SOL

A caminho do Terceiro Mundo

Publicação: 20 Agosto 10 10:01

 

Discute-se muito o país, perdem-se horas em debates televisivos estéreis, mas ainda ninguém constatou uma meridiana evidência: Portugal está a caminho do Terceiro Mundo.

Está a ‘terceiro-mundializar-se’.

Não temos muito que nos espantar: assim como há países do Terceiro Mundo que registam taxas altíssimas de crescimento e se preparam para aceder ao Segundo ou mesmo ao Primeiro Mundo, outros sofrerão a evolução oposta.

A roda do mundo é como os alcatruzes: se uns sobem, outros têm de descer.

É fácil constatar que Portugal está hoje muito pior do que estava há 30 anos: a indústria tradicional (vidro, têxteis, calçado, etc.) ficou obsoleta e não foi substituída por nada, a agricultura não resistiu às tropelias decorrentes da PAC, as pescas entraram em crise prolongada, a marinha mercante afundou-se, a construção naval fechou…

Faça-se o exercício contrário: o que estará melhor do que há 30 anos?

Talvez alguns serviços.

Mas aí, como se sabe, tudo é muito incerto porque a base é volátil.

Diz-se que as pessoas vivem melhor – e é verdade.

Mas isso à custa de quê?

De um brutal endividamento externo que não pode continuar e já vai condicionar as próximas gerações.

Mas o mais assustador – e me fez começar por dizer que estamos a caminho do Terceiro Mundo – é que esta decadência económica foi acompanhada por uma degradação generalizada das instituições.

Veja-se o que se passa na justiça, veja-se o que se passa na política, veja-se – até – o que se passa no desporto.

Na justiça a situação é mais do que calamitosa.

Não são só os casos Casa Pia, Apito Dourado, Operação Furacão, Freeport, Face Oculta – nenhum dos quais foi conduzido de forma célere, eficaz e que transmitisse a ideia de se ter feito justiça.

Não é só o facto de o PGR ser um homem que não se faz respeitar pelos subordinados e em cuja independência os portugueses deixaram de acreditar: cabe na cabeça de alguém, por exemplo, que não tenha sequer lido um processo tão relevante como o Freeport, que envolvia o nome do primeiro-ministro, e depois tenha anunciado um inquérito aos magistrados sob a sua dependência?

Parece mentira, mas não é só isto.

O problema mais grave da Justiça em Portugal é ter-se a sensação de que se instalou uma situação perversa e doentia: o PGR protege o primeiro-ministro, e o primeiro-ministro protege o PGR.

Porquê?

Porque a credibilidade de José Sócrates depende hoje em grande parte de Pinto Monteiro, e a continuidade de Pinto Monteiro depende hoje em grande parte de José Sócrates.

Se assim for – como parece – é de facto uma situação digna de uma república das bananas.

José Sócrates, com tantos casos em que está envolvido, também se assemelha cada vez mais a um chefe de Governo de um país do Terceiro Mundo – e o seu bom entendimento com Chávez não será puramente casual.

E que dizer de algumas figuras que circulam à volta do poder como Armando Vara, Rui Pedro Soares ou Paulo Penedos?

E que dizer de autarcas como Valentim Loureiro, Isaltino Morais, Avelino Ferreira Torres, Mesquita Machado ou Fátima Felgueiras?

Não os vemos sem dificuldade interpretando papéis em novelas mexicanas ou venezuelanas, no papel de personagens duvidosas?

De charuto na boca, usando métodos expeditos e mostrando pouco respeito pelas regras, alguns até são bons autarcas – mas têm indiscutivelmente mais a ver com figuras de certos estados sul-americanos do que com os países da União Europeia.

E que dizer do desporto?  Será compreensível uma Federação não conseguir desfazer-se de um seleccionador em que deixou de confiar?

E será normal um seleccionador receber com palavrões funcionários oficiais que estavam a cumprir a sua tarefa?

E será também normal que se ache este comportamento ‘normal’ – como vieram dizer o ex-primeiro-ministro Santana Lopes, e os presidentes dos dois maiores clubes portugueses, Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira?

Já será tudo normal em Portugal?

É admissível que o seleccionador nacional, que devia constituir um exemplo para os jogadores e não só, se comporte de modo arruaceiro?

Achar-se isto ‘normal’ também é revelador sobre o estado do país.

Estamos a caminho do Terceiro Mundo.

A nossa economia está agonizante e não se vê maneira de inverter a situação; estamos a perder valores e referências; as nossas instituições estão em degradação acelerada e não se vê maneira de travar este processo.

A justiça mostra-se impotente e acolhe-se à sombra do poder político; o poder político protege a justiça e torna-a dependente do Governo; o desporto, para lá do que já se sabia, tem um seleccionador em que a Federação não confia, e que não respeita ninguém nem é respeitado; e pessoas responsáveis não vêem aqui nenhum problema.

Num país do Primeiro Mundo tudo isto provocaria um movimento de indignação.

Num país a caminho do Terceiro Mundo, as coisas nem estão tão más como isso.

 

por JAS

Comentários

# maivone said on Agosto 20, 2010 11:01:

  Não posso estar mais de acordo com o que escreve . É assustadora a degradação que nos rodeia. Além do funcionamento nebuloso de muitas instituições, da falta de ética a vários níveis, para mim, é no campo da jistiça que está o cerne de muitos dos nossos problemas. As más leis ( que revelam uma confrangedora falta de reflexão, em muitos casos) e a sua tardia aplicação fazem pensar que vale tudo.  As preocupações vão todas para quem prevarica, as vítimas são maltratadas, não só pelo agresor mas também pelas instituições, mas ninguém parece notar . Era assim, precisamente, que eu imaginava que seria num país do Terceiro Mundo.

# frasco said on Agosto 20, 2010 12:25:

Só discordo de si num ponto:-Não estamos a caminho,já pertencemos ao 3º mundo ha muito tempo!

# frasco said on Agosto 20, 2010 12:26:

Só discordo de si num ponto:-Não estamos a caminho,já pertencemos ao 3º mundo ha muito tempo!

# Vilardemacada said on Agosto 20, 2010 14:34:

Este artigo só peca por defeito.Na verdade,é quase surrealista o triste espectáculo a que assistimos diariamente. O caso que aponta como paradigmático - A JUSTIÇA - é mesmo o espelho mais visível da degradação a que este sítio chegou.

E para tudo isto há um factor que deve ser mencionado,como o principal:É o 1º.ministro. Um "homem"sem princípios,que começou com a tal licenciatura e que,para não haver resquícios da tramóia,mandou encerrar a Independente;no caso do aterro da Cova da Beira,com o tal Morauis,seu professor de 5 cadeiras,conseguiu ludibriar tudo e todos com os falsos testemunhos que angariou.Bem se esforço a mulher do Morais,para ver os seus direitos assegurados,mas eles cilindraram-na.A Justiça assim o quis. Na compra dos 2 apartamentos no Heron Castilho,vejam bem que até o Gay Herman o veio defender. Claro,que terá visto as barbas a arder. Como é possível que o Fisco tenha "deixado"prescrever a situação fiscal que toda a gente conhecia. Lembrem-se que,até uma antiga Conservadora levou para casa precisamente os processos relativos àquelas compras. Elucidativo!

Quanto ao Freeport:haverá mais alguma coisa a dizer?Toda a gente sabe que isto está assim,porque a xuxa Candidinha assim o quis,ou assim lhe impuseram que quisesse. E a Face Oculta?Não foi o PGR que mandou QUEIMAR tudo para que nada se soubesse?

No meio de todas estas coisas,me pergunto ainda:que está a fazer o Dr.Pacheco Pereira,que não põe a boca no trombone e nos diz tudo o que sabe?

E é tudo:há culpados dos diversos quadrantes. Mas este Pinóquio irá ficar na nossa História como a maior nódoa que nos coube na rifa. Infelizmente! E o PR também há-de ser lembrado como cúmplice desta desgraça. Pergunto-me:quem o obriga a tal espectáculo?Ou terá telhados de vidro?  

# leaodaselva said on Agosto 20, 2010 16:44:

Estamos a caminho do terceiro mundo. Tanto profeta da desgraça, que tudo sabem, tem remédio para tudo, e porque será que não tomam o país em mãos para tudo ficar bem.

Lembra o Sr. JAS, países que há do terceiro mundo e que acedem ao segundo, e depois ao primeiro.

Mas não disse quais são esses paises, (até se sabem muito bem quais são), mas não disse também os salários que se pagam nessses países, o respeito que há pelos direitos humanos e das pessoas, e muito mais coisas, por isso é que têm essses crescimentos fantásticos.

Se lá tivessem sindicatos irresponsáveis como há cá, a incitarem as pessoas a não fazerem nada e a tudo exigirem e a fazerem reivindicações irrealistas e sem a mínima lógica, eu queria ver como é que tinham essses crescimentos.  Se lá abrissem a boca a reivindicar qualquer coisa, sabiam o que lhes acontecia.

Se lá tivessem uma oposição e uma imprensa, só empenhada no botabaixo, eu queria ver como era possível. Um país que tem amigos destes, não precisa mesmo de inimigos. Dizem que tudo está mau, são tão inteligentes, e não vêem que são eles próprios, os que mais contrinuem para isso, mas que apesar de tudo, isto é um alarmismo sem lógica nenhuma. Triste miséria.

Então o Sr. JAS, que é tão competente, que sabe tudo, sabe onde está o mal, e até onde não está, porque não se candidata a primeiro-ministro, e chama para seus assessores, as sua cabritas felizes, e alguns comentadores que aqui botam palavra, e isto tudo fica uma maravilha!? Não, isso aí já piava mais fino, fazer, não é o mesmo que atirar pedras de largo.

Mas vem a dar no mesmo, dizer mal de tudo e de todos, (os de que não se gosta, dos que se gosta diz-se bem, ou omite-se), para este primeiro ministro se ir embora o mais depressa possível, para virem os amigos dele e meterem-lhe uma teta na boca para ficar calado. Ou então fica com a chave, fica encarregado de quando o país acabar, apagar a luz e fechar a porta.

Tropa fandanga de profetas da desgraça. Já se podem atirar a mim que eu tenho as costa largas.

# Vilardemacada said on Agosto 20, 2010 17:04:

Leão da Selva:diga-me só uma coisa:acha que há alguma mentira no comentário que eu proferi?Acha que o 1º.ministro que temos não contribui para a grande pouca vergonha em que vivemos,pelo seu comportamento e pela suspeição em que permanentemente vive?Poderá dizer-me:não foi condenado,nem sequer pronunciado. Pois bem:E porquê?Acha que uma sociedade se pode manter com exemplos destes?Claro,cada um,sabendo que OUTROS não são apanhados,porque não são mesmo,e,assim,não são castigados,fazem ou tentam fazer as mesmas tropelias. É ou não verdade?

Quanto ao resto:viva o Leão,isto é o Leão ferido,mas não rto,que é o glorioso SCP!

# Vilardemacada said on Agosto 20, 2010 17:04:

não "MORTO",queria eu escrever!

# AMontes said on Agosto 20, 2010 17:14:

1

Portugal precisa de uma BP para explorar os seus oceanos.

2

Portugal precisa de um Steve  Pallmer para fabricar e vender brinquedos electrónicos.

3

Portugal precisa de fazer formação continua com os novos juízes que  segundo dizem não estão também profissionalizados como os Juízes que estão na pre-reforma.

4

Portugal precisa de dar mais competências jurídicas as Policias para evitar passagens pelo tribunais.

5

Portugal precisa de entregar o desporto a (ex-) geração de ouro.

6

Portugal tem que entregar o país a gerações que saíram das universidades de coimbra e não das UNI-Fastfood e low cost.

7

Portugal precisa de olhar para as freguesias nacionais onde agricultura leva ao desemprego zero. No Baixo Alentejo há freguesias assim.

8

Portugal precisa de exportar para todos os países do mundo e não so para mercados tradicionais.

9

(O departamento de estado dos EUA reconhece 194 países em todo o Mundo.)

Seriam pelo menos uma media de 194 contentores de exportação por dia?

10

Portugal precisa de voltar as escolas profissionais.

11

Portugal precisa de investigar o que outros povos consomem para lhes vender conforme a sua cultura.

12

Portugal não pode continuar a concentrar o seu povo nas cidades isso tem um custo muito alho para o estado.

# Almirone said on Agosto 20, 2010 17:24:

Há 2 semanas atrás, quando retratou Sócrates pedi-lhe que profetizasse. Aqui temos a profecia. Concordo. Já consciencializara que o país não saíria deste progressivo atraso em relação à Europa, nos próximos 10 anos. Assim comentei noutros artigos. Mas esta realidade ainda não tinha entrado no meu pensamento. É isso, começámos por 1ºMinistros do 3º mundo - Guterres, Santana Lopes, Sócrates - , endividámo-nos, a crise deu o golpe de misericórdia na nossa ecónomia... E, lá vamos para baixo, com o desemprego a aumentar até que não haja para pagar subsídios; e, o investimento à espera como um abutre, que não haja outro remédio senão pagar salários do 3º mundo... Gente do 3º mundo já recebemos, reproduzimos e produzimos... "Bué dela"!... "Ya, meu"!... Bum! Bum! Catrapum! E, os portugas cafrealizados, já estão educados para esse sub-desenvolvimento: - Vais à escola, alistaste num gang, diverteste, e, no fim dão-te um diploma... E, vais para o desemprego ou para o rendimento mínimo garantido... E, para seres dôtô tens as novas oportunidades... Como é que esses poderão competir e ganhar ao nível da Europa? Como é que, democráticamente, os líderes não deixarão de estar ao nível do 3º mundo, para conseguirem a popularidade?... É o fenómeno Sócrates! Por isso duvido do Passos Coelho. Só o PCP poderá lidar com isto, com a sua disciplina militar de militância... Foi por isso que fugiram de lá os que organizaram este descalabro , e, depois de verem o resultado foram para o "maná dos capitalistas"... Sócrates também preparou para si "o salto", mas abriu um tal buraco... O coval do 3º mundo...

# JFPereira said on Agosto 20, 2010 17:51:

Para o JAS

Não são "alcatrazes" as noras têm alcatruzes

Quanto a estarmos pior que há 30 anos... isso pode ser verdade para ele, que nasceu filho de "doutores" e com tio ministro da educação de Salazar. Para a maioria dos portugueses que tem memória, é ridiculo tal afirmação. Na constante luta pelo bota abaixo e cegueira pessoal, motivada pelo ódio a Sócrates, JAS parece começar a estar senil. Eu não perco as suas crónicas, mas há muito que deixei de encontrar nelas vida e esperança e cabeça fria...

Ainda há poucos dias, Portugal foi considerado em 27 lugar, como melhor país para viver... em que lugar estaria há 30 anos?

Falam, falam, falam, mas de barriga cheia... porque não fica JAS 1 ano a viver em Angola? ou no Burundi? para saber o que é o 3º mundo...

# rosalia said on Agosto 20, 2010 18:26:

Em Portugal, ainda temos pessoas de muito valor, capazes, honestas, com princípios. Como foi possível que estes escroques chegassem ao poder? Como foi possivel que o povo não visse isso, antes de votar?

# leaodaselva said on Agosto 20, 2010 18:43:

Sr. Vilardemacada.

Então o Sr. acha também que as acusações tão graves que fez e faz, dando-as como verdades absolutas, são mentira ou verdade, por se achar?

O Sr. ponha a mão na sua consciência e não diga coias dessas. Para mim são uma mentira duma ponta à outra, e o Sr. acha que é verdade, deve provar, sem isso nada feito. Dizer-se ou pensar-se que é verdade, só porque alguém lançou a atoarda e nos convém, é de uma leviandade sem precedentes.

Além disso, eu também não posso provar que é mentira, nem nisso estou interessado. Eu embora nunca tenha acreditado nisso, mas era apenas uma suposição, mas agora já tenho um precedente no caso freeport para dizer que é mentira, porque houve uma investigação de seis anos que nada provou. Quanto ao resto são lengas lengas, que algumas até desconheço, nunca ouvi falar, que nem têm pontas por onde se lhe pegue.

Mas o Sr. como muito outros vê fantasmas e acha que é tudo verdade, tem esse direito mas devia era provar, tudo bem, bom proveito lhe faça, não pretendo que pense como eu, estamos entendidos.

O primeiro-ministro não contribui, o Sr. e muitos outros é que contribuem para isso, que tudo vêem mal e de inviéz, especulam, lançam boatos por tudo, dizem mal de tudo, do primeiro-ministro, do governo dos ministros, do país, que é vergonha, alguns até dizem que têm vergonha de ser Portugueses. Eu digo que vergonha é tudo o que vocês dizem e a maneira como se comportam perante os vossos semelhantes.

Lembro-lhe uma coisa: o primeiro-ministro está lá mas não usurpou o lugar, está lá porque ganhou a eleições. Se acham que ele está lá a mais sabem muito bem o que tem a fazer. Acho que ainda estamos em democracia, embora me pareça que isso para o Sr. e muitos, é um engulho.

Para o Sr., o primeiro-ministro estava pronunciado e condenado à partida. Nem era preciso investigar, pelo menos é isso que eu entendo no que diz. Eu já lhe respondi a isto atrás, mas digo-lhe outra vez: não foi nem uma coisa nem outra porque os investigadores não encontraram matéria de facto para tal, é só o que lhe posso dizer, e isto é baseado em factos, não como o Sr. e outros que toma boatos por factos verídicos.

Olhe quem tem razão é aqui o Almirone ao dizer que o PCP é que dava conta disto. Era o que muitos precisavam, para saberem como elas mordiam.

Mas como está é melhor: tudo se contesta, tudo se exige, tudo se põe em causa, faz-se o mínimo possível e exige-se tudo, a culpa é sempre dos outros, nós é que temos sempre razão e somos os bons, etc, e depois queixam-se e dizem uns, que o país caminha para o terceiro mundo, e os que gostam batem palminhas. É isso mesmo.

Já chega por hoje, mande sempre que eu não viro a cara.

# leaodaselva said on Agosto 21, 2010 12:08:

Rosalia.

Minha Senhora: li com tristeza o seu comentário, e tomei a liberdade de dizer algo sobre o mesmo.

Em Portugal, há muitas pessoas com valor, honestas, e com princípios, e Portugal é um país lindo,  que me dá a cidadania, e de que gosto muito, para mim é o melhor que há no mundo, porque é o meu. Ainda recentemente foi classificado como 27º  melhor país para se viver. Só é pena que também hajam por aí pessoas que só sabem dizer mal de tudo e de todos, a meu ver sem a mínima justificação e lógica, para servir interesses sabe-se lá quais são.

A Senhora tem o direito de gostar ou não das pessoas que estão no poder e de concordar ou não com elas. Só o termo que utilizou para se referir a essas pessoas, é de um sem valor tremendo. Há maneiras de expressar a nossa opinião sem ofender as pessoas visadas, porque elas não merecem.

Quer dizer que o povo não viu antes de votar, e razão só tem aqueles que votaram como a Senhora.

Mas as pessoas que estão no governo foram eleitas, e as eleições são para se aceitar e respeitar.

Nas próximas votarão na mesma em quem acharem melhor.

# FernandaValente said on Agosto 21, 2010 15:25:

"O que se passa no desporto" não  pode de forma alguma ser comparado com o "bom entendimento" entre o primeiro-ministro e Chavez ou a "cumplicidade" existente entre José Sócrates e Pinto Monteiro.

O PGR tenta contribuir na medida das suas capacidades para a inviabilidade de colocar a justiça ao serviço do partidarismo político da oposição, apesar de existirem alguns magistrados que até gostariam que isso fosse possível..

Não existem muitos políticos no activo que "tivessem pelos ajustes" de aturar uma personalidade como Chavez: a quantidade de portugueses emigrantes na Venezuela, o facto deste país ser um dos nossos principais fornecedores de petróleo que permite ao mesmo tempo receber os nossos produtos como meio de pagamento e o acesso facilitado dos empresários portugueses aos vários mercados venezuelanos, justifica em grande parte a receptividade dada pelo primeiro-ministro àquele estadista.

Mas em matéria de desporto, concordo inteiramente, digamos que é o sector onde mais pulula todo o tipo de "mafia" a começar pelo próprio presidente da FPF e seus acólitos.

# MPortugal said on Agosto 21, 2010 23:07:

O Sr. Arq. Saraiva vai a caminho da lucura total. Em que mundo é que tem vivido desque é adulto? Portugal já alguma vez saiu do 3º   mundo? Isso foram ilusões, criadas por ilusionistas do PSD, como cavaco. pessoas como o director de um pasquim como o SOL é que fazem Portugal parecer-se com o 3º mundo.,  Cada vez cauda mais náusea.

# MPortugal said on Agosto 21, 2010 23:09:

leao da selva,

parabéns, pelo bom senso e espírito democrático. Até já começo a parembizar alguém por ser democrata!

# Almirone said on Agosto 22, 2010 11:19:

Heróis sem mar...

Pobre povo,

Nação carente

Em decoro e moral!

Encontrai um rumo novo,

Um valor para Portugal!

Entre pulhas, gentia escória,

Ó Pátria em hora atroz,

Toca o clarim e haja uma voz

que dê ordem e acabe a mixórdia!

Às urnas! Às urnas!

Pela Pátria votar!

Às urnas! Às urnas!

Os aldrabões esmagar! Esmagar!

# surpreso said on Agosto 22, 2010 11:35:

Os portugueses escolheram para governar o pior gang  que alguma vez se criou em Portugal .Têm o que merecem e irão para o buraco que merecem...

# antoniopestana said on Agosto 22, 2010 15:38:

Ainda bem que Portugal,à semelhança de outros países Europeus perdeu as suas indústrias absoletas,que requeriam mão de obra barata como o calçado e os texteis,que se deslocaram para países onde ainda há salários que nem pagam uma alimentação decente dos trabalhadores,pois é prova que evoluimos para uma melhor qualidade de vida.

Quanto a um hipotético futuro no terceiro mundo,não é o que vaticina o investimento que está ser feito na educação equipamentos sociais e investigação científica e que a seu tempo darão os seus frutos.

Almejar o regresso ao tempo das indústrias de mão de obra infantil e salários de miséria,não é preocupar-se com um futuro melhor para o país,mas querer a qualquer preço ver destruido o que de bom está a ser feito.

# maivone said on Agosto 22, 2010 17:59:

 Investimento na educação??? Desculpe Sr A Pestana, na educação tem-se gasto dinheiro, não se tem investido NADA. São escolas em bom estado, laboratórios com 3 ou 4 anos, auditórios e bibliotecas ( com poucos livros, na verdade)  e muito mais deitados abaixo para se construírem novos, sem se perceber bem qual o objectivo. Agora investir na educação népia.

 Há uns tempos, desesperado, um professor instava um aluno de um CEF a fazer alguma coisa, o rapaz respondeu: -disseram-me para vir para este curso por que não era preciso fazer nada !!!!!!!!

# Almirone said on Agosto 22, 2010 19:24:

Boa ó saraiva! Causa-lhes raiva! É preciso evidenciarem-se os raivosos... Sabemos quem ajudou a isto, quais são perigosos!... Como o Sócrates, lá do seu sinistro, com hipócratas gritou contra: - Extremismo!

# leaodaselva said on Agosto 23, 2010 9:16:

MPortugal.

Entendo e aceito que o seu elogio é sincero. Por isso lhe fico agradecido.

Resta-me dizer que a maioria dos ditos comentadores que por aqui pululam, com as suas tiradas extremistas e verrinosas, que só vêm fantasmas no horizonte, e só falam em gangs e outros mimos ainda piores, e isto só seria bom se estivessem os seu amigos nos governo, acabam por não dizer nada. Porque quem só diz asnerias, até aquilo que por vezes poderia ter alguma lógica, acaba por não ser levado a sério.

# parasol said on Agosto 23, 2010 12:07:

Todos estes comentadores que querem desesperadamente pertecer ao 3º mundo fazem-no na esperança de não se notar que são uns selvagens...

# leaodaselva said on Agosto 23, 2010 16:48:

O SR. JAS está mesmo a caminho da senelidade absoluta. Diz mal de tudo e de todos, dos que não gosta, claro, para atingir fins e objectivos que se sabe muito bem quais são e porque são.

O sugestivo título deste arigo, "A CAMINHO DO TERCEIRO MUNDO", é de uma imbecilidade astroz.

Dizer-se que se vive hoje, e que Portugal está pior do que há trinta anos, é de um cinismo sem paralelo.

Sabe-se muito bem como se vivia à trinta anos.

Portugal apesar de já ter saido da ditadura, ainda nem tinha infra-estruturas de espécie alguma, disso nem vale a pena falar.

Dizer mal de tudo, em especial das pessoas do PS, com destaque para o Primeiro-Ministro, misturando-o com pessoas de outros quandrantes politícos, alguns já condenados, mas que já elogiou, mostra bem a sanha que tem contra o PS, e ódio ao Eng. José Sócrates.

A fotografia que encima o artigo também é disso elucidativa, ao lado de Chaves.

Nós sabemos muito bem que por muitos lugares onde José Sócrates já foi fazer de caixeiro viajante, os leaders locais não são personas muito gratas, e cito, a Venezuela, Angola e Líbia, e daí o grande cinismo de JAS em publicar esta fotografia.

Mas eu sei muito bem, e a maioria das pessoas sabe porque José Sócrates aí se tem deslocado. Embora a maioria das pessoas saiba, mas eu sempre vou recordar aos que não sabem ou não querem saber.

Tem ido a essas paragens para eles nos venderem o petróleo de que nós não temos uma pinga e temos falta como pão para a boca, e em troca receberem os nossos produtos, e assim duma maneira geral, tentar minimizar a grave em que estamos. É isto. Mas o Sr. JAS, e as suas cabritas felizes, sempre tentam enviezar  as situações, dando-lhe a ordem inversa e perversa, que é o que rende e agrada aos seus acólitos. Tropa fandanga.

# Justus said on Agosto 23, 2010 16:57:

É preciso ser muito ignorante para escrever que Portugal está pior agora que há 30 anos atrás!

Podemos não estar no melhor dos mundos, mas que estamos melhor que nos tempos dos "Velhos do Restelo" lá isso estamos.

Só não vê quem não quer e, com estes, nem vale a pena perder tempo.

Claro que JAS vivia melhor há 30 anos porque as mordomias e privilégios não faltavam a uma classe de pessoas que se banqueteava à mesa do orçamento do Estado, de geração para geração, sem esforço nem trabalho.

Esta mangedoura só para alguns acabou-se e agora qualquer português tem acesso à saúde, à educação e ao trabalho.

Benefícios que são para todos e não apenas para os bafejados pela fortuna, para os filhinhos do papá e da mamã.

JAS não gosta desta massificação da educação, da saúde e do bem estar. Quando apenas meia dúzia de pessoas tinha acesso a estes bens o mundo era o melhor, era o 1º mundo. Agora estamos no 3º mundo, pois claro.

E até temos, no dizer de JAS, uma justiça do 3º mundo.

Aquela justiça que JAS não respeita, mas "espreita" pelo buraco da fechadura quando lhe convém para caluniar e denegrir a imagem de pessoas com as quais não simpatiza ou que lhe cortaram as mordomias.

Então não foi JAS quem escreveu aqui há tempos que não cumpria as notificações judiciais e até usava de todos os malabarismos para fugir às diligências para que era convocado, acontecendo-lhe mesmo andar a correr de Herodes para Pilatos?

E também não foi ele que deixou de cumprir uma notificação judicial feita à vista e aos ouvidos de todos os portugueses, ou seja, através de todos os meios de comunicação social, incluindo as TVs?

Quem é que degrada a justiça, JAS, quem a coloca a nível do 3º mundo se não o senhor com estas e outras atitudes próprias de delinquentes públicos?

A justiça não precisa de ser reformulada nem de novas leis. Precisa, sim, de pessoas e entidades que a respeitem.

Se a nossa justiça é do 3º mundo a culpa é, em grande parte, de JAS e de outros jornalistas semelhantes.

Antes de escrever observe-se ao espelho JAS e, se o fizer, talvez não escreva disparates.

# Agoraoununca said on Agosto 23, 2010 19:38:

O golpe de estado de 25 de Abril foi efectuado por militares que tinham medo de morrer na guerra.

Adveio revolução porque o povo ansiava por liberdade.

A descolonização foi uma vergonha. Atente-se na guerra fratricida que se lhe seguiu.

A democracia em Portugal teve dificuldade em se cimentar. Os homens de valor foram sendo preteridos a favor de demagogos e populistas.

Sá Carneiro foi morto porquê, e por quem?

Era apenas o começo de um parto difícil.

Veio o período de euforia à custa de empréstimos ruinosos.

O facilitismo tomou conta de todos os quadrantes da vida portuguesa.

Casos como os da Casa Pia, Face Oculta, Freeport só vêm demonstrar a miséria moral de um país condenado por mitos anos de incúria e aviltamento dos valores tradicionais.

O momento que se vive  é o culminar de todo um período de democracia miserabilista e bolorenta.

# Lagosta said on Agosto 24, 2010 3:15:

Alcatrazes, heim?!

Pedantolas aldrabão, volta para a escola para aprenderes a escrever.

# leaodaselva said on Agosto 24, 2010 10:49:

O 25 de Abril foi feito pelos militares que tinham medo de morrer na guerra: quem não tivesse medo que fosse para lá dar a pele, para saber como era.  Uma guerra faz-se quando o poder politíco não consegue resolver um diferendo. Ou então para dar tempo a esse poder politíco para resolver esse mesmo diferendo.

No caso de Portugal, com as suas três guerras em África, já com treze anos e com as posições extremadas,  que não teriam a meu ver, fim à vista a não ser com a independência, e como o poder politíco em Portugal não se manifestava disposto a isso, o desfecho foi esse e poderia ter sido um muito pior. Assim, sabe-se como foi. Se não tivesse sido assim, não se saberá nunca como poderia ter sido.

A descolonização foi uma vergonha. Como alguém já disse, a descolonização não foi a desejável, foi a possível. Depois de treze anos de guerra, com o extremar de possições, eu gostaria de saber quem faria melhor. Para a descolonização ser a desejável, deveria ela ter começado antes da guerra. A meu ver, esse poder politíco, nunca deveria ter deixado os povos pegarem em armar para exigir a independência. Ao dizer isto também não quero justificar nada, as atrocidades que foram cometidas, mas aí já esse poder politíco tacanho não é culpado de nada.

No entanto, devo dizer que a descolonização que não foi uma vergonha, foi a da India, mas a memória das pessoas é curta. Essa, devido à tacanhez do regime, foi o que se sabe. E a da Guiné estava a dois passos de ser igual, se não tivesse acontecido o 25 de Abril, e ser como foi.

Sá Carneiro foi morto por quê, ou por quem?

Quem é adepto da tese de atentado, como parece ser o caso, é que deve explicar.

Eu não tenho a resposta e lamento que ele tivesse morrido, mas quanto a isso digo uma coisa: O Dr. Sá Carneiro ia ao Porto a um comício, por sua conta e risco. O avião onde ele se deslocava com os seus

acompanhantes, andava preso com arames, tiveram até dificulades em o pôr a trabalhar, acho que até tiveram de mudar uma bateria, será exagero dizer que pegou de empurrão, mas penso que foi quase.

Eu sei isto pela comunicação social, mas nisto pouco falaram, porque do que se fala é da mensagem que se pretende fazer passar. Acho que quem partilha da tese de atentado, é que deve provar. Não é fazer uma acusação, como normalmente fazem, e depois a justiça que arranje os culpados.

Acho que chegaram às oito comições de inquérito e chegaram a nada.

Partilho da tese de que houve uma grande euforia com o advento da CEE, houve muitos facilitismos em todos os quadrantes, mas mais à direita para quem já tinha muito, gastou-se muito dinheiro mal gasto, e não se perguntou onde nem como. Incutiu-se nas pessoas que agora só têm direitos, deveres não têm nenhuns, e isso é aproveitado pelos vários sectores politícos, cada um como lhe convém.

Quanto aos casos, Casa Pia, não me pronuncio não tenho opinião formada, quanto ao face oculta e freeport, são iguaizinhos ao caso Sá Carneiro: nós acusamos, agora arranjem os culpados. Tanto é assim que no freeport já deu no que deu, mas haverá gente que vê sempre fantasmas e é um anátema que ficará para sempre colado às pessoas visadas.

Mas apesar de tudo, digo que não é com o fado da desgraçadinha que vamos a lado algum. Dos profetas da desgraça e dos vencidos da vida não reza a história e não fica nada para contar.

# reisa said on Agosto 25, 2010 12:17:

Leaodaselva confirma o seu primitivismo por ser animal. A colonização foi uma vergonha, sendo vasco da gama e outros piratas responsaveis pelo atraso de Portugal.

JAS tem razão, Portugal caminha rapidamente para o 3º mundo, seu lugar natural.

Para comentar necessita de estar registado