próprio blog. Foi uma aventura e um desafio, que se transformou em algo de muito positivo, pois a realização pessoal não tem a ver com grandes feitos, mas sim com fazermos algo de que gostamos. Escolhi o nome KAnahory para o meu blog, pois K é a inicial de Kiki, nome pelo qual sou chamada. Anahory é o meu apelido de origem judaica. Para evitar as confusões habituais explico: O meu bisavô que era judeu de sangue e religião, casou com uma católica. Os seus descendentes foram educados na religião católica. Assim e apesar de ser descendente de um família judia, sou católica. Sinto pelos judeus não só um enorme orgulho como um enorme amor, valores que me foram transmitidos pelo meu Bisavô, Avó e Pai. Defenderei sempre o direito à existência do Estado de Israel na Palestina, assim como tudo farei para impedir que os Judeus sejam aniquilados, não deixando, no entanto, de ser justa, por isso mesmo nem sempre concordo com as medidas dos Governos de Israel. Ao contrário de muitos que atacam Israel, para mim a vida de um palestiniano tem o mesmo valor que a vida de um israelita. Não faço distinções entre vidas humanas. Todas elas são igualmente importantes. Mas distingo terroristas de inocentes. Sou uma pessoa bastante sincera e frontal que defende aquilo em que acredita, por vezes demasiadamente ?apaixonada? mas sempre de forma correcta, respeitando os outros e as suas ideias. Espero dos outros o mesmo respeito. Como, provavelmente, todos os bloguistas do SOL, espero que visitem e comentem o meu blog, possibilitando, deste modo, debates de ideias e opiniões. A todos esses, o meu obrigada. Kiki Anahory Garin

Pesquisar

 ok

Este Blogue

Syndication

--

News

Creative Commons License
KAnahory by Cristina Garin is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License


Navegar no SOL:

Blogues

Fóruns

Membros

O meu álbum


Navegar fora do SOL:

Beijós XXI

Holocausto / Shoah

Makejeite

O Apaniguado

Rua da Judiaria

Site em Português do Comité Francês de Homenagem a ASM





Visite o site da Fundação Aristides Sousa Mendes em:
Fundação Aristides Sousa Mendes


AJUDE A FASM NA RECONSTRUÇÃO DA CASA DO PASSAL

Conta do Montepio Geral:

Para Donativos de Portugal:
NIB: 0036 0185 9910 0005 2212 1

Para Donativos do Estrangeiro:
IBAN: PT50 0036 0185 9910 0005 2212 1


Para mais informações pode consultar:
Neste blogue, os textos da tag "Campanha a favor do Museu ASM"




Botão com ligação para o site do Projecto MiudosSegurosNa.Net - Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios (abre nova janela)


Linha Alerta - Internet Segura



ESTE BLOGUE É CONTRA O TERRORISMO




ESTATÍSTICAS:
De 23-9-06 a 3-02-08: 105256 Visitas


Logo Design Company
A partir de 4-02-2008


myspace profile tracker

Free hit counter

--