SOL

gomes2000/ II

"Se choras por não ter visto o pôr do Sol, as lágrimas não te deixarão ver as estrelas."
"Sai um filho, dois ou meia dúzia sff!" ... Parvoíces dos grandes e crianças. Um "porquê?" meu também.

Uns caracóis e umas tranças…

Estas palavras são de um texto que escrevi sobre a minha irmã. Eu sou mais velha 2 anos e poucos meses.

Isto de ser mais velha e ajudar a tomar conta, teve as suas “vantagens” no meu aspecto maroto, mas também e sempre protector para com ela!

Lembro-me tão bem de fingir que não conseguia levantar uma cadeira, e após umas colheradas de sopa de legumes, e como na magia dos espinafres do Popeye, ficava cheia de força e era só levantar as cadeiras! Ela olhava para mim com os olhinhos muito abertos e comia a sopa, convicta de que ficava mais forte!

Eu pedia-lhe, mais pequenina para vir para ao pé de mim á noite, porque tinha medo do escuro...

Brincavamos e partilhavamos tudo.  Não teria palavras para falar de nós as duas!. Apenas escrevo que estivemos sempre muito presentes na vida de cada uma e que sempre fomos amigas. Ainda hoje. Ter uma irmã foi e ainda é para mim muito gratificante.

Mas...

Ter um filho, dois ou até meia dúzia é uma opção consciente dos pais. Infelizmente, por vezes, nem é opção ou não será consciente. Mas... a razão que leva alguns casais a ter um único filho, ou não terem nenhum, é privada e se a partilham é com quem querem. Porquê este parágrafo?!

Porque algumas pessoas, mesmo até algumas supostamente mais “sensatas” ou cultas, têm a mania de dizer frases como:

“Então... está na altura de ter outro...”

ou

“Quando pensa em ter um rapazinho?”

pior ainda... quando se dirigem às crianças, e também à minha filha e dizem:

“Tens que pedir um mano aos pais!”

Sim, porque além de presenciar com estranhos, já ouvi algo do género e a minha menina também.

Normalmente, são ainda pessoas mais estranhas, ou simples “conhecidas” que nos dizem estas coisas, pois os mais proximos provavelmente saberão porque se tem um, dois , meia dúzia ou nenhum filho!

Inúmeros factores poderão condicionar essa decisão, e ainda bem que esta é reflectida ( um bebé, um filho não é um Nenuco!...).

A mim irrita-me, porque se não tenho mais filhos, a questão é minha e nunca dei a resposta adequada a estas situações, pois seria socialmente e polidamente incorrecta! Muito mesmo. E prefiro nem dar muito “crédito”! No entanto, torna-se depois mais difícil de explicar aos filhos pequenos o “porquê de não...”! E sei por experiência própria que não é fácil explicar algumas decisões de adultos a menores de 8 anos!

Mas existe um factor muito cruel que pode originar um "não ter filhos"; o da infertilidade! Não sendo o meu caso... conseguem imaginar o que sente uma mulher que anseia por ser mãe há anos, ao ouvir frases como as que muitas vezes se ouvem num supermercado, café ou rua, e para as quais não quer nem deve socialmente dar a resposta adequada limitando-se a um sorriso amarelo e um

“Um dia, um dia...”

Ao ver estas situações, quase me torno anti-social!  Apetece-me até!!! Muito!!!

Existem “coisas” que não se perguntam nem dizem. Mesmo que sem maldade. Doiem.

Ainda sobre filhos...... crianças e este mundo dos adultos;

não sei como é possível ler num artigo, notícias como a de que “não há qualquer processo de investigação na Russia e só quando acontecer uma tragédia é que... seria admitir um erro... não interessa...” sobre o caso da menina Alexandra na Russia e pelo facto da escola que a menina frequenta ter apresentado queixa à Protecção de Menores o mês passado porque a menina apareceu com hematomas e sinais de maus tratos.

“Só quando acontecer uma tragédia?”

???????????????????????????

Quanto valem as burocracias e caprichos dos adultos?! A vida dela?!

Também fiquei a saber numa pesquisa casual, que muitas crianças pequenas devolvidas na fase de pré-adopção, foram e são-no por razões como:

“O cão não se dava bem com ela, e está há mais tempo connosco”

ou

“É muito carente, está sempre a dar beijinhos...”

?????????????????????????????????

Quanto vale a vida de uma criança perante argumentos tão “ocos”?!

(Aqui faço um parágrafo mais feliz):

Existem pessoas muito “especiais” (raríssimas) que adoptam também crianças “que ninguém quer”, algumas com deficiências físicas, mesmo sem as ver primeiro (não querem) apesar da insistência da instituição, pois segundo as palavras das mesmas, um filho... não se escolhe! É a criança que vier. Sinceramente, não sei se o faria. Daí, a minha admiração.

 

Hoje foi como se levasse murros no estômago ao ver as notícias sobre o "belo" Haiti e de saber que a maioria das vítimas serão crianças. Mas os jornalistas avisaram sobre as imagens. Fiquei mesmo horrorizada, e como alguns sabem, além do medo enorme que tenho desta coisa chamada sismo, gosto mesmo muito de crianças! Nem comento as imagens, nem imagino a dor e o trauma de algumas... Não compreendo porquê tantas...

E tantas outras que sabemos em sofrimento por esse mundo fora, e não vemos, e não podemos... eu sei! Mas neste curto espaço em que escrevi estas linhas, não sei quantas se apagaram nos escombros por falta de meios e ajuda, ou com fome.

Talvez por estas coisas, o meu cepticismo sobre certos “Deuses” venha ao de cima como nunca! Desculpem os mais fervorosos no tema. Ou expliquem-me, como mais conhecedores, porquê elas, tão pequenas e bonitas!...

Já sei, já sei... nestes países pobres a taxa de natalidade é elevada, ... pois pois. Adultos, crianças, ...

É mesmo o nosso mundo!... E o mundo delas dentro do nosso. E todos dentro de outro!

Posted: sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010 1:15 por gomes2000

Comentários

mitalaia said:

Gomes

És de facto uma mulher muito assizada, tens o dom de escrever como se tivesses a falar aos nossos corações, tal como equacionas os problemas. Sinceramente, porque embora me questione sobre a crianças, de muito das crianças, com a "vantagem" de me lembrar de o ser aos 59 anos,  senti grande prazer em arrumar ideias. Não queria deixar de falar dos muitos deuses e seus "vendedores" que por aí proliferam. Falando em sofrimento de crianças,  não só nas do caso mediático do Haití, para quando teremos explicações desses deuses que o homem fabrica de acordo com a sua infinita pequenez?

Beijinhos

Daniel

# Janeiro 15, 2010 6:51

LUCINDA said:

Gomes, olá!!!

              A minha filha mais velha, também me pedia espinafres:- Mamã compra espinafres.

Eu comprei os espinafres, ela disse:- Isto não são espinafres.

Respondi:- São querida, isto é espinafres

Ela:- Não é nada estás-me a mentir, os espinafres vêem numa lata, como os do Popeye!

Tive quatro filhos Gomes, só a mais velha programada, quando fiquei grávida da 2ª tinha 18 anos, fiquei em estado de choque, só queria ter uma, nunca liguei à minha 2ª gravidez, a minha sogra tratava de tudo, enxoval etc, eu corria dormia de barriga para baixo, engordei só 9 kg, e só vi a minha filha, dois dias após ter nascido, pouco falava dela, e não gostava que me fizessem observações. Mas posso dizer que um dia acordei, olhei para o meu ex.marido e disse-lhe:- Sonhei com a Filipa (nome sempre teve) descrevi a minha filha todinha, todinha.

O 3º filho pensei: Já que tenho dois posso ter outro.

A 4ª Quando descobri, calei-me fiquei em estado de choque, fui à pastelaria e comprei um bolo de aniversário, cheguei a casa sentei-me à mesa e silenciosamente, comi metade do bolo.

Amo os meus quatro filhos,foram eles que me deram suporte à vida, e por quem abdiquei de mim mesma e continuo abdicar, mas ter filhos é uma responsabilidade antes de tudo o resto.

Gostei, e muito mais teria a dizer sobre este tema!

Beijo!

# Janeiro 15, 2010 10:07

lilica said:

Olá Gi

Vou começar por um parágrafo teu:

Tenho uma grande amiga minha que é casada mas por problemas de saúde ainda não consegue engravidar... ela esta fora do pais, então há muito pouco tempo estava cá de férias e como tal tiramos um dia para as duas para matarmos saudades... iamos na rua quando alguém conhecido dela se apróxima e com aquela lenga lenga do " Esta tudo bem " não sei qu~e não sei que mais... "Ah então e já esta na hora de um filho não?"

Nesse segundo a minha amiga olhou para mim, eu para ela e senti o quanto foi dificil ela ouvir aquilo, alias até a mim me custou ouvir...

Eu acredito que as pessoas não o façam o mal, é aquela coisa normal de um casal casar e passado algum tempo terem filhos... mas dói a quem ouve...

Não é facil, e depois é como tu dizes: " ah um dia..."

Eu não sei o que é ter uma irmã mais velha (tenho 4 irmãos) mas acredito que seja algo assim valioso... com um rapaz é sempre diferente... as conversas nunca são as mesmas, a intimidade nunca é a mesma... é muito diferente...

Sabes, e caracois também nunca tive... :( tenho cabelo muito liso e detesto... grgrgrgr

Por fim, porque daqui pouco tenho aqui um lençol para uma cama XXL... lol

Eu não consigo ver as imagens que passam na tv sobre o que se passou... aquilo mexe demais comigo e as lágrimas começam a cair pelo rosto...

Não entendo como ainda falam em Deus... opá por favor... como querem que acredite em Deus se tanta gente morre de uma forma tão injusta... tantas crianças que nem percebem como morreram... não consigo... só de estar a escrever as lágrimas já me caem... é forte demais...

Desculpa...

Beijinho grande pa ti linda.

Estrelinha

PS: Gostei muito do teu post! Wink

# Janeiro 15, 2010 10:31

ifabiao said:

Gisela...

Claro que não é fácil falar sobre estas coisas. Fazer o quê? Não há vida sem morte e isso é mais do que sabido. Culpar Deus não ajuda em nada. Eu revoltei-me há três anos contra Ele, não percebo ainda hoje o porquê de tudo, mas hoje tenho dois meninos lindos. O mais estúpido disto é que é puramente causa/efeito: uma coisa levou à outra.

Eu já passei por essas perguntas nos dois anos que tentava engravidar sem sucesso...A Inês tinha os amigos da escola com as mães todas grávidas e a minha irmã tembém engravidou.Tinha que "desbobinar" a cassete toda.

Depois, seguiu-se a perda, novo "desbobinar" da cassete... Fazer o quê? As pessoas não fazem por mal.

Quanto a Deus, prefiro pensar que existe sim, porque é junto DEle que está a Catarina. Quem não concordar comigo, peço-lhe que guarde essa opinião para si mesmo...

Bjksss

# Janeiro 15, 2010 14:55

canibal said:

Olá Gisela.

Sem ser fervoroso nem conhecedor, não podendo pois, dar-lhe a explicação que a esses pede, posso dar-lhe a minha maneira de ver as coisas.

Nada é imutável na Natureza e tudo está em permanente mutação. Sismos, ciclones, maremotos e suas consequências, furacões, alterações climáticas, catástrofes com as de agora, sempre desde que o mundo é mundo, aconteceram.

Culpar Deus, ou aquilo que se dsigna como tal, é fácil e só faz jus à espécie, a única verdadeiramente cobarde, que habita este planeta.

Rendidos ao comodismo do provável, os homens de hoje não têm a audácia da vontade. Têm medo dos ouvidos que escutam, dos olhos que enxergam, acobardam-se nas próprias ordens que dão.

Vaidade cobarde que tudo faz e tudo diz sem nada verdadeiramente assumir.

Bebe-se de mais na festa, estampa-se o carro e morre a criança inocente. Não se assume e cobardemente culpa-se Deus que não protegeu a criança.

Invade-se um país soberano, massacra-se um povo inocente, morrem crianças; culpa-se Deus porque não protegeu esses inocentes.

Esquece-se a África porque não interessa nem é conveniente instruir um Continente que é rico, muito pelo contrário, quanto menos houver melhor. Morrem crianças à fome. Culpa-se Deus que permite.

Sempre e só na mira do lucro, constroi-se em locais de risco reconhecido. O sismo abala aquilo, morrem crianças e culpa-se Deus mais uma vez.

Sempre Deus. Nunca o homem é culpado.Para tudo ele encontra o bode expiatório e nunca é responsável por nada.

Espécie cobarde que tudo faz e nada assume.

Não pretendo "vender" nada, não me outorgo o direito da verdade, este é apenas,o meu entendimento das coisas.

Acredito em Deus que me tirou do nada para tudo me dar. E tal como uma senhora lá em cima, também peço que quem não concordar comigo, que guarde essa opinião consigo.

Os meus cumprimentos e BFS

canibal

# Janeiro 15, 2010 17:24

gomes2000 said:

olá a todos!

discutir religiões, política e mais um ou outro tema pode ser muito controverso. E não pretendi nada disso ao falar no meu cepticismo, não nego nada. Aliás, tenho a minha ideia do que será o Deus (que tem imensos nomes) mas será só um. Mas não concordo que quem não acredite, não o possa dizer. Apenas devemos respeitar a opinião de todos. Certo?!

Conheço pessoas que perderam completamente a fé, outras que recuperaram o sentido de viver com a mesma. Pessoalmente, e vou escrever... faz-me apenas confusão o porquê de serem muitas vezes, e precisamente povos muito crentes, pobres, humildes, que se agarram à fé para viver bem e depois sofrem tanto. Não compreendo o porquê. Se não compreendo o "porquê", talvez acredite mesmo... Mas então não será o "Bem" na sua Plenitude, talvez um mero Espectador a ver-nos!. Quero também dizer o seguinte; alguns sabem a enorme estima e respeito que tenho pela minha falecida avó paterna. Sempre discutimos religião as duas, e foi das pessoas que mais me fez reflectir sobre o tema. Logo, respeito muito a fé de todos! (Desculpem, menos a de algumas religiões; como as que levam a suicídios colectivos de famílias e o "mestre" não... ou aqueles que explodem em nome de... ou afins). Sou mais pelo Bem! Mas não de "dar a outra face" aos maus!

E desculpem, mas é a minha opinião. Respeito quem acredita e quem não. Conheço também alguns crentes e católicos praticantes, (vão imenso à igreja), mas dão um pontapé num rafeiro... Outros, ateus descrentes em tudo, são excelentes pessoas aos olhos do que eu acredito como Criador, Vida, ...! Logo, a religião e a fé estão cá dentro, no que se acredita. Ou no que se quer acreditar.

Espero ter-me exprimido bem, estou muito cansada e agradeço a todos as vossas palavras aqui deixadas!

# Janeiro 15, 2010 22:06

gomes2000 said:

mitalaia

o negócio tira muita credibilidade à religião, na sua práctica! Começando pelos vários nomes. Mas, como já escrevi, não pretendo ofender nenhuma e as palavras são traiçoeiras!

Bejinhos, bom fim de semana para si e família.

# Janeiro 15, 2010 22:09

gomes2000 said:

Lucinda

sou tão "mãe-galinha" que até me assusto. E acho giro ter mais do que um filho, embora essa coisa "maravilhosa" da gravidez... seria outro post!

Um filho é uma benção. Mas, como tão bem escreveste... uma responsabilidade!

E sabes... a minha pequenita dá-me mesmo vida! Como os teus 4!

Beijinhos, bom fim de semana, obrigada!

# Janeiro 15, 2010 22:13

gomes2000 said:

estrelinha

eu também acredito que não o perguntem por mal; mas também conheço uma rapariga infértil. Dói.

Tenho uma irmã, cresci também com uma tia 2 anos mais velha do que eu, logo eramos 3! Grandes bulhas, grandes amizades, até hoje.

Cabelo liso foi o meu sonho durante anos! Muitos. Habituei-me. Agora já gosto destas coisas encaracoladas!

Os vossos comentários enriquecem aqui o "gomes..", logo agradeço. Podem ser S, M, L, Xl, por aí..

Esta foi uma das maiores catástrofes naturais de sempre! Um horror o que aquelas pessoas estão a passar. O Deus... talvez seja Ele que vai dar ânimo e força a muitos dos sobreviventes, como sabes... Outros perderam a fé... Lá está a religião nas suas várias vertentes!

Beijinhos, bom fim de semana para ti também!

# Janeiro 15, 2010 22:22

gomes2000 said:

Isabel

como sabes, não consigo imaginar o que passaste e sofreste e ainda hoje te questionas sobre a tua menina. Não consigo mesmo. Apenas lamento muito. Acreditares que a tua filhinha está bem, junto de Deus, em Quem acreditas, é bom para ti e ainda bem que assim é.

Não é fácil falar destas coisas, não é mesmo. E sobre Deus, eu teria muitas questões para Lhe colocar, sabes... Como tu e tantos de nós. Quanto aos que não acreditam, não é por isso que te influenciam na tua fé, se não se ofende, deixa opinarem!...

Beijinhos, obrigada e bom fim de semana para ti,todo quinteto!

# Janeiro 15, 2010 22:30

gomes2000 said:

canibal

já tinha saudadinhas suas!...

"Não pretendo "vender" nada, não me outorgo o direito da verdade, este é apenas,o meu entendimento das coisas." Eu também não!

Já escrevi várias vezes por aqui sobre este nosso planeta e suas mutações, são naturais! E ele transforma-se, e ele vive, ele ficará sempre... mesmo que diferente! Com vidas diferentes também. Aceito de tal forma esta naturalidade, que a temo e respeito mais do que tudo! Acredite... nada me mete mais medo do que o nosso mundo a mostrar a sua "força" perante nós!

Mas pegando na "vaidade" que fala no seu comentário, na ganância, seria talvez mais "justo" que ocorressem estas manifestações sobre locais onde impera a luxúria?!!!

Eu não culpo ninguém, como já falei, talvez Ele só assista. Porquê interferir se não precisa? Se acreditar Nele faz Bem, porque não?! Canibal, com todo o respeito, já escrevi que tenho a minha ideia Dele e também muitas dúvidas sobre... Deixei de frequentar religião e moral com 12 anos na escola, após ter visto na noite anterior a "Grande Reportagem" sobre a fome em Africa. Tudo em que eu acreditava sobre Ele, deixou de ter sentido nessa noite. Discuti até com a freira que nos leccionava a disciplina, tal foi a minha incompreensão para o que tinha visto. Mas, acha que nessa altura eu culpava Alguém?! Já aí, apenas não compreendi. O porquê daqueles meninos...

Muitos anos, o crescimento e maior conhecimento, levam-me a ter agora obviamente um ponto de vista diferente e mais amplo.

Respeitemos também a opinião sã de todos.

Beijinhos, agradeço o seu comentário e bom fim de semana para toda a família canibal!!!

# Janeiro 15, 2010 22:54

RaquelA said:

Olá G!

Passei aqui só para te deixar um beijinho grande e desejar-te um bom ano!

Bem sei que tenho andado ausente, mas agora arranjei um bocadinho para vir aqui :)

Beijinhos

Raquel

# Janeiro 15, 2010 23:23

canibal said:

Olá Gisela; muito obrigado pelo acolhimento.

Antes de mais esclareço-a desta segunda visita.

Não venho, reclamar nada, contraditar nada, discordar de si ou de alguém, apenas acrescentar algo que não me ocorreu à pouco.

Desde que o homem tomou conhecimento com o poder que tinha, quase todas, se não mesmo todas, catástrofes que assolaram este mundo, a ele pode ser imputada a responsabilidade e Deus pouco ou nada tem a ver com isso. Mesmo as consideradas naturais, mas que na verdade não o são.

Que quis, quer e quererá sempre o homem desde que tomou conhecimento com a sua inteligência. Admiração e respeito.( Vaidade, em meu entendimento)

Qual a motivação para o lucro desmedido,pisando, trepando, humilhando e aniquilando quem lhe é menos forte, para o conseguir? Só uma. A admiração e respeito que o dinheiro lhe tráz.

Na mira desse lucro, que só isso verdadeiramente lhe interessa, para lá do assassínio premeditado, dizima-se o planeta alterando-lhe toda a sua estrutura para o qual Deus, ou o que se lhe queira chamar, o concebeu: dar e proporcionar vida sã e prolífica.

Florestas são devastadas, águas aprisionadas, povos dizimados, espécies aniquiladas, pescas descontroladas, urbanizações desaconselháveis. extrações sem controlo; e tudo isto, mais e mais que  o gajo aproxima-se e já tem quase tanto como eu.

O planeta desequilibra-se e...Ai meu Deus que não nos acodes. Ou então. Ai Deus que és tão mau e permites isto.

Agora Deus? Que lhe chamem assim ou como quiserem, que em nome Dele se matem e esfolem, que roubem ou violem, que rezem ou se imolem; continua sempre a ser obra humana e Ele continua a nada ter com isso.

Claro que respeitaremos as opiniões de todos e eu serei o primeiro a fazê-lo, mas não questionem as minhas, como eu não questiono as de ninguém.

Um BFS

canibal

# Janeiro 15, 2010 23:37

gomes2000 said:

olá Raquel

ainda a tempo... Bom 2010! Bem aparecida, embora eu envie sempre uns beijinhos para a menina "R"! E aqui e agora... dois beijinhos e que tenhas um excelente fim de semana. Também Sr. K! :)

# Janeiro 15, 2010 23:50

gomes2000 said:

canibal

por "isto" é que eu gosto de "blogar". Mesmo com um canibal.

Big Smile

Mais a sério, porque o tema merece todo o meu/ nosso respeito, eu não questiono as suas opiniões e gostei imenso de as ler. Inúmeras vezes fazem-me alguns de vós questionar-me a mim!!!

Você é um crente e defensor de Deus, e isso é a verdadeira fé. É como o "leio" e como acredito que seja uma "fé"! Fico feliz que assim seja, e, obviamente concordo que Deus não será culpado destas manifestações terrestres, senão... seriam as vítimas outras pessoas. Lá estou eu.

Que lhe posso dizer mais?! Somos o pior do planeta, essa é a verdade! E o seu guardião (pensamos nós!). Canibal-Mor, eu acredito em Deus. Como o vejo. Cada um vê Deus à sua maneira?! Para mim significa "O" que criou tudo, mas numa imensidão tão grande que não cabe na Igreja. Será a Vida. Mesmo Vida, Criação. Como tudo se formou. Desde nós, a tudo o que desconhecemos no Universo. (Mas não posso ser científica nesta minha opinião!)

Agradeço a opinião e comentário mais uma vez. Eu acredito no bem. E no mal também; assim em género de energia ou atitudes.

Também um fim de semana bom e já agora, com pouca chuva por aí. Eu sei que gosta de sol.

# Janeiro 16, 2010 0:10

OlindaGil said:

# Janeiro 28, 2010 20:21
Para comentar necessita de estar registado