SOL

TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

As  fronteiras da medicina  alargaram-se, durante os últimos anos do século passado, para dimensões nunca antes imaginadas.

 

 

Este avanço nas ciências médicas não foi, contudo, acompanhado pelo avanço do pensamento, que, à semelhança do que já acontecera com grande parte dos avanços científicos e tecnológicos alcançados no sec. XX, não acompanhou esta evolução da medicina.

 

 

 

Quando em 3 de Dezembro de 1967 Christian Barnard, um cirurgião sul-africano, realizou o primeiro transplante cardíaco bem sucedido num ser humano, a sociedade civil rejubilou, por este feito científico de grande significado para a humanidade. Mas o pensamento, mais uma vez, não acompanhou a ciência.

 


Presentemente efectuam-se transplantes das mais variadas naturezas, todos os dias, a todas as horas.

É uma excelente evolução da ciência que preserva e prolonga vidas humanas.

Mas este avanço científico trouxe consigo um outro problema: Como encontrar órgãos disponíveis e em condições de serem transplantados para fazerem face às necessidades dos doentes?

 

 

 

E logo que a escassez se instalou, surgiu o tráfico ilegal de órgãos humanos.

 

 

A venda ilegal de órgãos humanos recolhidos em cadáveres ou em seres humanos vivos.

 

 

 

E este tráfico lança-nos várias questões, várias interrogações a que temos que responder!

Será que qualquer ser humano é suficientemente "dono do seu corpo" para doar um órgão para transplante? Para salvar um familiar? Para salvar um amigo?

 

 

E, se em vez de doar esse órgão, esse mesmo ser humano proceder à sua venda?  Salvando da mesma forma um ser humano?

E se um qualquer ser humano em estado de extrema miséria se vir na necessidade de ir vendendo partes do seu corpo para sobreviver? Os olhos? Os rins? Os pulmões? Os dedos?

Será aceitável? 

 

 

E, se em algum momento, este tráfico de orgãos humanos for destinado a salvar um nosso ente querido, familiar ou amigo? 

E se, em vez da colheita de órgãos para transplante  ser efectuada por esta via, se desenvolverem processos de clonagem de seres humanos apenas com esta finalidade? A criação de órgãos para transplante?

 

 

Será que o tráfico de órgãos humanos não acaba por ser um "crime permitido" mesmo na nossa sociedade ocidental?

E  os direitos humanos, neste caso, estarão defendidos?
 

 

 

Publicação: segunda-feira, 5 de Março de 2007 0:42 por Oidotsuc
Arquivado em:

Comentários

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 2:07 by meiadeleite

Parabéns pelo tema. Muito bom.

meiadeleite

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 3:55 by Vulcanico

O tema é actual e..alto aí, mete medo. Muito medo.

Quando alguém é raptado e naão aparece mais , não sabemos qual o fim que teve, se acaso teve fim a sua vida.

Sobre este assunto, lembro u filme que f vi, ptotagonizado pela Genevieve Bugeold  e Michel Douglas , denominado "COMA"  ( estado de coma ).

A estória passava.se num hospital onde aqueles actores encarnavam o papel de médicos que viviam juntos.. A determinada altura, uma amiga da médica vai fazer uma  simples raspagem ao útero e..entra em coma.

Pouco tempo depois, um atleta entra também na v cirurgia para uma intervanção a uma hérnia e ,fica em coma.

A médica começa a desconfiar de que algo de anormal se estaria a passar-nao  vou contar o filme-e consegue verificar que alguns doentes eram coocados naquele estado, sem regresso,sendo o seu corpo vegetante transportafo para outro hospital e conservado até que surgsse um pedido de um determinad órgão de algum sitio, americano ou europeu, pago a peso de ouro. Nessa altura, retirava-se a pessoa do coma , ela morria...e a fam´´ilia fazia-lhe o enterro...

Comtado assim , parece uma fantasia , ma so certo é que já nessa altuta-há anos- aquilo me indispôs, por ser clara a possibilidade de coisa semelhante acontecer.

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 4:02 by Vulcanico

Aquio foi uma parte .

Agora quanto ao ser dono do corpo.

A mim , não me repugna nada que o corpo seja utilizado a bem da comunidade.

Mas,tenho um medo dum caraças---em caso de morte cerebral, ligações á maquina ,etc e tal,como se faz e um transplante?

A pessoa está mesmo morta, morta, ou quê??

Aqui, meus amigos , só com garantia eu assinaria..mas morto clínico não escreve...

Concluindo--morto , mas orto da silva, tudo certo,  levem o que quiserem.

Caso contrário, cremação( que um tipo pode sofrer de catalepsia e ainda acordar no escuro de um caixão ).

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 4:06 by Vulcanico

Vivos-somos donos do nosso corpo.

Aí de acordo.

Posso vender o meu  cadáver ( mas cadáver,cadáver ).Chego aí a um instituto e tal fazemos o preço e recebo antecipadamente ( nada para a família)o preço da carcaça.

P'orra-mas há uma questão:

 --Como o meu físico já está pago, não é possível que emfim uma camioneta dsovernada por travões mal amanhados me apanhe??

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 4:08 by Vulcanico

E meso que não receba o dinheiro , que ele seja entregue a teceiris , após eu ter assinado o contrato e se houver uma urgencia quanto a um determinado órgão por exemplo de um ricalhaço qq?

Não pode contecer um assalto á mao armada e tal ou os travões etc..??

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 4:13 by Vulcanico

Dar enquanto vivos, é uma realidade-nos rins por exemplo...

Se quizer dar um braço, também pode dar..mas e o trabalho?

Porque sem trabalho que dá o bago para a paparoca , não se vive.

PÕe-se entao a questão-

E vender?

Vender um plmao, um rim, porque não??

Outra peça exterior ?um dedo? uma mão?uma perna ?Se nãolhe fizer falta, porque a maçaroca compensa...

Ai que já me estou a agoniar com o assunto..

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 4:18 by Vulcanico

E fico-me por aqui, mas conto só uma peça de teatro( importada de espanha) vista Na RTP -única ainda--cujo tema era exactamente a venda de órgãos por motivos económicos.

Agora um braço, depois o estômago etec......no fim quando foi o dia do g funeral, o caixao ia vazio..

Boa noite..que raio de tema eu encontrei agora...

CONCULSAO:

DASSE!!!

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 4:24 by Vulcanico

O TEMA É SÉRIO.

DEVIA SER COLOCADO ALI NA PAGINA 1 Á NOSSA DIRITA, ONDE, A PAR DE ALGUNS  POSTS DE JEITO, SE ENCONTRAM PIMBALHADAS DUM CARAÇAS.

INCONCEBÍVEL..

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 11:28 by bluewater68

Bom dia oidustoc,

Começo por agradecer o seu comentário no meu texto. Na verdade, são aqueles textos que me dão mais gosto em fazer. Têm trabalho de investigação e costumam resultar em 'lençois'. Pena é que por vezes as pessoas se assustem com muito texto. Mas como ainda existem aqueles que têm tempo para ler e comentar, isso já me motiva para continuar a escrever.

...

Sobre este texto, concordo com o Vulcanico quando afirma que este texto deveria estar na coluna da direita. A sua pertinência assim o justifica.

Em tempos, tinha reunido algum material para escrever sobre este tema, mas depois não houve oportunidade. Assim, sob pena deste comentário ficar enorme, transcrevo parte dessa documentação que reflecte de forma elucidativa o drama e o desespero a que os seres humanos podem chegar. Será que quem 'compra' um rim saberá que o comprou de alguém desesperado para alimentar os filhos, capaz de tudo para obter dinheiro?

?

Anúncio

Vende-se rim. Sexo masculino, tipo de sangue O, saudável. Preço total 90 mil libras, mais dez mil libras para despesas médicas e de deslocação.? O anúncio está num ?site? da internet, à vista de todos, e é apenas um entre muitas dezenas de anúncios semelhantes que, segundo o jornal britânico ?The Sun?, alimentam um cada vez mais florescente comércio clandestino de órgãos para transplantes.

?

Quem compra está desesperado para ultrapassar as longas listas de espera dos hospitais. Quem vende fá-lo pelas mais variadas razões: para pagar dívidas, financiar uma casa ou um negócio, ou simplesmente por ganância. O anúncio acima levou o repórter do ?Sun? até Umer Maqbool, um imigrante paquistanês residente em Manchester. Umer, que tem 24 anos e trabalha como empregado de mesa, diz que precisa do dinheiro para comprar uma casa nova para a família no Paquistão e abrir uma pequena loja, e está disposto a abdicar de partes do corpo para realizar o seu sonho. Para além do anunciado rim, Umer admite ainda vender parte do fígado e a córnea, e está disposto a regatear: aos invés de um rim pelas 100 mil libras (148 mil euros) inicialmente pedidas, está disposto a vender tudo ? o rim, parte do fígado e a córnea ? pelo mesmo preço. O contrato é firmado na altura, e as condições estipuladas: a operação terá lugar no Paquistão, onde a venda de órgãos é uma prática legal e corrente. O facto de o negócio que acaba de firmar ser ilegal no Reino Unido não parece incomodá-lo. ?Eu não conto dizer nada a ninguém?, responde, com um encolher de ombros. O caso denunciado pelo ?Sun? parece ser apenas uma gota num oceano cada vez maior. Uma simples busca na internet permite encontrar dezenas de pessoas dispostas a vender órgãos que consideram dispensáveis. A maior parte dos anúncios provém de países pobres como a Índia, o Paquistão, o Bangladesh ou as Filipinas, mas também há pessoas dos EUA, Reino Unido, Austrália e França. Um responsável da Associação Britânica de Transplantes, John Forsythe, confirmou a tendência e condenou veementemente esta prática, que considerou ?perigosa?. Segundo dados oficiais, só no Reino Unido há mais de sete mil pessoas em lista de espera para um transplante. COMÉRCIO ARRISCADO Ignorando os riscos para a própria saúde, centenas de pessoas estão dispostas a vender clandestinamente os seus órgãos para arranjar dinheiro. Um rim pode chegar a valer entre 70 e 140 mil euros no mercado negro deste tráfico ilícito. CÓRNEA 29 mil euros FÍGADO 29 mil euros RINS 74 mil euros

?

Sem dúvida, um tema muito pertinente e que merece ser explorado e discutido.

Abraço

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 11:57 by ifabiao

É uma realidade em muitos países o rapto de pessoas para lhes retirar órgãos para serem vendidos no mercado negro...

Um ente querido à beira da morte, escassez de órgãos, muito dinheiro.Esta é a receita para alimentar esse tráfico.Nem sabem ao certo de onde vem, se a pessoa é saudável...Arrepia-me pensar nisto.

bjks

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 12:33 by Vulcanico

Ainda aqui volto:

Mesmo não acontecendo raptos , já pensram que um qualquer de nós, um familiar-pode ser operado,e, além de lhe ser etirado o qu eestava em estado desgraçado, podem do corpo desaparecer outras peças importantes?

A simples operação a uma criança, para he retirar o apêndice, não pode suscitar gulodice por parte do cirurgião?

Que me pedoem os médicos, todos eles.

Mas, perante o comércio de órgãos existente, a gente se encolhe.

Que quem tem cu, tem medo.

E gora para aliviar( ????) o tema , que é da pesada,

Com a crise e as medidas caa vez mais restritivas que o governo impõe,não chegará uma altura em que teemos que obrigatoriamente de dar ao estado uma patte de noso corpinho?Ou ele todo?

Bem,lá ia abaixo a industria funerária..

E ,

Não estou a levar o assunto da venda ou roubo de órgãos a brincar-ainda estou agoniado com o tema, que, repito, deve merecer ESPECIAL DESTAQUE.

vulcanico

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 16:31 by Vulcanico

ESTE TEMA PARA A PRIMEIRA PAGINA JÁ !!!!!

.

SEJAM CONSCIENTES

DEIXEM-SE DE PAROLICES E BRINCADEIRAS.

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 17:58 by boogie

Um tema delicado e  muito actual.Não é possível  fazer num simples comentário  uma análise de todas as questões  que envolvem o transplante de orgãos .

Bom post com imagens muito elucidativas.

Boogie

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 19:39 by bhtp1

Olá Oidotsuc.

Um post MUITO interessante. Eu apenas daria um orgão 'que não me fizesse falta' num hospital com certezas de segurança. tanto minhas, como do meu orgão, ou seja, tinha que ter a certeza que o meu corpo era utilizado para salvar alguem, e que não fosse utilizado como uma maneira de fazer dinheiro.

Abraço

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 21:48 by Oidotsuc

Olá Meiadeleite,

Obrigado pelo comentário.

Esta nossa sociedade depara-se com problemas complexos.

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 21:56 by Oidotsuc

Obrigado Vulcanico,

Pela participação no tema, pelas reflexões sobre os temores que esta problemática gera e pelo apoio manifestado.

Os meus agradecimentos

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 22:17 by Oidotsuc

Olá Bluewater,

Fico grato pelo amável comentário e pela excelente participação neste tema.

A sociedade actual reserva-nos surpresas à medida que vai evoluindo. Nunca teria havido um Al Capone sem a Lei Seca, não é? Com os transplantes e a proibição da comercialização passa-se o mesmo. Criam-se oportunidades...

E então quando se entra em desespero, o que não é muito difícil (dada a escassez de órgãos disponíveis face às necessidades)...é-se alvo fácil deste tipo de organizações menos convencionais...

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 22:24 by Oidotsuc

Olá Ifabiao,

É complicado, não é?

Mas, infelizmente, real!

É a sociedade em que vivemos...

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 22:27 by Oidotsuc

Olá Vulcanico,

Penso que este país, neste aspecto, ainda seja um pequeno Paraíso.

Obrigado pelo comentário.

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 22:29 by Oidotsuc

Obrigado pelo apoio Vulcanico.

De facto, penso que o tema seja importante.

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 22:32 by Oidotsuc

Olá Boogie,

A evolução tecnológica, médica e científica traz-nos cada dia novos temas de reflexão.

Por exemplo, a clonagem de seres humanos.

E atenção! Esta questão vai colocar-se muito fortemente perante todos nós muito em breve!

Mais cedo do que pensamos!

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

segunda-feira, 5 de Março de 2007 22:40 by Oidotsuc

Olá bhtp1,

Obrigado pela participação.

Quanto ao comentário apenas recordo que estas questões se colocam sempre em situações extremas.

Por exemplo a nossa mãe teve um grave acidente de automóvel e necessita de receber um transplante urgente, num prazo máximo de seis horas, que lhe garanta a sobrevivência. Não há órgãos disponíveis, nem dadores referenciados. O que sucede então? Procuram-se compatibilidades sanguíneas e biológicas e, geralmente, a solução recai num elemento da família mais chegada.

Mesmo que o Hospital onde o transplante terá que ser levado a cabo não seja o ideal, o que se há-de fazer?

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

terça-feira, 6 de Março de 2007 0:58 by XXI

Acrescento que em certos países, creio que também na India, há quem recorra à venda, em vida, de alguns dos seus orgãos, os repetidos, para fazer face a dívidas...

Maria Romã

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

terça-feira, 6 de Março de 2007 9:54 by Oidotsuc

Olá Maria Romã,

De facto existe um vasto conjunto de países do chamado terceiro mundo onde a venda de órgãos humanos não é proibida.

Geralmente quem compra são organizações ocidentais onde esta prática é proibida.

Nesta matéria, passámos da ficção para a realidade...

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

terça-feira, 6 de Março de 2007 20:44 by manuelapinheiro

Um Assunto deveras assustador... quando não tem a ver com a decisão do próprio em prol seja do que for. A mim, impressiona-me sinceramente. Tanta gente que apareçe com cicatrizes e não sabe como isso foi possível. Boa Noite * Gostei do seu blog* Boa Semana* manuel@

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

quarta-feira, 7 de Março de 2007 9:58 by Oidotsuc

Olá Manuelapinheiro,

Obrigado pelo seu comentário e pela visita.

Este tema coloca-se já no presente com muita acuidade. A tendência é de que se descontrole totalmente num futuro muito próximo se nada for feito.

Boa semana.

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

quarta-feira, 7 de Março de 2007 15:08 by FernandaValente

Olá boa tarde,

... e para além da venda de orgãos menos essenciais à sobrevivência da pessoa humana, é o tráfico de orgãos essenciais, em que está subjacente a prática do sequestro e morte de pessoas para satisfazer esse "mercado".

No entanto, esta questão parece não afectar os governantes de alguns países ditos civilizados que logo se apressaram a apadrinhar legislação em desfavor da comunidade científica que pretende aprofundar o estudo dos processos de clonagem do ser humano, em que um dos objectivos será a criação de orgãos para transplante.

Cumpts.

Fernanda

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

quarta-feira, 7 de Março de 2007 16:23 by Oidotsuc

Olá FernandaValente,

Parece tratar-se, de facto, de um crime em larga escala, ainda por cima, permitido por inacção.

O avanço das ciências, e especialmente da biotecnologia, poderá permitir dar uma resposta a curto prazo, no que concerne à clonagem, desde que se criem regras que possibilitem a investigação séria nesta matéria.

Caso contrário, será a lei do mais forte (que neste caso é a lei do mais rico), uma lei da selva...  

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

quinta-feira, 8 de Março de 2007 20:35 by contracorrente

Também me preocupa... É o poder do dinheiro e das máfias.

Um abraço

Santana-Maia

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

quinta-feira, 8 de Março de 2007 22:53 by Oidotsuc

Olá Contracorrente,

E um dia, quando menos se espera...

Estamos a ser confrontados com esta questão...

Um abraço

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

sábado, 10 de Março de 2007 1:27 by pessoalissimo

Olá, oidustoc!

Parece que já muito foi aqui dito, é um bom tema para debate, vai ser certamente um grande tema para debater nas nossas universidades e em grandes conferências internacionais, disso não tenho qualquer dúvida, embora tenha também muitas dúvidas...

A questão do tráfico de órgãos é um sério problema da actualidade, sobretudo por envolver pessoas económicamente fragilizadas, passa-se o mesmo com o tráfico de bebés e as barrigas de aluguer.

ps - gostei muito de aqui vir, o seu blog tem uma excelente organização temática, adicionei-o aos meus favoritos

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

sábado, 10 de Março de 2007 3:32 by Oidotsuc

Olá Pessoalissimo,

Agradeço a visita e a apreciação bondosa que fez deste pequeno espaço.

De facto, a procura da vida eterna, tema que desde sempre o homem perseguiu, vai levar-nos, muito em breve, à descoberta de novas fronteiras nas ciências, neste caso biotecnologicas, que colocarão sérios problemas aos conceitos, e preconceitos, em que a nossa sociedade actualmente se suporta para a formação de juízos de valor.

Volte sempre!

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

domingo, 11 de Março de 2007 14:14 by sarah

um tema sempre actual e doloroso.

até...

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

domingo, 11 de Março de 2007 16:23 by Oidotsuc

Olá Sarah,

Este, de facto, é um tema muito preocupante e que deixa que pensar a todos pois, na verdade, esta questão, sem que saibamos antecipadamente, se pode vir a colocar a qualquer um.

# re: TRÁFICO DE ORGÃOS HUMANOS. UM CRIME PERMITIDO?

quarta-feira, 7 de Janeiro de 2009 0:24 by voandobaixinho

Tráfico ???

Tráfico é não legal certo ?

Não aceite né ?

Roubo não concordo.

Mas acho que se existe algo verdadeiramente nosso é o corpo.

Cada um deveria ser livre de fazer o que quize-se do seu proprio corpo.

Vender,alugar,destruir aos poucos ou por inteiro.É nosso porra.

Roubo é diferente.Acho que esse crime deveria ser punido com muita severidade.

Nada de penas de morte.Prisão vitalicia com direito a trabalhos forçados, como naqueles filmes americanos todos em filinha de correntes nas pernas a limpar valetas.Acabava-se com o crime,com as prisões sobrelotadas e ainda ficavamos com as valetas limpas.

Eu do meu não dispenso nem um bocadito.

Para comentar necessita de estar registado