Estou no WORDPRESS, mas isso não impede que...

?Armas ou Manteiga?

Publicação: terça-feira, 11 de Março de 2008 12:02 por bluewater68
Arquivado em: , , , , ,

Comentários

 

Tozzola said:

O instinto da "moca" pré-histórica mantém-se, passados estes milhares ou milhões de anos. A ferramenta usada para arranjar comida, transformou-se noutra para aniquilar a tribo que invadia o território. Sempre houve mais engenho para armas que para manteiga!

Abraço

Março 11, 2008 12:38
 

azulinox said:

Blue

Eu li na diagonal!

E tenho uma ?ideia? de tudo isto...

Não imaginas a revolta que sinto!!!

Eu que nas noites em que só adormeço às tantas, (pq preciso de poucas horas de sono) e vejo documentários daqui e dali... Chego ao trabalho e só quero é que as coisa corram pelo melhor e ?desopilar? na net...

Não há uma bomba que caia!?

Olha, na Cimeira que houve por exemplo...

Raios os partam, mais o poder económico e mais o armamento e mais a p..q.. os...p.....

Os países mais ricos em recursos naturais, são os que mais sofrem!...

E nós cá estamos no nosso cantinho!...né?

Tudo podia ser tão melhor...

(ok! Isto é um coment emocional, de ?gaija? mas pronto...é o que se arranja...que venham os entendidos!...)

:P

Março 11, 2008 17:44
 

bluewater68 said:

Tozzola, a evolução foi apenas ao nível das armas usadas para matar, de resto, o sentimento mantêm-se o mesmo, apesar de terem passado milhares de anos.

.

Kobe, isto não é uma questão de haver 'entendidos'. O teu comentário emocional tem toda a razão de ser porque os números realmente não enganam. São números astronómicos que nós nem conseguimos ter uma ideia da sua real dimensão. Se 120 milhões de Euros do Euromilhões já é algo difícil de entender para a maioria das pessoas, o que serão estes números para manter as máquinas de guerra. E enquanto tu e eu escrevemos isto, foram muitos os que morreram em África por não terem comida, ou condições sanitárias adequadas.

"Raios os partam, mais o poder económico e mais o armamento e mais a p..q.. os...p.....", concordo em absoluto

Março 11, 2008 18:00
 

ladoposto said:

Um post interessante!!

 Cumprimentos!!

Março 11, 2008 20:08
 

Meduarda said:

Blue,

um post a ser lido com maior atenção. No entanto verifiquei que os milhões parecem poeiras cósmicas, ao ledo dum simples pão...sem manteiga.

A dita era da globalização e a dita era do terrorismo( inventada por algum feudo norte-americano) é a era da destruição do homem ou a era no combate à fome, ao desarmamento, à saúde, aos bens primários?

...

os anos vão passando e esta era corrompe cada vez mais. E lá vêm os discursos dos Pibs, dos submarinos, das novas tecnologias, das Polis, das...

...

São números assustadores e razões insustentáveis.

Porque não continuar na era Paleolítica?

Belo post.

Parabéns

eduarda

Março 11, 2008 20:38
 

unroyal said:

A ciência ecoómica poderia ser reduzida à necessidade de escolher para melhor satisfazer.

Uma questão que faz muito boa gente odiar o "défice orçamental" é facto de este considerar todas as despesas iguais, ou seja, os gastos dos governo com tanques de guerra são iguais aos gastos em bolsas de estudo.

Apesar da importância financeira da indústria bélica, existe a consciência que o seu fim é a dissuasão pela força o que cria muitos conflitos morais, mas nada disso anula a sua importância, sobretudo, porque a sociedade humana ainda não aprendeu completamente que as palavras podem resolver conflitos.

Março 11, 2008 20:52
 

bluewater68 said:

ladoposto, agradeço o adjectivo mas digo-lhe que interessante é que se tem passado nesta Faro afundada nos últimos tempos em discussões sobre um Polis do Litoral. Para haver uns milhões é preciso demolir muitas casas, porém, os políticos com medo de perder votos recusam-se a aceitar isso. Se puder, leia o que se vai escrevendo por aqui http://adefesadefaro.blogspot.com/

.

Meduarda, cada vez estou mais convicto que é a era da destruição do homem. A corrida ao armamento tem sido global e ninguém parece querer falar disso. Esconde-se a cabeça na areia e ignoram-se todos os sinais evidentes de uma nova Guerra Fria.

Hoje, as notícias não podiam ter sido piores. Apesar do Putin já ter dito que ignorava os acordos contra a proliferação de armas convencionais e que apontava os seus mísseis contra a Polónia e a República Checa, tudo porque não quer um sistema anti-míssil à sua porta, eis que hoje é anunciado um acordo entre os EUA e a Polónia para a instalação de um sistema anti-míssil. A Polónia aceita a presença dos mísseis e em troca irá receber apoio militar dos EUA (sejam aviões, tanques e outras coisas). Assim, será de esperar uma resposta enérgica por parte da Rússia nos próximos dias, talvez à custa de mais ameaças. E o mundo vai girando como se isto fossem acontecimentos isolados, sem significado, incapazes de contribuirem para uma desgraça global.

This is Not A Wonderful World

Março 11, 2008 21:06
 

bluewater68 said:

Unroyal, o problema da dissuasão é que cada um quer ter sempre um carro melhor que o do vizinho, seja em tamanho ou qualidade. E à custa disso são milhões em todo o mundo que lucram à custa do negócio das armas. Se "Armas ou Manteiga" é um conceito que até vai sendo equilibrado na maioria dos países, quando se fala de África o conceito é salientado na sua plenitude. A fome e a miséria existem, mas não é por isso que os Senhores da Guerra deixam de investir em armas que lhes permitam manter o poder e impedir que sejam saqueados pelos vizinhos.

Custa a aceitar que os nossos submarinos possam causar um rombo no défice ou que os mais pobres sofram cortes em programas sociais fundamentais, apenas para se conseguir alimentar a tal dissuasão

Março 11, 2008 21:18
 

RaioX said:

Impressionante, BW!

Impressionante!

RX

Março 11, 2008 21:34
 

recardenense said:

Caro Blue:

Isto é que foi uma colheita de informações.

É que aqui há de tudo e de todos.

Já o outro dizia: Como a Terceira Guerra Mundial acabará?não sei. Mas que a Quarta, será á PAULADA, não tenho a mínima dúvida.

Posto, isto direi que os ?governos?, só se mantêm, enquanto os militares estiverem com todas as honrarias e todas as bravuras das ?paradas militares?, sejam elas em terra, no mar ou no ar. Tanto nas Democracias, como nas Ditaduras.

Para armamento há sempre dinheiro.

No caso interno, ou seja em Portugal, só precisávamos duma BOA POLÍCIA, pois não temos nada para defender, além das Berlengas.

Os submarinos, parece que é para transportar turistas?género do filme, A Volta ao Mundo em 80 Dias. Será que também terão vigias panorâmicas, para ser ver os PEIXÕES.

Tanta miséria, no MUNDO, incluindo PORTUGAL e desbarata-se tudo isto.

Querem guerras? Então que os Generais, façam o combate, ?frente a frente?, como antigamente.

Nota final: Israel, tem todo o apoio dos USA, porque quem manda é o capital e o capital, está nas mãos dos Judeus, que é quem manda na América, Inglaterra, França e outros países.

E mais não digo?pois vou comer um pão com manteiga.

Um abraço.

Humberto.

Março 11, 2008 22:52
 

bluewater68 said:

RaioX, é mesmo. E com isto assistia há pouco no telejornal a um conjunto de pessoas a lamentar-se pelo aumento do preço dos combustíveis e a fazer contas à vida para saber se podem ou não ir dar um simples passeio ao fim-de-semana.

.

Humberto, este assunto é tão vasto que muito mais poderia ser dito. Mas tentei colocar exemplos para todos os gostos e feitios. É difícil contentar um exército quando não se dão 'brinquedos' novos, nem que sejam veículos blindados que metem água ou que fiquem empanados com facilidade. Os submarinos são mais um aspecto discutível. Se p.e. eles puderem contribuir para Portugal deixar de ser uma porta de entrada de droga na Europa então talvez justifiquem o investimento, mas não me parece que seja o caso.

Março 11, 2008 23:30
 

eeu said:

Uau, Blue !

Posto isto tudo que tão bem postaste, que dizer ?!

Que eles se matem uns aos outros e sobre mais manteiga para os que ficam ?

eeu

Março 12, 2008 17:10
 

Anahory said:

Olá BW

Confesso que fiquei com os olhos em bico com tantos e tantos milhões...

Apenas comento que é por estes e outros negócios e investimentos que as guerras não podem acabar o que é lamentável!!!

Beijos

Kiki

Março 12, 2008 20:40
 

bluewater68 said:

bem, eu ainda sou dos poucos que acredita na possibilidade do Benficar passar esta eliminatória, mesmo ainda com 0 a 0 ao intervalo.

.

eeu, o risco é que um descuido ou uma pequena faísca possa ser suficiente para eliminar todos os que necessitam de manteiga, e nesse momento não restará ninguém para a comer.

.

Kiki, enquanto está em milhões ainda dá para ter uma ideia. O problema é quando passa para os biliões ou mesmo triliões.

Armas, Droga e Tráfico Humano são desgraças que nunca deverão desaparecere que contribuem para que muitos e muitos lucrem de forma obscena com isso.

Março 12, 2008 20:54
 

JAMES said:

Meu Caro 'bluewater' !!!!

A MINHA ALMA FICOU PARVA COM TANTA INFORMAÇÃO!!!

Perguntas Armas ou Manteiga?!!! M;ANTEIGA DE CARAS!!! e se for MANTEIGA DE CACAU, ainda melhor...

Li com muita atenção este teu post...

M A G N Í F I C O !!!!

Os meus parabéns pela excelente reportagem! O Sol deveria pegar nela e fazer um artigo de fundo... Afinal está tudo aí!!!!

Um Grandessíssimo Abraço!

James

P/S - Logo te mandarei fotos que sei que vais gostar!!!

Março 12, 2008 22:53
 

bluewater68 said:

James, e andamos nós a adiar a compra da porcaria de um Falcon para transportar o Governo. Aqueles submarinos vão mesmo ter de dar um alto rendimento para justificar tanto dinheiro investido.

Se telefonar-mos ao Bush será que eles nos emprestam uns F-117? já que não os querem...

Março 13, 2008 9:38
 

JAMES said:

Caro 'bw'

Tens absoluta razão!!!

O nosso país está na miséria!!! Agora os "rapazes e raparigas" que nos governam já estão a inventar a 4.ª IDADE- imagina só!!!! - uma vez que a terceira tem que aguentar das "canetas" mais uns anitos no activo.... DEMAIS!!!!

- Será que se justificam Forças Armadas numa espécie de país como o nosso?!!!

- Se não há dinheiro... não há aviões nem submarinos... Há bicicletas "chinesas" !!! É só saúde!!!

Será que o Bush sabe onde fica PORTUGAL?!!!

Mais uma vez...

OS MEUS PARABÉNS PELO TEU EXTRAORDINÁRIO TRABALHO DE PESQUISA E INVESTIGAÇÃO.

Grande Abraço,

James

Março 13, 2008 10:50
 

ifabiao said:

Que post tão completo!

Então, a manteiga está assim tão cara?

Meu rico dinheirinho, que me é descontado todos os meses para impostos...

Contentava-me então com os tais 0,02% do orçamento de defesa dos Estados Unidos :-)

Março 13, 2008 11:42
 

161635 said:

Olá Bluewater

Normalmente quando os posts são muito extensos não há vontade de os ler. não é o caso deste que está bem escrito e principalmente muito bem fundamentado...

Que grande desperdício de verbas. Depois de vir do post de "fome" do James então...

Eu sou anti gastos em armamento,

anti gastos em material de guerra,

anti guerra,

anti exorbitantes ordenados,

claro ....prefiro a manteiga!!!!!!!

Beijos imperiais

Cleopatra

Março 13, 2008 14:20
 

antoniogamito said:

caramba.

que belo jornal

Março 13, 2008 15:13
 

bp63 said:

Estive a folhear a Visão. Não me parece que tenha nenhum artigo de interessante esta semana? Vou ler (minto porque já tinha lido) o post do Blue e tenho a Visão única e à la Carte..

Esses números são impressionantes mas o problema é que a forma como o armamento se enraizou na economia, uma crise nesse mundo não sei se não teria efeitos mais catastróficos que teve a crise do imobiliário.

Essa bem dita lei clássica que se estuda (e que já me deus algumas dores de cabeça a explicar) leva-nos sempre ao eterno ponto que os bens sãos escassos e há que fazer opções.

Cada vez mais se opta pelas armas e menos pela manteiga. Porquê, porque os homens são maus e querem sair todos aos tiros e não gostam de pão untado?

Não, apenas porque a industria das armas gera mais dinheiro do que a das ?manteigas? logo é mais apetecível. Então do ponto de vista cretinoeconómico é muito melhor investir no armamento, porque além de gerar lucros directos muito maiores ainda cria mais crescimento económico por onde ele passa. Já pensaste quanto não embolsam as empresas de recuperação (construtoras) depois de uma guerrita? Se fabricarem manteiga, come-se e pronto. Se fabricarem armas, mata-se (médicos, hospitais, funerárias) e destrói-se (construtores, mobiliários, equipamentos, etc), há toda uma dinâmica económica muito maior. Daí a apetência.

Depois desta análise económica imbecil o que há fazer? Nada, é mesmo assim, porque os imbecis que andam por detrás disto é assim que vêm.

A manteiga dá de comer a muitos, as armas dão de comer a poucos. Faz parte da tradição humana, com algumas excepções, não se gostar de repartir a riqueza. Especialmente quando a lei é ditada por cretinos que pensam e executam as cretinices que eu escrevo. O problema é que eu não passo de um palermas a postar e eles não.

E não te esqueças, além de tudo as armas trazem o poder, o que a seguir ao dinheiro é o maior afrodisíaco do homem.

Parabéns por mais uma excelente peça jornalística.

Abraço

Março 13, 2008 23:22
 

bluewater68 said:

James, talvez a melhor solução estivesse relacionada com a criação de forças especializadas. Não continuar a tentar manter um exército convencional de grande envergadura e com enormes custos de manutenção. Seria o suficiente para manter a coesão nacional (já parece o relatório da SEDES) e a restante defesa seria garantida pelos parceiros da NATO. Mas eu disto percebo pouco e os entendidos que digam da sua justiça.

.

IFabiao, até 0.01% seria mais do que suficiente. O suficiente para tu acordares e nem saberes onde gastar o dinnheiro nesse dia.

.

161635, os textos longos têm tendência a afastar muitos, mas nesta casa já é crónico :)

Quando se vêem estas quantias a única conclusão que se tira é que tentar acabar com a fome e a miséria é uma utopia

.

antoniogamito, obrigado pelas suas palavras

.

bp63, mencionas precisamente dois pontos fundamentais nesta questão e que eu até tentei apresentar números elucidativos. O tal consórcio consórcio entre a Northrop Grumman (120.000 trabalhadores em 25 países) e a European Aeronautic Defence and Space Company (EADS) (116.000 trabalhadores), para o fornecimento dos tais aviões de reabastecimento, ao ter a montagem deste avião em Mobile, no estado de Alabama, irá empregar 25.000 trabalhadores em cerca de 230 empresas americanas. Quantas outras soluções civis promovem tanto emprego?

E neste caso, a consciência desses trabalhadores não deverá ser muito afectada. Afinal, este não é um avião de combate, que irá largar bombas e mísseis. Este é um avião que irá garantir que muitos outros aviões possam ter autonomia para largar bombas e mísseis noutros lugares. É um pouco diferente.

Entre os muitos textos que li, haviam alguns valores que indicavam os custos associados à reconstrução. Não os tenho agora presentes, mas transcrevo alguns aspectos que demonstram o que se pode ganhar num pós-guerra

.

These numbers don't include the war's cost to the rest of the world. In Iraq itself, the 2003 U.S.-led invasion _ with its devastating air bombardments _ and the looting and arson that followed, severely damaged electricity and other utilities, the oil industry, countless factories, hospitals, schools and other underpinnings of an economy.

No one has tried to calculate the economic damage done to Iraq, said spokesman Niels Buenemann of the International Monetary Fund, which closely tracks national economies. But millions of Iraqis have been left without jobs, and hundreds of thousands of professionals, managers and other middle-class citizens have fled the country.

.

Aqui, apenas custos para treinar e armas as forças iraquinas:

.

The 2007 supplemental request would allocate $3.8 billion to help train and equip Iraqi security forces as the size of the force grows from 328,000 to 362,000 members.  It also would bolster Iraq?s Air Force counterinsurgency capabilities and strengthen the Iraqi navy?s ability to conduct patrols. (See related article.)

Nearly $6 billion is sought to support Afghan security forces by speeding up the development of the Afghan national army and police.  Some of this money would also be used for training and equipping Afghan security forces, which will grow to around 152,000 members by the end of the fiscal year. (See related article.)

The 2007 supplemental request calls for spending $10.4 billion to field advanced technology and protection against deadly improvised explosive devices that have been used by hostile forces in Iraq, and, more recently in Afghanistan.  It would fund a special task force to look at gear such as a new generation of protective body suits.

Março 14, 2008 10:43
 

bp63 said:

Blue

Pois é! A economia é uma coisa estranha na condição humana, nem sempre ela está do lado das boas consciências.

Se continuar com a minha cretina análise económica, posso-te arranjar mais exemplos.

- Europa 2º Guerra ? Os países que participaram na guerra tiveram grandes crescimentos económicos e inclusive o Plano Marshall dos states levou a que eles tivessem um verdadeiro boom nos anos 50. Claro que há outros factores, mas a reconstrução é um dinamizador exponencial de todas as economias. Bom, mesmo nós sem uma guerra, basta-nos uma Expo para isto marchar logo, Guterres viveu à sombra disso. O problema são as gerações futuras.

- 1º Guerra do Iraque ? Portugal lucrou imenso com toda a intervenção das empresas portuguesas no Koweit.

A guerra tem um efeito devastador mas depois a recuperação dá muito dinheiro, especialmente aos países que estão longe delas, como os EUA.

Uma vez li uma análise de um economista reputado que dizia que todos os países deviam ter um terramoto. Não só repunha alguma ordem natural como depois criava um efeito de aceleração da economia muito bom, porque todos os sectores voltavam a ter uma actividade muito maior (pressupunha ele que havia dinheiro para tudo).

O Negócio do armamento é algo muito bom para as economias dos países produtores. Numa época em que faliram uma certa indústria pesada, como fundições, estaleiros, etc, a indústria de armamento representa um último reduto da grande produção (à semelhança da indústria de transportes). Todo o resto são indústrias que podem movimentar muito dinheiro mas movimento poucos recursos humanos e materiais (ao nível de equipamentos). Qualquer pequena chafarica produz tonelada de qualquer coisa.

Os dados que tu referes mostram bem isso, a quantidade de postos de trabalho que o fabrico de um avião cria.

Com isto tudo até parece que estive aqui a defender este ponto de vista. Não, apenas o tive a mostrar e a tentar perceber porque é que determinados países não abdicam da política bélica e querem lá saber das manteigas. Por muito boa vontade, duvido que Obama vá ser muito diferente.

O problema é que estamos a queimar recurso e gerações. Um grande desenvolvimento económico desta área agora no meu quintal, pode ser amanhã um grande eucaliptal que depois de secar os quintais dos vizinhos vai secar também o meu.

Março 14, 2008 23:56
Para comentar necessita de estar registado

About bluewater68

 
Biografia Marafada
De forma abreviada posso dizer que em Lisboa, era assim que eu brincava. Mais tarde, divorciei-me da 7ª Arte e nunca mais fui ao cinema. Sempre tive certezas nas minhas escolhas académicas e profissionais. Para cortar com um dos vícios, tive que tirar a vesícula. E este foi, sem sombra de dúvida, um dos dias mais felizes da minha vida. Reconheço, tenho fobias. Gosto de andar. Não sei se gosto de Caracóis. Sei que gosto de Sardinhas. Já lá vai o tempo em que saía à noite, e sobretudo, não complico na forma de ver a vida.
 
Coisas do Ma Ke Jeto, Mosso

O Blogue: O Ma Ke Jeto, Mosso foi criado em Outubro de 2006. Depois de já ter ouvido falar bastante 'dessa coisa dos blogues', experimentei abrir um espaço onde iria escrever sobre tudo, sobre nada, mas sobretudo, onde iria escrever. Apesar da diversidade dos assuntos focados, o autor reconhece que os temas relacionados com Política Internacional, são os que lhe dão mais incentivo a escrever.

Bluewater68: Há muitos anos, andava eu a tentar criar uma conta num site. Depois de inúmeras tentativas, recebia sempre o aviso que o nickname pretendido já estava ocupado. Já com pouca paciência, ficou uma mistura entre a cor favorita, o elemento favorito e o ano da colheita (sim, este magano já entrou nos ?entas?).

Avatar: É uma imagem do personagem Earl Hickey, interpretada pelo actor Jason Lee, na série ?O Meu Nome é Earl?

 
5 Filmes

American Beauty

Blade Runner

Nuovo Cinema Paradiso

(em construção)

 
5 Músicas

Zero 7 - "Destiny"

Air - "All I Need"

(em construção)

 
5 Estrelas

Naomi Watts

Felicity Huffman

Edward Norton

Sean Penn

(em construção)

Pesquisar

 ok

Este Blogue

Syndication