SOL

PESSOALÍSSIMO

Um olhar construtivista e de esquerda sobre o Mundo e a Humanidade. E sobre o meu EU. Sem complexos ideológicos ou filosóficos.

Syndication

Tags

Navegação

Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem?

  

É muito conhecida a frase “Uma imagem vale por mil palavras” (de Elia Kazan, grande cineasta americano e cultor das imagens), constituindo uma máxima dos artistas, dos designers e dos publicitários. Já Garcia da Horta dizia (séc. XVI): “Não me contradigam textos de autores, aquilo que vi com os meus olhos”, isto é, mais vale o que se vê do que o que se conta.

Isto a propósito de uma fotografia que ganhou recentemente o concurso internacional de fotos de jornalismo, o “World Press Photo”, da autoria do repórter americano Spencer Platt, trata-se de uma foto que retrata dois mundos aparentemente inconciliáveis, o da destruição provocada pela recente intervenção militar israelita no Líbano e o de um grupo de jovens libaneses “passeando-se” no local num descapotável, parecendo turistas em cenário de guerra.

 Ora o que uma revista libanesa L’Agenda Culturel nos vem dizer, numa desmontagem daquela “realidade” presente na fotografia, é que nem tudo o que se vê, É!!! O que já sendo aceite por muita gente (filósofos, psicólogos, artistas), não faz parte do senso-comum.

Passo a explicar: A referida revista, quando foi divulgada a foto, decidiu proceder a investigações no sentido de apurar quem eram os jovens que aparecem no descapotável.

A conclusão a que chegou é que afinal o carro, longe de ser um veículo de luxo, é um mini Cooper, os jovens não faziam de turistas, passavam como vizinhos e a rapariga que parece estar a fotografar, afinal está a telefonar, de facto, aos pais…

Esta história serve de exemplo para aqueles que julgam deter certezas sobre tudo, afinal muitas das nossas certezas irredutíveis são sempre relativas ao nosso ponto de vista, à perspectiva ou ângulo com que o objecto de atenção é olhado, ao interesse que ele tem para nós, mesmo testemunhas dos mesmo acontecimento, o podem relatar de forma diversa, sem com isso estarem deliberadamente a mentir.

Uma imagem pode, assim, enganar tanto como mil palavras…

      

Isto a propósito de uma fotografia que ganhou recentemente o concurso internacional de fotos de jornalismo, o “World Press Photo”, da autoria do repórter americano Spencer Platt, trata-se de uma foto que retrata dois mundos aparentemente inconciliáveis, o da destruição provocada pela recente intervenção militar israelita no Líbano e o de um grupo de jovens libaneses “passeando-se” no local num descapotável, parecendo turistas em cenário de guerra.

 Ora o que uma revista libanesa L’Agenda Culturel nos vem dizer, numa desmontagem daquela “realidade” presente na fotografia, é que nem tudo o que se vê, É!!! O que já sendo aceite por muita gente (filósofos, psicólogos, artistas), não faz parte do senso-comum.

Passo a explicar: A referida revista, quando foi divulgada a foto, decidiu proceder a investigações no sentido de apurar quem eram os jovens que aparecem no descapotável.

A conclusão a que chegou é que afinal o carro, longe de ser um veículo de luxo, é um mini Cooper, os jovens não faziam de turistas, passavam como vizinhos e a rapariga que parece estar a fotografar, afinal está a telefonar, de facto, aos pais…

Esta história serve de exemplo para aqueles que julgam deter certezas sobre tudo, afinal muitas das nossas certezas irredutíveis são sempre relativas ao nosso ponto de vista, à perspectiva ou ângulo com que o objecto de atenção é olhado, ao interesse que ele tem para nós, mesmo testemunhas dos mesmo acontecimento, o podem relatar de forma diversa, sem com isso estarem deliberadamente a mentir.

Uma imagem pode, assim, enganar tanto como mil palavras…

      

Publicação: domingo, 8 de Abril de 2007 0:04 por pessoalissimo

Arquivado em:

Comentários

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ segunda-feira, 9 de Abril de 2007 10:47

É mesmo! Assumimos tanto, sem nos darmos ao trabalho de conhecer a verdade!

Muito interessante este post.

Um abraço.

julieta

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ segunda-feira, 9 de Abril de 2007 13:04

Afinal a Serra da Estrela é assim??????

mcardoso

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ segunda-feira, 9 de Abril de 2007 17:50

O tema deste post é muito interessante.

Há uma distinção que é necessário fazer: a leitura o mais objectiva possível da imagem (ou de uma situação) e a interpretação dessa imagem.

O que acontece muitas vezes é que não se faz a leitura, a descrição do que se vê, mas a sua interpretação que é necessariamente subjectiva, dependendo do ponto de vista de cada pessoa.

Foi o que o repórter fez ao considerar que a foto representa os tais dois mundos inconciliáveis e os jovens libaneses os turistas que se divertem em cenário de guerra.

Uma boa semana de trabalho.

ensinasola

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ segunda-feira, 9 de Abril de 2007 21:04

Li esta notícia num jornal e confesso que fiquei abismada...

bjks

ifabiao

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ segunda-feira, 9 de Abril de 2007 22:20

"Aquele que diz é evidente, basta ver. Tem da realidade uma visão impressionista. Julga observar a realidade quando observa apenas a impressão que a realidade lhe provoca". Não me lembro, assim de repente, do autor da citação mas, parece-me muito oportuna e aqui a deixo, caro Pessoalíssimo.

Um abraço

ElanaJanela

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ terça-feira, 10 de Abril de 2007 13:52

Volto a esta questão. Parece-me evidente que há aqui também um fenómeno de manipulação da informação.

E isto é uma questão muito grave nos dias que passam em que a informação visual tem uma preponderância inquestionável.

E o público está numa situação muito frágil porque não há uma educação para a análise crítica das imagens com que somos bombardeados quotidianamente.

ensinasola

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ terça-feira, 10 de Abril de 2007 14:21

Olá amigo,

Sempre discordei da expressão "Uma imagem vale por mil palavras". Convivo muito entre os invisuais e lamento que os governantes se esqueçam destes cidadãos. Por exemplo, em Braga, existem paseiso que acabam em autênticos pricipícios. Imaginam a frustração de um invisual ao ouvir essa maléfica expressão...

Um abraço e muito bem feito por teres aqui noticiado a desmontagem (assisti também a essa reportagem) toda a trama em torno da fotografia. Afinal, uma imagem apenas vale aquilo que o fotógrafo quer que ela valha...

Um abraço

dissidencias

dissidencias

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ terça-feira, 10 de Abril de 2007 18:11

uma imagem vale aquilo que exactamente vale, e penso estar tudo dito!

uma simples palavra pode construir um mundo ou, ao invés, destruir um universo.

deus disse "fiat" e o mundo fez-se!!!!

aí tá!

boa semana para si.

antonio gamito

antoniogamito

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ terça-feira, 10 de Abril de 2007 19:45

As imagens podem ser muito esclarecedoras, mas perdoem-me os seus apaixonados prefiro a escrita.

Post interessante, o seu. É pena as pessoas assumirem os seus ideais e as suas ideias como única verdade possível, porque a verdade é a interpretação que cada um de nós faz do que vê e sente.

Um abraço

321123a1

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ quarta-feira, 11 de Abril de 2007 1:34

Olá, ENSINASOLA

Estamos efectivamente no mundo das imagens (imagens de ?bocados de realidade?) e do marketing, e se isso é bom para uma certa ideia do mundo mais animado e colorido (afinal as imagens ajudam a promover a imaginação criadora), também pode ser má por não nos ajudar a reflectir sobre essa ?realidade?.

Obrigado pelo seu comentário esclarecido, volte sempre!

Um abraço.

--------------------------------

Olá, ELANAJANELA

Obrigado pelo teu contributo, foi excelente!

Um beijinho.

--------------------------------

Olá, DISSIDENCIAS Amigo

Ora aqui está uma abordagem nova para mim, não me tinha lembrado ainda da situação que descreves, embora os invisuais, não as podendo ver com os olhos, podem imaginar imagens de uma ?realidade? que é a sua.

Muito bem lembrado, um forte abraço.

--------------------------------

Olá, ANTÓNIOGAMITO

Não sabemos se Deus existe, muito menos que saibamos o que ELe disse, mas como alegoria está muito bem visto.

Um abraço e? volte sempre!

-------------------------------

Olá, 321123a1

Em vários aspectos as palavras enriquecem muito mais a nossa imaginação do que as imagens, porque elas podem ser interpretadas de maneira diversa, pois apesar do seu significado intrínseco, léxico, também têm significações variadas, de acordo com o sentir e a sensibilidade pessoal e intelectual de cada leitor. As imagens tendem a ter leituras simplificadas, porque elas SÃO aquilo que MOSTRAM, apesar de nuances como as desta fotografia.

Um abraço.

pessoalissimo

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ quarta-feira, 11 de Abril de 2007 9:38

Pessoalissimo,

ontem estive neste texto, mas já era muito tarde e não consegui comentar.

Comento hoje, pela fresquinha, a excelência deste texto.

É verdade que uma imagem pode vaelr por mil palavras, mas também pode enganar por mil. Tudo depende da forma como a mesma é exibida. Se é no seu todo, se é apenas um corte para realçar um pormenor. Se esta imagem fosse cortada do  meiro para cima seria um vulgar cenário de guerra. Do meio para baixo, já poderia representar um qualquer anúncio. No seu todo, dá uma ideia distorcida da realidade.

Andava a classe rica a passear-se nas ruas de Beirute? seria este homem um chulo e as meninas umas acompanhantes de alto nível? nesta imagem, todas as interpretações são possíveis.

E as imagens podem fazer ganhar ou perder uma guerra.

Abraço

bluewater68

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ quarta-feira, 11 de Abril de 2007 14:55

A verdade é que há muitas "verdades". As fotos por mais explícitas que sejam, são sempre redutoras...

ramodebarro

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ quarta-feira, 11 de Abril de 2007 20:09

Caro amigo Pessoalíssimo,

Como diz e bem o Bluewater, as imagens podem ganhar ou perder uma guerra. Lembra-se daquel imagem d euma memnina a correr nua no mei de um bombardeamento de napalm no Vietnam que é muito famosa. Graças a ela a opinião pública americana começou a voltar-se contra a guerra ...e perderam.

Quem quiser pode usar as imagens para o bem...ou para o mal. É só dar-lhe o contexto e o texto conveniente.

Um abraço azul e uma boa semana

MarAzul2007

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ quinta-feira, 12 de Abril de 2007 0:23

Olá, amigo BW

Tem toda a razão. Há, hoje em dia, cada vez mais razões para desconfiarmos do valor das imagens fotográficas e digitalizadas, com elas é possível qualquer tipo de manipulação dos sentidos e da sua interpretação resultante dos acontecimentos que elas relatam, tem havido muitos abusos em relação ao uso das fotos manipuladas com, por vezes, graves consequências para os visados. Claro que já existem marcas de água e outras assinaturas digitais que permitem averiguar da autenticidade das imagens, mas na maior dos casos o público que lê as notícias e vê as imagens não se preocupa com isso, tarefa que os jornalistas e investigadores deveriam assegurar, mas que nem sempre se cumpre, pois os escrúpulos e a ética profissional estão muitas vezes ausentes das suas práticas.

Um abraço.

------------------------------

Olá, RAMODEBARRO

Sim, tem razão, a ?realidade? não se pode circunscrever a uma imagem, por melhor que seja a sua qualidade. O vídeo aproxima-nos dessa realidade, mas continua ser redutor, afinal o que é a ?verdade? ?

--------------------------------

Olá, MARAZUL

Tem toda a razão. Obrigado pela sua opinião.

Um abraço.

pessoalissimo

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ quinta-feira, 12 de Abril de 2007 9:39

As aparências iludem mesmo!

Beijos Pessoalissimo

isabelinha

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ quinta-feira, 12 de Abril de 2007 15:55

Olá

Concordo com a sua frase final:

"Uma imagem pode, assim, enganar tanto como mil palavras?"

Nem imagina (certamente deve sabê-lo) com a tecnologia de diversos programas de edição de imagens (o que é muitas vezes utilizadas de forma abusiva por alguns fotográfos para vender às revistas) se pode "aldrabar" uma imagem.

Imagine-se no Egipto junto a uma das pirâmides? Pois, é fácil de fazer.

Smile

FELICE

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ quinta-feira, 12 de Abril de 2007 19:35

Caro pessoalíssimo

Na verdade uma foto pode ter muitas legendas e não terem nada a ver com a realidade.

Mas há imagens que valem bem mais do que muitas palavras e esta do seu post é uma delas.

Um abraço,

Manuel Peralta

Partebilhas

# re: Reflexões IV - Afinal? quantas palavras vale uma imagem? @ sexta-feira, 13 de Abril de 2007 12:11

Amigos ISABELINHA, FELICE e PARTEBILHAS

Obrigado a todos pelos vossos comentários

pessoalissimo

Para comentar necessita de estar registado