SOL

ESPADIM - Alguma História da Moeda

Nos tempos actuais, a Moeda pode parecer banal, sua descoberta no entanto representou um notável avanço na história da Humanidade.

Antes do surgimento da Moeda, todos viviam à procura de novos instrumentos de troca capazes de mensurar ou medir o valor dos bens, afinal era muito dificil establecer o equilibrio correcto no intercambio de mercadorias diferentes, em especial quando se tratava de artigos pereciveis ou indivisiveis.

Entre os inumeros meios de troca já testados antes da criação da Moeda, os animais tinham lugar de destaque. Na Grecia de Homero (Seculo VIII a.C) por exemplo, faziam-se as contas tomando os Bois como parametro: uma Mulher valia de 20 a 40 cabecas de gado; um Homem valia 100. Isso explica em parte o facto de esses animais terem-se tornado costumeiras vitimas de sacrificios, transformando-se em Moeda Sagrada, devendo-se a isso muitos nomes de Moedas derivarem do culto Divino.

AES, denominação da primeira Moeda Romana em bronze fundido, deriva de ASSUM, assado, numa referencia ao banquete sagrado.

As Moedas Gregas, os Obolos, tem a sua raiz em obelos, espetos de ferro nos quais se colocavam pedaços de carne das vitimas dos sacrificios. Nao é absurdo portanto, imaginar que pecunia (dinheiro) derive de PECUS, gado.

Quando os Romanos decidiram cunhar Moedas, construiram sua casa de cunhagem no templo da deusa Juno Moneta. Sera provável que a origem do nome do metal ali cunhado venha do epíteto da deusa. Do termo Latino MONETA derivam: Moeda em Portugês, Monnaie em Francês, Moneta em Italiano, Money em Ingles, Moneda em Espanhol, Munze em Alemao.

Publicação: 24 Novembro 07 05:03 por ESPADIM
Arquivado em:

Comentários

Sem Comentários
Para comentar necessita de estar registado

About ESPADIM

MOEDAS e NOTAS de PORTUGAL, hoje um valor amanhã um tesouro. www.espadim.com

Pesquisar

ok

Este Blog

Tags

Arquivo

Syndication