SOL

PESSOALÍSSIMO

Um olhar construtivista e de esquerda sobre o Mundo e a Humanidade. E sobre o meu EU. Sem complexos ideológicos ou filosóficos.

Syndication

Tags

Navegação

VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE

(ou o combate à INDIFERENÇA)

  

“A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.” -John Ruskin

     

“Não é a ambição nem a busca de riqueza material ou notoriedade que os move… São empurrados pela vontade de ajudar, pela procura de riqueza emocional e pela certeza de poderem dar um contributo para a construção de um futuro diferente e melhor e, assim, fazer a diferença… São voluntários…” (autor desconhecido)

 

Num mundo dominado pelo egoísmo social a pobreza, ao invés do que prometiam os arautos do capitalismo popular, tem vindo a aumentar. E não só nos países tradicionalmente pobres, na sua maioria africanos. Também nos países europeus e em Portugal, em particular, a chamada pobreza envergonhada tem vinda a crescer de modo preocupante.

Não pertenço a nenhuma instituição de voluntariado social. Tenho contribuído para o Banco Alimentar e os Bombeiros Voluntários. Ocasionalmente, para a AMI (Assistência Médica Internacional).

Durante muito tempo entendi que o voluntariado, sobretudo o realizado pelas Missões católicas e de outras confissões, era muito baseado na ideia de caridade e filantropia. E que, nessa perspectiva, não iriam contribuir para resolver problema nenhum, apenas pontualmente e por pouco tempo. E acalmar as conciências e satisfazer o ego de alguns dos seus mais ricos contribuintes. A caridade é generosidade e dávida, mas dávida inconsequente, porque mantêm as estruturas sociais e económicas que geram a pobreza que supostamente pretende combater com a caridade.

Mais tarde descobri que muitas outras organizações exerciam o voluntariado de um modo muito mais eficaz. As organizações das Nações Unidas são as mais activas e preparadas para as grandes emergências humanitárias. Mas a Cruz Vermelha Internacional, a AMI, os Bancos Alimentares contra a fome, as Associações Voluntárias de Bombeiros e tantas outras Organizações Não Governamentais (ONG) têm dado um excelente contributo para minorar os problemas e salvar milhares de vidas em todo o mundo. Sem todas essas instituições o mundo seria hoje muito mais pobre. E a injustiça social muito maior. A essas organizações devemos a primeira ajuda, o apoio desinteressado nos momentos de aflição, em catástrofes humanitárias, guerras e conflitos armados.

Actualmente, muitas dessas ONGs são estruturas altamente profissionalizadas e economicamente poderosas. Algumas são apoiadas financeiramente pelos governos locais e constituem instrumentos da sua acção política, o que desvirtua a sua vocação principal.

As ONGs são organizações legais criadas por grupos ou fundações privadas e não têm fins lucrativos. Existem mais de 40 000 ONGs com intervenção internacional. Só a Índia tem mais de um milhão dessas organizações não governamentais.

A acção e a intervenção dos voluntários (voluntariado social) pode ocorrer em tantas situações, desde os desastres humanitários ao apoio de pessoas carenciadas ou doentes, ele manifesta-se de muitas e variadas maneiras.

É a faceta humanitária e solidária do Homem que aqui se manifesta. A ela devemos muito o que de bom existe hoje na história da humanidade.

 ---

Sobre este tema, um excelente post aqui no SOL:

http://sol.sapo.pt/blogs/portocego/archive/tags/VOLUNTARIADO/default.aspx

O perfil da bloguer “portocego” que faz do voluntariado um objectivo de vida:

"Nasceu e cresceu numa linda aldeia da Beira Litoral. Estudou e trabalhou em Lisboa. Actualmente aposentada, dedica-se ao voluntariado elegendo como próximo o que está mais próximo. Gosta de pintar, ler, escrever viajar e receber amigos. Admira o voluntariado dos leigos para o desenvolvimento, especialmente, os que vão para os países mais carenciados."

   

Ajude a AMI com os seus impostos

Na próxima Declaração de IRS escreva 502744910 no quadro 9 do anexo H da sua declaração e dê à AMI 0,5% do seu imposto. A AMI está expressamente registada para receber o seu donativo. (Art. 32, nº6 da Lei nº16/2001 de 22 de Junho.

Divulgue esta informação junto dos seus AMIgos.

  

Publicação: quinta-feira, 30 de Outubro de 2008 23:33 por pessoalissimo

Arquivado em:

Comentários

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 12:06

pessoalissimo

Parabens, pelo belissimo post.

Um tema que dá muito que pensar.

Tenho uma especial admiração por aqueles que andam no voluntariado.

"È a faceta humanitária e solidária do homem que aqui se manifesta"

Desejos de Boa sorte.

berta

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 19:04

Fernando Olá,

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenenou a alma do homem, e  

o desenvolvimento não funciona sem o envolvimento do cidadão.

Tenho uma grande admiração pelo trabalho voluntário, principalmente os de milhares de anônimos que dedicam-se de alguma forma, construindo "um mundo melhor, uma sociedade melhor".

A participação da sociedade civil por meio de ações voluntárias é fundamental para que os projetos de desenvolvimento tenham resultado,

Eu participo de uma ONG aqui no Brasil, gosto muito desta atividade que faço com gosto.

Gostaria muito de poder dispor de mais tempo, este é um trabalho que da-me paz, evoluindo o meu espírito.

Gostei imenso visita-lo e encontrar este tema postado.

Parábens pela conciência e divulgação.

Se cada um fizesse um bocadinho....

Um beijo no coração.

Com carinho da amiga,

Gilda

Gilda

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 19:10

PS-VOLTEI PARA ACENDER AS ESTRELINHAS!!

?A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.?

Muito profunda está reflexão.

Gostei muito tbm!

Beijinhos

Gilda

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 19:31

Olá Fernando,

Quem tiver condições para exercer, em tantas e tantas Organizações Governamentais ou não, um trabalho de voluntariado, merece todo o meu apreço.

Ser altruísta é ,ser humano, numa sociedade desumanizada.

Abraço

albertoluis

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 21:22

Importantíssimo artigo.

Desde que estou inscrito no Banco de Voluntariado de Lisboa (desde 2004) que tenho descoberto um mundo fantástico

HelderFraguas

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 22:13

BERTA ? Eu respeito e admiro muito os que dedicam parte da sua vida (e, às vezes, dinheiro) ao voluntariado. Por isso este post.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 22:16

GILDA ? Fico muito satisfeito por saber que você participa em acções de voluntariado. Eu, dadas as minhas actividades profissionais, tenho pouco tempo para o fazer. Por isso, acabo por participar de outra forma, com algum dinheiro, roupas ou alimentos.

Os voluntários e as suas organizações têm um papel muito importante nas sociedades contemporâneas e, por isso, é preciso apoiá-los.  

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 22:18

ALBERTO LUÍS ? Meu amigo, o altruísmo e a solidariedade são dos mais elevados valores da humanidade que importa preservar e transmitir às gerações futuras. Com este post presto uma pequena homenagem aos que dedicam parte do seu tempo e/ou dinheiro a ajudar os outros.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 22:19

HELDER ? Ainda bem que assim procede, fico muito satisfeito por sabê-lo também um activo membro de uma ONG portuguesa.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 1:24

Olá Fernando.

Admiro as pessoas que se entregam por inteiro a causas de solidariedade, são pessoas que dão com o coração, estão ali sem interesses económicos, ficam felizes se conseguem com um simples sorriso, fazer sorrir alguém:))

Bom fim-de-semana.

Bom Feriado

Beijinho

laranjinha

laranjeira

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 1:27

Fernando

Interessante este seu trabalho.

Com mais vagar, pretendo voltar e comentar.

Um abraço

jota40

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 1:28

Fernando

Dou-te os meus parabéns pela abordagem deste tema!

O voluntariado´deve ser uma atitude cívica de todo o ser humano. Qualquer que seja a ajuda,será um gesto muito nobre de solidariedade.Quando nos preocupamos com o nosso semelhante, com as suas alegrias e tristezas,tornamo-nos mais Humanos.O Voluntariado não só faz bem a quem o recebe,mas também a quem o pratica,pois recebe em troca toda a gratidão e carinho daqueles que recebem a nossa solidariedade.

Um beijinho

Mitó

Atena

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 10:11

Olá

Estas coisas do voluntariado têm sempre muitas questões marginais. Também eu, durante algum tempo, encarava muito esta actividade com alguma desconfiança. Aquilo que via era um aproveitamento, por alguns, da situação, em que sobre a capa de ajudar ajudavam-se a eles mesmos, ou então ajudavam sistemas que provocam a própria miséria.

Hoje encaro isto de maneira diferente. Mesmo sabendo que tudo se mantém, mesmo sabendo que pelo meio vai havendo uns comilões que vão engordar à custa da misérias dos outros (é gritante o que por vezes se assiste em Africa), se no fim houver uma pessoa que seja que ficou mais feliz e menos carenciada já valeu a pena.  

Se às ONG lhe compete ajudar (essa é a sua missão) as OG (dos doadores), através da diplomacia e da cooperação, exigir contrapartidas aos Estados recebedores para que se cumpram determinados objectivos e que as ONG possam chegar e fazer o seu melhor. Não podemos andar eternamente a ajudar em termos de voluntariado e de cooperação e depois a sustentar regimes e politicas que só aumentam o espectro da pobreza.

Já uma vez disse, o voluntariado só será eficaz de der o pão, ajudá-lo a amassar e, no fim, ensinar a semear o trigo.

Poderia falar aqui também da razão porque é que o ocidente é o principal pólo de voluntariado, mas fica para outra ocasião.

Abraço

bp63

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 11:40

LARANJINHA ? Eu percebi o que disseste (ou quiseste dizer) mas eu desconfio sempre quando alguém me diz que fica feliz por ajudar. É verdade que a dávida de si é uma qualidade humana, mas é preciso perceber se essa pessoa o faz para se auto-satisfazer ou para satisfazer os outros. Se o mote da sua acção é desinteressado e está nos outros, então a acção faz sentido.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 11:45

MITÓ ? Como disse atrás, é preciso distinguir entre a ajuda interesseira (para obter favores ou conquistar poder junto da(s) pessoa(s) fragilizadas, como fazem algumas ONGs e sobretudo as OGs), e a ajuda desinteressada e altruísta. Infelizmente, estas confundem-se muitas vezes, com evidentes prejuízos para os que ?beneficiam? das ditas ajudas.

Mas quando o voluntariado é uma decisão individual e liberta de interesses pessoais (incluindo os afectivos) estamos em presença das melhores qualidades humanas e que contribuem para melhorar o quotidiano de tantas pessoas.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 11:47

BP63 ? Eu subscrevo por baixo o teu comentário, por isso não te vou repetir.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 12:01

Fernando,

Todos falam em voluntariado, mas que voluntariado?...Os que fazem galas com uma ementa de 50 pratos, na luta contra a fome?...

O voluntariado na angariação de roupas, onde a melhor fica para os voluntários?

O voluntariado, somo nós no noso dia a dia, no noso trabalho...trabalho numa instituição, com multideficientes, e o único voluntariado que conheço é o ego de cada colega...os outros não importam.

O voluntariado, tem que sair das nosss almas, das nossas mãos, sem olhar a credos ou raçss, e esperar um sorriso do outro.

A AMI, tem feito um excelente trabalho, e admuro-os muito. Admiro o seu presidente, que com humildade e coragem, tem consigo a força e o olhar de Deus!

Voluntariado...são aqueles que abdicam da sua vida, para durante a noite andar pelas ruas, a dar apoio, quer alimentar quer psicológico.

Estes são os verdadeiros voluntários.

Desculpa, este meu comentário, mas tenho visto muito, asistido a ignomias de levantar tempestades!

bjs

Eduarda

Meduarda

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 14:55

EDUARDA ? Eu compreendo o teu desencanto com o ?espectáculo? de algumas ONGs, que gostam de aparecer na comunicação social a dizer que fazem isto e mais aquilo em prol dos pobrezinhos.

E tens razão, o que vale, o que realmente importa (e é eficaz) é o trabalho no terreno, de apoio a quem realmente precisa. O teu comentário-desabafo é merecedor da minha admiração. Tiro-te o chapéu!

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 18:13

Fernando.

Não necessitas tirar o chapéu! rss))

Mas olha que o que escrevi é pura das verdades!

E por isso revolta-me a hipocrisia de certos srs. que mais querem é aparecer como beneméritos,mas em proveito próprio.

bjs

Eduarda

Meduarda

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 21:47

Excelente post...

Zorate

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ sábado, 1 de Novembro de 2008 22:25

Fernando,

Se não sou propriamente indiferente, sou pelo menos um dos passivos. Contribuo regularmente para o Banco Alimentar, para o peditório da Liga Portuguesa contra o Cancro, e entregamos as nossas roupas usadas, mas não participo activamente.

Sou algo céptico em relação a algumas ONG, mas acredito que a AMI e o Banco Alimentar sejam impolutos. Ao longo de todos estes anos nem a inveja conseguiu atirar-lhes lama para cima.

Admiro sobretudo o voluntariado anónimo. Os voluntários do IPO; os voluntários da sopa dos pobres; os acompanhantes dos lares de terceira idade.

E admiro também aqueles que, embora recebendo um salário, aceitam ir trabalhar sem condições e por vezes arriscando a sua segurança, para ensinar, enquadrar e desenvolver os povos de países do terceiro mundo, em vez de ficarem por cá a carpir as suas desgraças.

Obrigado pela dica da contribuição para a AMI. Pelo menos 5% dos meus impostos serão bem aplicados.

Abraço,

Kurioso  

KURIOSO

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ domingo, 2 de Novembro de 2008 10:02

KURIOSO - :) Com a sua decisão já dou por bem empregue o tempo que dediquei a escrever este post. A AMI agradece!

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ domingo, 2 de Novembro de 2008 18:50

Olá Fernando:

A felicidadade está no dar.

Seja o que fôr, muito ou pouco.

Penso que quanto mais nos custar, mais falta nos fizer, a oferta da generosa dádiva, maior é o retorno em felicidade.

Não esqueçamos, porém, o velho ditado chinês:

se encontrares uma pessoa com fome não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar.

É evidente que em muitas ONG se ensina a pescar. O voluntariado hospitalar, por exemplo. Outras são a vanguarda que enfrenta o primeiro embate, acudirem a situações de miséria e desespero gritante.

Dar o peixe quando necessário para logo em seguida ensinar a arte da pesca.

Sai mais barato e dignifica os carenciados.

Por isso, como cidadão e como ser humano, revolto-me com a bagunça que se passa com o acesso ao Rendimento de Inserção Social quando promove a ociosidade de alguns "espertalhões" que dele auferem, quando deviam estar a pescar, digo trabalhar. Estão a viver com o meu, com o nosso dinheiro, o de quem trabalha e de que o Estado exige uma parcela para acudir aos deserdados da vida e da fortuna.

Isso não é solidariedade, é um roubo como aqueles que são efectuados por outro tipo de larápios que nos assaltam e roubam o fruto do no trabalho, a riqueza que acumulamos com o nosso trabalho!

Desculpe ter-me aproveitado do seu tema para derivar um pouquinho para a da solidariedade irresponsável, praticada grandemente pelo Estado, não pelas ONG que merecem, na generalidade, muita confiança e um voto de louvar.

Um abraço.

JMFC

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ domingo, 2 de Novembro de 2008 23:54

Viva pesoalíssimo,

Gostei muito deste seu poste, pelo tema desenvolvido.Pela sua solidariedade.Voluntariado palavra de ordem por estas paragens, em várias acepções.

Estamos ansiosos que chegue a nossa voluntária, jovem, que dedicou dois anos da sua carreira a trabalhar em voluntariado na Associação dos Leigos para o Desenvolvimento, em África. Com doentes de HIV crianças muitos deles. É apaixonante o trabalho que desenvolvem e a dedicação e o carinho que move estes (as)jovens. Só quem acompanhou e participou conforme pode estes dois anos.

Todo o carinho, todo o apoio, toda a admiração e inter-ajuda para estas iniciativas não é de mais.São 100%objectivas.

Abraço,

Daniela

portocego

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ segunda-feira, 3 de Novembro de 2008 0:50

Fernando:

voluntariado é a palavra chave. Concordo em absoluto com a afirmação de John Ruskin. Nada se recebe em dinheiro, mas recebesse de uma forma que nos faz um bem maior, o estar com o "outro" e o que se aprende, transforma-nos, sem dúvida.

Fiz voluntaridao,com toxicodepentes, durante dois anos, foi muito pesado, se bem que gratificante, tive que abandonar porque o tempo era escasso para as necessidades. Faço há 5 anos voluntarido com a 3º idade,que gosto de chamar de idade de ouro. Tanto que tenho aprendido e tanto amor que tenho sentido.

Beijinhos

Blanco

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ segunda-feira, 3 de Novembro de 2008 11:41

JMFC ? Excelente comentário que me deixou e que merece reflexão. Esteja sempre à vontade para ?derivar? as suas opiniões para onde entender, tenho a certeza que têm sempre algum tipo de relação com o tema do post.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ segunda-feira, 3 de Novembro de 2008 11:43

PORTOCEGO ? Esta foi a minha pequena e singela homenagem aos que, sem olhar a benesses, dão o melhor de si para ajudar os outros em momentos de aflição. E sei que você é uma dessas pessoas.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ segunda-feira, 3 de Novembro de 2008 11:44

BLANCO ? Fico muito satisfeito por a saber parte dessa grande ?família? que dedica parte do seu tempo e energia ao voluntariado social. O meu respeito por si aumentou significativamente.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ terça-feira, 4 de Novembro de 2008 0:29

Boa Noite, os voluntários não pertencem apenas a uma ong ou a uma instituição religiosa, hoje em dia existem bancos de voluntários, e são tantas as instituições, nem sempre relacionadas com fome e pobreza, mas também com outras áreas como apoiar mães jovens, crianças em idade escolar, ajudar cães em busca e salvamento. O banco de voluntariado tem contribuido e muito para ajudar o próximo.

Existem pessoas que gostam de ajudar o próximo, que se sentem bem e não recebem nada em troca.

Eu sou voluntária numa instituição, é claro que já tive as minhas desilusões, mas também sei que marquei a diferença na vida de algumas jovens e só por isso já valeu a pena.

marg

margmartins

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ terça-feira, 4 de Novembro de 2008 11:43

MARGMARTINS - Obrigado pelas informações adicionais, muito úteis.

Prezo saber que faz voluntariado e que tem contribuido para tornar melhor a vida de alguns jovens carentes de atenção ou apoio. Essa é uma das melhores qualidade humanas, a solidariedade.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ quarta-feira, 19 de Novembro de 2008 20:09

nando,

durante muito tempo, se calhar movida por preconceitos politico-partidários, eu pensava,  como tu aqui referes, que não devia alimentar este tipo de 2caridade? porque era (e continua a acreditar QUE É)  o estado que tem o dever de suprir as necessidades de saúde, de escolaridade e de alimento dos mais desfavorecidos,( não me interpretem mal, sff, não é servindo de mãe galinha e fazendo subsidio dependentes!) mas dando-lhes os meios para que saiam das dificuldades em que se encontram?

há casos e casos? e devem ser tomadas atitudes diferentes perante cada um! se pensarmos nos casos de necessidades permanentes se calhar o papel destas insituições deveria ser outro, mas não vou aqui discutir isso?

Vou falar de outro tipo de voluntariado?

daquele que não implica dinheiros e recursos? daquele em que se trata apenas de dar amor e atenção, de dar o nosso afecto e conselho, tantas vezes apenas a nossa presença?

ainda não se dá muita importância a este tipo de voluntariado, mas por exemplo, a liga dos amigos dos hospitais com pessoas que dão do seu tempo livre para dar o apoio e o afecto a quem, em horas difíceis com a de ter alguém nas urgências por exemplo, se sente perdido e desamparado.

bom, e já ca vai um lençol!

beijo

desabafosdaminda

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ quarta-feira, 19 de Novembro de 2008 20:12

sr prof!!!!

antes que me ralhes a "coisa" acima ta cheia de gralhas.... rsrsrs

paciencia, é o super cansaço do fim de dia...

bjs

minda

desabafosdaminda

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ quarta-feira, 19 de Novembro de 2008 21:44

DESABAFOS - Vens tarde (a este post) mas com ainda muita energia e boas sugestões.

Eu concordo contigo, o voluntariado pode (e deve) assumir muitas facetas, a que gosto mais é a da entrega pessoal às pessoas física ou psíquicamente fragilizadas pelas circunstâncias da vida. E essas pessoas fazem tanta falta... Disso não duvido um momento.

pessoalissimo

# re: VOLUNTARIADO, UMA CAUSA NOBRE @ quarta-feira, 19 de Novembro de 2008 21:46

Ah! As GRALHAS!!!

Sabes uma coisa? Já nem reparo nelas, de tão cansado que ando. E mesmo que reparasse, sei que vindas de ti têm uma graça especial, dão um toque de uma certa criatividade que só tu tens.

pessoalissimo

Para comentar necessita de estar registado