KAnahory

Ainda o caso DISSIDÊNCIAS: Se tem dúvidas e pensa ter-se tratado de CENSURA leia este post!!!

 

Muito se tem escrito, tanto nos Blogues do SOL como na restante da Blogosfera e na imprensa sobre o caso do Daniel Luís, mais conhecido por todos como Dissidências, e da alegada censura de que foi alvo, mas apesar disso e face às últimas informações, considero que esta caso não está devidamente esclarecido.

 

Hoje, após ter lido a Nota Informativa do Daniel, mas sobretudo após a leitura do Voto de Repúdio do Conselho do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho, aprovado em 27 de Fevereiro de 2008, que podem ver aqui, decidi que como bloguista do SOL e amiga do Daniel, tendo em conta que continuo a considerar este um caso de censura, estava na altura de me manifestar.

 

Esta não é uma foto do Daniel. É apenas uma imagem simbólica.

 

 

Não tenho a pretensão de conseguir trazer a público toda a verdade mas pretendo levantar algumas questões, ficando ao critério de cada um, considerarem ou não se o Daniel foi efectivamente vítima de censura.

 

Não me vou alongar em pormenores sobre o que sucedeu, que já é do conhecimento de todos, apenas vou referir os pontos mais importantes.

 

O Daniel Luís, Professor do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho, tinha dois projectos humorísticos na Blogosfera: O Blogue Dissidências, no SOL e a Dissidênciastv no Sapo.

Durante meses escreveu posts humorísticos que como todos os textos de humor “brincavam” com algumas Instituições deste país, fossem elas o Governo, a Igreja ou a Universidade. Fê-lo sempre utilizando o nick de Dissidências, sem nunca se ter identificado como Professor nem mencionado qualquer Universidade.

Em Setembro último lançou a Dissidênciastv.

 

Estes blogues tinham como objectivo dar azo a um dos seus hobbies: a escrita satírica e criativa. O número de visitas e comentários que sempre tiveram, bem como os convites que recebeu para participar em programas humorísticos, indicam claramente o enorme sucesso que alcançaram.

 

Um sucesso que incomodou alguns!!!

 

Em Dezembro último o Daniel encerrou os seus dois blogues, tendo reaberto há poucos dias o Blogue Dissidências aqui no SOL.

Nada disto seria estranho pois qualquer um é livre de encerrar e reabrir os seus blogs conforme entender.

 

No entanto, repito que após tudo o que li sobre o caso do Daniel, estou plenamente convencida que se tratou de censura.

 

Apesar de na sua Nota Informativa, o Daniel esclarecer que decidiu encerrar os seus blogues por iniciativa própria após e que nunca nenhum órgão da Universidade do Minho o ameaçou com um processo disciplinar caso não os encerrasse, é óbvio que foi a decisão do Conselho do Departamento de Sociologia da UM que recomendava que:

 

"dada a natureza dos conteúdos dos mesmos [blogues] e o facto de poderem pôr em causa a imagem pública do docente e do Departamento, será aconselhável que sejam retirados da net"

 

Que levou ao encerramento daqueles blogues.

 

Se nunca tivesse existido tal “recomendação” o Dissidências nunca teria desistido dos seus projectos humorísticos que tinham cada vez mais sucesso.

 

Mas mais esclarecedor do que pensa o Conselho do Departamento onde o Daniel é professor, é o texto do Voto de Repúdio aprovado por esse Conselho em 27 de Fevereiro de 2008, do qual destaco dois parágrafos:

 

“O docente Daniel Luís é o único responsável pelo encerramento dos seus blogues, a que procedeu de livre vontade na sequência de um apelo do seu Departamento, votado e lavrado em acta.”


“Em qualquer caso, o docente está no seu direito de se exprimir pelos meios e pelas formas que entender e, obviamente, é inteiramente livre de retomar, a qualquer momento, as formas de expressão que considerar oportunas a título individual. O Departamento não poderá, em tal caso, manter-se solidário com um dos seus membros, caso daí relevem consequências, ou efeitos não desejados, do ponto de vista do seu exercício profissional como professor e educador.”

 

Desculpem???

 

Não entendo:

 

O Daniel encerrou os seus blogues de livre vontade na sequência de um apelo… e o Daniel pode reabrir os seus blogs mas o Departamento não é solidário com as consequências ou efeitos não desejados que o Daniel venha a sofrer enquanto professor…

 

Parece-me evidente que este comunicado indica que houve censura e pior ainda deixa no ar uma ameaça ainda que velada.

 

Provavelmente o Daniel não está em condições de “contar” toda a verdade, pois é um professor com contrato a prazo, tem uma família para sustentar e não pode pôr em risco o seu emprego.

 

Assim, decidi que tinha chegado a altura de repudiar este acto de censura e para que fique bem claro fi-lo por minha iniciativa e não a pedido de ninguém, por isso assumo todas as responsabilidades.

 

 

Porque nós não temos que nos calar,

 

Porque não temos que assistir, em silêncio, a mais um caso de censura num país democrático com um Governo supostamente socialista mas que tem mandado calar todos os que se opõem às suas políticas,

 

Lanço um apelo a todos que não se deixaram convencer e que consideram ser este um verdadeiro caso de censura, a denunciarem-no através dos vossos blogues aqui no SOL ou noutros que tenham na blogosfera, copiando este post ou escrevendo um outro.

 

Apelo ainda ao SOL que como plataforma do blogue Dissidências, a apoiar o Daniel, publicando este post ou uma notícia sobre este caso..

 

Vamos todos juntos “inundar” o SOL e a blogosfera com posts de repúdio pela censura e de apoio ao Daniel.

 

 

Kiki Anahory Garin

Publicação: sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008 19:39 por Anahory
Arquivado em:

Comentários

 

Meduarda said:

Kiki,

querda...caso ainda não te tenhas apercebido ( claro que sim!) a censura nunca acabou neste País. O asédio moral é e está maios forte que no tempo da " outra senhora". Repudiar a censura é tornar-nos livres para escrever ou falar,sem medos de represálias. Se o que aconteceu com o Dissidências não é puro assédio moral, que outro nome lhe poderemos chamar?.

Todos estes dramas que existem na nossa dita democracia, são tratados de uma inquisição, supsotamente à muito terminada.

E contigo vai o meu apelo e a minha força ao dissidências, para que nunca ponha de lado a verdade e a certeza.

bjs

Eduarda

Fevereiro 29, 2008 19:57
 

Anahory said:

À Eduarda

Obrigada.

Infelizmente nos últimos tempos e com este Governo Socialista os casos de censura têm sido imensos e por isso mesmo é fundamental não nos calarmos.

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 20:03
 

joaocarreira said:

Olá Kiki,

Muitos a falar no Daniel Luís, ainda são poucos.

Teremos sempre que gritar por todos aqueles que alguém quererá calar.

Beijinhos,

João

Fevereiro 29, 2008 21:01
 

Anahory said:

AO João

Obrigada!!!

Tens toda a razão: muitos ainda são poucos!!!!

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 21:05
 

ahbruto said:

Cara Kiki

O Daniel não foi censurado.

A UM nada fez para que ele se calasse.

Caso ele seja dispensado, não há conexão nenhuma com os blog´s!

E eu, aos quarenta e tal, ainda acredito na fada dos dentinhos e no Pai Natal!

PQP!!!!

Um abraço, aos dois.

ahbruto

Fevereiro 29, 2008 21:23
 

Anahory said:

Ao Ahbruto

POIS!!!!!

AHAHAAHAH!!!!

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 21:32
 

bluearrow305 said:

Realmente KIKI se isto não é censura então nós somos parvos!

Meu DEUS ,o que é isto?Como é possivel ?Como é possivel um governo permitir que uma Universidade ,embora ligadaà igreja católica,atropele um dever constitucional?Liberdade de expressão...

Este consentimento do governo a  estas já frequentes manifestações de censura não auguram nada e bom,no meu entender são pronuncio da preparação de uma governação neo-nacional -socialista, e como sempre apadrinhada pela reacionária igreja católica.

Meu caro DANIEL que mal fizeste?Que crime cometeste?Por acaso é um burlão pertencente à opus dei?Claro que não és apenas um jovem  a quem DEUS deu o telento do humor ,e isso para as avantesmas de negro vestidas é CRIME,os que eles cometem são virtudes.

Eu estou solidáro e disponivel para o que entenderes.

Muito obrigado KIKI por trazeres ao nosso conhecimento estas autenticas monstruosidades.

Dois beijos.

João Manuel

Fevereiro 29, 2008 21:52
 

pepelegal said:

ANAHORY

Sou um recém chegado.Mas já deu para entender que anda censura por aí. Sejam quais forem os motivos é coisa que me repugna! Seja em que campo for!

um beijinho

pepelegal

Fevereiro 29, 2008 22:04
 

joaocrm said:

Eu não tenho nenhuma relação com o Professor Daniel, mas já estava a ficar farto de ler alguns Post de alguns Blogs a criticá-lo, a dizer coisas que me recuso aqui de reproduzir.

Eu sei que ele não precisa de defesa, mas acho que todos nós o devemos apoiar.

Eu prórpio, como funcionário púiblico, arrisco-me a um dia sofrer na pele o que ele sofreu oi está a sofrer.

O mesmo se passa consigo, Kiki. Há alguns Blogs que em aproveitamento da morte de crianças palestinas a estão a acusar e a espicaçá-la.

É assim.

Eu estou nos Blogs para escrever aquilo que quero e está para nascer o Blogger que me acuse de ter dito mal dele ou de o ter criticado.

Beijos.

Fevereiro 29, 2008 22:09
 

2218 said:

Acho que se está a dar importãncia a mais a este folhetim.

Como professor que é e com familia ,desceu á Terra e parou c/ a mania de pseudo herman. Só que mais obsceno e insultuoso.

Censura?Não.Chamada áTerra?Sim.Não estamos no planeta Rissol.

Agora o sr. professor já tem mais tempo para ollhar para o Bom Jesus p/ um canudo.

Beijinhos e abraços,

Nando Cardoso.

Fevereiro 29, 2008 22:10
 

gomes2000 said:

olá Kiki,

olha, penso que não é por copiar este texto para o meu blogue que terá mais influência ou visitas que aqui!!! Tu tens um blogue muito visitado e foi óptima esta ideia.

Eu tenho acompanhado o caso; penso que escreveste o que eu poderia escrever, excepto o facto de não conhecer o Daniel, sou só uma amiga virtual e muito recente.

De qualquer forma os últimos parágrafos revelam a verdade. Afinal foi um apelo "votado e lavrado em acta " e,

"o Departamento não poderá, em tal caso, manter-se solidário com um dos seus membros, caso daí relevem consequências, ou efeitos não desejados..."

Claro que fica no ar uma ameaça. E com um apelo destes.......

Ainda se "enterraram" mais com essas palavras.

"Claro que se o patrão sugere que.... senão não poderá ser solidário....."

O Daniel só mostrou ser uma pessoa sensata e com responsabilidade na atitude que tomou. E mostrou que tem valor, daí a "sugestão" de que o poderia reabrir após muita pressão de muito lado, incluindo tudo o que se escreveu por aqui contra o que se passou.

Lamento que ainda se assista a estas situações; censura nunca deixou de existir, está é muitas vezes camuflada quando o vento sopra de feição e não incomoda muito...

Triste. A sério.

O Daniel fechou, reabriu e continua o mesmo Daniel e o blogue "dissidências".

E fê-lo pelas razões que eu acredito serem estas que falas.

Claro que agora há quem comente que foi quase tipo um acto teatral com fins nem sei do quê...

E se ele tem piada para alguns que gostamos de ler, quem não gosta não precisa de ir lá (para não gostar, já sabe que não gosta!!) ou de escreverem por aí "que agora acham piada a qualquer tonto"....

Bem, nem sempre toda a piada tem graça, eu sou uma tontinha por isso até acho graça a muitos textos do dissidências.... Porque é um blogue que escreve e nos faz sorrir, mesmo que seja pelas tontices e montagens que ele lá faz!!!

E todos temos os nossos dias!!! Também um bom escritor (ou bloguer) pode estar menos inspirado numa obra/ não é por aí que é reduzido a um tonto com ideias de escrita....... A seguir pode escrever um Nobel!

Não me alongo mais, força para o dissidências.

Venham mais tontices; sabem melhor que algumas "tretas" (desculpem-me a expressão).

Beijinhos, bom fim de semana a todos

Fevereiro 29, 2008 22:18
 

Anahory said:

Ao João

Obrigada pelo teu comentário.

Sei que és como eu e que defendes sempre as injustiças.

Obrigada ainda por te dispores a ajudar o Daniel.

Uma das formas é copiares este posts para o teu blog ou escreveres ou texto da tua autoria.

A ideia é que este caso seja o mais visivel possível evitando assim que o Daniel seja prejudicado por ter um blog e por dar azo à sua criatividade.

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 22:19
 

Anahory said:

Ao Pepelegal

Desculpe mas está enganado.

A censura não anda por aqui, mas anda por todo o país!!!!

Isso sim!!!!

De qualquer forma obrigada por este seu comentário.

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 22:21
 

oserrano said:

Kiki.

Estou na dúvida! Ainda não tive tempo de falar com o Dissi, sobre este assunto. E a minha dúvida, esclareço, prende-se com o seguinte ponto. Será que esta tomada de posição que propõe e que desde já louvo, não poderá ser perigosa para ele?

Desde a primeira hora que o apoiei e que classifiquei totalitária a atitude da UM ( ou um departamento). E, aconselhei-o até a que se não manifestasse. Conselhos de "burro velho".!

É que tenho receio que toda esta nossa legítima indignação ( eu tenho-a, porque sou contar tudo o que fôr ditadura, quer de acção ou pensamento, da esquerda, da direita ou do meio) o possa prejudicar. E, depois, já não o podemos ajudar.

Algures, por aí, manifestei a minha opinião de que queria ver qual a atitude do Semanário SOL, pertencendo ele a esta Comunidade. Zero!!!!!!!

Talvez que se houver "mais sangue", venha então o SOL agir como um vulgar jornal Crime, Incrível ou coisa do Género.

Bom fim de semna para si

Fevereiro 29, 2008 22:24
 

Anahory said:

Ao João

Muito obrigada pelo seu comentário e mais ainda pelas novidades que me deu.

Quanto ao Dissi nunca li nada contra ele aqui no SOL mas eu também selecciono os blogs que visito e leio.

Tem toda a razão quando refere que qualquer um está sujeito a passar pelo mesmo que o Daniel.

Eu, felizmente, estou reformada com uma pensão que recebo directamente da CE e não imagino que a CE alguma vez se preocupe com o que eu escrevo ou não.

Mas independentemente disso, nunca fui nem sou pessoa de ficar calada, mesmo que isso me possa prejudicar.

Quanto aos tais picanços que me informou que estou a ser alvo, não me preocupam nem interessam de forma alguma, tanto mais que nem sequer entrei no dito posts, pois já imagino os comentários.

Mas imagino que serão esses que me estão a tentar picar que vieram aos meus posts retirar estrelas.

AHAHAHAHAH!!!!!!

QUE HORROR !!!!!!

Roubaram-me estrelas !!!!!

AH! Se calhar foi a ET. Vou escrever um post a queixar-me!!!!

Só isto para me fazer rir!!!

Eu também tenho um blog para escrever sobre o que me interessa e gosto e não para andar em guerrinhas e confusões.

Um Beijo

Kiki

Fevereiro 29, 2008 22:29
 

Anahory said:

Ao Nando

Obrigada pelo seu comentário, apesar de não concordar com o seu teor.

Aqui não está em questão se se gosta ou não do que o Daniel escreve.

Ninguém é obrigado a lê-lo e só o faz quem quer.

A questão é porque ele critica a Igreja, o Governo ou os professores é "aconselhado" a deixar de ter blogues....

Para mim isto é censura e um dia pode ser que lhe toque a si e aí já não irá pensar que é normal.

Mas aceito a sua opinião.

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 22:32
 

Anahory said:

À Gomes

Muito e muito obrigada pelo teu tão esclarecedor comentário.

Obrigada também pelas palavras em relação ao meu blog.

No entanto a a minha ideia era que muitos posts sobre o caso do dissidências tinham muito mais impacto que este meu e outros que já foram escritos por outros bloguistas.

Quanto aos comentários que alguns (pelos vistos) fazem sobre o Daniel e sobre o seu blog, fiquei agora a conhecê-los.

Só é triste que neste SOL haja pessoas invejosas e que estão sempre prontas para dizer mal dos outros.

Mas felizmente que são a minoria.

Dizerem que ele fechou e reabriu o blog só por uma questão teatral é realmente incrível.

Mas há quem adore lançar boatos e que minta sistematicamente.

Haja Paciência!!!!

Concordo contigo. Quem não gosta de um blog não o visita nem o lê.

É o que eu faço em relação a alguns.

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 22:40
 

2218 said:

Não KIKI, é uma questão de bom gosto e respeito pela profisão que se exerce.Se o humor que o Risolense fazia tinha piada eu sou Papa( c/ todo o respeito pelos Papas).

Só falta dizer que a culpa disto foi do Cónego Melo.

BFSemana,que este tema já começa a feder.

Xau,xau.

Nando Cardoso.

Fevereiro 29, 2008 22:42
 

Zorate said:

Mais uma FALÁCIA!

Mais um post tendencioso!

Cumprimentos

Fevereiro 29, 2008 22:44
 

Tozzola said:

Olá Kiki

As acções ficam com quem as pratica. A UM, ou o Departamento ou alguém, pressionou para que fosse posta a vida profissional e a vida pessoal duma pessoa numa balança viciada. Se é censura ou não e se lhe querem vestir outra roupagem, é lá com eles. Mas está na linha de outras atitudes que se desenrolam neste rectângulo pisado pela ignomínia.

Não vou publicar nada em apoio ao dissidencias. Já dei o meu apoio pessoal ao Daniel Luis - o homem.

Um beijo e bom fim-de-semana.

Fevereiro 29, 2008 22:45
 

Anahory said:

Ao Serrano

Compreendo a sua dúvida e preocupação.

Em tempos eu tb resolvi nada fazer por considerar que seria prejudicial ao Daniel.

Esta minha iniciativa só foi levada a cabo depois de ter falado com ele que me disse que não tinha nada contra que se escrevessem posts sobre ele.

Por isso eu fui em frente. Se ele me tivesse dito que não o fizesse é lógico que nunca o teria escrito.

Em relação ao SOL penso que seria natural que o Semanário onde está instalado um dos blogues do Daniel escrevesse sobre este caso.

Por isso tb a ideia de "inundar" o SOL com posts, como forma de pressão sobre o SOL.

Obrigada pelo seu sensato comentário.

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 22:46
 

Anahory said:

Ao Nando

Como lhe disse atrás, ninguém tem que gostar daquilo que o Daniel escreve, e gostos são gostos.

Ao Zorate

Começo a não entender porque se dá ao trabalho de ler o que escrevo e de comentar.

Eu quando não gosto daquilo que alguém escreve, deixo de lá ir e evito assim perder tempo.

Beijos aos dois

Kiki

Fevereiro 29, 2008 22:49
 

Anahory said:

Ao Tozzola

Obrigada pelo teu comentário.

Aidna bem que manifestaste o teu apoio ao Daniel pois tenho a certeza que ele está a passar por maus momentos e todos os apoios são sempre bem-vindos.

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 22:51
 

gomes2000 said:

Permite-me que comente o seguinte:

eu tenho um blogue que é um sítio para eu relaxar, aprender, escrever tantas ideias que me circulam na cabeça,... para mim....

Claro que fico muito contente com as pessoas visitarem, gostarem e comentarem.

Fico triste de saber que possam gozar comigo ou outros bloguers em comentários em blogues que até só lemos por acaso...

Pensava que os blogues eram nossos. Estando numa comunidade que interage, pensei que isto poderia ter outro objectivo:

poderíamos aprender uns com os outros, discutir assuntos, rir uns com os outros e até chorar, porque não?! Contar anedotas, histórias, sei lá...fazer amigos, porque não?

Isto a propósito do comentário do João:

"... mas já estava a ficar farto de ler alguns Post de alguns Blogs a criticá-lo, a dizer coisas que me recuso aqui de reproduzir..."

Eu também li alguns. E quando digo que o lamento e que fico triste é porque fiquei mesmo. Não só por ele. Por todos os que já foram "gozados" em comentários e não sabem.

Existirão blogues só de corócócó...

Eu não fazia mesmo ideia do que era um blogue; mas começo a pensar que terão que me explicar como se eu fosse muito muito burrrrrinha mesmo... Porque se o objectivo é armar confusão e falar mal, então aí... eu tenho uma cabeça maquiavélica e posso ajudar muito. Boa?!

Sei ser tão má!

E apetece perguntar:

Tanto escrevem sobre guerras e justiça, e falta de solidariedade,...

Já olharam para as atitudes que andam aqui? Um simples mundo virtual, e onde ainda bem, o "enviar" ainda não dá tiros!!

Como não há-de o mundo andar em "cuecas" e de "tanga" e em guerras constantes? Já vem desde que somos pequeninos, também lutavamos pelos berlindes...

"Eu estou nos Blogs para escrever aquilo que quero e está para nascer o Blogger que me acuse de ter dito mal dele ou de o ter criticado" - também é do João.

Concordo, eu também.

Gostava era de não ler outros às vezes. Fico a pensar.... continuarei com a minha postura até aqui - que sempre foi de várias formas mas pacífica!!

E fico surpresa com as coisas que leio;

kiki, acreditas que até me concentro mais para perceber e depois fico assim:

-Vai lá vai..... vai lá vai........ Ah, isto é assim?! Ah, aquele é o quê?!....

Eeeeeeeeena, vai lá vai...

Ainda hoje fiz uma "figura" num blogue por causa dum teste. Até ter percebido... Estava mesmo a leste.....

Eu apelo à paz aqui na blogosfera.

Será que são capazes, 1700 membros activos, de interagirem benéficamente e com compreensão uns pelos outros? Mesmo que quando se lê uma mer....... Porquê gozar e ofender?!

Seria um bom desafio.

Nota: estou em paz e agradeço que continue!

Mas falei nisto, porque tal como o João também li algumas sobre o Dissidências, e sobre outros também,... enfim....

Beijinhos

Fevereiro 29, 2008 23:01
 

PauloMAMartins said:

Caríssima KiKi,

Antes de mais, as minhas felicitações e solidariedade irrestrita!

Até que enfim, alguém se encheu de coragem para abordar esta questão, que, desde há muito, se justificava.

A abordagem deste tema, dá pano para mangas e, sobretudo, elaborar muitas outras postagens.

Quem minimamente estiver atento, verifica que, não só pelo Sol como por outros, existem alguns "alinhadinhos de serviço". Eu próprio já fui alvo de algumas dessas mentes "brilhantes e alinhadas", com "mimos" de bradar aos céus ou aos infernos, como preferir...

Não me calo, não calei, nem me calarei e prezo muito em, com toda a frontalidade, dar o "nome aos bois". A calar-me, só quando passarem por cima do meu cadáver!

E não se pense que é pelo facto de me encontrar no Brasil. Pois, este ou qualquer outro governo, tem a prerrogativa de me mandar deter pela Polícia Federal ou mandar até cá a Polícia Judiciária, como o faz regularmente, mas, isso sim, em relação a processos de natureza criminal!

Não me calei no tempo da outra senhora, com duas detenções pela PIDE. Na primeira, foram-me buscar ao Hospital de São José, e, na segunda, à antiga Emissora Nacional de Radiodifusão Sonora, actual RDP. Mas, para ser claro e justo, nunca me tocaram com um único dedo e muito menos foram incorrectos para comigo. Faço questão de dizer isto, porque, infelizmente, ainda andam por aí muitas "pseudo-vítimas" a queizarem-se de maus tratos, etc, etc, etc para valorizarem o "curriculum político-partidário"...

Portanto, não é, agora, que se diz que vivemos num País Livre e Democrático, que me vou calar! Como diz o ditado, "quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele".

Antigamente, tínhamos que olhar para o lado, não fosse estar presente algum informador ou agente da PIDE, agora, infelizmente, "bufos" é a coisa que mais abunda por aí, actuando e agindo sob as mais variadas e abjectas formas...

Com o actual governo, onde reina o maior cinismos, hipocrisia e fariseísmo, Portugal atingiu o seu PIOR!

É o que está a dar, e os casos sucedem-se!...

Não vale a pena aprofundar muito este assunto, tanto mais, porque, nós os que andamos nestas "paranóias" de "bloguistas", tal como eu, já sentimos os seus efeitos. Portanto, há que enfrentá-los, os "bufos e vendidos" sem destemor, dando o nome aos "bois"!

Curiosamente, se olharmos para trás, constatamos que, primeiro, foi o PCP a assumir-se como tal, para, em concorrência, se assumirem muitos dos "ditos democratas" do Partido Socialista. De há três anos a esta parte, a actividade atingiu o rubro! É o Portugal no seu abjecto PIOR!...

E, tem lógica. Muitos aguardam a hora da promoção e, como tal, têm que apresentar "serviço"... Infelizmente, nem precisamos de sair do SOL para os vermos a actuar. No fundo, são sempre os mesmos que, sob pseudónimos variados, estão em vários lados...

Provavelmente, também devem receber "bons cahets"....

E muito mais longe poderia ir, mas para amostra penso ser o suficente... neste novo mundo "nacional-socialista", como, desde há muito, venho cognominando... E o passar dos tempos, infelizmente, tem-se encarregado de o confirmar...

E, para cúmulo, até já se pretende que os advogados denunciem os seus clientes!...

Para o Daniel Luís, aqui lhe deixo a minha total e irrestrita SODARIEDADE bem como um FRATERNO abraço, com o pedido de que não deixe atemorizar.

E, aproveito, para contar um caso verídico que se passou comigo nos primeiros tempos da nossa "abortada" revolução dos cravos...

Era, à data, empregado do Crédit Franco-Portuguais, na Rua da Conceição. Quando os Bancos abriram ao público, no dia 14 de Março, na sequência dos acontecimentos do célebre 11 de Março, eu insurgi-me porque, antes de abrirem as portas ao público, os delegados sindicais comunistas queriam dominar e manipular os empregados e pessoal de direcção e chefia, obrigando-os primeiro a fazer levantamentos consoante as suas necessidades pessoais, enquanto o público, através das grades assistia a este triste espectáculo, pois o Conselho da Revolução havia determinado uma verba determinada.

No meio daquelas discussões por princípios, um colega meu, grande comunista de aviário, ergue a voz e disse:

- Vamos saneá-lo! Vamos saneá-lo!

Imediatamente, respondi:

- Pois, saneem-me, porque é a maior honra que me poderão dar! Aqui dentro, tenho o vosso repúdio, mas, lá fora, a começar pelos clientes que estão a assistir e não só, terei a solidariedade, inclusive, de muitos colegas, quando se souber!

Se sois homens saneem-me, porque não oferecerei resistência!

Fez-se um segredo sepulcral, e os delegados sindicais, imediatamente, convidaram o director presente a acompanhá-los ao seu gabinete, de onde telefonaram para o COPCON para me vir prender!

Até hoje, ainda estou à espera que apareçam... No entanto, sou incapaz de matar uma mosca.

Por isso, temos que ser firmes e não arredarmos pé, e, sobretudo, reagir!

Caso contrário, ditamos a nossa morte!...

Como dizia Raul Rêgo, "Escrever é lutar!"

Grande e fraterno abraço solidário!

_____________________

Paulo M. A. Martins

Joirnalista Luso-Brasileiro

Fortaleza (CE)

Brasil

Fevereiro 29, 2008 23:04
 

Broca said:

Prezada Kiki:

Não conheço o "Dissidências" e não sei o que anteriormente se passou, quiçá por desatenção minha, mas, por aquilo que escreveu - e eu não a tenho por mentirosa, bem pelo contrário - o que lhe fizeram mais não é do que CENSURA "REFINADA"!

Como sempre fui anti-ditadores (pintem-se eles de branco, de preto ou de vermelho) e a censura é apanágio de ditadores, estou à sua inteira disposição para não só exprimir aqui a minha solidariedade para com ele, como noutro lado qualquer lugar onde for necessário.

Um abraço solidário para ele e um beijo para si,

Broca.

Fevereiro 29, 2008 23:17
 

PSCGF said:

Kiki,

Quero aqui deixar os meus parabens por este post .

Fico triste que pessoas que deveriam escrever um blogue por prazer e por hobby utilizem esse mesmo blogue para atacar desenfreadamente outros ...

Isto infelizmente nos dá uma ideia triste da mentalidade ainda vigente neste pequeno pais.

Quando a inteligência não chega mais longe e não consegue só por ela captar  atenções usam os outros como trampolim para uns minutos de  atenção ...

Eu adoro o blogue do Dissi , eu adoro o que ele escreve . Eu adoro quem consegue fazer sorrir...

E este pais necessita de quem nos faça sorrir ...

Beijinhos

Paula

Fevereiro 29, 2008 23:30
 

Anahory said:

À Gomes

Muito e muito obrigada pelo teu último comentário.

Não vou aqui contar as guerrinhas que já se passaram neste SOL nem de todos os ataques de que era alvo diariamente por parte de alguns (2 ou 3 membros), pois são para mim águas passadas.

Houve momentos em que me foi difícil estar aqui. Cheguei mesmo a pensar em encerrar o meu blog.

Felizmente que o apoio de amigos reais e virtuais foi grande e me deu forças para ultrapassar tudo isso quando as estava a perder.

Mas aprendi muito.

Aprendi que aqui no mundo virtual as pessoas podem ser ainda piores e mais mesquinhas que na vida real, pois sob o anonimato, com falsas caras ou falsos nomes, sentem-se com coragem para ofender, atacar ou difamar.

Mas esses são uma minoria no meio de tantos e tantos bloguistas.

Felizmente que a maioria está aqui pelas razões do João, das tuas ou das minhas. Tem um blogue porque gosta de escrever sobre temas que lhe interessam, seja eles assuntos sérios ou posts sem história e da "treta".

Se interessam a outros e temos comentários ou visitas melhor ainda.

A solução é fazeres como na vida real que escolhes as pessoas com quem te dás e os locais que frequentas.

Aqui tb podes e deves escolher quem lês e quem visitas.

É o que eu faço e tenho-me dado mto bem com isso.

Quando dou com comentários que caluniam outros membros, e se são pessoas que eu estimo, normalmente defendo-os.

Foi o que fiz com o BW e com esta última confusão.

Em relação ao Daniel nunca li, como já disse, nada contra ele. Mas se tivesse lido teria-o defendido.

Este post escrevi-o porque gosto do Daniel, gostava de ler o seu blog com o qual me ria, e sobretudo porque sou contra toda e qualquer forma de censura!!!!!!

Beijos e desculpa este lençol.

Kiki

Fevereiro 29, 2008 23:31
 

JorgePaz said:

Prezada Kiki:

O Paulo Martins e o colega que antecede "roubaram-me" algumas das coisas que ía dizer, a propósito da autêntica censura "refinada" de que está a ser vítima, a qual, na verdade, é mais uma forma de assédio moral, como já uma ilustre colega acima disse.

Mas eu vou mais longe, até porque também tive a "PIDE" à perna, tal como o Paulo, pelo que será difícil os actuais "pideteucos" (aprendizes de pides) calarem-me. Aliás, é muito difícil calarem os homens e mulheres LIVRES (só a tiro, é claro).

Isto para dizer que, por aquilo que escreveu, o nosso colega Daniel foi vítima de um aut~entico crime de ameaças, embora sofisticadamwente veladas e a coberto de um "colectivo", ou seja, foi, na autêntica acepção da palavra, sujeito a CHANTAGEM!

Mais, todos sabemos a autêntica pressão governamental a que os professores estão a ser sujeitos e é evidente que se poderem "calar" uma voz incómoda, não hesitam em usar as "armas" mais reles, como a da censura encapotada e a chantagem.

Assim e como a Kiki sabe os meus contactos, disponha e pode passá-los ao Daniel, pois ele pode contar com a minha solidariedade e se necessário de muitos mais.

Um forte abraço solidário para ele e beijos para si,

Jorge da Paz.

Fevereiro 29, 2008 23:36
 

Anahory said:

Ao Paulo

Muito obrigada pelo seu excelente comentário.

Tenho apenas que referir que já foram vários os bloguista do SOL a escreverem sobre o caso do Dissidências e a defenderem-no.

Quanto aos bufos de hoje ainda são piores que os Pides, pois estes consideram-se democratas...

Com este Governo socialista os casos de censura têm sido imensos e vergonhosos. Professores são despedidos, blogues são encerrados, levados a Tribunal, etc....

Ainda me ri com o episódio que nos relatou, típico daqueles anos do PREC!!!!!

E termino repetindo a frase de Raul Rêgo, "Escrever é lutar!"

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 23:37
 

gomes2000 said:

olha Kiki,

vou para o meu cantinho, senão quem fica a

córócócó..............................................sou eu.

Muitos beijinhos, força para o Dissi e Parabéns pelo post que ainda vai dar muita força a ele.

Fevereiro 29, 2008 23:40
 

Anahory said:

À Paula

Muito e muito obrigada pelo teu comentário.

Destaco esta parte:

Quando a inteligência não chega mais longe e não consegue só por ela captar  atenções usam os outros como trampolim para uns minutos de  atenção ...

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 23:46
 

Anahory said:

Ao Jorge

Muito obrigada pelo seu excelente comentário e pela sua disponibilidade para ajudar o Daniel.

Gostei dessa dos "pideteucos" (aprendizes de pides)!!!

Pois ele só são mesmo isso aprendizes e maus....

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 23:48
 

Anahory said:

Ao Broca

Muito e mutio obrigada pelo seu comentário do qual gostei imenso.

Tudo o que escrevi aqui já foi escrito em diversos outros posts aqui no SOL bem como em diversos órgãos da comunicação social.

Deixo aqui alguns links não para que confirme o que escrevi pois já me conhece e sabe que escrevo apenas a verdade mas para o caso de estar interessado em ler mais sobre o Daniel:

http://diarioeconomico.sapo.pt/ edicion/diarioeconomico/opinion/columnistas/pt/desarrollo/1094705.html

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/996489.html

http://jn.sapo.pt/2008/02/27/ televisao/professor_sofrepressao_para_retirar_.html

http://jn.sapo.pt/2008/02/28/ultima/e_a_universidadeestupido.html

Recomendo o do Público e o último por estar escrito com imenso humor!!!

Para que os links funcionem , no caso dos que estão em duas linhas têm que ser copiados sem intervalo.

Eu tive que os colocar assim para evitar que o texto e comentários ficassem uns monstros em largura.

Beijos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 23:51
 

Anahory said:

À Gomes

Fazes mto bem.

E eu vou sair daqui que já tenho os olhos em bico.

Amanhã irei passear pelo SOL para ler e comentar os blogs que gosto.

Beijos

A todos

Quero agradecer a todos os que aqui vieram e expressaram o seu apoio ao Daniel.

Tenho a certeza que este nosso apoio o vai ajudar a enfrentar estes momentos complicados e a olhar em frente com mais e melhor humor!!!

Beijos a todos

Kiki

Fevereiro 29, 2008 23:54
 

Anahory said:

Olá a todos

Hoje cai na asneira de entrar num blog cujo título tinha o meu nome e primeiro fartei-me de rir tal o conteúdo de tal post.

Depois li alguns comentários daqueles bloguistas que imaginam e até tive pena deles.

Apesar disso quero dar a todos os que aqui vierem uma explicação sobre este meu post.

Como é mais do que evidente para quem tiver dois dedos de testa a Nota Informativa do Daniel e sobretudo o Voto de Repúdio do Conselho do Departamento onde o Daniel é professor indicam de forma clara e sem sombra de dúvidas que houve censura e mais ainda que o Daniel terá sido "forçado" a desdizer o que disse durante estes dois últimos meses.

Assim eu senti que era meu dever e obrigação denunciar essa situação e dar ao Daniel todo o apoio que fosse possível.

Como já referi antes de escrever este post perguntei-lhe se ele se oponha a um post a falar do caso dele, ao que ele me respondeu que não podia impedir ninguém de escrever o que quer que fosse.

Esta resposta bastou-me e por isso avancei, como tb já disse por minha única iniciativa, da qual assumo todas as responsabilidades.

Não o fiz como alguns pretendem para ter visibilidade, pois felizmente nunca precisei de utilizar os outros ou utilizar golpes baixos para ter comentários ou visitas no meu blog. Também não é disso que vivo nem é isso o que me interessa.

Felizmente tenho uma vida real fora do SOL que me preenche e satisfaz plenamente.

Lamento aqueles que não o têm e que se alimentam tentando denegrir a imagem dos outos, caluniando, ofendendo e mentindo.

Este foi apenas um esclarecimento e este caso morreu aqui pois aqueles bloguistas não merecem nem valem um minuto do meu tempo e já perdi tempo demais com isto.

Por último e àqueles que lerem esse post e comentários não percam tempo a defender-me. Agradeço a intenção mas mto sinceramente o que eles pretendem é que lhes dêem troco...

Beijos a todos

Kiki

Março 1, 2008 1:23
 

HelderFraguas said:

Kiki, Parabéns por esclareceres de modo bem explícito aquilo que se está a passar.

O Professor Daniel Luís está a ser vítima de autêntica censura.

Como bem salientas, o Dissidências nada tinha que ver com a sua actividade docente.

É inaudita a atitude de um Departamento se permitir pronuciar-se sobre um blogue. Pior ainda é formular um apelo ao encerramento de um blogue. É gravíssimo que se aconselhe que um blogue seja retirado.

E, depois, é inacreditável ter a desfaçatez de afirmar que o encerramento foi decidido de livre vontade pelo autor do blogue.

Ok, eu já ouvi de tudo na minha vida.

Já ouvi pessoas a dizerem que o outro lhes entregou a carteira e o telemóvel, de livre vontade.

Mas não são declarações para levar a sério.

Março 1, 2008 1:39
 

jmsmp said:

Boa noite, Querida Amiga Kiki:

Depois de ler o seu Post, porque creio que a conheço bem, ainda que neste jeito virtual, como pela sua generosidade, fiquei mais àvontade

para continuar a dizer que a Kiki,É A GRANDE SENHORA DA COMUNIDADE

SOL!!!

E de tal generosidade e atenção que dispensa aos (bons) Amigos, só

poderia ter nascido uma pronúncia destas em relação ao assunto de que

trata, como à pessoa a quem se reporta, o Senhor Dr.Daniel Luis, mais conhecido pelo Dissidências.

Compreendo por inteiro todos os comentários que se mostram em total acordo com a sua posição, como compreendo e "aceito" aqueles,1 ou 2 que se apresentam de modo diferente, já que ambos têm "O DIREITO" a

existirem e alinharem com todos os restantes, já que não ofendem...

Por força da coerência que pretendo manter, não adianto comentário algum ao acontecimento, já que desejo manter a opinião crítica que em

tempo manifestei e defendi relativamente a um bloguista, que chamava

com todas as letras, "Filhos da p***" e "Paneleiros" a actuais membros de um Governo Socialista,ou seja lá o que fôr,que foi democràticamente

eleito, num acto eleitoral em que recolheu "uma Maioria Absoluta".

Com a total franqueza que sempre usei e desejo manter neste momento,

deixe que lhe diga, eu, que apenas cheguei ao 5º. ano do antigo Curso de Regentes Agrícolas, que abandonei por efeito da falta de recursos, a

derivar do falecimento de meu Pai, estranhe como se mantém como um

dos "professores" da U.do Minho, alguém que usa por sistema a péssima educação e o insulto, num jeito libertino (e não livre) a que deita mão, como armas de arremesso do seu ofensivo humor!

Vou ficar por aqui, com votos de um excelente  fim de semana.

Com a Amizade de sempre, Dois Beijinhos

J.Matos Silva

Março 1, 2008 2:27
 

Talina said:

Olá Kiki

Este post é importante , mas por mim não vou escrever nada ,o Dissi sabe bem da minha solidariedade que foi dada na hora precisa e não agora num acto de Pilatos, acho bem, muito bem que sejas contra censura mas há censura e censuras, como chamas ao acto de hoje de pedir ao Paton que fecha.  o poste que te incomodava  onde se  estava a discutir as manobras que se tem feito no Sol, isso para ti não é censura velada e um acto de pressão? Como muitos outros que se tem feito por aqui...

Gostava que reflectisses no assunto

Abraços Talina

Março 1, 2008 4:32
 

meiadeleite said:

Kiki, Gostei muito de vir cá e ler o que escreves sobre o Dissidências. Para além de muito bem escrito e claro, para que não restem dúvidas, lembra-nos que a nossa liberdade é um bem muito frágil. Cada qual usa-a como deseja. O Dissidências neste momento não a pode usar.

Um beijo para ti

meiadeleite

Março 1, 2008 8:48
 

trout said:

Olá Kiki

A cencura nunca esteve tão forte de há muito tempo para cá... ,em nome de uma estabilidadezinha imaginária lá vem ela.

E é aquela que te manda logo calar ,muito directa e activa,sem grandes disfarces .

E é vergonhoso. Os delactores são premiados ,os que envergonham aquilo que a humanidade tem de mais valioso.A liberdade.

Um beijo e parabéns pelo post

Trout

Março 1, 2008 9:58
 

trout said:

Censura ....

Março 1, 2008 10:49
 

OlindaGil said:

Olá Kiki

Estamos solidários com o Dissidencias e queremos que ele mantenha o emprego na Universidade do Minho.

Esperamos que os censores reflitam e deixem de perder tempo com perseguições para aproveitarem um pouco o humor e a amizade criada naquele blogue.

Beijinhos

Março 1, 2008 11:37
 

ladoposto said:

O que eu estou a ver;é que,quando o Musharraf vier pró seu exílio doirado,aqui prá's termas de Monchique.Irá fazer uma petição ao Sócrates para nos privarem da internet.

            Cumprimentos!!

Março 1, 2008 11:40
 

Anahory said:

Olá a todos

Por agora não tenho tempo de responder aos vossos comentários. Voltarei depois. Vou apenas responder à Talina tanto mais que o comentário dela se refere a outro assunto que não tem razão algumas para ser discutido aqui.

Primeiro que tudo e em relação ao Daniel sempre lhe dei o meu apoio e não entendo o que pretendes dizer com acto de Pilatos.

Isto sim é censura e comparares isto a qualquer guerra estúpida que se passa no SOL, desculpa que te diga mas é uma falta de senso.

Eu pedi ao João que fechasse aquele Post (não obriguei a nada e mais ainda não o ameaçei de nada). Se o fiz não foi porque ele me incomodasse (nem sequer tenho nada a ver com todos as acusações que apenas demonstram uma paranóia de alguns bloguistas) mas sim porque posts a incentivar guerrinhas mesquinhas e acusações falsas não trazem nada de bom a esta comunidade.

Haverá sempre quem se divirta difamando e provocando os outros, mas esses já nós sabemos quem são.

O João não é como eles e por isso mesmo a minha tristeza ao verificar que estava a alinhar com eles.

Porque não aceitam pura e simplesmente que o sistema informático tem falhas (todos nós já tivemos problemas com isso. Há pouco tempo durante um fim-de-semana não era possível entrar no meu blog. Se eu fosse outra pessoas teria feito um alarido dizendo que estava a ser vítima de descriminação ou de censura). Nada fiz pois tratou-se de um problema informático.

Beijos

Kiki

Março 1, 2008 11:47
 

Blanco said:

Kiki:

O bom humor e a forma irónica como se fala do dia-a-dia, é uma forma de inteligência, e o Dissy é a prova disso.

Infelizmente, ainda há gente muito cinzenta neste País à beira-mar plantado.

Beijinhos  

Março 1, 2008 12:42
 

bluewater68 said:

Uma nota fora deste contexto, inserida num local onde é saudável e produtivo debater os problemas que realmente interessam:

.

Pelo terceiro dia consecutivo, várias localidades no Sul de Israel voltaram hoje a ser atingidas por ?rockets? lançados a partir da Faixa de Gaza. Segundo a BBC online, vários ?rockets? Grad ? de fabrico iraniano e com um alcance de 14 quilómetros ? atingiram hoje Ashkelon, cidade de 120 mil habitantes, ferindo uma jovem e levando os serviços de emergência a activar as sirenes de alerta para ataque.

Na quarta-feira, um estudante israelita morreu quando a sua escola, nos arredores de Sderot, foi atingida por um destes projécteis. Na resposta, Israel ordenou sucessivos raides aéreos contra o vizinho território palestiniano que, no espaço de 48 horas, mataram mais de 30 pessoas, na sua maioria militantes do Hamas mas também vários civis, incluindo cinco crianças.

Março 1, 2008 12:45
 

Anahory said:

Olá a todos

Vou começar pelo BW

Agradeço a tua informação e as tuas palavras sobre este blog.

Este teu comentário é a prova que Israel quando ataca é em resposta aos ataques dos terroristas do Hamas.

No entanto há quem apenas goste de mostrar os mortos palestinianos, como se os Israelitas fossem imortais.

Não são imortais mas têm uma resistência enorme e por muito que os terroristas islâmicos façam não vão nunca conseguir acabar com os Judeus ou com o Estado de Israel.

Como todos sabem e não faço segredo algum, defendo sempre Israel mas quando este país comete acções não justificáveis sei ser justa.

Mas quando Israel se defende, nesse caso, considero que os seus actos são pura e simplemente actos de legítima defesa.

Infelizmente há sempre vítimas inocentes dos dois lados e quando se trata de crianças indefesas isso é de lamentar ainda mais.

Beijos

Kiki

Março 1, 2008 13:14
 

Anahory said:

Ao Helder

Obrigada pelo teu excelente comentário.

Tu sabes muito bem do que falas e como referes já ouviste de tudo.

Eu também!!!!

Ao J.Matos Silva

Obrigada pelas palavras simpáticas que me dirige.

Efectivamente todos sãolivres neste blogue de se manifestarem a favor ou contra os meus posts ou as minhas opiniões.

Até aceito que se debatam temas alheios ao post, mas o que nunca aceitarei (e é claro que não me refiro a si) é o insulto ou o ataque gratuito e não tem que ser sob a forma de palavrões.

Independentemente de se gostar ou não do estilo do Daniel, o que está em causa aqui e sublinho é a censura de que ele foi alvo.

Mas é claro que aceito a sua opinião. Eu nunca apreciei palavrões e quando são utilizados ou não comento ou refiro isso mesmo, mas isso não significa que não goste do que o Daniel escreve e sobretudo que não o apoie nesta luta que é mto desigual, pois de um lado eles têm todas as formas de pressão e o Daniel pouco ou nada pode fazer.

Beijos

Kiki

Março 1, 2008 13:22
 

Anahory said:

À Meia

Obrigada!!!!

E tens razão: Se o Daniel não pode falar, podemos nós falar por ele.

Ao Trout

Muito obrigada.

É bem verdade e triste o que referes: a censura nunca esteve tão activa como nos últimos tempos.

À Olinda

Muito obrigada pelo teu simpático comentário e apoio ao Dnaiel.

Ao Ladoposto

AHHHH!!!!!!

À Tátá

Tens toda a razão: ainda há muita gente cinzenta neste nosso país e gente que quer manter os seus tachos dê por onde der, por isso quando alguém vem a público criticar as instituições, a censura ataca logo.

Obrigada a todos pelos vossos comentários.

Beijos

Kiki

Março 1, 2008 13:27
 

meiadeleite said:

Ladoposto, ah ah aha !! :)))) fartei-me de rir.

Kiki, venho ainda sublinhar as tuas palavras com as quais concordo na totalidade:

Haverá sempre quem se divirta difamando e provocando os outros, mas esses já nós sabemos quem são.

O João não é como eles e por isso mesmo a minha tristeza ao verificar que estava a alinhar com eles.

Porque não aceitam pura e simplesmente que o sistema informático tem falhas (todos nós já tivemos problemas com isso. Há pouco tempo durante um fim-de-semana não era possível entrar no meu blog. Se eu fosse outra pessoas teria feito um alarido dizendo que estava a ser vítima de descriminação ou de censura). Nada fiz pois tratou-se de um problema informático.

..

Beijos e deixo , agora a propósito do Dissi:

How many years can a mountain exist

Before it's washed to the sea?

Yes, 'n' how many years can some people exist

Before they're allowed to be free?

Yes, 'n' how many times can a man turn his head,

Pretending he just doesn't see?

Março 1, 2008 13:52
 

MarAzul2007 said:

Cara amiga Kiki Anahory,

Não li os comentários, apenas o teu texto. És contundente e certeira como sempre. Este país ainda não bateu no fundo, mas com o caminho que isto leva já não deve faltar muito.

A censura actual mudou apenas de cor, deixou de ser um azul forte, para ser um rosa pálido, impondo até a auto-censura, como nos tempos do fascismo. Estou certo que qualquer maioria terá sempre forte tendência para dominar tudo e condicionar os que estão em minoria.

Quem trabalha para o Estado nos dias de hoje tem de ter cuidado, ou então arranjar um cartão do partido do governo. A liberdade já não é o que era.

Eu só tenho um cartão de eleitor e espero usá-lo de modo a não dar a maioria absoluta a ninguém sejam de que cor forem.

Beijos da cor do mar e votos de um bom fim de semana,

Marazul2007

Março 1, 2008 13:53
 

massapinaopiniontotal said:

Cara Amiga

poderia debitar aqui um milhão de palavras; um trilião de argumentos, e uma humanidade inteira de apoios á tua iniciativa, e obviamente á triste situação do Dissidencias, no ano da graça de 2008, D.C..

Deixo uma só palavra par tudo quanto esta a acontecer:

UMA VERGONHA!

Em relação á propria situação em si, que entendo ser verdadeiramente vergonhosa e atentadora da nossa liberdade enquanto cidadãos, tenho ainda que referir, que este nosso amigo e colega daqui da Sol, foi claramente AMEAÇADO.

Um beijo grande, daqueles do tamanho do mundo

João Massapina

P.S. Me lembrei de que nao seria má ideia, organizar-se uma petição publica de repudio sobre esta situação, a enviar a varias entidades, nomeadamente ao Ministerio da Educação, Senhor primeiro Ministro e Presidente da Republica, e não esquecer a Assembleia da Republica, a nivel dos diversos Grupos Parlamentares, para que sirva de exemplo, a fim de se evitarem, situações analogas futuras.

"Quem faz um cesto, faz um cento..."

O que pensas sobre o assunto?  

Março 1, 2008 14:34
 

ramodebarro said:

A ser verdade tudo isto, nem acredito  que se possa ir tão longe, é uma pulhice!

A minha solidariedade  por tanta cegueira. Saramago tens que escrever mais, porque a cegueira ainda abunda por estas paragens!

Março 1, 2008 16:52
 

bluewater68 said:

Kiki,

Sobre este caso Dissidências/Censura, os factos estão aqui expostos de forma clara e perceptível para todos. Não há dúbias interpretações, não há joguinhos nem simulações do principal interveniente. Os joguinhos e ameaças dissimuladas são feitos por quem age como se ainda estivéssemos na Santa Inquisição. Como se este texto não fosse suficiente para expor os factos, é também com muito gosto que informo que o SOL, dedicou metade da página 49 da sua edição impressa desta semana, a relatar este caso. O título do artigo é ?Universidade do Minho condena comentários de professor?. Assim, também um jornal que já é referência para muitos, se junta a denunciar esta injustiça que cometeram com o Daniel Luís. Os factos são estes. Quem quiser achar que as coisas foram de outra forma, está no seu direito. No sec. XXI alguns ainda acham que o homem nunca foi à Lua.

Sobre o Daniel Luís. Na semana passada aproveitei para ver duas pseudo-comédias. Consigo ver um drama que não me cause emoção ou um filme de acção que não me cause empolgamento. Porém, quando vejo uma comédia, espero que me faça rir, nem que seja uma só vez. Uma não me fez rir e a outra tinha humor rasca, do piorio. Quando isto acontece, acredita que fico mesmo chateado e até estive para pedir uma indemnização ao Clube de DVD. Por isso, o humor é sempre uma coisa difícil de assimilar ou gostar. Aquilo que faz uns rir á gargalhada pode deixar outros indiferentes ou mesmo chateados com o humorista.

No caso do Daniel Luís, gosto do que escreve e gosto do seu humor. E gostaria que tivesse todo o sucesso possível ao nível de produções humorísticas e que pudesse mesmo viver à custa disso. Gostaria de o ver como vedeta de um programa. E diria com todo o gosto: Aquele é o Daniel Luís que em tempos escrevia uns textos fantásticos no SOL.

Por isso, que esta censura escandalosa seja divulgada e que o Daniel Luís possa fazer aquilo que mais gosta, sem sofrer ameaças nas entrelinhas.

Março 1, 2008 16:52
 

recardenense said:

Olá Kiki:

Antes de mais nada...Anna Anahory, é da tua família...irmã!!! ou coisa parecida? é que ontem vi qualquer coisa na Televisão e deram esse nome.

Quanto ao Dissidencias.

Há dias respondi a um seu novo post.

Eu sabia que ele se chama Daniel e sabia qual o seu grau académico, pois ele logo ao princípio, teve a amabilidade de em privado me ter informado disso. Digo isto, pois há ano e tal que aqui estou, e a maioria dos bloguistas com quem trato, não sei se são homens, mulheres, analfabrutos oo simplesmente o nome próprio, para ao menos eu quando faço um comentário saber, no mínimo com quem estou a conversar, embora escrevendo.

Aproveito, para informar, pois o teu blog, é dos mais lidos, que estou a

pensar em não mais fazer qualquer comentário, a bloguistas em que pelo menos em privado, eu não saiba com quem estou a tratar.

Quando me dirigia ao Dissidencias, sempre foi: caro D de dissidencias, embora soubesse muito bem o seu nome.

Ele concerteza vai ler isto, e portanto só direi o que já lhe insunuei: neste país, ele tem várias opções. Uma deles é a FIGUEIRA. Não é a da Foz. Ele sabe qual é.

Também já o diss, que "O COPO DOS PORTUGUESES", está para extrabordar.

Um beijo para a kiki e cumprimentos para todos.

Humberto

Março 1, 2008 16:53
 

Anahory said:

Olá a todos

Muito e muito obrigada pelos excelentes comentários que aqui deixaram, e pelas palavras tão simpáticas em relação a mim e ao meu blog.

Acabei de chegar a casa, mas assim que puder volto aqui para lhes responder individualmente.

Um Grande Beijo

Kiki

Março 1, 2008 19:24
 

contracorrente said:

Foi de livre vontade. Segundo parece disseram-lhe: Quer queiras quer não queiras tens de encerrar o blogue voluntariamente.»

Março 1, 2008 20:05
 

Anahory said:

À Meia

Obrigada!!!!

De qualquer forma nós já estamos habituados e vacinados por isso não nos conseguem atingir!!!

Quanto à letra que escolheste para o Dissi concordo a 100% com a tua escolha.

Beijos

Kiki

Março 1, 2008 20:17
 

Anahory said:

Ao MarAzul

Obrigada pelo teu simpático comentário.

A censura hoje é cor de rosa como dizes, mas não penso que seja por serem uma maioria, pois já existiram outras maiorias absolutas e nunca se assistiu a esta censura.

Eu tb só tenho um cartão de eleitor e segundo ouvi dizer vai deixar de ser preciso. Passaremos a votar com o BI.

Já tive outro cartão depois com a minha estadia em Bruxelas e com algumas desilusões desisti desse cartão.

A propósito disto parece que ser de um partido da oposição é considerado crime por alguns pois ontem fui "atacada" por isso.

Ia morrendo a rir, como imaginas.

É como dizes, quem não é da maioria está tramada!!!!

Beijos

Kiki

Março 1, 2008 20:22
 

Anahory said:

Ao João

Muito obrigada pelo seu excelente comentário.

Basta ler a Nota Informativa do Daniel e o Voto de Repúdio para se perceber claramente que houve censura duplamente.

Censura em relação aos blogues e censura quanto ao que o Daniel disse e pode dizer!!

Só não vê quem não quer.

Quanto à sua sugestão acho-a excelente mas temos que pensar com calma e falar com o próprio Daniel.

Segundo li hoje no artigo que o SOL publicou sobre ele o Daniel já tem um advogado e espera ter em breve uma reunião com o Reitor da UM.

Talvez fosse melhor esperar para se saber o resultado desse encontro.

Beijos

Kiki

Março 1, 2008 20:27
 

Anahory said:

Ao Ramodebarro

É verdade sim e a cegueira é só para quem quer!!!

Ao BW

Excelente o teu comentário, sem papas na língua.

Hoje comprei o SOL depois de me teres dito que tinham publicado um artigo sobre o Daniel.

Gostei mto de o ler e quem como eu o leu não pode ter deixado de reparar nas coincidências das reuniões e do encerramento / reabertura e Nota Informativa!!!!

Também eu considero que o Daniel tem todas as condições para ser um excelente humorista e espero que um dia consiga fazer disso o seu modo de vida, pois não há nada mais gratificante que ganhar-se a vida fazendo o que se gosta mais.

Com todo este alarido à volta dele os blogues e ele próprio são cada vez mais conhecidos, ou seja ao contrário do que queria o seu departamento que era calá-lo conseguiram dar-lhe mais visibilidade.

Beijos aos dois

kiki

Ao Humberto

Março 1, 2008 20:35
 

Anahory said:

Ao Humberto

Obrigada pelo teu comentário.

Quanto à tal Annna Anahory não conheço mas todos os Anahorys são da minha família pois só há uma família com este nome.

São muitos e eu conheço poucos.

Fiquei curiosa com essa da "Figueira".

Concordo que o copo dos portugueses está a transbordar mas nós somos um pouco demasiado apático para reagirmos.

Infelizmente quem devia e podia reagir e refiro-me ao Cavaco não o faz e este sim desiludiu-me muito.

Ao Santana-Maia

Pois!!!!

É como as confissões forçadas!!!!

Beijos ao dois

Kiki

Março 1, 2008 20:39
 

Anahory said:

Olá a todos de novo

Estive agora a ler novamente um excelente post sobre o Dissidências escrito pelo rammoss, com o título o Dissidências e as Hienas que aconselho vivamente e deixo aqui o link para esse blog:

http://sol.sapo.pt/blogs/rammoss/default.aspx

O rammoss também sugere que se escreva para os Jornais contando a história do Daniel e isso penso que é uma óptima decisão.

Se todos os que aqui vieram e que foram aos outros posts escrevessem um texto ou copiassem algum dos já existentes e o enviassem a alguns jornais seria uma forma de pressionar os órgãos de informação e de não deixar cair no esquecimento este caso de censura.

Enquanto estiver a ser comentado nos media as hipóteses do Daniel não sofrer represálias são melhores.

Quanto à ideia que teve o massapinaopiniontotal  (ver comentário aqui) tb me parece mto boa mas peno que é melhor sabermos antes a opinião do próprio Daniel como referi num comentário anterior.

Beijos

Kiki

Março 1, 2008 21:00
 

AlfredoRamosAnciaes said:

Apoio as posições da Kiki e Gomes2000, pois que acredito estão suficientemente informadas e sobretudo têm bom senso. Tudo indica que se trata de um caso de "rolha" que não abona nada de bom.

Solidariedade para o Dissidências em relação ao direito de livre expressão.

Abraço,

fred

Março 1, 2008 21:47
 

Anahory said:

Ao Fred

Muito obrigada pelo seu comentário e apoio ao Daniel.

Beijos

Kiki

Março 1, 2008 21:53
 

Tordesilhas said:

Kiki

Obrigado por ter relatado todo este caso do blogue Dissidências.

Sou leitor dele, sabia mais ou menos, essa questão da censura.

Gostei do comentário do nosso amigo "contracorrente", que não tem papas na lingua.

Bj

Manuel Peralta

Março 1, 2008 22:58
 

jmsmp said:

Boa noite Kiki:

Acabei de chegar de Lisboa, onde assunto familiar me fez deslocar logo

pela manhâ e ao abrir este nosso "livro" de todas as horas, encontrei a sua referência ao meu comentário de ontem.

Permita-me que transcreva uma parte do que escreveu, e onde refere:

"... o que nunca aceitarei (e é claro que não me refiro a si) é o insulto ou o ataque gratuito e não tem que ser sob a forma de palavrôes."

Mas minha Amiga, é aí que reside a base da posição que tomei, uma vez

que o "palavrão" e o "insulto soez", foram sempre dois dos elementos perniciosos e incompatíveis com a minha maneira de ser de todos os dias, porque nunca gostei daquilo a que sempre chamei  de "boca suja".

Posso mesmo acrescentar que frequentei por mais ou menos minutos,ou

em certos casos algumas horas, "cantos e cantinhos" em Lisboa,onde certas conversas, quantas vezes de mesa para mesa, eram proferidas na base do palavrão indecente, tão sujo e a despropósito, ke só pensei uma vez, para tomar a decisão mais acertada, que foi a de esquecer por

completo, algumas dessas "portas", onde sempre entrei com  prazer, ao

mesmo tempo que não considerei o "prejuizo" daí resultante no que

dizia respeito a algumas relações de certo agrado que deixaram de existir.

Confesso que não me sentia bem, apesar de conhecer todo aquele tão estranho dicionário.

Sabe Kiki, ao longo da vida eu tive Amigos, (esses, felizmente poucos),

que como é uso dizer-se, gostavam muito de "meter o pé na argola" e toda a gente os incriminava e discriminava, menos eu.

Porque eu, sempre os defendi com o mesmo intento e vigor!

Mal comparado (será?) é daqui que eu entendo resulta  a maior veia

e a força que está colocando a par da causa (mais uma),que agora

defende com toda a sua habitual genica e espírito de corpo.

Só essa sua enorme força de paladina pelo direito à Liberdade e Justiça,

merece um louvor muito especial.

LOUVOR que aliás já recebeu, através dos vários pronunciamentos de apoio que a seu tempo secundaram o seu tão característico Post.

Sempre a rir, porque para equilibrar maus dias,"rir é o melhor remédio",

vamos continuar a nossa teimosia de irmos vivendo um dia de cada vez!

Com Amizade, dois Beijinhos

J.Matos Silva

Março 2, 2008 1:47
 

naoser said:

Gosto de bestas-quadradas. São elas mais ou menos a razão do naoser besta-redonda.

A inteligência de uma besta-quadrada, pode ser elevada ao cúbico, verdadeiros paralelepípedos de ignorância, maus modos e falta de educação. E isso prova-se com o exemplo que dás, que não sei quem to deu:

-  "dada a natureza dos conteúdos dos mesmos [blogues] e o facto de poderem pôr em causa a imagem pública [?], será aconselhável que sejam retirados da net"

Uma besta redonda, cuja inteligência circular se eleva numa boa ao esférico, sabe-a toda e é caracterizada pela vivacidade dos calhaus rolantes, de elevados modos superlativos e educação fora do normal.

Se uma besta-redonda pisa um paralelepípedo, o máximo que lhe pode acontecer é torcer um pé, pensar que não teve cuidado, sobe-lhe um escarro à boca e dispara-o acompanhado por uns palavrões, mesmo em cheio no paralelepípedo. Sempre é uma tentativa, falhada à nascença, de lhe arredondar os ângulos rectos.

Se uma besta-quadrada pisa uma esfera, o caso muda de figura porque, para além do pé torcido, vai-se-lhe o ânus à calçada e o escarro que em princípio também lhe vem à boca, engole-o porque é parte substancial da sua sólida massa cinzenta, sem a qual não sobrevive para que, ao obrá-la lhe caia em cima, como é o caso:

- ?Em qualquer caso, [?] está no seu direito de se exprimir pelos meios e pelas formas que entender e, obviamente, é inteiramente livre de retomar, a qualquer momento, as formas de expressão que considerar oportunas a título individual. O [?] não poderá, em tal caso, manter-se solidário com um dos seus membros, caso daí relevem consequências, ou efeitos não desejados [?].?

E mais uma vez, as bestas-quadradas preocuparam-se com o que pensa ou escreve uma única besta-redonda, ignorando que o efeito de tanta preocupação é inevitavelmente uma valente diarreia de cima-a-baixo na sua pudica imaculada pruridez púbica, porque se torna pública.

E ignoram que 7 milhões e 777 mil bestas-redondas quotidianamente os enviam para a PqP porque, por causa dos pruridos das bestas-quadradas é que esta nherda de país é o que é.

E como é mau hábito, esta isto nunca mais acabava

Desculpa Kiki

Mil beijinhos para ti, Kiki

Um abração ao Dissidências

e PqP as B????

                ????

                ????

Março 2, 2008 11:28
 

Anahory said:

Ao J. Matos Silva

Obrigada por mais este seu comentário.

Gostei da sua última frase:

"vamos continuar a nossa teimosia de irmos vivendo um dia de cada vez!"

o que nem sempre é fácil pois queremos por vezes queremos viver o dia de amanhã depressa demais.

À nãoser

Obrigada pelo teu comentário muito elucidativo sobre o que pensas.

E não tens que te desculpar pelo tamanho. Aqui podes ocupar o espaço que quiseres, que é sempre grátis.

Beijos aos dois

Kiki

Março 2, 2008 12:32
 

maresia said:

Olá Kiki,

Só agora consegui ler este teu oportuníssimo post cujo conteúdo me dá, ao mesmo tempo, vontade de rir e de "chorar". Bom, só de referir que a ameaça que fica no ar e que muito bem referencias, me parece tudo menos velada. Está até explícita de mais.

Beijos e força ao DissY (que admiro, agora ainda mais pela coragem e pela postura. Só fazendo frente, como ele fez, a este tipo de situações, poderemos manter uma das coisas mais preciosas que temos - acho - a liberdade de expressão) e um grannnde beijo para ti!

Bom Domingo a todos,

Maresia

Março 2, 2008 12:45
 

Eduardo1957 said:

Olá Kiki

Parabéns pelo teu maravilhoso post. Não acompanhei muito de perto os acontecimentos, contudo lia de vez em quando o Dissidências e deliciava-me com o seu profundo e delirante humor.

Pelo que li é mais que óbvio que existe aqui um caso de censura, um lamentável caso de censura.

SEMPRE PENSEI QUE AS UNIVERSIDADES TINHAM MAIS QUE FAZER QUE CONTROLAR A VIDA PESSOAL E OS HOBBIES DOS SEUS COLABORADORES!

Talvez agora entenda o porquê ou os porquês de tanta incompetência neste país...para bom entendedor...

Nas entrelinhas posso ler que o Dissidências não só foi "recomendado" a desaparecer como o seu autor teve que se "retratar".

Ora este tipo de recomendações fazem-nos recuar às recomendações da ex-PIDE/DGS e do Estado Novo que tanto mal fizeram aos Portugueses e à sua "cabecinha" retirando-lhe o espírito crítico e a liberdade de poder pensar pela sua própria cabeça.

Lamento que mais de trinta anos depois do 25 de Abril ainda esteja tanto enraizado na sociedade portuguesa as memórias funestas e pidescas do estado novo.

Beijo e abraço solidário ao Dissidências...

Eduardo

ps: porque não recomendar à Universidade do Minho que se concentre naquilo que deve ser a sua missão...ensinar e qualificar, em vez de perseguir quem ousa ser imaginativo e que comete o único "crime" de ter um blogue ousado, criativo e com humor?

Março 2, 2008 13:05
 

Anahory said:

À Maresia

Obrigada pelo teu excelente comentário e apoio ao Daniel.

A UM peca por falta de inteligência pois ao elaborar aquele Voto de Repúdio ao contrário do que pretende, mostra claramente que houve e há censura.

Ao Eduardo

Obrigada pelo teu excelente comentário.

Tens toda a razão quando referes:

"SEMPRE PENSEI QUE AS UNIVERSIDADES TINHAM MAIS QUE FAZER QUE CONTROLAR A VIDA PESSOAL E OS HOBBIES DOS SEUS COLABORADORES!

Talvez agora entenda o porquê ou os porquês de tanta incompetência neste país...para bom entendedor..."

Infelizmente parece que não!!!!

è bem verdade que a censura está de novo viva em Portugal e o que mais choca é que seja com um Governo Socialista!!!!

Beijos aos dois

Kiki

Março 2, 2008 13:36
 

Anahory said:

Olá a todos

Transcrevo de seguida mais um excelente post publicado no Blog "Manchas"  sobre o Daniel:

"Domingo, Março 2

Contaminação

Antes de magnas questões como liberdade de expressão ou feedback das irreverências dos assalariados face à imagem do empregador, talvez conviesse saber se a coisa não se passa a um nível mais prosaico de simples, ainda que dissimulado, abuso de poder.

Daniel Luís é um assistente universitário, neste momento equiparado a bolseiro para realizar o seu doutoramento. O seu vínculo profissional é precário. Se não realizar o seu doutoramento vai para a rua. Se o realizar, terá um contrato provisório por cinco anos, findos os quais lhe será dada ou não a nomeação definitiva (se lhe for negada, irá também para a rua). No júri de doutoramento de Daniel Luís, a maioria dos membros será normalmente de pessoas do seu departamento. O parecer que determinará a sua nomeação definitiva será dado normalmente por pessoas do seu departamento. Se Daniel Luís fosse catedrático com nomeação definitiva deste departamento, e tivesse a sua actividade humorística na bloga, alguém imagina que o departamento se daria ao trabalho de reunir e exarar em acta conselhos de bom-comportamento a Daniel Luís? E mesmo que o departamento fizesse tal coisa (ele há sempre gente muito convicta do zelo académico), que impediria Daniel Luís de simplesmente afirmar que a sua visão de Academia e Universidade é diferente, ou de calmamente os mandar meterem-se na sua vida? Consequências dessa atitude de Daniel Luís caso fosse catedrático com nomeação definitiva? Em absoluto, nenhumas.

Mas Daniel Luís é um assistente. O elo mais fraco e dependente. Tão fraco e dependente que o departamento nem precisa de obrigar, aconselha paternalisticamente. Afirma a sua ideia de Academia e Universidade pretextando a transparência da sua posição, mas a verdade é que o departamento nem precisa de aceitar conviver com ideias diferentes ou vir discuti-las academicamente, caso Daniel Luís persistisse, porque tem sempre o doutoramento e a nomeação definitiva para o ajuste de contas. Todos sabem disto, e é precisamente isto que permite a ?imaculada posição democrática? do departamento: aconselha, apenas.

Poder-se-á dizer que presumo intenções. Mas se as coisas não são assim, como é que a nenhum dos quinze (ou lá quantos são) doutorados do departamento ocorreu a simples ideia de que para dar um conselho amigo, e dirigido à inteira liberdade de alguém, não é preciso reunir um ?tribunal??

Infelizmente, tudo isto é muito antigo: o maior comanda o quase-maior, o quase-maior domina o menor, e o menor tiraniza o sem-poder. Com esta agravante tristemente irónica: um dos objectos de estudo deste departamento é precisamente esta escala demencial de exercício de poder, na sua vertente escolar e administrativa. Acho que foram contaminados.

Luís Mourão"

O link para este blog é o seguinte:

http://www.blogmanchas.blogspot.com/

Beijos

Kiki

Março 2, 2008 14:17
 

Anahory said:

Olá de novo

Quero agradecer a todos os que aqui vieram e comentaram, a todos os que publicaram posts sobre o Daniel e a todos os que me ajudaram e apoiaram neste minha luta pela liberdade de expressão e contra a censura.

Quero ainda informar-vos que são diversos os blogues dentro e fora do SOL que se referem ao caso do Dissidências e por isso mesmo estou contente por ter ajudado a essa divulgação.

Dos vários blogues que se referem ao Daniel, destaco um em que se instalou um verdadeiro debate sobre o direito à liberdade de expressão que recomendo a todos.

O blog é o: Estado Sentido.

O link é este:

http://estadosentido.blogspot.com/

O post tem o título de:

Da liberdade de expressão na blogosfera.

Vale a pena.

Beijos a todos

Kiki

Março 2, 2008 14:38
 

Luana said:

Querida kiki

Vou repetir mais uma vez uma frase do nosso contracorrente: "Remar contra a maré, é duro mas enrijece" O Fernando Luís vai ficar mais rijo e vai sair desta luta como deve ser com a força dos seus amigos.

Beijinhos

Luana

Março 2, 2008 17:48
 

Anahory said:

À Luana

Obrigada pelo teu comentário.

Concordo contigo.

Beijos

Kiki

Março 2, 2008 18:34
 

Anahory said:

Olá a todos

Por engano apaguei dois comentários do BW e dois meus. Já pedi ao BW que se poder os reponha que eu depois respondo.

Entretanto e para que fique bem claro para todos eu estou a fazer tudo isto pelo Dissidências porque sou amiga dele e porque considero que neste momento esta é a melhor forma de o ajudarmos.

Não o faço a pedido de ninguém mas sim por minha iniciativa mas se em qualquer momento a presente situação se alterar e a melhor forma de ajudar o Daniel for parar com estas acções eu serei a primeira a fazê-lo.

Pelo que tenho visto aqui no Sol, na blogosfera e na imprensa somos muitos os que apoiamos o Daniel.

Beijos a todos

Kiki

Março 2, 2008 18:46
 

Anahory said:

AO Armando

Agora que cheguei a casa é pque me apercebi que também tinha apagado um comentário teu, pelo que te peço desculpa.

Como ainda o tinha no meu email vou republicá-lo aqui.

Beijos

Kiki

COMENTÁRIO DO ARMANDO:

Olá Kiki

As piores mal-formações não são as físicas.

Um grande abraço de apoio ao dissidencias... e já agora, também ao Daniel Luis.

Um grande beijo para ti.

Armando

Março 2, 2008 19:26
 

Broca said:

Prezada Kiki:

Voltei para reiterar que, perante os factos, não só se está perante um acto de refinada censura como até, face às ameaças, ainda que veladas (e cobardes da Universidade do Minho), está patente uma autêntica chantagem.

Ora, quem ameaça outra pessoa, atentando contra a sua liberdade pessoal (liberdade de expressão e de pensamento), provocando-lhe receio e intimidando-o com a possível perda de emprego ou prejudicando a sua livre determinação, como o caso configura no que respeita à vida profissional e pessoal do Daniel, incorre no crime de ameaças, previsto e punido no artº 153º do Códº Penal.

Como se me afigura que tal ilícito criminal está suficientemente indiciado, desde logo a partir dos tais comunicados da reitoria, aconselho daqui o nosso ilustre colega - pensando que ele lê isto ou então peço à Kiki para lho transmitir - a apresentar queixa-crime no Mº Pº, pois tal delito é de natureza semi-pública e exige que a vítima se queixe.

Por enquanto, ainda vivemos num Estado de direito, onde as leis são iguais para todos e todos as devem respeitar, pelo que seria bom que o PR, o PM e demais governantes, bem como os quadros do Estado, com reitores universitárioa à cabeça, relessem e respeitassem o artº 37º da nossa Constituição, sobre a liberdade de expressão e de informação.

Entretanto, mantenho-me inteiramente à disposição, com um abraço solidário,

Broca.  

Março 2, 2008 19:29
 

Anahory said:

Ao Armando

Desculpa mais uma vez por ter apagado o teu comentário.

Agradeço o teu apoio ao Daniel.

Ao Broca

Mto obrigada pelo seu excelente comentário.

Imagino que o Daniel leia estes comentários e espero que a sua informação lhe seja mto útil.

Mais uma vez lhe agradeço a sua oferta de apoio e solidariedade.

Um grande beijo aos dois

Kiki

Março 2, 2008 19:35
 

Snowmass said:

Anahory

Li a notícia do Público sobre este assunto, por acaso e durante uma hora "morta" da madrugada em que estava de serviço. Essa notícia é clara, está à disposição de todos e deverá ser lida por todos, porque revela de forma subliminar as pressões que o bloguista sofreu para apagar tudo o que tinha criado.

Concordo consigo e com a sua análise e fico solidário. Mas há uma lição a aprender e espero que alguns a tenham aprendido: "quando é mau para um, é mau para todos, diz o povo!" ...e assim é!

Aceite as minhas cordiais saudações.

Março 2, 2008 22:13
 

Anahory said:

Ao Snowmass

Muito obrigada pelo seu excelente comentário.

As noticias sobre este caso não deixam dúvidas.

Quanto ao ditado que refere:

"quando é mau para um, é mau para todos, diz o povo!"

Vou copiar para aqui um texto, escrito por Martin Niemoler (1933), que é se refere à resistência Nazi mas que se pode aplicar a todas as situações em que alguém assiste sem reagir a qualquer tipo de perseguição ou censura.

Aquilo que hoje o Daniel está a passar pode passar-se amanhã com qualquer um de nós e se não existissem outras razões para agir, esta seria mais do que suficiente.

"Primeiro, eles vieram atrás dos comunistas.

E eu não protestei, porque não era comunista.

Depois, eles vieram pelos socialistas

e eu não disse nada, porque não era socialista.

Mais tarde, eles vieram atrás dos líderes sindicais.

E eu calei, porque não era líder sindical.

Então, foi a vez dos judeus.

E eu permaneci em silêncio porque não era judeu.

Finalmente, vieram-me buscar.

Já não havia ninguém para reclamar."

Beijos

Kiki

Março 2, 2008 22:31
 

camionista said:

Olá Kiki:

Censura, sim ou não, eis a questão!

As coisas agora não são como antigamente. Aliás, antigamente também já não eram sempre absolutamente claras. Agora é tudo feito de nuances, segundos sentidos, interpretações dúbias. Cada um vê o que  quer. As ameaças são veladas e, talvez por isso mesmo, duplamente eficazes. Se se quiser censura, é melhor, mil vezes melhor, que seja auto-censura. "Tem V.Exª toda a liberdade para fazer aquilo que bem sabemos que V.Exª sabe que melhor lhe convém, não lhe parece?". Não há culpas, apenas uma angustiante sensação de derrota, de capitulação perante um inimigo vago e sem rosto. É assim em todo o lado, no Estado, nas empresas, mesmo na vida social. Meias-palavras, meios-silêncios, semi-cumplicidades, fumo acinzentado, nem preto nem branco, cada um decida por si, depois se verá. Há uma espécie de sujidade oleosa, de cheiro agridoce, pegajosa, que se cola a tudo à nossa volta, que nos envolve como um nevoeiro pesado, dissolvendo-nos.

Censura, sim ou não?

Março 2, 2008 23:34
 

Anahory said:

Olá Camionista

Muito obrigada pelo teu comentário tão interessante.

À minha resposta à tua pergunta é, obviamente:

Censura SIM e ameças mesmo que apenas veladas.

Beijos

Kiki

Março 3, 2008 0:17
 

Nedra said:

O meu abraço de solidariedade

aos dois

Março 4, 2008 18:58
 

Anahory said:

Ao Nedra

Obrigada!!!!

Beijos

Kiki

Março 4, 2008 20:42
 

marylyz said:

Boa noite kiki

Tenho andado um pouco mais afastada do SOL,por motivos de saúde e foi uma surpreza o k acabei de ler...

Claro que a censura continua,pode ter outra capa,mas continua...e obviamente, por tudo o que li e por "revolta" que sinto quando alguém dentro de parãmetros normais,é amordaçado,eu, estou com com o dissidèncias e junto a minha palavra a de todos vós.

beijinhos

marylyz

Março 4, 2008 21:13
 

Anahory said:

À Marylyz

Obrigada pelo teu comentário e espero que já estejas melhor.

Beijos

Kiki

Março 4, 2008 23:37
 

RaioX said:

Olá Kiki,

Eu acho que a Censura faz tanta falta como uma viola num enterro... mas essa é só a minha opinião.

Beijitos,

RX

Março 5, 2008 8:45
 

Anahory said:

AO RaioX

Desculpe só agora lhe responder mas tenho andado pouco por aqui. Outros afazeres fora do SOL.

Eu prefiro a viola num enterro!!!!

Beijso

kiki

Março 5, 2008 20:51
 

purautopia said:

Fica a nota, para notícia que merece de novo destaque:

No país onde um brinde à liberdade nos anos 60 serviu de inspiração à fundação, em Londres, da Amnistia Internacional...

Ajuste Superior de Contas!

Público 28.06.2009:

A suma sentença para o blogger Daniel Luís, autor do Dissidências e professor no Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional (DSEAE) da Universidade do Minho (dita agora Universidade do Respeitinho!). Não lhe renovam o contrato! Estes senhores devem continuar sob fogo cerrado. Não podemos baixar os braços. Não, não nos calaremos, pelo legítimo direito à liberdade de expressão.

Junho 28, 2009 19:56
Para comentar necessita de estar registado

About Anahory

Nasci em Lisboa a 21 de Janeiro de 1959. Com 29 anos e após ter passado um concurso a nível nacional, fui trabalhar na Comissão Europeia, em Bruxelas, como Secretária na Tradução Portuguesa, onde estive cerca de 15 anos. Estou reformada desde Setembro de 2002, pela CE, devido a doença. Tive, por um lado, o azar de ter que me reformar, por outro a sorte de o ter conseguido, o que nem sempre acontece. Sempre gostei de escrever, por isso ao ver a iniciativa do SOL, não resisti a criar o meu próprio blog. Foi uma aventura e um desafio, que se transformou em algo de muito positivo, pois a realização pessoal não tem a ver com grandes feitos, mas sim com fazermos algo de que gostamos. Escolhi o nome KAnahory para o meu blog, pois K é a inicial de Kiki, nome pelo qual sou chamada. Anahory é o meu apelido de origem judaica. Para evitar as confusões habituais explico: O meu bisavô que era judeu de sangue e religião, casou com uma católica. Os seus descendentes foram educados na religião católica. Assim e apesar de ser descendente de um família judia, sou católica. Sinto pelos judeus não só um enorme orgulho como um enorme amor, valores que me foram transmitidos pelo meu Bisavô, Avó e Pai. Defenderei sempre o direito à existência do Estado de Israel na Palestina, assim como tudo farei para impedir que os Judeus sejam aniquilados, não deixando, no entanto, de ser justa, por isso mesmo nem sempre concordo com as medidas dos Governos de Israel. Ao contrário de muitos que atacam Israel, para mim a vida de um palestiniano tem o mesmo valor que a vida de um israelita. Não faço distinções entre vidas humanas. Todas elas são igualmente importantes. Mas distingo terroristas de inocentes. Sou uma pessoa bastante sincera e frontal que defende aquilo em que acredita, por vezes demasiadamente ?apaixonada? mas sempre de forma correcta, respeitando os outros e as suas ideias. Espero dos outros o mesmo respeito. Como, provavelmente, todos os bloguistas do SOL, espero que visitem e comentem o meu blog, possibilitando, deste modo, debates de ideias e opiniões. A todos esses, o meu obrigada. Kiki Anahory Garin

Pesquisar

 ok

Este Blogue

Syndication

--

News

Creative Commons License
KAnahory by Cristina Garin is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Portugal License


Navegar no SOL:

Blogues

Fóruns

Membros

O meu álbum


Navegar fora do SOL:

Beijós XXI

Holocausto / Shoah

Makejeite

O Apaniguado

Rua da Judiaria

Site em Português do Comité Francês de Homenagem a ASM





Visite o site da Fundação Aristides Sousa Mendes em:
Fundação Aristides Sousa Mendes


AJUDE A FASM NA RECONSTRUÇÃO DA CASA DO PASSAL

Conta do Montepio Geral:

Para Donativos de Portugal:
NIB: 0036 0185 9910 0005 2212 1

Para Donativos do Estrangeiro:
IBAN: PT50 0036 0185 9910 0005 2212 1


Para mais informações pode consultar:
Neste blogue, os textos da tag "Campanha a favor do Museu ASM"




Botão com ligação para o site do Projecto MiudosSegurosNa.Net - Minimizar Riscos, Maximizar Benefícios (abre nova janela)


Linha Alerta - Internet Segura



ESTE BLOGUE É CONTRA O TERRORISMO




ESTATÍSTICAS:
De 23-9-06 a 3-02-08: 105256 Visitas


Logo Design Company
A partir de 4-02-2008


myspace profile tracker

Free hit counter

--