SOL

Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

.

marcados sinais de enfisema pulmonar

-

enfisema pulmonar com hipertensão pulmonar

enfisema e bronquite crónica

Pulmão com enfisema pulmonar

Pulmão com outro enfisema pulmonar

 

 

Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva (DPCO)

" Publicado em 2004/11/14 (3914 leituras)

O que é Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva (DPCO)?
Qual é a frequência da DPCO?
Qual é a causa da DPCO?
Como decorre a evolução natural da doença?
Como se diagnostica a DPCO?
Qual é a diferença entre a DPCO e a asma?
O que é o enfisema pulmonar?
Bronquite crónica e enfisema são doenças diferentes?
Em que consiste o tratamento da DPCO?
Os tratamentos para a DPCO podem parar a evolução da doença?

O que é Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva (DPCO)?A Doença Pulmonar Obstruitva Crónica (DPOC) é uma doença respiratória que resulta da obstrução das vias aéreas. É caracterizada por um bloqueio da passagem do ar através da árvore respiratória não totalmente reversível. A limitação do fluxo aéreo é habitualmente progressiva e associada à inflamação dos brônquios e pulmões a partículas nocivas ou a gases.

Qual é a frequência da DPCO?
Entre nós calcula-se que sofram de DPOC 5,4% da população com idade compreendida entre os 35 e os 69 anos. A doença atinge mais os homens do que as mulheres devido ao maior número de homens que fumam. Com o aumento do número de fumadoras, espera-se no futuro que esta diferença se reduza.
Anualmente morrem cerca de 8,7 por 100.000 habitantes por DPCO.

Qual é a causa da DPCO?
A DPCO não é uma doença contagiosa. O consumo de tabaco é a causa mais frequente desta doença. Em 80 a 90% dos pacientes há ou houve exposição ao tabaco. Também a exposição a certas poeiras, vapores, produtos irritantes ou fumos podem desenvolver a doença obstrutiva, independentemente de ser ou não fumador. Cerca de 15% dos fumadores vêem a sofrer de DPCO. A poluição atmosférica é um factor de agravamento. Alguns poluentes ocupacionais, como a cádmio e a sílica, aumentam igualmente o risco de DPCO. As pessoas com maior risco a este tipo de poluição ocupacional são os trabalhadores da construção, mineiros e os indivíduos que trabalham com metal e algodão.

Outra causa de DPCO é a falta de uma proteína designada alfa1-antitripsina. A deficiência da alfa1-antitripsina é uma doença genética, rara, hereditária, responsável por menos de 1% dos casos de DPCO. O funcionamento normal dos pulmões está dependente de fibras elásticas que envolvem as vias aéreas e a parede dos alvéolos. As fibras elásticas são formadas por uma proteína chamada elastina. Uma enzima de nome – elastase – que está aumentada em pulmões de pessoas fumadoras, destroi a elastina e danifica as vias aéreas e os alvéolos. Outra proteína chamada alfa1-antitripsina, produzida pelo fígado e libertada no sangue, pode impedir os efeitos maléficos da elastase contra a elastina. A incapacidade de produção da alfa1-antitripsina, permite a acção da elastase, desenvolvendo naturalmente a DPCO.

Como decorre a evolução natural da doença?
A DPCO instala-se lenta e progressivamente. Por isso, muitas vezes o paciente só recorre ao médico numa fase avançada da doença. Inicialmente aparece a tosse acompanhada por expectoração que o doente não valoriza. Depois surgem as infecções respiratórias – episódios de bronquite aguda – cada vez mais frequentes, seguido de queixas de cansaço fácil para médios esforços até surgir a intolerância ao esforço mesmo com pequenas tarefas, como a higiene diária e a fala.

Durante algum tempo, apesar dos sintomas, o pulmão consegue levar a efeito a sua função principal: receber o oxigénio do ar e transportá-lo até ao sangue, e receber deste o dióxido de carbono que elimina para o ar. À medida que a doença evolui e a parte do pulmão afectado vai aumentando, a função do pulmão vai-se reduzindo; o oxigénio que chega ao sangue vai sendo menor e o dióxido de carbono vai-se acumulando. As estas alterações dos gases do sangue chama-se insuficiência respiratória.

Nesta fase avançada de DPCO, os doentes podem desenvolver cianose (caracterizado por lábios e unhas azuladas), devido à falta de oxigénio no sangue, e dor de cabeça matinais devido à acumulação de dióxido de carbono. Também os pequenos vasos sanguíneos dos pulmões são destruídos, o que impede o normal fluxo sanguíneo através dos pulmões. Como resultado desta alteração, o coração bombeia com maior força e pressão acrescida para levar o sangue aos pulmões. A pressão elevada dos vasos sanguíneos nos pulmões é designada hipertensão pulmonar.

Como se diagnostica a DPCO?
A DPCO é frequentemente suspeitada pela presença de sintomas – tosse, expectoração, sensação de falta de ar e/ou pieira – num indivíduo que fuma, fumou ou que esteve exposto a gases nocivos. A tosse crónica e a expectoração precedem habitualmente em muitos anos o desenvolvimento da limitação ventilatória, embora nem todos os indivíduos com tosse e expectoração progridam para a DPCO. Para que o diagnóstico seja rigoroso deverá ser confirmado a obstrução das vias aéreas, que não se altera no dia-a-dia ou em resposta ao tratamento.

O exame mais frequentemente utilizado para avaliar a função dos pulmões chama-se espirometria, uma técnica que permite medir a quantidade de ar obstruído. Na espirometria, o paciente deve inspirar profundamente e logo a seguir expirar rápida e forçadamente para dentro de um tubo que está ligado a uma máquina que mede o volume de ar expirado. O volume de ar expirado no primeiro segundo ("VEMS") é um valor credível e útil para avaliar a obstrução ventilatória – quanto menor for o valor de "VEMS" maior é o nível de obstrução. O "VEMS" pode ainda ser determinado após a acção de um broncodilatador, permitindo avaliar se a obstrução aérea é reversível.

A espirometria também permite medir o volume máximo de ar que pode ser inalado e exalado em cada movimento respiratório (inspiração + expiração). O volume máximo é chamado capacidade vital ("CV"). Comparando o "VEMS" com a "CV", a obstrução aérea pode ser mais rigorosamente quantificada. O valor normal da razão VEMS / CV é 70%, mas este valor está reduzido nos doentes com DPCO.

Qual é a diferença entre a DPCO e a asma?
A DPCO e a asma são duas doenças respiratórias que têm sintomas de apresentação semelhantes, e por isso, são por vezes confundidas. No entanto, existem várias diferenças significativas entre elas. O perfil do indivíduo que sofre de DPCO corresponde a uma pessoa de meia idade com uma história de muitos anos de tabagismo, que apresenta sintomas de tosse, expectoração e falta de ar, lentamente progressivos. A asma habitualmente começa na infância, muitas vezes associada a alergia, rinite e/ou eczema, e os sintomas de tosse e falta de ar, variam de dia para dia, e são predominantemente nocturnos ou matinais. Outra diferença importante consiste na reversibilidade dos sintomas - a asma é também uma doença pulmonar obstrutiva, mas ao contrário do enfisema ou da bronquite crónica, é habitualmente reversível. Entre as crises de asma, o fluxo de ar através das vias respiratórias, é bom.

O que é o enfisema pulmonar?
No enfisema há um alargamento permanente dos alvéolos devido à destruição das paredes entre os alvéolos. Esta destruição reduz globalmente a elasticidade dos pulmões. A perda de elasticidade leva ao colapso dos pequenos brônquios (brônquiolos), bloqueando o fluxo de ar, que começa a ficar encerrado nos alvéolos, reduzindo a capacidade dos pulmões de se encolherem durante a exalação. A reduzida expansão dos pulmões na respiração seguinte diminui a quantidade de ar que é inalado. Deste mecanismo alterado resulta menos novo ar para trocas gasosas dentro dos pulmões.

O enfisema conduz também a uma dificuldade na respiração devido ao esforço extra que tem que ser despendido para esvaziar o ar dos pulmões devido ao colapso das vias aéreas. Para além disso, a capacidade reduzida de trocas de gases – oxigénio e dióxido de carbono – por causa da destruição dos brônquiolos e perda dos pequenos vasos (capilares), faz com que o paciente tenha necessidade de respirar mais frequentemente.

Bronquite crónica e enfisema são doenças diferentes?
Não. Tanto a bronquite crónica como o enfisema são alterações encontradas na DPCO. Quando se fala em bronquite crónica quer dizer-se que os brônquios estão inflamados e produzem quantidade excessiva de expectoração. A inflamação vai dificultar a eliminação da expectoração (escarro) e por isso os brônquios poderão ficar progressivamente boqueados.

Quando se fala em enfisema significa que a porção terminal das vias respiratórias – os alvéolos – apresenta destruição das suas paredes, e esta destruição, que é permanente, vai dificultar a respiração porque diminui a função principal dos pulmões: enriquecer o sangue de oxigénio e libertar o dióxido de carbono.

Em que consiste o tratamento da DPCO?
Deixe de fumar: Esta é a única medida que impede a sua doença de se ir agravando!!! Se não o conseguir fazer sozinho peça ajuda ao seu médico.

Evite as infecções respiratórias: vacine-se contra as infecções bacterianas e contra a gripe!!!

Trate as infecções respiratórias: em geral não se acompanham de febre. Reconhecem-se pela cor amarela da expectoração, pelo aumento da viscosidade da expectoração que se torna mais difícil de expulsar.

Hábitos Tenha uma vida higiénica, uma alimentação equilibrada, reduza o peso se for excessivo.

Faça exercício físico, sem se esforçar para além das suas capacidades.

Poderá ter de fazer reabilitação pulmonar com o objectivo de reduzir os sintomas, melhorar a qualidade de vidae aumentar a participação nas actividades diárias.

A terapêutica recomendada da DPCO está dependente da avaliação da limitação ventilatória e correspondente estadio de gravidade da doença (DPCO: ligeira, moderada e grave). Existem três armas terapêuticas – broncodilatadores, cortcosteróides inalados e cortcosteróides orais. Existem dois grupos de boncodilatadores: anticolinérgicos e Beta 2 agonistas.

Oxigénio: poderá ter de fazer se tiver insuficiência respiratória, mas nunca sem indicação dum médico. O objectivo da oxigenioterapia a longo prazo é aumentar os valores da pressão arterial do oxigénio (PaO2) até ao mínimo (60 mmHg) e/ou atingir a saturação O2 no minimo de 90%, o que preservará as funções orgânicas vitais ao assegurar uma adequada distribuição de oxigénio.

Os tratamentos para a DPCO podem parar a evolução da doença?
Não. Os medicamentos ou, eventualmente, o oxigénio suplementar, prescrito em fases mais avançadas da doença, não alteram o seu agravamento progressivo. Apenas ajudam a prevenir ou controlar os sintomas, a melhorar o estado de saúde e a tolerância ao esforço."

Autor: Mário Santos

enfisema e edema pulmonar

O enfisema pulmonar corresponde à destruição alveolar existente na DPOC. Os alvéolos são as estruturas pulmonares responsáveis pela oxigenação do sangue e eliminação do gás carbônico.

O termo
enfisema pulmonar é também, muitas vezes, utilizado para rotular a doença do paciente com DPOC, principalmente nas formas em que há predomínio de falta de ar.

Freqüentemente, rotula-se a
DPOC em fase mais avançada como enfisema e mais leve como bronquite crônica.

A destruição dos alvéolos prejudica as trocas gasosas (absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico), trazendo como conseqüências esforço respiratório aumentado ao exercício e hipoxemia, ou seja baixa de oxigênio no sangue, e eventualmente hipercapnia, ou seja elevação do gás carbônico sanguíneo

------------

" O Tabagismo

07/02/2007

Por que as pessoas fumam?

Vários são os fatores que levam as pessoas a experimentar o cigarro ou outros derivados do tabaco. A maioria delas é influenciada principalmente pela publicidade maciça do cigarro nos meios de comunicação de massa que, apesar da lei de restrição à propaganda de produtos derivados do tabaco sancionada em dezembro de 2000, ainda tem forte influência no comportamento tanto dos jovens como dos adultos. Além disso, pais, professores, ídolos e amigos também exercem uma grande influência.

Pesquisas entre adolescentes no Brasil mostram que os principais fatores que favorecem o tabagismo entre os jovens são a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento do adulto, a necessidade de auto-afirmação e o encorajamento proporcionado pela propaganda. Noventa por cento dos fumantes iniciaram seu consumo antes dos 19 anos de idade, faixa em que o indivíduo ainda se encontra na fase de construção de sua personalidade.

Doenças associadas ao uso dos derivados do tabaco

Muitos estudos desenvolvidos até o momento evidenciam sempre o mesmo: o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares (infarto, angina) o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).

Além disso, esses estudos mostram que o tabagismo é responsável por:

ð 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);

ð 25% das mortes causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio;

ð 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa etária abaixo dos 60 anos;

ð 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;

ð 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;

ð 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);

ð 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero);

ð 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).

O tabagismo ainda pode causar:

ð impotência sexual no homem;

ð complicações na gravidez;

ð aneurismas arteriais;

ð úlcera do aparelho digestivo;

ð infecções respiratórias;

ð trombose vascular.

As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer. As estimativas sobre a incidência e mortalidade por câncer no Brasil, publicadas anualmente pelo INCA indicam que, em 2003, 22.085 pessoas deverão adoecer de câncer de pulmão (15.165 entre homens e 6.920 entre mulheres) causando cerca de 16.230 mortes. Desse total de óbitos, 11.315 deverão ocorrer entre os homens e 4.915 entre mulheres.

Conheça o cigarro por dentro

A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; que constitui-se de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.

O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.

O monóxido de carbono (CO) tem afinidade com a hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo. A ligação do CO com a hemoglobina forma o composto chamado carboxihemoglobina, que dificulta a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.

A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Além disso, a nicotina aumenta a liberação de catecolaminas, causando vasoconstricção, acelerando a freqüência cardíaca, causando hipertensão arterial e provocando uma maior adesividade plaquetária. A nicotina juntamente com o monóxido de carbono, provoca diversas doenças cardiovasculares. Além disso, estimula no aparelho gastrointestinal a produção de ácido clorídrico, o que pode causar úlcera gástrica. Também desencadeia a liberação de substâncias quimiotáxicas no pulmão, que estimulará um processo que irá destruir a elastina, provocando o enfisema pulmonar.

Quer Parar de fumar clique aqui e tire suas dúvida!   "

 

 

 

(Fonte:Instituto Nacional de Câncer)

Links Úteis

Instituto Nacional de Câncer

Site:http://www.inca.gov.br/tabagismo/index.asp

 

Associação de Defesa da Saúde do Fumante

Site:http://www.adesf.org.br/index2.htm  

--

Publicação: quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 21:23 por Jaguar

Comentários

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 21:37 por Meduarda

jAGUAR

um pouco de cultura sobre saúde pública nunca fez mal a ninguém. Infelizmente éxistem pessoas que preferem olhar de lado esta e outras doenças do foro público, porque como o bom português: - isso só acontece aos outros.

Bem hajas pelo artigo que hoje exibes no blog.

bjs

eduarda

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 21:41 por Jaguar

Olá Meduarda

De quando em vez ponho  em post um artigo que procuro na net sobre saúde....)

Sim....acho que demos partilhar o que lemos sobre doenças e suas causas muitas vezes evitáveis..))

beijos

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 21:42 por Jaguar

[youtube:lhOx5Hb4-CM]

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 21:43 por Jaguar

[youtube:F265D6aksA0&NR]

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 21:44 por Jaguar

[youtube:f37BCBJMwBQ]

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 21:46 por Jaguar

[youtube:hRPjk5YSWdA]

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 21:47 por Jaguar

[youtube:A7fnXO7Iimo]

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 21:55 por mjgs

jaguar

Os alertas sobre as doenças são sempre para aplaudirmos.

O artigo é extenso, mas ficamos com as luzes suficientes sobre doenças que tanto nos afligem

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 21:56 por mjgs

jaguar

Acho bem as fotos que chocam sobre os pulmões afectados.

:)

beijo

mjoao

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 22:03 por Atena

Jaguar

Um post recheado de informação sobre uma doença,que segundo os cientistas,poderá ser uma das cinco principais causas de mortalidade até 2020.O tabagismo é sem dúvida uma das causas desta doença,mas é preciso não esquecer que a percentagem é maior para quem inala sílica...Ceramistas,trabalhadores de pedreiras,mineiros,etc.

Claro que aos governantes não lhes convém a divulgação da silicose.

Obrigado por ter divulgado tanta informação útil a todos nós

Um beijo

atena

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 22:15 por Isabelmor

jaguar

Voltaste aos temas sanitários. Que bom. Quem vai ficar feliz, sei eu bem quem é:)

Este tão completo post não podia vir mais a propósito, assim como todos os anteriores que resolveste publicar.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 22:17 por Isabelmor

Olha , mjoao acha o artico  um pouco extenso.Na verdade são dois, qual deles o mais interessante e útil.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 22:18 por Isabelmor

Concordo com mjoao quanto á utilidade de fotos que arrepiem e nos façam pensar antes de acção continuada , viciada.

Bem hajas, jaguar

Um grande beijo

Isabel

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 22:55 por ArturSilvm

jaguzas

O tema que o nosso amigo mais aprecia.E, seremos justos se não dissermos que o post é um verdaeiro serviço público.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 22:59 por ArturSilvm

Olha , para dar um contributo á questão das doenças respiratórias e não só:

Até aos quarenta fumei cerca de 3 maços por dia.

A tez estava a ficar pálida esverdeada, que até o fígado ( vê só, o fígado ) estava a fiocar doente ganhei uma prémio de asma que felizmente está curada .

Agora,com o vício enterrado, pareço outro e até a min ha cara é lumionosa ( isto dizem elas).

Abraço

Artur

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 23:01 por ArturSilvm

ah

Não achei muito longos os artigos.

Leves e com linguagem  terrivelmente acessível, isto é, textos para divulgar pela população.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 23:04 por ArturSilvm

Uma palavra para:

As fotos, que sem dúvidas incomodam, mas estão lá com ese fim, não é?

Os vídeos que bem complementam os ensinamentos escritos.

abraço

Artur

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 23:25 por Atena

Jaguar

Esqueci de dizer que os vídeos complementam e muito o seu artigo.

Ilucidar sobre doenças é muito gratificante para todos nós.

Bj

atena

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 23:34 por doninhadd

Jaguar

Devias elaboara mais posts sobre a nossa saúde.

Olha, ainda bem que deixas os comentários dos posts sobre doença, abertos, que há sempre um ou outro exemplo de que devemos ter conhecimento.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 23:36 por doninhadd

Um colega meu fumava desalmadamente-não sei quantos maços diários-e, entretanto surgiu-lhe um problema bastante grave na BEXIGA, por causa da nicotina.Fica o aviso para quem se interessa sobre temas do género.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 23:38 por doninhadd

Não, não, o tamanho dos textos não desanima o leitor, acho eu.E, mais vale ter mais informaçã, que de menos.

Já vi que todos acentuam o papel das fotos e

vídeos.

Vi-os de fora. São um assombro de pormos as mãos a´cabeça.

um beijo

dd

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 23:59 por Blanco

Jaguar:

Tudo que seja informação e bem dada e apoiada nas fotos, nunca é fastidioso.

Eu, fumadora, confesso, é mesmo para assustar.

É um dos meus propósitos para este Ano, largar o cigarro, vamos lá ver....

Beijinhos

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:12 por Jaguar

mjoao

"Os alertas sobre as doenças são sempre para aplaudirmos.

O artigo é extenso, mas ficamos com as luzes suficientes sobre doenças que tanto nos afligem"

---

linda:

1--são sempre úteis. digo eu.)

2--Olha que vi agora que o maior estava em duplicado. Fui lá acima e espero que não duplique novamente,ás vezes são chatinhos os textos..)

beijo

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:14 por Jaguar

mjoao

"Acho bem as fotos que chocam sobre os pulmões afectados."

.

linda:

estão lá mesmo para chocarem....

Quando vais a estrada no carro e vês um desastre,o condutor não abranda a marcha?

:))

beijo

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:18 por Jaguar

Atena

"Um post recheado de informação sobre uma doença,que segundo os cientistas,poderá ser uma das cinco principais causas de mortalidade até 2020.O tabagismo é sem dúvida uma das causas desta doença,mas é preciso não esquecer que a percentagem é maior para quem inala sílica...Ceramistas,trabalhadores de pedreiras,mineiros,etc.

...........

linda

todas as materias nocivas que entram nos pulmões, emram no organismo todo e daí o sem n~de doenças que provocam, muitas vezes dependendo estas dos

orgãos que afectam....

Frizaste bem as poeiras do barro e a silicose das minas..e,...o tabaco agora falado, porque o pa´s tem uma fábroca de cigarros e temos a lei proibitiva que aplaudo sem reservas

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:18 por Jaguar

Claro que por questões

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:19 por Jaguar

Atena

Claro que por questão de coerência , a tabqueira devia fechar.

Como estão em causa postos de trabalho e..............e.....sobretudo o lucro, esquece-se de se falar na empresa...

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:20 por Jaguar

Que, se continua a trabalhar na produção de bens que matam, fechar devia ou então dirigir a sua produção para os States e afins...

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:22 por Jaguar

Atena

"Claro que aos governantes não lhes convém a divulgação da silicose.

Obrigado por ter divulgado tanta informação útil a todos nós"

.............

pois ..na silicose, lá se consegui a muito custo baixar a idade de reforma dos mineiros....

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:24 por Jaguar

Conrinuam no entanto os mineiros que trabalhavam na ENU.-Empresa Nacional de Urannio,ambiente totalmente radioactivo que em provocado sucessivas mortes e o estado tem fugido a´s indemnizações devidas...umavergonha...CANCROS E MAIS CANCROS em todos os que trabalharam naquela mina.....

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:26 por Jaguar

Atena

.

Obrigado por ter divulgado tanta informação útil a todos nós

.

Temos de pôr ás claras os malef´cios de que tomamos conhecimento..É de graça para quem os dá e os recebe...

um beijo

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:28 por Jaguar

Isabel

"Voltaste aos temas sanitários. Que bom. Quem vai ficar feliz, sei eu bem quem é:)

Este tão completo post não podia vir mais a propósito, assim como todos os anteriores que resolveste publicar.

.................

Sabes que gosto de quando em vez falar da saúde...mesmo que depois andem a gozar com a doença que abordo...

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:30 por Jaguar

Ainda me lembro, quando resolvi abordar a doença crónica da " psoríase", ligo um nick feminino lhe resiolveu chamar da pelhoríase....

Simpaticas..)))))

e

humanas..))

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:31 por Jaguar

Isabel

:)))

Eu sei quem gosta de ler os posts sobre saúde...)))))

beijo

jaguar

.

p.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:34 por Jaguar

"Olha , mjoao acha o artico  um pouco extenso.Na verdade são dois, qual deles o mais interessante e útil."

.

..

ela tinha razão...o primeiro, que é mais longo estava a duplicar e isso pode afugentar a vonatde de o ler...

mas são dois artigos fáceis , são.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:36 por Jaguar

Isabel

"Concordo com mjoao quanto á utilidade de fotos que arrepiem e nos façam pensar antes de acção continuada , viciada.

Bem hajas, jaguar"

........

1--pois é verddae e a isso já lhe respondi....a imagem não vale mais que mil palavras?

e aquelas imagens a cores não são um susto?

2-obrogago..)~

beijo

jaguar

.

p.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:38 por Jaguar

Artur

"O tema que o nosso amigo mais aprecia.E, seremos justos se não dissermos que o post é um verdaeiro serviço público."

.

.

olha..assumo que sim..)))))))

lolol:)))

abraço

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:41 por Jaguar

Artur

.

"Olha , para dar um contributo á questão das doenças respiratórias e não só:

Até aos quarenta fumei cerca de 3 maços por dia.

A tez estava a ficar pálida esverdeada, que até o fígado ( vê só, o fígado ) estava a fiocar doente ganhei uma prémio de asma que felizmente está curada ."

-------

1-3 maços por dia...eu fumava 2.....v+a lá..esta ganho eu..)

2-grato por vires falares na tia questão do fígado -eu sabia--mas quem ler , se não souber , se começar a ver a cor d pele da cara como a descreves, que pense....

grato mesmo pela tua contribuiçºão/ confissão

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:42 por Jaguar

Artur

"Agora,com o vício enterrado, pareço outro e até a min ha cara é lumionosa ( isto dizem elas).

..

felizmente....mas ..e se tirasses os ss e metesses a coisa no singular...ai que ainda ouves.::.)))

ãbraço

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:45 por Jaguar

Bom, já uma vez falei em mim, mas agora a min ha contribuição também:

Fumei durante quase 25 ans 3 maqços por dia..

Uma vez senti-me mal e fui parar ás urgências..com as coronárias muito avariadas.

fala do médico

--a vida ou o tabaco

eu optei pela vida, claro....e agora até o cheiro dele me incomoda.

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:50 por Jaguar

Artur

"Não achei muito longos os artigos.

Leves e com linguagem  terrivelmente acessível, isto é, textos para divulgar pela população."

----

pois náo...

verdade..acessíveis..ainda bem que acen tuaste esse aspecto.

abraço

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:52 por Jaguar

Artur

"As fotos, que sem dúvidas incomodam, mas estão lá com ese fim, não é?

Os vídeos que bem complementam os ensinamentos escritos.

................

são memso para incomodar , agoniar,fazer dor d ecabeça que por acaso está aincomodar-me a chata...

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:54 por Jaguar

Artur

Os videos , nest caso de saúde são conselhos m+edicos, exemplos de consequências de acções a evitar..portanto,´de uma utlidade enorme...

abraço

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 0:56 por Jaguar

Desculpem

Faltam comentários sem resposta.Vou dá-la amanhã que tenho uma dor de cabeça daquelas..((((

boa noite

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 1:38 por lirio

e´ aquela dor que separa a cabeça dos cornos

LOL

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 1:39 por lirio

aquela dor de corno

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 12:09 por Aserrao

Divulgue,meu caro, divulgue doenças, já que o ministro da saúde lhes virou as costas.

Aserrao

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 12:11 por Aserrao

Mas esta gentalha que há meses por aqui borravam os diálogos, retornaram?Lembre-se do B-52 e apetreche-se com muitos torpedos.

Eu bem sei do que estas bestas precisavam.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 12:11 por Aserrao

Mas esta gentalha que há meses por aqui borravam os diálogos, retornaram?Lembre-se do B-52 e apetreche-se com muitos torpedos.

Eu bem sei do que estas bestas precisavam.

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 13:01 por lirio

O aserrao gosta de torpedos .....

o que tu queres sei eu !

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 15:50 por marylyz

Boa tarde amigo Jaguar:

Não me posso ausentar,pq perco de imediato,qualidade de conhecimentos.

Não sabia não senhor e, apesar das imagens,um pouco de arrepiar...que  explicam o conteúdo do mesmo,é de extrema qualificação e fiquei a saber.Obrigada por isso meu Amigo

Bom f de semana.

Um fraterno bjinho.

marylyz

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 18:53 por Jaguar

Atena

"Esqueci de dizer que os vídeos complementam e muito o seu artigo.

Ilucidar sobre doenças é muito gratificante para todos nós."

.....

há casos em que se revelam essenciais..é o caso presente....

Não custa partilhar o que encontramos e achamoa de interesse..)

beijos~

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 18:56 por Jaguar

dd

"Devias elaboara mais posts sobre a nossa saúde.

Olha, ainda bem que deixas os comentários dos posts sobre doença, abertos, que há sempre um ou outro exemplo de que devemos ter conhecimento.

.........

1-eu fari mais, sim..)

2-há sempre quem queira perguntar a quem por acaso saiba responder e quem queia dar testemunho, o que é sempre simpatico..)

beijo

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 18:58 por Jaguar

dd

"Um colega meu fumava desalmadamente-não sei quantos maços diários-e, entretanto surgiu-lhe um problema bastante grave na BEXIGA, por causa da nicotina.Fica o aviso para quem se interessa sobre temas do género."

......

linda

já é o segundo caso de que tomo conhecimento do mal da nicotina sobre a bexiga...(

grato pelo aviso

beijo

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 19:00 por Jaguar

dd

"Não, não, o tamanho dos textos não desanima o leitor, acho eu.E, mais vale ter mais informaçã, que de menos."

.....linda:

não podia estar mais de acordo...

bj

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 19:01 por Jaguar

dd

"Já vi que todos acentuam o papel das fotos e

vídeos.

Vi-os de fora. São um assombro de pormos as mãos a´cabeça"

.........

dissuadores é o que se pretende que sejam....

beijos

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 19:05 por Jaguar

BlanquinhA

"Tudo que seja informação e bem dada e apoiada nas fotos, nunca é fastidioso.

Eu, fumadora, confesso, é mesmo para assustar.

É um dos meus propósitos para este Ano, largar o cigarro, vamos lá ver....

-----------LINDA:

1-pois, chama mais a atenção, dá mais que pensar...

2-acho bem que tivesses ficado MUITO ASSUSTADA

3-vamos lá  a ver?vamos lá a ver ??

hum......já te não falo...(((

bj

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 19:07 por Jaguar

Aserrao

"Divulgue,meu caro, divulgue doenças, já que o ministro da saúde lhes virou as costas."

.

pois virou....virou-se para as perfumarias de que é dono de uma cadeia....

saudações

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 19:09 por Jaguar

Aserrao

"Mas esta gentalha que há meses por aqui borravam os diálogos, retornaram?Lembre-se do B-52 e apetreche-se com muitos torpedos.

Eu bem sei do que estas bestas precisavam."

.........

pois...voltaram...mas....irão calar-se..))

torpedos?

OLhe a gentalha o modo como fala deles....

saudações

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 19:11 por Jaguar

cara amiga marylyz

"Não sabia não senhor e, apesar das imagens,um pouco de arrepiar...que  explicam o conteúdo do mesmo,é de extrema qualificação e fiquei a saber.Obrigada por isso meu Amigo

Bom f de semana.

Um fraterno bjinho."

........

pois....não custa nasa meter mais conhecimentos..não engordam...))

Um bmfim de semana para a minha querida amiga

fraterno beijo do

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 19:11 por Jaguar

cara amiga marylyz

"Não sabia não senhor e, apesar das imagens,um pouco de arrepiar...que  explicam o conteúdo do mesmo,é de extrema qualificação e fiquei a saber.Obrigada por isso meu Amigo

Bom f de semana.

Um fraterno bjinho."

........

pois....não custa nasa meter mais conhecimentos..não engordam...))

Um bmfim de semana para a minha querida amiga

fraterno beijo do

jaguar

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 21:15 por paquera

esse cara Aserrao tem ar de veado

e veado gosta de torpedo grosso pelo bumbum acima

vem cá ao Ceará pra levar com torpedo bom

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 21:17 por paquera

mas cara Aserrao tambem e da favela

nossa que biruteza

afinal sao todos veados

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 21:58 por Jaguar

ai paquera que eu tenho ali aqueles dialogos nos foruns com imagens e bocas sugestivas.........

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008 22:13 por Jaguar

ai trout cada vez desces mais...

# re: Sabe o que é o ENFISEMA PULMONAR?

domingo, 25 de Janeiro de 2009 0:44 por rutetita

tenho 28 anos e tenho a doença provocada pelo tabaco, ha 1 mes dei entrada no CTI com um pneumotorax espontaneo e a minha vida teve por um fio.nao consigo pegar no meu filho ao colo e nas crises ja nao consigo ter uma conversa sem me cansar imenso.Fica um concelho de alguem que cometeu o maior erro da sua vida FUMAR

Para comentar necessita de estar registado