SOL

G U A Y A E S do Colmeal

?Guayaes um dos dialectos falados pelos indígenas no continente americano. Ainda existem mais 1000 línguas vivas e são faladas por 15% da população conjuntamente com o idioma herdado da época colonial ?
A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTES NO NOSSO PÁIS / HOMENS DE COLMEAL/CONCELHO DE GÓIS

Não consigo imaginar o mundo sem a evolução da tecnologia nos transportes e mobilidade que hoje dispomos.

Sei que os meus antepassados chegaram a fazer viagens em ” Diligências” (que eram carruagens puxadas por cavalos) para se deslocarem da aldeia para Lisboa.

Este serviço iniciou-se no nosso País em 1718,e fazia a ligação “Lisboa Coimbra” três vezes por semana, sendo posteriormente alargado a outras localidades do País.

Paravam em várias localidades para trocarem os animais que ficavam a descansar e alimentar-se para um novo percurso.

Depois de Coimbra iam em pequenas “Charretes” ou “Carroças” até Celaviza (perto de Arganil) para depois fazerem o percurso a pé até ao Colmeal. As bagagens eram transportadas no dorso de mulas ou cavalos.

 Imagino igualmente quando na aldeia era preciso transportar um ferido ou doente numa “Padiola” (que era uma maca que era puxada por animais ou ao ombro) quantas vezes não sonharam com a possibilidade deste serviço ser feito por ambulâncias como já acontecia nas cidades.

Quantas vezes não terão sonhado viajar de barco, de avião, ou ainda poderem utilizar a bicicleta que já tinham visto na cidade, onde inclusive estavam disponíveis para aluguer (no Campo Grande).

É exactamente a história das ferramentas e das técnicas úteis que fazem com que estas se transformem em coisas práticas. O ser humano adquiriu os conhecimentos básicos para construir coisas úteis. E nos transportes como noutras invenções a ciência foi aplicada e desenvolvida para melhorar as condições de vida, para ultrapassar obstáculos, para encurtar distâncias. Os artefactos tecnológicos embora sejam produtos resultantes duma economia de mercado, que constituem uma parte importante do nosso quotidiano, são também um resultado essencialmente da inteligência humana.

A necessidade de se deslocar entre os diferentes pontos duma determinada região foram sempre uma das necessidades primárias da humanidade, primeiro utilizou-se a força da tracção animal e depois com a evolução dos meios tecnológicos, a meta passou a ser deslocar-se entre dois pontos duma forma mais rápida.

. Em 1705, “Thomas Newcomen” inventa a máquina a vapor, melhorada por “James Watt” em 1765.

A primeira locomotiva foi apresentada em público em 1814, graças a “George Stephenson”.

Este meio de transporte desenvolveu-se muito em todo o mundo, e na Europa construem-se ligações ferroviárias, ligando os vários países.

Com a revolução industrial deu-se o aparecimento dos primeiros motores movidos a vapor, depois com a invenção do motor de explosão por “Rudolf Diesel“ deu-se um enorme incremento no transporte rodoviário.

As inovações tecnológicas atingem e são abrangidas pelas tradições culturais duma sociedade e naquele tempo a evolução dos transportes foram fundamentais para as migrações.

Os transportes têm duas componentes: Transporte comercial de pessoas e transporte comercial de bens.

Com o desenvolvimento das estradas (uma das aspirações destes pioneiros para a sua aldeia) o automóvel começou a ganhar terreno.

No entanto no mundo, o transporte marítimo continua a desenvolver-se, e no nosso País acompanhava-se esta evolução.

Somos um Pais vocacionado para tudo o que se relaciona com o mar, mesmo antes da nossa fundação, desde os tempos remotos.

O primeiro barco a funcionar com vapor a fazer uma travessia transatlântica foi “O Savannah” em 1819 ultrapassando a utilização das velas e o vento como energia, sendo ultrapassado pelos barcos com motores “Diesel” que se tornaram mais rentáveis.

Os barcos por sua vez viriam a ser preteridos mais tarde pelos aviões, que os suplantaram na rapidez.

No século XVII o homem voou pela primeira vez, mas foi nos pós Segunda Guerra Mundial que a aviação comercial se começou a desenvolver.

 

Posted: quinta-feira, 19 de Março de 2009 14:30 por Guayaes

Comentários

Sem Comentários

Para comentar necessita de estar registado