SOL

gomes2000/ II

"Se choras por não ter visto o pôr do Sol, as lágrimas não te deixarão ver as estrelas."
A generosidade de doar vida! Ou negá-la.

“O que pensa um médico de uma unidade de transplantes, quando tem à sua disposição apenas um coração e mais do que um candidato para o receber?

Quando ambos os candidatos são candidatos “iguais” na prioridade clínica.

 

Como pode ele escolher, sabendo que o dom  da vida para um, significará quase a morte certa para o outro?”

 

O médico sabe também, e pode acontecer,

o escolhido rejeitar o orgão.

Ficará o médico na dúvida se o orgão falharia também no outro candidato?”

 

“O que pensa um doente que está desesperado à espera de um coração, de um rim?”

 

(Este início foi baseado num romance de Henry Denker)

 

 

 

 

 

 

29 de Setembro de 1994

 

Uma família dirige-se de férias para o sul de Itália.

Na auto-estrada, uns assaltantes dão um tiro a um rapaz sardento e de cabelo desalinhado.

Tem sete anos. Vive na Califórnia.

Chama-se Nicholas Green.

 

1 de Outubro de 1994

 

Nicholas é declarado clinicamente morto em Messina na Sicília.

 

 

Os pais de Nicholas tomaram uma decisão que mudou para sempre as suas vidas e a de muitas pessoas no mundo com o efeito que provocaram.

Doaram os orgãos do filho.

 

No espaço de algumas horas, sete italianos receberam as córneas, os rins, o fígado, as ilhotas pancreáticas e o coração de Nicholas.

 

Este gesto de generosidade espalhou-se por toda a Itália, enquanto os jornais proclamavam:

La Nostra Vergogna” (a nossa vergonha).

 

A Itália agradeceu os transplantes, mas também a lição de generosidade e compostura.

 

“A família Green deu-nos uma grande lição de civilidade” – disseram nas televisões.

 

Andrea Mongiardo

Uma malformação cardíaca dava ao rapaz só umas semanas de vida.

Tinha a pele azul e rosto encovado quando recebeu o coração novo.

Anos mais tarde...

tirou a carta de condução, trabalha, pratica natação, ...

 

Anna Maria Di Ceglie

Tinha 14 anos e os rins deixaram de funcionar. Praticava sessões de hemodiálise violentíssimas.

Recebeu um dos rins de Nicholas.

 

Silvia Ciampi

Estava inválida por causa da diabetes antes de receber as ilhotas pancreáticas.

 

Tino Motta

Fazia hemodiálise quando recebeu o outro rim, restando hoje apenas uma pequena cicatriz.

 

Francesco Mondello

Uma malformação na córnea estava a retirar-lhe a visão.

Recebeu uma das córneas do Nicholas o que lhe alterou a vida por completo.

 

Domenica Galleta

Recebeu a outra córnea e diz:

“Graças ao pequeno Nicholas, posso ver os meus filhos.”

 

Maria Pia Pedalà

Os médicos já tinham comunicado ao irmão que ela estava a morrer, quando recebeu o fígado.

Duas semanas depois, andava pelo próprio pé.

 

 

 

O “Efeito Nicholas”.

 

Em 1996, um vizinho da Anna Maria, um rapaz de 16 anos faleceu num acidente de moto.

Os pais, que tanto tinham ouvido falar no que o rim de Nicholas tinha feito pela jovem vizinha, resolveram doar os orgãos do filho.

 

Em 1999, Ilaria Perfetto, de 13 anos teve uma trombose e faleceu numa viagem aos Estados Unidos.

Os pais recordaram-se do casal Green e do Nicholas, e doaram os orgãos da filha que foram para quatro receptores americanos.

 

O casal Green deu milhares de entrevistas, respondeu a milhares de cartas e contou a história deles em video.

Abriram uma fundação com fins não lucrativos.

Todos os lucros obtidos com doações, livros, videos, conferências, ... servem para oferecer anualmente um subsídio a um médico italiano para ele aprender e estudar as últimas técnicas de transplantes.

 

http://www.nicholasgreen.org/

 

 

 

 

Os orgãos doados e referenciados nos Bancos Nacionais de Orgãos, são atribuidos a uma unidade de transplante com base na urgência clínica, proximidade geográfica e compatibilidade entre dador e receptor.

 

Nós não gostamos e geralmente não gostamos de pensar nestas coisas.

Infelizmente, a questão da doação de orgãos surge muitas vezes brutalmente, numa altura muito dolorosa para os familiares.

O pedido de autorização pode surgir inesperadamente.

 

O possível dador,

pode ser uma criança ou pessoa jovem, saudável, vítima de acidente, um tiro, ...

A reacção pode não ser sempre consciente.

 

Enterram-se muitos orgãos saudáveis.

 

Infelizmente por essa razão, existe também o

comercio ilegal de orgãos.

Só o nome do tema penso que é horripilante.

Não consigo imaginar o que se faz para ter mais depressa um coração ou um rim...

Quando a vida depende de um orgão que não há.

 

Ou para o vender desesperadamente.

 

Pequenos títulos:

Em países pobres da Ásia, África e América Latina, o comércio ilegal de órgãos serve de escape para pessoas que tentam sair das dificuldades econômicas.”

...

"A verdade é que não sei o que fazer. Eu tinha estabelecido um preço de US$ 10 mil para o meu rim, mas cada vez acho que está mais baixo.

Ouvi dizer que há pessoas que vendem até por US$ 5 mil."

 

Para ler o artigo completo:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071013_orgaosperu_pu.shtml

 

Infelizmente existem mais artigos sobre este tema.

 

 

 

 

Muitos orgãos podem prolongar a vida a outras pessoas.

Quando um orgão como o cérebro ou o coração morre, os outros orgãos poderão ainda continuar a viver.

Uma parte do jovem Nicholas Green continua vivo...

O seu pai visita regularmente Andrea que recebeu o coração do filho.

São muito amigos.

 

 

Há orgãos que

têm o dom da vida.

 

 

 

Um video para ver.

Para pensar.

 

[YouTube:SHBV-TcF1iI]

Posted: sábado, 20 de Setembro de 2008 13:30 por gomes2000

Comentários

arneiro said:

Gomes 2000

Sempre me comoveram casos patológicos e nunca foram, de todo, agadáveis para mim. A minha experiência muito pessoal e particular, de certos casos neuroológicos mais acentuou o facto.

Nos casos da doação voluntária de órgãos, a abnegação tem de se considerar extrema.

Beijinhos,

Daniel

# Setembro 20, 2008 14:39

Blanco said:

Gomes:

Focas duas situações muito importantes, a doação de orgãos e o comércio ilegal de orgãos.

Penso que em relação à primeira, há necessidade de se falar sobre o tema, de as pessoas entenderem que podem dar vida aos outros depois da sua se ter extinguido, mas, para tal, é necessário que se fale, e torne a falar sobre o assunto. Penso que em Portugal,o assunto é ainda muito pouco difundido.

Quanto ao segundo tema, é o horror, arrepia, pensar que existe,mas é uma realidade.Haverá sempre quem ganhe dinheiro à custa da vida dos outros. Muito triste.

Beijinhos  

# Setembro 20, 2008 16:00

Humana said:

Olá Gomes

Um tema bem escolhido e que deveria ser muito mais abordado.

Por mim, sempre preferi a doação de órgãos, em vez de serem comidos por larvas debaixo da terra; que horror.

Se se pode beneficiar a vida de alguém sem sermos prejudicados, porque não fazê-lo?

Lembro-me de um livro que li há já muitos anos, que focava duas meninas que se encontraram no mesmo hospital, ambas gravemente acidentadas, mas uma era cega.

Ambas precisavam de órgãos recíprocamente, e as famílias, cada uma esperava a morte da outra para salvar a sua própria filha. (O tema é verdadeiro)

Faleceu a que não era invisual, puderam salvar a outra menina com órgãos da 1ª, e a família doou também os olhos.

A família infeliz da falecida dizia depois que revia a própria filha no olhar da sobrevivente, e isso era muito compensador.

Quanto ao comércio de órgãos, nem falar! mas existe, sobretudo em países pobres, onde nem sequer se sabe quantas crianças e jovens desaparecem para tal fim!

Um horror!

Um bom fim de semana

Beijinhos,

Mulher

# Setembro 20, 2008 17:20

gomes2000 said:

olá Daniel,

casos de doenças e este tema que aqui trouxe, além de desagradável... quem gosta de pensar nele?! Eu confesso que também não gosto muito. Mas nem sempre tudo na vida é agradável de se abordar; por vezes é uma necessidade. Ou devia ser.

Grata pela visita, beijinhos e bom sábado!

# Setembro 20, 2008 18:00

gomes2000 said:

olá Blanco,

em Portugal, simplesmente não se fala nisto! No video que coloquei (já não recente) falam que ter a assinatura no cartão de dador não é suficiente, que a questão surge de qualquer forma aos familiares. Eu, nem gosto de pensar... Mas somos muito "nem sei" nestes temas.

O comercio ilegal de orgãos assusta. Penso que a palavra que escolhi - horripilante será adequada.

Beijinhos, bom fim de semana. (Depois vou lá comentar o "Bastar" que já li...)

# Setembro 20, 2008 18:03

gomes2000 said:

olá humanita

antes de mais, tenho que te agradecer todas as visitas e comentários que me deixaste hoje. Já vi que estás "melhó do pé!" (desculpa, mas esta ficou!) e andas a colocar a leitura dos teus amigos em dia. Vai ser difícil, olha que eu tenho colocado alguns mas há pessoal que tem uma grande disponibilidade para isto e hoje não sais da sol! eh eh

Quanto ao tema, é fácil falar que doávamos. olha, afirmo aqui que também podem doar os meus um dia, se servirem e ajudarem alguém. Mas são os meus.

Agora, quando a questão surge numa altura dolorosa, sobre um familiar querido ou até um filho pequeno, penso que nem sempre se é racional. Há familiares que quase agridem o médico que faz a pergunta. Eu tento compreender, pois não consigo imaginar a dor nem quero!

Mas, este Efeito Nicholas mexeu comigo e acho que os pais dele foram corajosos; como são muitos e ainda bem para outras crianças, que graças a essa generosidade poderão ter uma vida diferente ou simplesmente... viver!.

Penso que deveriamos abordar certos "de frente", sem medos. Falar no assunto, como disse a Blanco.

Beijinhos para ti Humanita, e mais uma vez (obrigada)

# Setembro 20, 2008 18:09

avomilu said:

Gomes 2000

Querida amiga agradeço o teu comentário e principalmente a tua preocupação sobre mim, querida já passou , estava triste e escrevi com amargura.

O teu post como sempre actual. Eu não gostaria de fazer uma escolha, é terrível a situação beijinho e mais uma vez obrigaqda por seres minha amiga milu

# Setembro 20, 2008 19:09

meninosdocoro said:

Tudo o que somos, 'G', não nos pertence, só usamos. Se houver um juízo sobre como vivemos, diz num conto de filosofia que lemos na aula, o juíz só vai perguntar o que fizemos com o que nos foi dado para a vida. O corpo é o instrumento de viver, se servir para outros...

o que nos torna melhores seres humanos não é não prejudicar os outros é poder ajudá-los.

Beijinhos às duas G de quem já temos saudades (a prof mostrou a foto da G estudante, e é linda!!!)

# Setembro 21, 2008 11:57

OlindaGil said:

Olá Gomes

Gostei muito deste post e espero que tenha maior visibilidade.

A doação de órgãos exige uma ética tão forte que ainda não é possível de observar na maioria dos seres humanos, talvez no futuro...

Beijinhos

# Setembro 21, 2008 12:56

chikitita said:

gomes...

uma história comovente...

se todos agissem como os pais desse menino...salvavam-se muitas pessoas.

mas na verdade...não é bem assim.

até eu já pensei nisso.

jnhs

Luz

# Setembro 21, 2008 17:23

Meduarda said:

Amiga,

Um post que muito me emocionou...e me revoltou.

Doar os orgãos de alguém muito querido, para salvar outras vidas, é um acto de amor eterno.

Sou a favor do mesmo e quando morrer se algum dos meus orgãos servirem para salvar um vida...ali estarei - MAS NUNCA COM A VENDA DOS MESMOS!

Lastimo que muitas pessoas com quem tenho conversado, dizerem que não o querem fazer, pois além de não quererem ser "retalhadas", não os querem dar.

A generosidade não está em dar sómente uma esmola ou um "jantar de gala"...é dar o sangue do nosso sangue, como aconteceu nesta emotiva história.

Parabéns por mais um GRANDE POST!

bjs

Eduarda

# Setembro 21, 2008 19:55

Neno said:

Gomes

Faz muito bem em nos colocar perante situações extremas.

Situações que põem à prova o que existe de melhor e de pior no ser humano.

Um artigo magnífico.

Beijinhos.

# Setembro 21, 2008 20:30

pessoalissimo said:

Gominhas

Sou dador de sangue.

E já determinei que quando a minha vida acabar, os meus órgãos aproveitáveis ficarão ao dispor da medicina. Para ajudar outras pessoas, mas sobretudo para permitir que a ciência médica progrida e aperfeiçõe os seus conhecimentos e tratamentos.

Este post mostra, para quem ainda tivesse dúvidas, que és uma pessoa profundamente humana e preocupada com o bem-estar das pessoas e da humanidade.

Infelizmente, por falta de informação ou devido a preconceitos religiosos, há muitas pessoas que se recusam a doar sangue ou os seus órgãos graciosamente. Muitos pais (e outros familiares) já o fazem quando se trata de doar os seus órgãos a um filho ou a um irmão. Mas fora desse circulo (e há tantas pessoas acidentadas ou pacientes que carecem vitalmente de órgãos saudáveis para viver...) pouco ou nada existe.

Aquilo que nos distingue dos outros animais é a humanidade, o sentir-mo-nos solidários com o sofrimento alheio. Se um dia perdermos isso, ficaremos reduzidos à mais vulgar condição animal.

Bj

# Setembro 21, 2008 22:02

void2 said:

Caríssima Gomes

Óptimo post, encaixa na perfeição de uma política de vida actual.

Fui dador de sangue durante 40 anos. Quando me dispunha a garantir os meus orgãos cansados a quem deles precisasse, fui apanhado pela diabetes mellitus e agora já nem o sangue serve...

Estes alertas são de uma utilidade extrema.

Bem hajas por isso.

Um abraço amigo

a formiga

# Setembro 22, 2008 0:10

jota40 said:

Olá Gomes

A doação de orgãos humanos é um dom para a vida !.

É a continuação do nosso percurso na terra, através de um acto humanístico. É também uma forma de exercício de cidadania.

Eu tenho essa interpretação, mas egoísticamente nunca fiz nada até ao momento para dar corpo a essa manifestação de solidariedade para com outros, que um dia possam precisar.

Tudo porque existe ainda uma grande falta de informação sobre esta matéria que é sensível e que colide ainda com muitas resistências, de ordem moral e cultural, já não falando de algumas de ordem religiosa.

Um simples orgão humano, na hora da morte de alguém, pode salvar a vida de outrém, num canto qualquer do mundo. É tão simples quanto isto.

Sei que aqui ao lado a vizinha Espanha, é uma das pioneiras nas campanhas de doação de orgãos humanos.

Como em tudo na vida, temos e devido à enorme lista de espera de orgãos, das mais variadas espécies, o lado perverso !. O tráfico de orgãos, um negócio emergente nalguns cantos do mundo, e com contornos maquiavélicos e desumanos.

A faixa etária das crianças e jovens, é como sempre, a mais vulnerável a este escabroso comércio, com a agravante de a sua sustentabilidade se apoiar em meios de recolha que chegam ao homicídio e mutilação de seres humanos.

Um assunto que merece uma mais capaz informação e sensibilização da sociedade, que hoje ainda ignora ou não entende bem esta forma de um ser humano dar vida a outro.

Um post interessante. Parabéns.

Um beijinho

# Setembro 22, 2008 1:15

jota40 said:

Olá Gomes

Volto para deixar um video simples e curto, que faz parte de uma campanha sobre a doação de orgãos humanos, e que deixa uma mensagem nas entrelinhas de fácil entendimento e bastante sensibilizadora:

[YouTube:6b1ARTWEQ4A]

Um beijinho

# Setembro 22, 2008 1:31

gomes2000 said:

olá miluzinha,

não tens que agradecer. Eu vi que era um post com palavras tristes. São dias...

Beijinhos, uma boa semana para ti

# Setembro 22, 2008 9:41

gomes2000 said:

olá meninos,

eu também tinha saudades de vos ver por aqui.

O post fala disso mesmo, ajudar os outros. è um tema muito complexo e desagradável, talvez tanto como necessário.

Montes de beijinhos para todos (a "G" estudante, a reguilinha, finalmente começou HOJE a escola)

# Setembro 22, 2008 9:44

gomes2000 said:

olá Olinda,

agradeço o seu comentário. Penso que é um tema incomodativo. Por muitas razões, culturais, religiosas e porque se relaciona com a tão "odiada" morte. Também se relaciona com a vida, talvez seja sobre essa parte da vida que quis falar.

Beijinhos, boa semana

# Setembro 22, 2008 9:48

gomes2000 said:

olá Luz,

é um tema que eu já tinha pensado porque li um livro há muitos anos muito bonito que falava sobre esta história de poder doar vida.

Também li um livro horroroso do Konsalik sobre o aspecto do comercio ilegal dos orgãos.

Não é agradável, o tema.

Quanto a este casal, além de corajosos, achei extremamente generoso o que fizeram num país que lhes roubou o "tesouro" deles.

A doação de orgãos triplicou em Itália desde o pequeno Nicholas. Graças a ele, o Parlamento Italiano aprovou uma lei baseada no "presumível consentimento"; isto é...

quem não expressar antes que não quer doar os orgãos, presume-se que os doa.

Beijinhos, boa semana para ti.

# Setembro 22, 2008 9:54

gomes2000 said:

olá eduarda,

eu também fiquei comovida, com as palavras do pai, com a história, com o que fizeram e ainda fazem.

Quanto ao ser "retalhadas", é realmente um tema muito forte, complicado quando não é o nosso corpo mas o de alguém muito querido.

Sabe, concordo com o Daniel quando ele diz que a abnegação tem que ser total; tem que se acreditar que aquilo é só um corpo, já não é quem se queria que fosse. Pode-se doar vida com o que ainda vive nele.

Mas não será fácil rever o olhar de uma filha noutra criança como na história que a humana aqui deixou.

Outros factores morais ou religiosos, associados à frase "descansar em paz", ...

Não é ainda um tema muito comum. Mas noutros países talvez não sejam tão "fechados", em alguns até é costume e normal comprar o caixão, preparar as coisas...

Realmente, fui buscar cá um tema!!!

Beijinhos, boa semana (e obrigada)

# Setembro 22, 2008 10:01

gomes2000 said:

olá Neno,

muito obrigada. Este post é sobre generosidade extrema. Deveríamos reflectir um bocadinho mais sobre este tema. Infelizmente, é uma situação mais corrente do que se imagina.

O que sei, é que muitas muitas pessoas morrem por falta de orgãos. Também me poderão dizer: "Talvez fosse a hora delas..."

Mas pela dádiva do Nicholas, pelo menos 7 pessoas estão hoje ainda vivas. E um bocadinho dele também.

Beijinhos, boa semana

# Setembro 22, 2008 10:06

gomes2000 said:

olá pessoalíssimo,

agradeço desde já o elogio sobre a minha personalidade! Acho que sou humana e generosa, sim. Tenho outros defeitos mas não vamos falar neles... eh eh

Eu já quis ser dadora de sangue; na altura não pude por estar a amamentar a minha pequenita, depois por causa de uma medicação que tomo. Mas, se alguém precisar mesmo, aqui a gomes tem um sangue raro, o tal A-. Eu também dou os meus orgãos a quem precisar deles e estou certa que não hesitaria em vida de doar algum a um familiar.

Eu achei os pais do Nicholas muito generosos com a Itália, foram fantásticos. Como eles dizem, muitos não entenderam tal opção e estamos a falar de uma década atrás no tempo!

Penso que muita coisa mudou desde então, a informação é maior e mesmo assim, veja-se... em Portugal o que sabemos sobre o assunto?!

Já comentei aqui que respeito o Não. Ainda hoje alguém me disse (acerca deste post): "Eu dou os meus". Perguntei: "E da tua menina, davas?" A reacção foi espontânea e natural: "Ai... isso já não sei. Iam desmanchar a minha menina..."

É um tema complexo. Pode ser que com o tempo se encare este assunto com mais naturalidade. Salvam-se muitas vidas com vida doada por outros. Morrem muitos que poderiam não morrer.

No fundo, é o que tem que ser ou que nós queremos que seja....

Agradeço o seu comentário, deixo-lhe beijinhos e votos de uma excelente semana

# Setembro 22, 2008 17:07

gomes2000 said:

olá void,

agradeço. Acho que o tema tem tanto de actual, como de generoso como de desagradável!

Quem gosta de falar nisto?!

E ao mesmo tempo, tantas pessoas que esperam em desespero e ansiosas para que alguém fale ou até grite o que precisam.

O pequeno Nicholas salvou quase uma dezena de pessoas. Acho que ainda fez mais, através do que os pais fizeram e fazem; falar sobre "doar orgãos".

O video diz tudo...

Beijinhos, boa semana para si e família (tenha cuidado com essa diabetes)

# Setembro 22, 2008 17:13

gomes2000 said:

olá jotinha,

obrigada pelo video. É tão bonito... Já sabias que me ias deixar com uma lagrimita...

Obrigada pelo comentário.

Tráfico de orgãos?! Sinceramente, penso que nem conseguimos imaginar. Lembrei-me agora de uma freira missionária que andava a alertar pelo desaparecimento de crianças na zona para tal efeito; apareceu assasssinada.

Nos países pobres, é uma realidade. Desaparecem crianças (daquelas que ninguém fala), vendem-se filhos, orgãos,... Com contornos maquiavélicos como bem dizes.

Talvez o negócio mais "horroroso" do mundo e que "salva" a vida de alguém desesperado, que paga com dinheiro e com a consciência.

Seria melhor para todos que não fossem enterrados tantos coraçõeszitos e talvez algumas "proveniências maquiavélicas" não tivessem tanto fundamento.

Só te posso dizer que desde que escrevi isto, tenho reflectido sobre várias nuances do tema...

Beijinhos, boa semana para ti

# Setembro 22, 2008 17:39

Robertto said:

Caríssima Gomes,

EXCELENTE

Um tema de difícil discussão e muitíssimo actual.

Pela coragem em postar sobre este tema no seu blog aceite, desde já, os meus sinceros parabéns!

Anexo alguns links como complemento ao fantástico post da Gomes

.

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=360616&tema=37

.

http://www.panapress.com/freenewspor.asp?code=por016622&dte=16/08/2008

.

http://antigo.mdn.gov.pt/destaques/2005/Falcon_FA.htm

.

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=5241&catogory=Comunidades

.

http://videosespetaculares.com/tag/orgaos-humanos

.

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/100709

/subtracao-de-orgaos-humanos

.

Um beijinho

Robertto

# Setembro 23, 2008 12:09

gomes2000 said:

olá João,

gostei muito do seu comentário. Também concordo que, de certa forma, o Nicholas continua vivo.

Sabe, ele  no video diz que quando fosse grande, gostava de ter todos os trabalhos do mundo. De certa forma, os seus orgãos deram vida a várias pessoas; a atitude dos pais criou uma corrente de doação de orgãos que tem salvo muitas pessoas em todo o mundo.

Obrigada, beijinhos, um final de semana muito bom

# Setembro 23, 2008 15:28

gomes2000 said:

olá Robertto,

deixou-me links muito adequados. Agradeço.

Destaco as frases (para quem quiser ler o resto):

"O grupo tinha por missão matar jovens raparigas, das quais retirava as partes genitais que eram depois vendidas a um mesmo solicitante que as utilizava para "fins feiticistas"...

"O suposto assassino disse ter abordado a jovem à saída de um café onde ela tomara uma bebida quando lhe propôs que passassem a noite juntos nos arredores do local. "Em seguida, conduzi-a para o pátio da escola onde me aguardavam dois amigos meus. Daí, a três, abatemo-la antes de extrair os seus órgãos genitais", explicou à Polícia um dos assaltantes, apresentado como um sargento desertor das FARDC."

Ou sobre a freira que falei, ou sobre orgãos fabricados em laboratório, ...

Muito agradecida. Beijinhos, e um final de semana muito bom neste início do Outono

# Setembro 23, 2008 15:32

dissidencias said:

Olá Gomes,

Li com atenção todos os casos que relataste, casos de pessoas que estavam condenadas por doenças e que como que "ressuscitaram" devido aos órgãos do pequeno "Nicholas". Fiquei comovido. Sabes... tenho um familiar muito próximo que já recebeu vários transplantes de córnea, por isso esta história sensibilizou-me muito.

Um grande beijnho para ti.

dissidencias

# Setembro 24, 2008 2:24

PSCGF said:

Minha querida Amiga !!! :))

Assim não dá ! A menina está muito produtiva e eu sem tempo !

Gi tu deves andar ...Sei lá ! rsrs

È só posts que eu nem tenho tempo de comentar ! :)

Parabens pelo post Gi. Eu odeio falar neste tema , porque a morte para mim é algo que tento sempre anular no meu pensamento.

Mas tal como tu , neste teu post , eu já pensei no tema e já tenho decisões tomadas sobre ele .

Penso que existem milhões de pessoas no Mundo que poderiam ser salvas , se a religião , os dogmas mediavais e a ignorância não condicionassem as pessoas em algo tão simples , mas complicado emocionalmente .Mas simples ...

Um médico tem que ter uma boa estretura emocional e uma excelente capacidade cientifica para decidir quem tem direito a quê...

Nós temos que ter as emoções bem resolvidas para tomar a decisão correcta.

Um beijinho grandeeee

Paula

PS: Amanhã venho ver o outro post ! Não te livras de mim...Podes publicar e publicar ...Mas eu venho chatear! rsrs

# Setembro 24, 2008 22:28

gomes2000 said:

olá dissi,

só lhe posso agradecer e desejar a melhor sorte do mundo para esse familiar. As situações sensibilizam-nos mais quando estamos mesmo dentro do assunto o que infelizmente é o caso.

Beijinhos, bom final de semana e um convívio são e divertido no 2º encontro este fim de semana. Espero ir num proximo.

# Setembro 25, 2008 14:19

gomes2000 said:

olá Paulinha,

são fases! Agora não faço a mínima ideia o que vem a seguir. ou até faço mas até tenho "medo" de publicar.. eh eh

O tema assusta, eu também fujo dele e não gosto de pensar na morte. Mas esta história e esta situação dos orgãos devia ter mais mediatização. As pessoas nem se lembram do que poderiam fazer...

Como dizes, são muitos factores que condicionam certas atitudes. Eu também respeito. sabes, é fácil falar dos nossos orgãos. Em doar os nossos. assinar um papel para doar os de outros já carece também de uma grande capacidade emocional para tal atitude.

Como a dos médicos das unidades de transplantes - foste a única a falar nisso!

Beijinhos, bom final de semana e desejo-te um excelente convívio pelas terras do Douro. Dá beijinhos da gomes ao pessoal!

# Setembro 25, 2008 14:23

marylyz said:

Boa Tarde

Um assunto polémico,sem dúvida...quer para a familia do dador como do receptor,julgo eu,porém,se eu posso contribuir para beneficiar algu~em,que diferença me faz...do outro lado....

Sou apologista da doação de orgãos sim.

Saudações amigas

marylyz

# Setembro 25, 2008 19:20

LUCINDA said:

Nunca aqui nesta blogosfera, tinha lido um artigo tão interessante e bem REAL!

Beijinho Gomes!

# Setembro 27, 2008 16:57

desabafosdaminda said:

Gi,

gostei... mas como tenho andado quase a fechar a caravana, tenho andado até, já não com o carro vassoura, mas mesmo a pé de vassoura em punho, a varrer os blogues em horas tardias, já não tenho muito a acrescentar.

So quero dizer-te que sempre defendi a importância da dádiva de sangue, de medula, de órgãos, por questões humanitárias e de dever?

Beijocas

Minda

# Setembro 28, 2008 17:45
Para comentar necessita de estar registado