SOL

dissidencias

AVISO MESMO MUITO IMPORTANTE: ESTE BLOGUE PODE COLOCAR EM ESTADO DE CHOQUE AS PESSOAS QUE ACHAM QUE O RESPEITINHO É MUITO BONITO E QUE NÃO SE DEVE BRINCAR COM COISAS SÉRIAS___ O 1º Blog RisSólico de Sátira Política e Social que não se deixa CENSURAR. NOTA: Todos os textos aqui publicados são mera ficção e qualquer semelhança com a realidade é uma sacana de uma coincidência, uma vez que este blog pretende apenas animar todos os espíritos deste pobre país de falsos moralismos. Assim, o Director do dissidencias avisa desde já que os textos aqui publicados resultam de uma maluqueira saudável, a qual afecta quer o Director, quer os redactores do blog dissidencias, quer ainda todos os que estão a ler esta mensagem.___________NOTA MESMO NOTA: Qualquer semelhança minha com algum terráqueo é mera coincidência, pois sou mesmo extra-terrestre. Acreditem em mim. LEMA do dissidencias: Não ter Lema!

Syndication

Tags

Navegação

CENSURA E CENSURA E CENSURA...

Em primeiro lugar quero agradecer-vos a amizade e confiança que em mim depositam. Espero que esteja tudo a correr bem convosco.

Se me permitem, vou tentar explicar em breves linhas o que me anda a deixar tão desesperado, à beira de um esgotamento nervoso:

Durante vários anos fui escrevendo sátiras no meu blogue “dissidencias”. Enquanto permaneci no anonimato, apenas sob o pseudónimo “dissidencias”, a Universidade do Minho não me disse nada, até porque desconhecia estes meus projectos criativos. Pouco a pouco comecei a aparecer em jornais e em programas de rádio onde falava destes meus trabalhos e quando sai do anonimato, um órgão da Universidade do Minho (em Dezembro 2007) decidiu que eu, Daniel Luís, desprestigiava a UM com as minhas crónicas satíricas (que já devem conhecer e que são inofensivas para a minha instituição, do meu ponto de vista), pelo que deveria encerrar o meu blogue e ainda deveria abster-me de participar em programas e iniciativas ligadas ao humor, porque um professor universitário deve manter uma imagem de grande respeito de si próprio e da instituição onde trabalha (veja-se o caso do Rui Zink, que muito admiro e que também de dedica ao humor e a sua instituição não o impede). Caso não seguisse essas orientações, seria alvo de processos disciplinares e judiciais porque estava a colocar em causa a boa imagem do meu departamento e da universidade, que são organismos sérios e que não podem ter no seu seio um profissional que escreve sátira política e social. Quem me transmitiu esta informação foi o meu Director. E esclareço aqui que nunca fiz qualquer sátira nem à minha instituição, nem aos meus colegas nem aos meus alunos, nem à instituição universitária, ao contrário do que o meu Departamento espalhou pela comunidade académica da UM. Claro que também tive muitos professores (fora do Departamento) que me apoiaram, uma vez que reconhecem que o Departamento a que pertenço é super-comportamental e ideologicamente muito conservador e surrealista.

A imprensa nacional e regional sempre transmitiu de mim uma imagem muito positiva junto da opinião pública. E este processo da minha instituição contra mim surgiu dias depois de vários jornais e revistas terem noticiado a minha participação num Seminário sobre o humor em Portugal, promovido pelo Ministério da Cultura, o qual foi transmitido na rádio (em Dezembro 2007), conforme devem saber, pelo menos aqueles que têm acompanhado o meu tortuoso percuso de uma espécie de escritor criativo. 

Confrontado com esta decisão superior e com sérias ameaças das minhas hierarquias decidi acatar a superior decisão do órgão da Universidade do Minho e encerrei tudo e deixei de aceitar convites para participar em eventos humorísticos e criativos. Entretanto quando questionado porque me havia retirado radicalmente da escrita criativa, ia dando conta do que se tinha passado comigo, até que em Fevereiro de 2008, dei uma grande entrevista ao jornal COMUM, de alunos de Comunicação Social da UM , e a partir daí a notícia de que tinha sido censurado pela Universidade do Minho espalhou-se rapidamente por toda a comunicação social, e chegou, inclusive, à Globo no Brasil, e a Universidade do Minho passou a ser apelidada de “Universidade do Respeitinho”. Saíram dezenas de noticias no “Público”, “JN”, SOL, Diário Económico, e outros jornais, e a UM viu-se obrigada a rever a sua posição. O Reitor reuniu-se então comigo e autorizou-me a reabrir o que eu entendesse, pois segundo ele, a responsabilidade da decisão tinha sido de um órgão da UM e não dele enquanto Reitor. A partir daqui as coisas acalmaram nos Média, mas internamente continuei a ser perseguido e ostracizado e agora não me vão renovar o meu contrato de assistente, ao contrário do que fizeram a todos os meus colegas na mesma situação que eu, alegando que não atingi os objectivos de escrita de tese propostos  pela minha orientadora de doutoramento.

Relembro dos alguns links para algumas noticias que saíram a este respeito:

Crónica de João Paulo Guerra (DE):

http://sorumbatico.blogspot.com/2008/02/censura.html

Maria Filomena Mónica (Meia-Hora, pp.2):

http://www.meiahora.pt/docs/185/mh158-lisboa.pdf

Manuel António Pina (JN):

http://unibomber.wordpress.com/2008/03/01/e-a-universidade-estupido/

Uma noticia que saiu no Público (O Público publicou mesmo várias noticias sobre a censura de que fui alvo):

http://abnoxio.weblog.com.pt/arquivo/2008/02/post_285

Movimento de apoio que muitos amigos constituiram há um ano, aqui a comunidade SOL:

http://sol.sapo.pt/blogs/anahory/archive/2008/02/29/Ainda-o-caso-DISSID_CA00_NCIAS_3A00_-Se-tem-d_FA00_vidas-e-pensa-ter_2D00_se-tratado-de-CENSURA-leia-este-post_210021002100_.aspx

Quanto aos links de apoio a Meia de Leite me dedicou aqui na comunidade SOL, infelizmente não encontro esses links. Peço que se alguém os encontrar, que os coloque aqui, nos comentários.

A juntar a isto tudo, recebi mesmo ameaças contra a minha própria vida, inclusive, da parte de um professor catedrático. Claro que o meu advogado recolheu todas as provas que conseguiu contra a UM. Apesar de terem alterado o conteúdo da acta à posteriori, para aligeirarem as coisas, o facto é que a acta dessa reunião diz expressamente que me aconselharam a fechar o blogue. Depois da reunião com o Reitor, decidi não avançar com processos contra ninguém e confiei que as coisas iriam acalmar, tal como me garantira o Reitor (numa reunião de Março de 2008). Mas fui ameaçado por uma série de professores do meu Departamento com processos judiciais, por supostamente lhes estar a prejudicar o seu bom nome, quando a única coisa que fiz foi defender-me da censura (e perseguição pidesca), escrita em acta, que eles me moveram.

Eis senão quando no último Conselho de Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, de dia 17 de Junho de 2009, os 14 Doutores do Conselho do meu Departamento decidiram, por unanimidade, recusar-me o pedido que eu havia feito de um biénio a que eu teria direito para concluir a minha tese de doutoramento, a pretexto do parecer negativo dado ao meu trabalho pela minha orientadora de doutoramento (a qual pedi para ser substituida há cerca de 20 meses atrás, por diversas incompatibilidades, pedido este que me foi negado).

Resultado prático desta decisão: dia 07 de Setembro termina o meu contrato de 6 anos com a UM e passo a ser mais um desempregado.


Estou revoltado porque sempre, mas sempre, o Conselho de Departamento tudo fez para manter os docentes, indo até ao limite da legalidade para favorecer e ajudar os membros do departamento a concluir a sua tese.

Todos os meus colegas de departamento tiveram direito ao biénio para concluir a tese de doutoramento, e a maior parte teve ainda direito a mais um ano lectivo para concluir a tese. Os meus colegas fizeram as suas teses em 8 a 9 anos (um inclusive, chegou aos 11 anos em trabalho de tese).


Entre outros infelizes exemplos, tive um colega que no fim do biénio (ou seja, já depois de 8 anos de "supostamente" estar a trabalhar na tese de doutoramento, pediu mais um ano lectivo para concluir o doutoramento, tendo o seu orientador dito em Conselho de Departamento que, apesar de não ter nenhuma linha escrita que lhe tivesse sido entregue pelo doutorando, que mesmo assim lhe concedia parecer positivo e o Conselho de Departamento foi solidário com ele).

Exemplos semelhantes a estes são frequentes e recorrentes no meu departamento, onde sempre tudo se fez para manter o corpo docente, recorrendo a estratagemas variados, para que ninguém se fosse embora. Outros colegas, além do biénio e de mais um ano lectivo, entregavam as suas teses incompletas, para cumprirem os prazos legais, mesmo no limite, para que o júri,  devolvesse as teses e possibilitasse ao doutorando a revisão e a conclusão da tese. Neste último caso, o doutorando ganhava, em média, mais 6 meses para completar a tese.

Eu que entreguei um capitulo e mais um bocado de um outro capítulo da tese, possuindo, inclusive, um Projecto de Doutoramento muito bem elaborado do ponto de vista cientifico, acabei por ser vítima de um conjunto de doutores que desde o episódio "dissidencias" tudo fizeram para se livrarem de mim. Enquanto os meus restantes colegas foram sempre levados “nas palminhas das mãos”, por serem “cordeirinhos”, comigo têm-me perseguido porque acham que eu não devo ser um escritor criativo de sátira social e política.


Estou super-revoltado. Neste momento, encontro-me em consultas com o advogado do sindicato sobre os procedimentos que hei-de tomar, mas não está fora de hipótese avançar com várias Acções contra a UM, coisa que eu adoraria evitar, até porque queria estar disponível mentalmente para me dedicar ao meu filho de 9 anos e à minha mulher, que é invisual e é uma desempregada de longa duração.  E desde esse triste episódio de censura já desenvolvi uma depressão nervosa provocada por tudo o que me fizeram no âmbito do processo "dissidencias", no ano em que a minha mulher fez um transplante à córnea, numa ano de crise de emprego, os doutores do meu departamento resolveram mostrar a sua máxima crueldade e dar-me o golpe de misericórdia fatal, recusando-me o biénio, sendo o primeiro docente a quem eles recusaram o biénio, porque alegam que eu não produzi trabalho suficiente para me darem o biénio, critério este que nunca foi tido em conta para com os meus outros colegas. Porque no meu departamento sempre houve um acordo em que prescindíamos de um ano de equiparação a bolseiro, e em contrapartida, nos dariam o biénio. E isto tudo por uma questão de gestão pedagógica das aulas, para que não houvesse sobrecarga de horário para ninguém. E agora fazem-me esta barbaridade apesar de eu apresentar trabalho. O meu director apenas me disse: a culpa foi da tua orientadora. Se assim foi, porque é que ele não me atribuiu outra orientadora quando eu lhe solicitei, em tempo útil, depois de ela ter feito uma peixeirada comigo, humilhando-me num corredor do meu instituto, frente a toda a gente? Se assim foi, porque razão resolveram os doutores do departamento votar em bloco, por unanimidade, a recusa do biénio a que, legalmente, tenho direito? Sem o biénio, o meu contrato termina a 7 de Setembro de 2009 e depois estou no desemprego.

O que fizeram agora comigo não constituiu surpresa para muitos professores da UM (já mo expressaram directamente esta sua opinião, porque sabiam já que à primeira oportunidade o meu Departamento me meteria na rua), e que me apoiam, porque me dizem que eles só estavam à espera que o meu contrato chegasse ao fim para me meterem do departamento para fora, porque depois do que se passou no ano passado, deficilmente me manteriam no Departamento.



Conheci a natureza cruel dos doutores do meu Departamento, lá isso conheci. E dizia-me o Reitor, há 1 ano atrás, que nada de mal me iria acontecer, pois iria ser tudo resolvido a bem. E, pelos vistos, foi... mas foi a bem de um bando de cruéis doutores que me enviaram para o desemprego com uma frieza e calculismo digno de um filme de terror e de perseguição politica e ideológica.

Parece que afinal a Universidade do Minho privilegia o pensamento único em vez do pensamento divergente. Parece que, afinal, quem ouse contestar o status quo político e social vigente numa dada sociedade (ainda que em jeito de brincadeira), é perseguido e destruído. Felizmente, que tenho também professores na UM que me apoiam, mas infelizmente o meu destino… a decisão de me renovarem ou não o contrato… a decisão de me darem ou não o biénio para concluir o doutoramento… depende dos doutores do meu departamento, que estão determinados em se ver livres de mim, por um motivo que só tem a ver com a minha vida pessoal (os meus textos criativos), aproveitando o facto de estar a chegar ao fim o meu contrato para me “despacharem” para o desemprego.

O Reitor da UM há um atrás garantiu-me que tudo iria correr bem, depois de se ver confrontado com as acusações de censura por parte da comunicação social. O meu departamento não tem sequer em conta as minhas qualidades pedagógicas e cientificas de professor. Porque sei que marquei muitas gerações de alunos, com muita dedicação e, é claro, que gostava de receber uma palavra de carinho, alguma acção de apoio desses alunos. Mas também sei e compreendo que nos dias que correm haja muitos alunos e ex-alunos com medo de dar a cara, com medo de represálias  Estou desesperado e com um sentimento de injustiça muito grande a corroer-me a alma, que me destrói, e isto passados 35 anos da Revolução de Abril. Como é possível isto acontecer?  Eu sempre fui solidário para os meus colegas em formação, em doutoramento, chegando a dar aulas por eles, a apoiá-los no que me era possível e eles sabem isso. Não compreendo a tamanha falta de solidariedade manifestada para comigo neste hora crítica- Apenas posso depreender que os doutores mais novos ou quiseram fazer a vontade aos mais velhos ou então se trata de uma retaliação em grupo pelo que aconteceu no ano passado, em  que o Conselho de Departamento claramente me censurou.


Estou nervoso, pois não tenho outra forma de sustento, além de que me sinto tristemente injustiçado por esta situação provocada por quem acha que pode exercer o poder absoluto sobre os mais fracos.

Se não se quiserem mobilizarem para me dar apoio, eu compreenderei perfeitamente, porque hoje em dia vivemos tempos sem plena liberdade de expressão e todos podem sofrer represálias. Fica à vossa consideração e consciência fazerem ou não alguma acção de protesto por me terem recusado o biénio de forma injusta (atirando-me para o desemprego), como vingança do que aconteceu o ano passado.

Mesmo assim, alguns amigos e amigas com muita coragem, sem medo de dar a cara na luta pela liberdade de expressão em Portugal, criaram uma página de apoio no Facebook:

http://www.facebook.com/group.php?gid=99524567266

http://www.twibes.com/group/danielluis

Beijinhos e abraços para todos e muito obrigado por terem lido esta longa carta, mais em jeito de desabafo, mas também como pedido de desesperada ajuda e ânimo.

Daniel Luís

(Assistente do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, até 07 de Setembro de 2009) 

NOTA FINAL: Baixei-me tanto, mas tanto, que acedi a publicar esta nota forçada no meu blogue há um ano atrás:  http://sol.sapo.pt/blogs/dissidencias/archive/2008/02/28/Nota-Informativa.aspx

Publicação: quarta-feira, 24 de Junho de 2009 11:39 por dissidencias

Arquivado em:

Comentários

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 12:24

Absolutamente solidário, Meu Amigo Dissi!

E venham muitos mais para que neste País à beira- mar abandalhado impere o respeito e não o despeito, os reais valores e não as cunhas ou favores partidários.

Abraços da  Serra, a dobrar.

oserrano

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 12:32

Muito obrigado Amigo Serrano, pela tua solidariedade. São de mensagens e apoios como o teu de que necessito, para não ir abaixo...

Um forte abraço

Daniel Luis

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 13:06

Mais uma VERGONHA a juntar a tantas outras que infelizmente se cometem por todo o lado no nosso pais.

180xdias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 13:21

Caro dissie,

Não consigo ler a tua carta sem chamar FDP a todos os ditos doutorzecos que vivem à custa de expedientes e do beija mão de uma qualquer superior. É por causa desta escumalha que a educação está como está.

Tenham coragem e façam um inquérito anónimo a todos os teus alunos e tirem então as conclusões.

Nenhum, ou poucos serão, os doutores da treta que "off the record" criticam severamente aqueles que na frente beijam descaradamente.

Sempre disse que são estes m****s que dão cabo do nosso País. Deêm a gestão do País a quem trabalha, a quem sobe a vida a pulso, a quem governa uma casa com sacrificio e honestidade.

Lamento, meu caro dissie. Não mando e nada poderei fazer que não seja o de deixar um grande e sincero abraço para ti e toda a tua familia.

Da minha parte, e se me autorizares, publicarei esta mesma história no meu blog.

Abraços

Tempestade

Tempestade

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 13:37

Dissy,

que episódio mais triste... Logo tu que nos fazias rir tanto.Não posso acreditar que te tenham feito uma coisa destas.

Conta comigo!

Bjsss

ifabiao

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 13:54

Meu Caro Daniel,

Não fiquei estupefacto com estas notícias.

De certa forma já as esperava, dada a tua ausência neste blogue.

Num País que se quer moderno, continuamos a ter atitudes por parte da Universidade muito de acordo com a Igreja Católica, isto é, posições retrógradas que se pensava não serem possíveis em pleno Séc XXI.

Terás todo o meu apoio nesta luta.

Estou farto de "tiranetes" que têm medo da própria sombra.

Um abraço amigo

a formiga

void2

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 13:57

Um caso onde a teimosia parece ter dado mau resultado.

Antes você tinha um emprego para sustentar a sua família. Agora vai ficar desempregado. Espero que a defesa desses projectos criativos, como você os define, tenha valido a pena. Nem todos se chamam Rui Zink.

E por aqui se vê onde se arrastam os cadémicos e o tempo que demoram a concluir os projectos pagos com dinheiros públicos.

Este caso tem verdades da vida que foram aprendidas da pior forma possível.

Apesar de tudo espero que arranje outra ocupação rapidamente.

paulapp

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 14:43

Cara Paula,

Concordo em parte consigo, mas também acho que nesta matéria não deveria haver filhos e enteados. E enteados são os mais críticos do sistema.

Em relação à minha teimosia, não sei do que fala. Eles há um ano mandaram-me fechar os blogues e eu fechava e pronto? É a isso que se est+a a referir?

Não tenho a mínima pretensão de me comparar ao grande Rui Zink, que muito admiro. Apenas serve para exemplificar que, felizmente, a instituição dele não o censura. Iniciei o projecto de doutoramento há 2 anos, e, segundo a lei, tenho direito a mais dois anos (biénio) para concluir o doutoramento. Fui o único a quem recusaram o biénio, precisamente por ser dissidente em termos ideológicos, e porque há um ano disse que na minha instituição me fizeram censura, ou lá como o queiram chamar.

Se eu cantasse nobremente o fado, ou fosse pianista, ou pintor, como hobbie, a minha instituição não me censuraria. Então porque não posso ter como hobbie a escrita criativa? Todos temos que ter um hobbie que nos mantenha a mente sã, não concorda?

Um abraço e obrigado pelo seu comentário, porque acho que é do dissenso, da discussão e do pensamento divergente que nasce a luz, que a humanidade avança.

Daniel Luís

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 14:46

Amigo Tempestade,

Muito obrigado pelo teu apoio e dolidariedade para comigo, nesta dificil hora. Publica e espalha esta censura que me fizeram, por onde quiseres, pois é importante que se saiba que em Portugal, pelo menos em certos meios, ainda não existe liberdade de expressão.

Um abraço de amizade

Daniel Luís

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 14:47

Formiga, amigo e companheiro,

Muito obrigado pelo teu apoio e solidariedade e podes ter a certeza de que desta vez não me vergarei aos tiranetes como fiz há um ano atrás.

Um forte abraço

Daniel Luís

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 14:48

Caro 180,

Muito obrigado pela sua solidariedade

Daniel Luís

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 14:50

Olá querida amiga Isabel,

Obrigado pela tua solidariedade, mas sabes que neste país ainda existe muitos hábitos da antiga senhora, chamada ditadura...

Lutarei até ao fim. Antes morto que calado.

Beijinhos

Daniel Luís

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 15:26

Caro dissidencias,

Já está publicado o texto no meu Blog. Pouco ou nada posso fazer, mas calar-me... lá isso não faço!

No facebook também lá irei!

Manda uma carta para todos os jornais, rádios e televisões. Quanto mais se espalhar o assunto, mais apoios vais conseguir.

Manda uma carta para o Presidente da República porque se já ajudou uma enfermeira, também te ajuda a ti.

Manda uma carta para o PGR, ele tem obrigação de ler e ajudar.

Manda uma carta para o Primeiro Ministro e para o Ministro do Ensino Superior. Tudo o que eles precisam agora não é, certamente, de um problema e por isso vão ser lestos a resolver...as eleições estão aí...

Não te cales em nome da verdade, da democracia e da liberdade

Abraços

Tempestade

Tempestade

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 15:33

Dissi

Luta até ao fim, mas não vejas isso como o fim.

Não como uma crise e sim como uma oportunidade.

Estavas a debeter-te com os grilhões que te impunham há muito tempo.

Pronto, acabou. Finalmente vais ser (és) LIVRE.

Livre para exerceres o teu humor, livre para participares de todas as iniciativas do gênero, livre para encontrar um trabalho que te dê prazer, que te realize, onde possas dar larga a toda a criatividade que tem estado condicionada.

Abre-te às oportunidades, corre atrás dos teus sonhos, respira essa recém-conquistada liberdade ! E sê palerma, alegre e feliz ! rs

Essa mudança de postura acabará por contagiar primeiro a tua família... e depois todos os gostam mesmo de ti, te valorizam e te podem ajudar de alguma maneira. Acredita.

grande abraço

eeu

eeu

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 15:44

Caro

É chocante ver que continuamos o país com tantos cinzentos emproados que não se coíbem a  usar os métodos rasteiros de outros tempos.

Gente que devia ser a elite intelectual do País comporta-se como os PIDES de vão de escada.

Há que não calar o assunto. Aplaudo as sugestões do Tempestade!

Um abraço solidário e não cale as perseguições de que seja alvo!

xadrezismo

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 15:59

Olá querida amiga EEU,

Escreveste o comentário que mais me encheu a alma e mais "mexeu" comigo. Porquê estar a trabalhar num sítio horrososo e sem liberdade criativa, quando posso estar a dar largas ao meu trabalho criativo noutras instituições ou locais que me façam verdadeiramente feliz?

Obrigado querida amiga. És a maior! Animaste-me a existência.

Beijinhos

Daniel Luís

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 16:07

olá xadrezismo,

O meu erro foi ter embarcado nas garantias que me foram dadas há um ano atrás de que tudo correria bem, tendo-me rebaixado e recuado num momento em que deveria ter enfrentado as "feras" que me atacavam covardemente, escudados pelo seu poder formal e hierárquico.

Mas, razões familiares levaram-me a recuar para proteger a minha familia e a aceitar as condições da minha instituição e a aceitar continuar a ser humilhado por alguns doutores do meu Departamento.

Tinha praticamente tudo do meu lado. Fui burro ao baixar os braços. Covardemente ganhei mais um ano de contrato.

Ao fim de um ano espetaram-me uma faca nas costas, e acabam com a minha carreira académica na UM. Neste momento nada mais tenho a perder. É necessário que todos saibam que há um ano e meio atrás fui, de facto, censurado pela minha instituição!

A minha instituição quer-me destruir? pois que me destrua... já nada tenho a perder!

Um abraço

Daniel Luís

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 16:18

Amigo tempestade,

Estou mais convencido do que nunca que urge a necessidade de uma revolução de ideias, ideais e paradigmas do Ensino Superior Português! E vou lutar por isso! Se me destruir à conta destes meus ideais, paciência... Acho que preferirei sair deste país onde se valoriza o respeitinho bacoco e o pensamento único.

As Universidades devem ser locais de excelência para se promover e desenvolver o pensamento divergente. E neste momento, uma universidade que tem medo de um professor criativo, ao ponto de o despedir, seja com que desculpa formal for, é uma universidade sem futuro, é uma universidade que será autofágica em termos de científicos, académicos e de ideais. Será uma universidade sem ideias para o futuro!

Um forte abraço

Daniel Luís

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 16:19

Dissi:

Pensava que a ausência por estas paragens se devia ao tratamento da esposa o que era compreensível.Todavia lamento enganar-me e da pior forma.

A liberdade de expressão desde  que respeite a liberdade dos outros (o homem foi criado livre e assim deve poder usar dessa capacidade responsavelmente) é um direito fundamental. A partir daqui resta que o bom senso funcione e se crie espaço para todas as opções, tambem e principalmente, numa instituição de promoção do conhecimento e do desenvolvimento integral das capacidades humanas, como deve ser uma universidade.

Jamais as diferenças de pensamento em termos ideológicos, religiosos ou as formas de criatividade desenvolvidas por cada um, sem prejuizo de terceiros, devem ser pretexto para qualquer ajuste de contas.

Feita que deve ter sido a sua auto-análise ao processo de que se sente injustiçado, e consciente como docente que a sua conduta em nada prejudicou os seus alunos e o normal desempenho das suas funções, deve, como é óbvio, defender-se e lutar pelos seus direitos, sabendo sempre que não está só,pois apoios e encorajamento nossos não lhe hão-de faltar. Acima de tudo não perca a calma e preserve a sua estabilidade emocional que alguém especial precisa muito de si.Nove anos, não é...?

Abraços a dobrar,

Daniela

portocego

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 16:24

Senhor Daniel Luis, eu não tenho muito tempo para vir aqui e nem quero envolver-me em troca de opiniões que não possa acompanhar. Talvez não tenha expresso bem a minha opinião e por isso volto para esclarecer alguns pontos.

Eu disse teimosia como podia ter dito casmurrice ou talvez, burrice. Tinham-lhe dito para fechar as coisas e você fechava. Sim, era isso mesmo. Pelo que li, não o fez, insistiu em desafiar, e agora foi despedido. Acha que ganhou alguma coisa com isso?

Não disse que você se comparava ao Rui Zink. O que eu quis dizer é que você não tem as costas quentes como tem o senhor Zink. Estivesse você na instituição dele e cá estaríamos para ver se a situação não se iria repetir.

Isto é tudo muito bonito e pelo que vejo são muitos aqui a darem palmadinhas nas costas. Lamento por isso se pareço a voz da discórdia. Mas os que aqui estão a defender que você é um corajoso que lutou pela defesa da sua expressão criativa, não lhe vão dar nem dinheiro nem emprego quando você for para a rua. Muito menos lhe vão pagar o advogado nesta altura que você mais precisa. Palavras de ocasião todos são capazes de dar. E armarem-se em defensores das liberdades ainda lhes fica melhor. Interessante seria saber se em situação idêntica teriam tanta garganta. Talvez tivessem fechado as coisas e ainda hoje estivessem empregados.

Pelo que li, a sua Universidade encontrou uma forma de o despedir com justa causa e você não terá qualquer prova do contrário. Nessa situação, lamento dizer-lhe, mas a sua luta estará perdida. Veja a nossa justiça e pense se algum juiz irá condenar essa Universidade com base numa alegação de censura. Isto para não falar dos anos que vão passar até chegar a um desfecho.

Na hora do aperto, aqueles alunos que antes o idolatravam, viraram-lhe as costas, e os colegas esqueceram-se dos favores. Pensa que noutros locais as coisas são diferentes? Acha que existe perseguição política e ideológica em todos os locais? Talvez todos sejam carneiros e talvez você seja a única voz dissidente que luta contra uma instituição castrante da expressão artística. Parece-me no entanto que essa luta lhe trouxe mais problemas do que vitórias no ego.

Talvez tenha razão esse senhor que comentou antes. Graças a esta luta contra a opressão, você é agora livre para dar asas a toda a sua expressão artística. No fim tudo isto até o ajudou. O problema é se o gosto pelo ensino se sobrepunha à escrita criativa. Depois de todas estas tempestades, existirão universidades dispostas a abrir as suas portas? Vale a pena insistir agora numa luta perdida, cuja manutenção será muito penosa, quer económica ou emocionalmente?

Mas como já disse antes, apesar de tudo, espero que encontre alternativas rapidamente.

paulapp

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 16:36

Cara paulapp,

Só uma pequena nota: Infelizmente nos dois/três meses em que mantive os meus blogues fechados, sofri imenso psicologicamente.

E depois que o Reitor  me autorizou a abri-los novamente, eu fiquei muito feliz. Mas nunca pensei que agora me fizessem isso... me renunciassem o biénio.

Sei que sou burro, ingénuo e emotivo, mas não consigo ser diferente... É mais forte do que eu...

Acho que prefiro morrer a abdicar de certos valores e liberdades, como a liberdade de expressão. Se quiser, que me matem, que me façam desaparecer... Prefiro isso a ser "escravo" do politicamente correcto e a trabalhar num departamento onde devemos ser cordeirinhos e não olhar de frente para o chefe. Sou assim mesmo...

Obrigado pelo seu comentário

Daniel Luís

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 16:54

Olá Dissidencias

Bem se eu ja andava revoltada ao ler este post ainda fiquei mais...

Como é que isto é possivel em pleno sec XXI, mas quem é que essa gente é para lhe fazer uma coisa dessas...

Conte comigo para o que precisar...

Mais logo virei cá novamente para ler com mais calma...

Não desista!!! Nunca!!!

Beijinhos

Estrelinha

lilica

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 16:58

olá dissi

sabes que podes contar com o apoio de muitos amigos aqui, se é que isso ajuda?!

De qualquer modo, faço minhas as palavras da eeu e lembra-te que fecha-se uma porta e abre-se uma janela! Quem sabe?! Arrisca procurar dentro do humor, escrita, comunicação, não sei...

Tens jeito, vontade, e ... olha, beijinhos e boa sorte! Se for necessário um abaixo assinado ou apoiar-te escrevendo noutro local conta comigo!

gomes2000

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 17:06

Dissi,

Pensava eu que a tua ausência estaria realacionada com o problema de saúde da tua esposa.

Eis que por "magia", me detenho a ler e reler este teu post.Como dizem os alvargios. fiquei com um ataque de brotoeja, tal a raiva que senti com o que te conteceu.

A censura nunca acabou, mas agora o livro abriu-se para que todos o leiam. Os valores da Liberdade, tão mascaradas de democracia estéril, jamais o foram.

Sempre te pautas-te pela verticalidade, e nunca um texto teu atacou ninguém de bom nome. Talvez os falsos cordeiros tenham a pele húmida de tanto lamberem o cordeiro-mor.

Se injustiças existem...esta é sem dúvida um ultraje ao bom nome de um Professor, a quem lhe cortaram todos os direitos, a um humorista que falou a falsa Democracia.

Quem te segue al longo destes anos, não poderá nunca ficar indiferente, e sentir a revolta da injustiça que contigo fizeram.

Abdicar de tantos valores, seria o mesmo que dar o pescoço para cortar.

Todas as palavras serão poucas para expressar o apoio...mas sabes que poderás sempre contar comigo...mesmo que me tentem fazer o mesmo.

Semper Fi,

bjs

Eduarda

Meduarda

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 17:18

caro dissie,

A onda já está lançada e duvido que pare!

Por sugestão do nosso amigo ahbruto vamos começar a mandar e-mails para a universidade.

O assunto vai ter que chegar à opinião pública.

Para quem queira enviar os e-mails aqui fica o contacto:

Reitoria

Gabinete de Comunicação Informação e Imagem

Telef. 253 601109

Fax: 253 601105

email: gcii@reitoria.uminho.pt

Abraços

Tempestadde

Tempestade

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 17:26

Dissie

Conta comigo!Vamos dar luta aos gajos!

Um abração

ahbruto

ahbruto

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 17:27

Tempestade amigo,

nem sei que te hei-de dizer... Estou sem palavras para agradecer o teu fenomenal apoio.

Esta luta é para ir até ao fim!

Vou colocar essa vossa sugestão tb no twitter, para ver se há mais aderentes.

Um grande abraço para ti e outro para o ahbruto

Daniel Luís

Agora a onda pela liberdade de expressão não pode parar!

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 18:00

Dissie,

Da minha parte já lá moram 6 e-mails, mas vão ser muitos mais, e o ahbruto já começou a enviar.

Não te esqueças dos jornais, rádios e televisões. O governo e o presidente.

abraços

Tempestade

Tempestade

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 18:20

Dr. Daniel Luis,

Vergonhoso o que continua a acontecer por este pais e a mesquinhez das pessoas.

Porque não envia a sua história para o programa "nós por cá"? Contado na primeira pessoa poderá criar impacto, o mail é nos@sic.pt

Coragem e força.

PaJero

PaJero

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 19:13

Viva Daniel,

Vi mais acima escrito:" é de comentários destes que preciso para não me ir abaixo". Isto quer dizer o quê? Que te estás a ir abaixo? Estás arrependido? Vais perder o emprego? Gostavas de continuar a trabalhar ali?

Eu sei que o dinheiro faz falta, mas quanto valerá a tua dignidade? Quanto valerá a tua criatividade?

Daniel, costumo dizer que os problemas têm três fases:

1- Tomar conhecimento

2- Ponderar (estudá-lo)

3- Tomar decisões

Se te fores abaixo nunca passarás da primeira fase.

Para mim só há um "crime" de que podes ser acusado, é teres satirizaddo os FDP que te pagam o ordenado. Certo?

Por agora,um GRANDE ABRAÇO( mas só por agora).....estou na fase nº1

Masterpool

masterpool

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 19:15

Daniel,

Boa ideia esta do PaJero: o tal programa da SIC resulta muitas vezes.

Se os "drs" da UM querem guerra, porque não "dar-lha"?

Um abraço amigo

a formiga

void2

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 20:14

Dissy:

Demorei um bocado a "digerir" o que se passou.

Pensei, como outros, que a tua ausência se devia ao tratamento da tua mulher, como tal, fiquei abismada.

Tu que me tens feito rir tantas vezes, com um humor bem estruturado, seres alvo de um "processo" kafkiano.

Penso que nada acontece por acaso, quem sabe se esta injustiça que te fizeram não será um trampolim para outros voos, em que podes ser livre, exerceres a tua profissão e teres o prazer de continuar a escrever da forma como o fazes.

A actuação desses "senhores doutores" tem laivos pidescos, vê tu, eu a julgar que isso tinha acabado.

Força, Amigo.

Se me autorizares copiarei o teu post para o enviar às minhas e meus Amigos, e em conjunto com eles vamos atafulhá-los de mails.

A solidariedade não se pode ficar por palavras, temos que passar à acção.

Tenta acalmar-te que vai tudo correr bem.

Beijinhos

Tátá Blanco  

Blanco

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 20:50

Meu querido e bom AMIGO DISSI

É muito dificil para mim conter e raiva e ´nojo que sinto pela atitude destas repelentes e doentias criaturas.

Coragem DANIEL !

Tens o meu abraço e a minha solidariedade.

Apenas recordo uma frase de DEUS FEITO HOMEM,relativamente a criaturas como estas :

"BEM VOS CONHEÇO RAÇA DE VIBORAS!SOIS COMO TUMULOS ;CAÍADOS POR FORA E CHEIO DE PODRIDÃO POR DENTRO".

Oa anti CRISTO não são os descrentes nem os pecadores ,são esta raça.

Inacreditável...

Estou contigo!

João Manuel

PATTON

Patton

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 21:04

Dissi, olá.

Solidarizo-me contigo, por toda esta situação complicada porque estás a passar.

Não te via por aqui, e, tinha pensado que seria por motivos profissionais já que, nesta altura do ano é um pouco mais trabalhosa, e, também pensava que, no teu tempo livre ,talvez te dedicasses  de alguma forma á Família que tanto prezas, e  que também eu dou muito valor a essa parte.  Também me passou pela cabeça que talvez estivesses direccionado ao outro espaço que abriste, o twitter , ou o problema da tua esposa,  afinal enganei-me redondamente, o que me deixa triste por ti, acredita, e ao mesmo tempo muito revoltada. Afinal isto é um País Democrático, ?dentro duma linha de respeito claro?ou  uma ditadura com  a sua censura? Li por aqui alguns comentários na diagonal, muita coisa já foi dita. Dissi, não abdiques dos teus sonhos, é o maior erro que uma pessoa faz, é não seguir o que lhe dá prazer, com isto não quero dizer que não sintas prazer em leccionar, não, de modo algum, mas se pudesses juntar o útil ao agradável que é essa tua maneira de escrever com humor tudo seria mais fácil. Voltando aos sonhos, de que vale estares a salvaguardar o teu trabalho que sabemos ser muito importante para te manteres a ti e á tua Família, se por outro lado não fazendo o que também te dá imenso prazer , estás  a degradar a tua saúde? Tal como dizes que te afectou psicologicamente, nesse estado também não consegues dar rendimento, nem teres sucesso noutra área, sem aquilo que te completa. Estás a fazer uma coisa, mas se a tua ideia está noutro lado, de que vale estares ali de Alma presa? Hã?  E achas que o dinheiro  que estás a ganhar a leccionar  irá compensar na tua desistência, essa de que tanto gostas e que te dá vida? Não amigo! Esse nem irá chegar se necessitares de tratamentos psicológicos. Portanto , em frente! Com garra! Coragem! Com isto não quero dizer que abdiques da tua profissão, quero deixar claro.

Tu és inteligente, não te deixes ir abaixo, continua a lutar. Não deixes de acreditar em ti, é muito importante. Olha, querido amigo, o meu comentário pode não valer de nada, mas que o estou a escrever com uma energia imensa ,para que, as coisas se resolvam da melhor maneira para ti, é pura verdade.

Há aquele  provérbio que diz:

"Vale mais um pássaro na mão do que dois a voar". Dissi, mas se seguirmos essa linha de pensamento, nunca vamos sair do mesmo sítio, não avançamos, ficamos estagnados, e, mais tarde iremos dizer, porque é que eu não fiz isto, ou aquilo. Pensa nisso! Não importa se há pessoas que dizem que não vais conseguir nada, não podes ficar preso a essas ideias, embora tenhamos que as respeitar,  cada cabeça sua sentença, e, sabes querido amigo, todos os conselhos tomarás só o  teu não deixarás. Tens de acreditar em ti. Pensa no teu filho, eu sei que pensas, ele e a tua mulher são os teus ?alicerces? tu de alguma forma, és o pilar que estás ali assente. Não te deixes desmoronar, agarra-te a eles , não os desiludas para que, não fiquem tristes a pensar que não te conseguiram segurar devidamente.

Muita força para ti!

Boa sorte! Tu mereces, não desanimes, não deixes que o teu psíquico seja afectado.

Fecha-se uma porta, quem sabe não se irá abrir um portão enorme?

Dissi, peço desculpa o lençol, mas é o que sinto neste momento, revolta, muita revolta.

Envio-te  uma onda de energia positiva.

Força, Bom Amigo!!!

Astral em cima!!!

Coragem!!!

Um beijinho com estima.

laranjinha= Laranjeira

laranjeira

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 21:53

Apesar destes dias cheios de trabalho que nem tempo me deram para vir à net... arranjei agora um tempinho para vir espreitar o Sol, e vejo isto...

É chocante e revoltante o que acabei de saber que te estão a fazer.

Pensava eu que tudo já estivesse morto e enterrado. Infelizmente enganei-me.

Desejo-te muita sorte mas tenho cá um pressentimento que tudo vai dar certo para o teu lado.

Não sei o que mais te diga.

Tudo de bom para ti e para a tua família.

Continua a lutar. Vais vencer.

Beijinhos amigos

Ana

chinezzinha

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 21:55

Daniel,

Apesar destes dias cheios de trabalho que nem tempo me deram para vir à net... arranjei agora um tempinho para vir espreitar o Sol, e vejo isto...

É chocante e revoltante o que acabei de saber que te estão a fazer.

Pensava eu que tudo já estivesse morto e enterrado. Infelizmente enganei-me.

Desejo-te muita sorte mas tenho cá um pressentimento que tudo vai dar certo para o teu lado.

Não sei o que mais te diga.

Tudo de bom para ti e para a tua família.

Continua a lutar. Vais vencer.

Beijinhos amigos,

Ana

? Estou a enviar de novo porque me parece que o comentário não chegou aí.

chinezzinha

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 22:01

Caro Amigo Dissy,

Escrevi agora mesmo o mail que a seguir transcrevo para a UM cheio de optimismo que, se de facto, a UM é uma Universidade Católica, me ouvirão e irão rever o teu caso:-)

É a minha Fé que mo diz:-)

Cá vai o mail com o abraço solidário mais forte do mundo:-)

Votos de Bom Trabalho

Paulo

"Excelentíssimos Senhores,

Venho por este meio apelar ao vosso sentimento Cristão para que revejam o processo de suspensão de contrato do vosso Docente Dr. Daniel Luís.

Sou seu pessoal Amigo e sou Cristão e Católico.

Muitas vezes estive em desacordo com o Dr. Daniel Luís quando nas suas sátiras se rebelava contra as supremas hierarquias da Igreja Católica, mas sempre tive a Amizade e o facto de ser seguidor de Cristo em conta nas minhas manifestações de opinião para com ele e antes de o hostilizar como V.Exªs pretendem faze-lo chamei-o à razão e sempre que o conseguia sentia a tal Alegria que sentia o pastor por cada ovelha tresmalhada que regressava ao rebanho.

Penso que esta é a atitude correcta a ter, pelos Cristãos,  contra a saudável irreverência da juventude que facilmente contesta o Catolicismo.

Não me parece que V.Exªs tenham decidido seguir este meu caminho e antes de o chamar a vós o hostilizaram e o baniram de ter o sustento e a dignidade de trabalhador cumpridor que acredito sempre foi.

A Democracia tem como preço muitos inconvenientes, e um deles é a voz Livre daqueles que não pensam como nós, mas é nela que vivemos e queremos viver e não é mais tolerável que pela Liberdade de Expressão se condene uma Família à falta do seu ganha pão.

Como se já não bastasse tanto e tanto cidadão, todos os dias a ficar desempregado por razões económicas vir agora uma Universidade Católica por razões que nada têm a ver com Cristo e a Sua doutrina lançar no desemprego um Chefe de Família pelo facto de se expressar livremente, estejamos ou não de acordo com o que ele diz.

As vozes que se erguem contra a Igreja Católica precisam mais de diálogo fraterno do que punições ou não fosse Cristo o próprio Amor personificado.

Não afastem um Bom Docente por ser um não católico ou fraco católico porque com isso estão a empurra-lo definitivamente para a revolta e marginalidade quando o que uma Escola que se digne de se intitular Católica deve fazer precisamente o oposto:

Acarinhar as vozes dissidentes, dialogar com elas e chama-las com Amor ao Caminho. Numa palavra - Evangelizar.

Neste dia de São João, aquele que preparou o Caminho, apelo a que voltem atrás e reconduzam o Dr. Daniel Luís na profissão que ele teve e tem o direito de escolher e exercer.

Sei que sou apenas uma voz entre muitas, mas espero sinceramente ser a Voz.

Com os melhores cumprimentos,

Respeitosamente,

Paulo César Alves Nunes "

Poemas

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 22:22

Dissidências

Solidarizo-me, na íntegra,com a sua revolta.

Sinto-me envergonhada por viver num país que se diz "Democrata" e comete estas atrocidades,inibindo a liberdade de expressão de um cidadão.

Já enviei um mail a manifestar o meu repúdio, aos Inquisidoresm e reenviarei de imediato,garanto,a centenas de pessoas,amigos e colegas da companhia aérea onde trabalho.

Não desista.Esta onda de solidariedade não irá parar até ser feita JUSTIÇA!!!!

Um Abraço

Maria Antonieta(atena)

Atena

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quarta-feira, 24 de Junho de 2009 23:04

Gostaria de dizer apenas à paulapp que não me estou a "armar em defensora da liberdade" e muito menos a apoiar o Daniel só porque os outros o apoiam.Eu não ando no mundo por ver andar os outros e tenho opinião própria.

Sei que será muito difícil conseguir algo da UM, mas de qualquer forma é bom que se saiba o que se passou.Se leu o DN de hoje viu que há mais uma Universidade a contas com a justiça porque duas funcionárias desviaram dinheiro.Como vê, não são só os académicos que gastam os dinheiros públicos!

.

Cumprimentos

PS_ A minha garganta cala-se quando eu achar que me devo calar...

ifabiao

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 0:21

olá dissi

fico muito feliz pelo apoio que vejo aqui. Por ti claro, pois acho que mereces e tens mesmo razão em estar aborrecido. Preocupado...

Olha, renovo beijinhos, para a esposa também. Pois também eu pensei que a ausência fosse pelas cirurgias ou tratamentos que espero que tenham corrido bem.

Força, tá?!

gomes2000

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 1:09

Meu caro amigo,

Tal como a Gomes, fico muito feliz por toda esta

onda de solidariedade à tua pessoa.

Calma e muita força para ti e para a tua esposa.

Faço votos para que tudo se resolva e possas respirar de alívio.

Abraços para ambos.

A união faz a força.

albertoluis

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 3:29

Tenho estado ausente pelas razões que sabes e não sabia que isto já tinha chegado a este ponto. Mas não me admira.

Um abraço

Santana Maia

contracorrente

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 8:33

Leio e não acredito.

.

Recuso-me a crer nos recentes desenvolvimentos relativamente ao que ocorre com o Professor Daniel Luís, autor do blogue Dissidências.

.

Docente de grande preponderância, profissional dedicado da Universidade do Minho, é também um notável autor no domínio da escrita criativa, produzindo textos satíricos de grande nível.

.

O humor atinge todas as franjas da sociedade, incluindo o domínio desportivo, a vida dos famosos, o tecido empresarial, o vulgar cidadão e os políticos. Quem não compreender que a ironia constitui saudável exercício figurativo revela a pouca inteligência daqueles que, caindo no rídiculo, defenderam o afastamento do Professor Fernando Charrua, por ter proferido uma graçola sobre José Sócrates.

.

É, portanto, incompreensível que o Professor Daniel Luís esteja a ser perseguido há mais de um ano, pelo simples facto de ser autor de um magnífico blogue, onde nada se detecta de ofensivo, menos respeitoso ou pouco prestigioso para a instituição onde brilhantemente desempenha as suas funções.

.

Portugal não se pode dar ao luxo de dar sinais de país subdesenvolvido, onde os académicos são afastados por delito de opinião.

HelderFraguas

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 9:24

Daniel,

        Eu só li rápidamente, logo e com mais tempo venho cá.

Desde já a minha simpatia solariedade e tudo o que for necessário a esta tua indignação e revolta, eu aqui estarei para apoiar.

Tal como tu, estou do lado dos mais indefesos e da justiça em si.

Há que mudar mentalidades e conceitos, que começam no POVO em si, e não vamos deixar que nos incuntam  mais MEDOS ( PORQUE MEDOS EXISTEM NA NOSSA CULTURA AINDA PELO PASSADO) bem eu NÃO TENHO.

Beijos

LUCINDA

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 11:09

Olá Daniel.

Quem escreve, por norma tem sempre quem tenha dor de cotovelo. Eu também o sinto.

Mas eu sou um simples campónio reformado e tu és Professor Universitário, por isso sempre terás colados ás pernas, aqueles que nem atam nem desatam e que se julgam os "grandes senhores".

Um abraço.

Humberto

recardenense

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 12:07

Caro PROFESSOR Daniel Luís

Publiquei ontem no meu "canto" um pequeno alerta e grito de revolta com a situação (http://sol.sapo.pt/blogs/xadrezismo/archive/2009/06/24/UNIVERSIDADE-DO-MINHO_3A00_-AS-DISSID_CA00_NCIAS-DA-DEMOCRACIA-E-O-TRIUNFO-DO-DI_C100_CONO-REM_C900_DIOS_2100_.aspx).

Permito-me sugerir que todos os bloguer's do Sol, que se sintam pelo menos incomodados com o que lhe está a suceder  o façam. Não serão necessários grandes posts. Bastará que linquem aqui para este seu texto. Será uma forma de dar a conhecer a situação a mais gente.

Sugiro ainda que a proposta que o Ahbruto apresentou no blog do Tempestade, de enviarmos mail's para o mail do Reitor da UM, seja adoptada. Eu já o fiz.

Já agora aproveito para lhe dizer que isto não são palmadoinhas nas costas, é indignação pura! Não vá alguém que assina Paulapp colocar aqui mais algum dosseus comentários absolutamente confrangedores.

Claro que essa pessoa, quando a ela lhe tocar uma injustiça deste tipo, reagirá de forma diferente! Aliás aquilo cheira-me a "encomenda", tal a ignorância que revelaria se fosse expontâneo...

Cumprimentos

xadrezismo

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 12:15

Eu, não entendo é como um professor universitário arranja tempo para blogar contra os seus pares, quando lhe pagam para investigar e ensinar!

Já sei que vai dizer que era nas horas ditas próprias, só que ninguém acredita!

Fokun A.

Fokun

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 12:31

Subscrevo todos os comentários de solidariedade para com o Daniel!

   ladoposto,

ladoposto

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 12:41

Concordo com o Fokun. As pessoas tem de trabalhar 24 horas por dia e se possível algumas de noite e deixarem as suas manifestações de criatividade e hobbies para ( tal como o Fokun) quando se reformam. (Não há pachorra).

Daniel, Passei à fase 3!

Um enorme abraço solidário. Estamos todos contigo.

Masterpool

masterpool

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 13:20

Impedido durante bastante tempo por questões profissionais, só agora regresso à blogosfera.

Não conheço pessoalmente o Professor Daniel Luis, mas alertado por um amigo e sobretudo despertado pela Kiki Anahory para este caso de evidente censura, quero manifestar-lhe a minha solidariedade.

É lamentável que certos "doutores" -que se presume terem um certo nível de inteligência- não saibam, ou pior, façam de conta que não sabem, que quem escreve num blogue, o faz consciente dos princípios pelos quais se rege a liberdade de expressão e opinião.

Tentar limitar ou até mesmo acabar com a criatividade, exposta numa denúncia ou numa crítica seja social ou política, é algo que não se deve aceitar muito menos a quem tem a responsabilidade na sociedade de formar jovens e futuros decisores deste país...que se quer continue livre e democrático.

Para esses vai daqui um grande balde de indignação e repúdio!

Quanto ao resto, faço votos para que as tais "más conciências" da UM e do Departamento do Professor Daniel, reconsiderem e revejam a tempo a decisão que tomaram.

Em nome da liberdade de opinião, da justiça e da democracia!

Descobridor

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 14:15

Meu caro Dissi:

Sinto alegria por ver que o velho espírito desta Comunidade está de volta.

Força, mas especialmente muita calma, porque se Deus quiser a verdade, o valor e o respeito individual virão ao de cima.

Dei uma vista de olhos, bem por alto, sobre as opiniões mas essencialmente sobre as acções de quem está a abraçar esta luta.

Desde há muito que afirmo que por aqui anda gente muito honesta e de muito valor.

Abraços amigos e de muita solidariedade.

Eu acredito!

oserrano

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 14:22

Olá Daniel

Ultimamnete não tenho andado pelo Sol mas hoje aqui estou como não poderia deixar de ser.

Alertada para o que te está a acontecer pela Ana Vicente, no Facebook e pelo Helder Fráguas já comentei um e outro salientando a vergonha e inadmissibilidade da censura a que estás de novo a ser alvo.

Estava convencida que tudo tinha ficado resolvido. Imagino que tu também.

Afinal agora a Universidade do Minho resolveu fazer pagar o direito que tens à liberdade de expressão.

Sabes, claro está que tens muitos amigos e não só que estão contigo e que tudo farão para te ajudarem.

Espero bem que na imprensa saiam notícias sobre esta vergonha pois talvez assim a universidade se sinta pressionada e te deixe no mínimo acabar o mestrado.

Voltarei para acompanhar a situação.

Um Grande Beijo e Boa Sorte

Kiki

Anahory

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 14:31

Eu bem queria afastar-me desta discussão, mas perante o comentário de um acérrimo defensor das liberdades, não consegui evitar vir aqui deixar mais um comentário ao estilo dos anteriores, adjectivados pela referenciada pessoa como: absolutamente confrangedores.

Eu fico perplexa quando leio este tipo de argumentos, que passo a citar:

a) Todos os meus colegas de departamento tiveram direito ao biénio para concluir a tese de doutoramento, e a maior parte teve ainda direito a mais um ano lectivo para concluir a tese. Os meus colegas fizeram as suas teses em 8 a 9 anos (um inclusive, chegou aos 11 anos em trabalho de tese).

b) Entre outros infelizes exemplos, tive um colega que no fim do biénio (ou seja, já depois de 8 anos de "supostamente" estar a trabalhar na tese de doutoramento, pediu mais um ano lectivo para concluir o doutoramento, tendo o seu orientador dito em Conselho de Departamento que, apesar de não ter nenhuma linha escrita que lhe tivesse sido entregue pelo doutorando, que mesmo assim lhe concedia parecer positivo e o Conselho de Departamento foi solidário com ele).

c) Exemplos semelhantes a estes são frequentes e recorrentes no meu departamento, onde sempre tudo se fez para manter o corpo docente, recorrendo a estratagemas variados, para que ninguém se fosse embora. Outros colegas, além do biénio e de mais um ano lectivo, entregavam as suas teses incompletas, para cumprirem os prazos legais, mesmo no limite, para que o júri,  devolvesse as teses e possibilitasse ao doutorando a revisão e a conclusão da tese. Neste último caso, o doutorando ganhava, em média, mais 6 meses para completar a tese.

Eu gostaria de perguntar ao senhor comentador acérrimo defensor das liberdades, se não acha este tipo de situações confrangedoras?

Eu fico perplexa ao constatar que futuros doutores andem a arrastar-se pelos corredores de uma universidade, a serem pagos, aliás, muito bem pagos, durante muitos anos, sem serem capazes de concluir uma Tese de Doutoramento. E mais perplexa fico quando leio, nas palavras do próprio queixoso, que existem estratagemas para arrastar durante vários anos a incapacidade de trabalho dos docentes, sempre, note-se bem, pagos pelo dinheiro de todos os que aqui estão a comentar. Então isto não é uma situação confrangedora?

Por curiosidade fui espreitar o blog do senhor que é contra os comentários confrangedores. É engraçado ler como ele se insurge contra muitas coisas confrangedoras, e aqui opta por fechar os olhos a uma situação verdadeiramente confrangedora, mantida com o dinheiro do cidadão.

Face a todos os professores que estão no desemprego, eu pergunto ao senhor em causa, se este tipo de situações não são confrangedoras pelo descaramento que representam.

Face a todos os desempregados, que nunca tiveram bi ou mais énios, para andarem a preparar uma Tese sem nunca deixarem de receber o ordenado, eu pergunto ao senhor em causa, se este tipo de situações não são confrangedoras pelo descaramento que representam.

Como já excedi a minha hora do almoço, vou dar por encerrada esta argumentação, não vá alguém dizer que eu sou paga para trabalhar e não para andar aqui a escrever coisas confrangedoras. Por sinal, não sou paga para investigar ou ensinar, e por isso, não convém arriscar.

paulapp

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 14:32

Caro professor

coloco-lhe aqui uma questão: estando o Reitor demissionário desde ontem, será que não se abre uma luz de esperança de que a situação se encaminhe de outra forma? Será que não existirão mentes mais abertas na UM capazes de lidar com esta questão Kafkiana de forma mais civilizada e justa?

Cumprimentos.

xadrezismo

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 14:48

Caro Professor

Estou de volta porque só agora reparei que a talç personagem que assina paulapp regressou e não gostou que eu chamasse confrangedoras às suas declarações e argumentos.

Pois reitero o adjectivo pois a minha educação não me deixa ir mais longe...

Insurge-se agora a srª pelos casos abusivos que o sr Professor denunciou. E para quem leia os comentarios da dita senhora, parece que o acusa de todos os males e vilanagens que aconteçam na UM!!!

Fará isto para baralhar os incautos? Ou não conseguirá ver mais do que isto? É que não foi por esses factos que o caro Professor está na actual situação! Se percebi, referiu esses casos para tentar denmonstrar que atitudes mais graves (incomparavelmente mais) do que a sua não mereceram dos responsáveis pela UM qualquer condenação. enquanto que a sua actividade de escriba, deu no que se vê!

Não encontro no seu texto qualquer defesa desses seus colegas a que se refere! Mas parece que a senhora paulapp não pensa assim...

Por um lado, a srª defende os censores por o perseguirem (ao acusar a sua atitude de esciba) mas por outro lado acusa-o a si pela má gestão desses mesmos censores para com colegas seus, esses sim abusadores!!!

Haja paciência! Diga a senhora o que disser, não lhe darei mais tempo de antena! Até porque tambem eu tentei ir ao seu blogue para ver o que pensa sobre outros assuntos. Só que o blogue não existe! E a srª apenas postou nop Sol at+é hoje, sobre este seu caso!!!

Já viu bem a sua importÂncia, caro professor?

xadrezismo

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 14:52

Cara Paulapp,

Como o seu "maravilhoso" comentário se pode aplicar a quase todos os bloguers cá fica a minha resposta.

1º Já ouviu falar em Liberdade de expressão?

2º Imagina que vivemos num país que se diz democrático?

3º Conhece valores como a solidariedade?

4º Sabe que em Portugal, há luz da constituição, ninguém pode ser condenado ou descriminado por crenças religiosas, orientação sexual ou factores politicos?

5º Consegue imaginar que para dar o seu comentário aqui está a utilizar um dos seus direitos de liberadade de expressão?

6º Acharia justo ser despedida(o) por causa de um desses comentários?

O seu recalcamento, seja ele qual for, terá que ser resolvido de outra maneira, que não a de criticar quem luta pela liberdade de expressão, para, em último caso pessoas como a paulapp poderem estar aqui a comentar, sem sofrer nenhuma represália.

Quanto à gestão do tempo cada um faz dele o que entender! Mas, não perca mais tempo com isto. Não gaste a sua hora de almoço para tão modesto assunto.

Abraços

Tempestade

Tempestade

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 15:16

Apoiado Xadrezismo e tempestade!

ifabiao

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 15:18

Minhas queridas amigas e amigos, quero agradecer-vos a todos os vossos preciosos comentários e, principalmente, toda a vossa força e energia para comigo, nesta hora tão dificil para mim, em que sou injustamente afastado de uma instituição de ensino superior, precisamente por delito de opinião, e isto independentemente dos pareceres que os doutores que há ano e meio me censuraram (uma censura escrita e lavrada em acta), possam vir a escrever em meu desabono, porque chegámos a uma situação de completa incompatibilidade entre os doutores do meu departamento e eu proprio.

Já que estou prestes a perder o meu emprego de forma que considero o mais injusta possível, recuso-me também a perder a minha dignidade de ser humano e de cidadão. Por isso não me calo!

Beijinhos e abraços para todos e não se preocupem com as vozes dissonantes que também por aqui deixam os seus comentários.

Oxalá a Universidade priviligiasse e desse também espaço ao pensamento divergente. Mas, infelizmente, para se subir na carreira universitária, para não se ter problemas que nos coloquem em causa a carreira, é o pensamento convergente e único que cada vez mais se priveligia no meu departamento (para falar apenas do meu caso em concreto). Há receio de enfrentar o chefe e os superiores hierárquicos, porque são eles os reponsáveis pelos pareceres e decisões que nos permitem subir na carreira académica.

Dediquei-me muito à minha instituição, porque o ser professor universitário não é só das 09 às 17h. Ser professor universitário é roubar muitas noites, fins-de-semana e férias à familia, para se conseguir ter uma carreira minimamente digna.

Confesso que gostaria também de ouvir uma palavra de carinho e apoio dos milhares de alunos que ajudei a formar, mas tenhos perfeita consciência de que hoje em dia, é cada vez mais arriscado dar a cara pelas causas justas, pela verdadeira cidadania, pela verdade!

Envio mais uma vez beijinhos e abraços para todos os que aqui vieram por bem, dar-me o seu apoio, a sua solidariedade. Bem hajam todos!

Daniel Luís  

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 15:22

dissi...

não somos nós que te vamos pagar advogado ou sustento! De qualquer modo, este post já deve ir no milhar de visitas, e existem mais textos na blogosfera a apoiar o Daniel.

Mandar mails para a universidade não vai alterar a posição deles para contigo mas talvez sirva para repensarem nalgumas atitudes.

O que vejo mal aqui, foi o facto de nunca ter lido nada neste espaço que desprestigiasse a UM. Se eu falar mal ou denegrir o meu posto de trabalho é óbvio que sou despedida. Mas não penso que seja o caso aqui. E satirizar com o país é o que mais se vê em todo o lado. O país já é uma anedota por isso... Mas eu não sou despedida pelas minhas palavras certamente por isso tenho as costas para gozar com estes "tretas" todos como os Srs. que tomam decisões como esta.

Se o Daniel foi bom professor, se não faltava aos seus compromissos profissionais para estar aqui a escrever as suas crónicas, se os seus alunos gostavam de si e aprenderam a matéria, seria suficiente para manter o contrato. É assim que eu penso.

Quanto aos "anos pagos enquanto se arrastam pelos corredores", pagos também por mim, se formos por esse campo, não saimos daqui. Podemos começar pela AR; andam lá a arrastar-se em teatros autênticos! Enfim, ... de todos os comentários, destaco o da eeu. Mais uma vez. Pensa nisto dissi, e pode ser que este mediatismo virtual e na comunicação te sirva para trazer algo mais proveitoso profissionalmente do que as nossas palmadinhas nas costas. Sei que não te pagam a renda, mas que sirvam para te animar e dar força! Da minha parte, segue um mail para a UM. Se todos mandarmos um, pelo menos têm o trabalho de mandar umas dezenas de mensagens para a "lixeira".

Big Smile

Beijinhos

gomes2000

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 15:58

Deixo aqui uma ideia ( porque situações destas revoltam me) porque não arranjar forma para denunciar o caso do nosso colega nos meios de comunicação Social???????????? estamos em tempo de ELEIÇÕES!!!!!!!!!!!!

E não só, é ABSOLUTAMENTE URGENTE DENUNCIAR CASOS DESTES!

Dissi, mais vale termos menos valores económicos mas TERMOS MUITO VALOR PESSOAL!

Tudo o que surgir nesta manifestação em teu apoio, eu estou pronta!

Lucinda Reizinho!

LUCINDA

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 16:04

Aconselho a leitura deste texto claro e objetivo, do Professor Luís Mourão, sobre a minha situação:

http://blogmanchas.blogspot.com/2008/03/contaminao.html

dissidencias

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 22:01

Podes contar connosco.

Estaremos a divulgar por toda a blogosfera o ataque que te fizeram.

Viva a Liberdade de Expressão!

OlindaGil

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ quinta-feira, 25 de Junho de 2009 22:30

dissi...

depois de tudo que li para tras pouco tenho a acrescentar

a nao ser duas coisas:

1- se a minha vizinha for p*** eu também o serei? entao porque raio "eles" ficam tão incomodados? se efectivamente se sentissem "tao fantasticos" não teriam medo da tua irreverencia... eles sabem é os telhados que tem e receiam que lhes atires alguma pedra e aquilo se desfaça em cacos...

2- BEIIIIIIIIIIJO e nada de quebrar!!!

minda

desabafosdaminda

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ sexta-feira, 26 de Junho de 2009 11:55

Caro Prof.Daniel,

A UM, tinha no ranking das Universidades Portuguesas um capital que, admirava e, a colocava ao nível de Aveiro,UBI e Algarve.

Métodos censórios e anti-democráticos como aqueles que acabam de ser descritos levam-me a exclui-la desse universo.

Vender a "alma ao diabo" nunca e, mais vale ser um desempregado livre do que um professor "vendido".

Ha quem não saiba viver com a pluralidade e, infelizmente,teime em só aceitar os caprichos do seu (dele) umbigo.

Um abraço solidário.

Adriano C.Oliveira

adri

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ sexta-feira, 26 de Junho de 2009 16:09

Que tal colocarem uma imagem no vosso mail de Não à Censura?Eu pus no meu.Eis o html a pôr no campo "News" do blogue:

<a href='http://img517.imageshack.us/i/mocensura.jpg/'><img src='http://img517.imageshack.us/img517/9704/mocensura.jpg' border='0' alt='Image Hosted by ImageShack.us'/></a><br/>

ifabiao

# CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ sexta-feira, 26 de Junho de 2009 19:08

É lamentável... verdadeiramente LAMENTÁVEL que nos dias que correm ainda seja possível assistir a birras deste tipo por parte de gente - como é que se diz: altamente qualificada ?

Valha-nos Deus e todos os santos populares para me fazer acreditar que isto não passa de uma partida de carnaval fora de época.

Caro amigo, eu estou contigo nesta tua luta e apoiarei uma marcha lenta se for necessário para que não sejas punido pela prática legal de liberdade de expressão.

Aguardando desfecho favorável à tua pessoa, me subscrevo com um abraço amigo.

Guilherme Araújo

guitattoo

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ sexta-feira, 26 de Junho de 2009 20:37

Será que o destaque da semana aqui no Sol vai ajudar na visibilidade da injustiça a que foste sujeito?

Conta comigo, na minha calma alentejana, para o que for preciso.

Grande abraço

António

Tozzola

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ sábado, 27 de Junho de 2009 17:41

A tua tese devia ser o teu próprio blog aqui do Sol, ... pensa bem nisso.

e

Penso que a direcção da UM não vai durar muito tempo.

Boa sorte,

cbastiao

cbastiao

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ domingo, 28 de Junho de 2009 20:23

HUMPF!!! Eu que agora raramente aqui venho,na minha primeira aterragem pós-aulas dou logo de caras com isto...

O pior é que é tão fatídico... Por isso somos todos assim, disto vive a esquizofrenia nacional e passar-se a festa sempre debaixo da mesa. Não deve haver país onde o medo bufo e pidesco crie maior fosso entre aquilo que as pessoas realmente são e o que se autorizam a ser em público.

Polícias uns dos outros e de nós mesmos.

Nem sei que te diga. Talvez apenas obrigada, pelo pau na engrenagem.

Abraços

nemesis

Nemesis

# re: CENSURA E CENSURA E CENSURA... @ segunda-feira, 6 de Julho de 2009 2:02

Dissidências,

por questões profissionais tenho estado out do blog. É com enorme espanto que leio o que lhe está a acontecer.

Estou mesmo chocada com o que conta. Chocada mesmo porque tinha a UM numa universidade que se pautava por outros critérios bem diferentes daquelas universidades que vivem só com base no nome do passado. Tenho amigos que se quiseram fazer doutoramentos ou investigações em áreas que não fossem mais do mesmo foram para a UM porque ai foram apoiados.

Ainda estou incrédula.

Tem o meu total apoio.

Um abraço

Coral

CORAL

Para comentar necessita de estar registado