Os alunos do 6ºA estão agora a construir castelos para levantarem as notas. Como fazer a maquete de um castelo? Já dei algumas ideias na aula mas vou deixar aqui mais algumas. Prestem atenção!

 

 Com um bocadinho de esforço, e alguns materiais que iriam para o lixo, podes fazer este incrível Castelo Medieval!




Material necessário:


* Cola
* Tesoura
* Fita adesiva
* Caixote de cartão
* Caixa de pizza
* Tubo de toalhas de papel
* Caixa de ovos
* Jornal
* Pacote de leite achocolatado
* Copos descartáveis
* Caixa de cereais
* Caixas de batatas fritas
* Caixas de fósforos
* Tinta acrílica
* Esponja
* Pincel

1. Usa a caixa de papelão para fazer a estrutura principal do teu castelo.
Corta um dos lados da caixa para o acesso ao interior e reforça todas as emendas com a fita adesiva. Corta as janelas e portas onde preferires.

2. Torres da caixa de leite. Corta uma caixa rectangular ao meio, a seguir corta janelas em ambas as metades para fazer as 2 bases da torre. Corta uma caixa pequena em forma de ameias e cola-a às partes superiores das bases. Corta as passagens secretas do sustento da caixa de papelão (etapa 7), a seguir cola as torres  terminadas à parte superior.


3. Cola a tua base de castelo numa caixa limpa de pizza (colada e fechada). Podes igualmente usar uma folha de papelão ou um pedaço de madeira.

4. Torres do tubo de papel de toalhas - Determina onde as torres se unirão ao castelo, a seguir corta as entradas e as janelas da torre. Cola as torres no lugar.



5. Caixa de ovos para o balcão (varanda). Corta uma secção de 3 espaços para ovos de uma caixa vazia do ovos, e cola-a sob uma abertura no castelo. A varanda fica como podes ver em baixo.

6. Arco de pedras de jornal. Enrola uma folha de jornal e prende-a com fita adesiva por cima da entrada principal. Cola uma corda ou fio a cada lado do ponte levadiça e à parte superior da porta.


7. Corredor secreto. Antes de unir as torres, os furos cortados na parte superior da caixa de papelão para o escorrega do tubo e a rampa (vê a figura seguinte). Certifica-te que os furos são grandes o bastante para que as figuras caibam completamente.



8.Mezanine de caixa de cereais. Corta a caixa ao meio, faz uma abertura da porta, e prende a caixa à parte superior do castelo.

9. Quartos de caixa de batatas frita - Corta portas e janelas na caixa das batatas e cola-a na mezanine.



10. Varanda de copo descartável. O corte um copo descartável, criando abas laterais, como é mostrado a seguir. Prende o copo à frente de uma janela ou de uma porta. 














11. Sótão de caixa de sapatos. Corta uma caixa de sapatos e coloca-a dentro do teu castelo para dar forma a um quarto interior. Em seguida, prende a tampa da caixa de sapato (b) sobre o quarto criando um sótão ou um segundo andar. Para a estabilidade, igualmente prende o sótão às paredes internas do castelo.

12. Tubo e deslizante para passagem secreta. Corta um tubo de toalha de papel, encaixa-o entre o soalho e a abertura do telhado para o corredor secreto, dobrando as extremidades e cortando uma entrada na parte inferior. Para o escorrega, corta um tubo parcialmente longitudinal e prende-o no lugar entre o sótão e a outra abertura. 







13. Escadaria de caixas de fósforos. Corta caixas ao meio e prende-as como as mostradas na figura. Cola as escadas no lugar.

14. Pintura. Cobre todas as junções e emendas com a fita adesiva para um revestimento mais liso, a seguir pinta o teu castelo por dentro e por fora com tinta acrílica.






15. Carimba os tijolos. Uma vez que a pintura esteja seca, usa uma parte pequena de esponja e de uma tinta de cor diferente para adicionares tijolos. 








16. Faz cones de papel e cola-os na parte superior de uma torre, como mostra a figura da direita. 




17. Faz bandeirinhas com papel colorido e cola a base delas num palito de churrasco e prende-os à parte superior da torre.











Pronto! Ai está o teu próprio castelo com passagem secreta e tudo.

 

 Aqui está outra ideia.

 

Fontes:

 http://comofazertudoemartesanato.blogspot.pt/2008/12/como-fazer-um-castelo-de-material.html

 http://olhares.sapo.pt/castelo-de-arnoia-maquete-celorico-de-basto-foto3978967.html