SOL

PESSOALÍSSIMO

Um olhar construtivista e de esquerda sobre o Mundo e a Humanidade. E sobre o meu EU. Sem complexos ideológicos ou filosóficos.

Syndication

Tags

Navegação

CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL!

Nasceu argentino mas é um herói nacional cubano. Percorreu o continente americano várias vezes, primeiro na sua juventude espraiando o seu lado aventureiro, e depois já homem feito a levar a revolução aonde a injustiça social e as ditaduras campeavam. Morreu ainda jovem com 38 anos, vítima da sua crença na humanidade e nos ideais revolucionários em que acreditava. Apesar de ser uma personagem tão ou mais conhecida que Jesus da Nazaré (a sua famosa foto feita por Alberto Korda, um grande fotógrafo internacional, é hoje em dia a imagem-icone mais divulgada em todo o mundo), ele procurou trazer a «verdade» e a «justiça» aos homens de uma outra maneira, através da força das ideias e das armas, mais que do exemplo de sacrifício e humanidade presentes em Cristo.

O recente filme de Soderbergh «CHE», apresentado nas salas de cinema em duas partes ("O Argentino" e "Guerrilha") com Benício Del Toro no papel de Che, veio avivar a minha memória de alguns aspectos da sua aventureira vida, mas igualmente trazer-me novos ângulos para a sua compreensão. Ele, ao contrário do que muitas vezes imaginei não era um humanista tradicional, antes um revolucionário endurecido pelo ambiente social e económico que teve ocasião de observar nas suas repetidas viagens pelo continente americano, nomeadamente na América Latina, e que o levaram a construir a sua visão desapiedada da vida e do mundo. “Foi por causa da visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens que o jovem médico Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar com as desigualdades sociais era promovendo mudanças na política mundial.”- Wikipédia.

Sempre admirei a figura de Che, mas a imagem que dele tinha até há poucos dias era a de um herói revolucionário sem mácula, uma daquelas personagens que desapareceu do convívio dos homens muito antes do que se poderia esperar. A maneira como morreu às mãos dos militares bolivianos, depois de uma denúncia dos próprios camponeses que ele se propunha proteger da ditadura militar e dos grandes latifundiários locais, e as dúvidas sobre o paradeiro do seu corpo só vieram ampliar a lenda que se construiu sobre à volta da sua vida. Ainda hoje, depois de tantas biografias e filmes, pouco se sabe sobre ele, parece que os mitos não se deixam tocar. Na verdade, pouco se sabe ainda sobre o papel que a asma (adquirida aos dois anos) e as mulheres com quem viveu tiveram nas decisões que tomou e nas orientações que deu à sua vida.

Apesar disso, sabe-se que foi médico e fotógrafo profissional, mas foi na qualidade de guerrilheiro que se notabilizou. Antes e depois do assalto ao quartel de Moncada, em Cuba, , onde chegou a exercer diversos e importantes cargos políticos no governo de Fidel Castro, saído da revolução cubana, em 1959.

A imagem do guerrilheiro "Che" tem sido celebrada em todos os continentes, inclusive pela cultura pop, através da camisa estampada com a inconfundível fotografia do revolucionário. Mas não é o ícone, a imagem e produto mais reproduzido e comercializado no séc. XX, que se encontra nos «Diários de Che Guevara» escritos pelo próprio durante a sua fase pré-revolucionária, mas sim a de um jovem de 23 anos, estudante de medicina, em puro estado de idealismo e paixão, típicos de qualquer jovem.

O que leva um revolucionário com uma enorme influência no novo poder revolucionário de Cuba a abandonar aquele país das Caraíbas, em 1965, para emigrar para o continente africano e depois novamente para as selvas bolivianas do continente americano, é algo que continua pouco claro. Na verdade, Che, sendo um visionário está longe de ser um revolucionário tradicional, ele acredita firmemente que só a luta armada aliada a uma pura ética comunista irá permitir aos povos humildes de todo o mundo mudar o curso da história da humanidade. Ele escreveu no seu livro «Socialism and Man in Cuba»: "Deixe dizer-lhe, com o risco de parecer ridículo, que o revolucionário verdadeiro está guiado por grandes sentimentos de amor. É impossível pensar num revolucionário autêntico sem esta qualidade. Quiçá seja um dos grandes dramas do dirigente(...) Nessas condições, há que se ter uma grande dose de humanidade, uma grande dose de sentido da justiça e de verdade (...). Todos os dias temos que lutar para que esse amor à humanidade vivente se transforme em factos concretos, em actos que sirvam de exemplo, de mobilização.”

Goste-se ou não da figura de Ernesto Che Guevara, ele continuará no futuro a alimentar os sonhos de gerações de jovens e de tantos outros menos jovens com a sua incontornável boina guerrilheira, a sua barba hirsuta e os seus ideais revolucionários. Como diz o poeta, o sonho comanda a vida...

HASTA LA VICTORIA SIEMPRE!!!

«Che Guevara, donde nunca jamas se lo imaginan», um documentário de Manuel Pérez 

Vídeo: «O Argentino», trailer

  

Publicação: terça-feira, 14 de Abril de 2009 21:21 por pessoalissimo

Comentários

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quarta-feira, 15 de Abril de 2009 19:55

Fernandinho

Querido amigo

Como sabes sou uma naba para comentar o teu artigo, mas sei que O CHE era um herói e que acreditava na luta pela liberdade, justiça e honestidade.

Adorei o artigo, como sempre impecavelmente escrito.

Beijos da naba LURDINHAS

avomilu

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quinta-feira, 16 de Abril de 2009 16:20

Fernando

Há 42 atrás,morria o homem e nascia a farsa.

Che,na versão mitológica,é visto como um símbolo de luta e liberdade,mas na realidade era um sanguinário cruel e maníaco.

A vida de Che foi uma sequência de fracassos.Como médico nunca exerceu a profissão.Como guerrilheiro,foi eficiente apenas em matar causas sem futuro!

Quando Fidel divulgou uma carta com a renúncia de Che à cidadania cubana,foi para a Bolívia para nova aventura guerrilheira,que foi um fracasso.Foi traído,preso e executado.A partir deste acontecimento,nascia o mito em torno de Che,que até aos dias de hoje impedem a correcta observação, de alguns dos mais desastrosos eventos históricos contemporâneos das Américas...

Deixo mais duas frases célebres de Che,mostrando a sua verdadeira personalidade:

"Estou na selva Cubana.Vivo,e sedento de sangue"

"Fusilamos e continuaremos a fusilar,enquanto fôr necessário.Nossa luta é uma luta até à morte"...

Peço desculpa pela extensâo do comentário e àqueles que tenham uma opinião diferente,mas li muito sobre Che e deixei aqui o que verdadeiramente penso.

Um beijinho

Mitó

Atena

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quinta-feira, 16 de Abril de 2009 18:08

Caro pessoalissimo,

O tema é polémico. Já estive em Cuba e, lá, as recordações de Che não podem ser melhores. Os Cubanos adoram-no. Acham que foi um herói traído pelo regime.

Nunca li muito sobre o assunto, mas o pouco que fui lendo e aprendendo sugerem-me que a virtude de Che estará algures pelo meio termo.

Não é o vilão que tanto se apregoa, mas também não foi o heroi que tantos querem fazer crer.

Abraços

Tempestade

Tempestade

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quinta-feira, 16 de Abril de 2009 18:23

Fernando

Errata:"Quis dizer há 42 anos atrás"...

Bj

atena

Atena

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quinta-feira, 16 de Abril de 2009 21:03

nando,

como quqse todso so jovens da nossa "colheita", que viveram o PREC, Che era uma sonnho de idealimo, pureza, liberdade...

enfim!

Para as miúdas, além disso, ele era liiiiiiiiiiindo!

Apesar de o continuar a admirar hoje sei ver o seu lado perverso- mas quando se analisa a vida de um homem, é preciso fazê-lo á luz da época e das suas contingências, sob pena de estarmos a ser injustos...

beijinhos

minda

desabafosdaminda

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quinta-feira, 16 de Abril de 2009 21:22

Por ventura o SENHOR esteve na guerra ?

Não esteve pois não ?.

Então ,e em nome de 25.000 mortos Portugueses e milhares de feridos e de HOMENS que hoje  sofrem de mutilaçõs fisicas e psiquicas,tenha

respeito por esses HOMENS .

Não queira confundir algumas pessoas com pressupostos tendenciosos com pseudo biografias de criminosos sanguinários .

Sabe sr.professor o Lenine  o Stalin o Mao e outros tantos já morreram :Sabia sr?

Passe bem .

JONH ALBATROZ     J.M.

PATON

paton

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sexta-feira, 17 de Abril de 2009 20:51

AVOMILU ? Minha querida, de naba tu não tens nada ou eu não te conhecesse já. É sempre um prazer saber que estás bem e que continuas a escrever, uma das coisas mais saudáveis que podemos fazer à nossa cabeça. Assim, não há Alzheimers que nos atinjam. Smile

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sexta-feira, 17 de Abril de 2009 21:03

MITÓ ? Eu não tenho a visão messiânica que alimentava o espírito de Che Guevara, mas admirei-lhe sempre a força, a coragem e honestidade moral. Quem ver os filmes (a passar agora em vários cinemas do país) que Soderbergh realizou poderá constatar as múltiplas facetas daquele herói cubano e internacional. Fuzilou e matou em contextos de guerrilha? Sim, é verdade! Mas não o fazia por prazer pessoal, fê-lo em clima de guerra e sabe-se que nessas condições não se aplica a justiça civil, para mais naqueles tempos em que os direitos humanos eram uma miragem. Admiro-o por isso? Não! Mas admiro-lhe outras facetas e qualidades humanas que ele tinha. Tanto isso é verdade que deixou muitos amigos que ainda hoje o recordam com saudade. Para não falar na sua sempre presente imagem política que alimentou o sonho de tantas gerações de jovens.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sábado, 18 de Abril de 2009 14:26

TEMPESTADE ? As suas palavras são sensatas, foi exactamente era a mensagem que pretendi transmitir com este post. Todos sabemos que os ?heróis? nunca são consensuais, nem mesmo Cristo ou Maomé. Como seres humanos que são têm qualidade e defeitos que cada um observa e valoriza de acordo com as informações de que dispõe e de acordo com os seus valores ético-morais e políticos. Che Guevara, um herói para milhões de pessoas em todo o mundo, não escapa a essa análise ou filtro psicológico.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sábado, 18 de Abril de 2009 14:29

DESABAFOS ? Sim, Che inspirou isso tudo que referiste, é uma lenda e um herói para milhões de pessoas em todo o mundo. Pelos ideais que defendia, a força moral e a coragem pessoal que emanava, pelo sonho que o guiava? Ele, como outros, será sempre um guia inspirador da acção dos homens livres e inquietos.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sábado, 18 de Abril de 2009 14:35

PATON ? Meu amigo, não é preciso ter estado na guerra colonial para saber o drama que era a vida dos nossos militares, em clima de permanente guerrilha. E saiba que eu não me esqueço desses milhares de portugueses que sofreram na pele a política criminosa de Salazar, que ao arrepio daquilo que deveria ter feito, alimentou uma guerra de guerrilha no antigo Ultramar que só poderia acabar mal.

E não confunda, meu amigo, a acção de homens como Che Guevara e outros que lutaram, à sua maneira, pela libertação dos povos, com aqueles que governavam ditadorialmente os seus países, Salazar incluído.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sábado, 18 de Abril de 2009 22:43

Fernando

Volto,para discordar de algo que disseste.

Che tinha a necessidade maníaca de matar pessoas,tinha uma crença inabalável na violência política e a busca incessante da morte gloriosa.Foi um ser despresível!Era adepto do totalitarismo e o "seu lugar"está assegurado no mesmo local, onde a história já arremessou há tempos,outros teóricos e práticos do comunismo,como Lenin,Trotsky,Stalin,Mao e Fidel.

Che ajudou a estabelecer um regime de penúria em Cuba.Os exilados cubanos,são vozes de grande credibilidade e sabem que Che era um comandante imprudente,irascível,rápido em ordenar execuções e mais rápido ainda em liderar os seus camaradas para a morte,em guerras sem futuro como no Congo e Bolívia.

John Lee Anderson,autor da mais completa biografia de CHE,escreveu que Che"era um fatalista e a sua realidade era acordar todas as manhãs com a perspectiva de matar ou morrer pela causa"

Che também era um crítico feroz da União Soviética,da qual Cuba dependia para sobreviver,por isso em 1964,para se livrar dele, Fidel mandou-o como delegado à Assembleia Geral das Nações Unidas e depois foi secretamente combater para o Congo.

Em 1959 Fidel dizia:"Que esta revolução não devore os seus próprios filhos"...Che fez exactamente o contrário!!!

BJ

Mitó

Atena

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 19 de Abril de 2009 0:08

Com a devida vénia desde já apresento ao Sr.prof as minhas sinceras desculpas pelo meu retorno ao seu espaço.

Mas sabe sr.prof,.nós tanto em aeronàutica como em EngªMecânica ,não podemos cometer erros de avaliação,nem tão pouco faltas de rigor .Sabe disso,não sabe ?.

O sr.cometeu um erro grave de avaliação .Eu explico :O sr fala  de che guevara numa perspectiva cinematográfica .o que ,permita-me dizer ,é um erro gravissimo vindo de uma pessoa que tem responsabilidade na formação dos homens de amanhã,pergunto-lhe :Como foi possivel o sr .escrever um "memorial"baseado em argumentos cinematográficos ?

Caricaturando :Imagine que um dia um qualquer realizador maricon resolvia apresentar o nosso primeiro rei com ar de maricas ,vestido de cor de rosa a beijar um efebo ?

Pois !aquilo era uma verdade histórica e o Rei seria um pedrasta !

O sr.fez uma descrição de um evento segundo a perspectiva de outrem.

Lamentável!

Diz o sr que o che era o idolo da juventude;

Mas qual juventude comunista ou anarquista ?

Uma coisa lhe garanto sr prof não foi de certeza o idolo dos jovens que combatiam,morriam e ficaram mutilados no ultramar .

Talvez fosse o idolo dos cobardes desertores .

Tem o sr no segundo comentário da MITÓ,uma  verdadeira lição ,baseada em factos e na realidade histórica .

Ainda mais haveria de ser contado ,talvez um destes dias eu escreva sobre aquilo,que felizmente para si ,não sabe nem viu,nem participou.

Por favor não faça feriado no dia 10 de Junho,sabe porquê?

Porque é o dia da RAÇA e o dia da lembrança dos bravos vivos ,feridos e caídos no campo da honra e da verdade.É o dia de Portugal e dos Portugueses.

Possivemente será um dia triste para si...

Nesse dia canta-se a Portuguesa,não se canta a intrenacional comunista.

Aproveito para lhe sugeri:Escreva sobre o que sabe.

Muito obrigado .

JONH ALBATROZ J.M.

PATON

paton

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 19 de Abril de 2009 0:18

DESCULPE A REPETIÇÃO ,AS COMO SABE O "OPTIMO" SERVIDOR...

RESSALVO:Em vez se sugeri,quero dizer Sugiro.

  PATON

paton

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 19 de Abril de 2009 3:18

Olá Fernando, tudo bem?

Eu ainda não tive oportunidade de assistir o filme...

Embora eu não desejo entrar em polêmicas, creio que, Che Guevara, foi um dos maiores protagonistas da história do século XX. Passados décadas de sua morte, ele continua mais vivo do que nunca no imaginário coletivo e nas lendas da América Latina, como a esperança de libertação para todos os povos oprimidos do mundo.

Tem quem discorde... eu respeito, mas fato é fato.

Beijos

Gilda.

Gilda

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 19 de Abril de 2009 15:20

MITÓ ? Não discordando de algumas das tuas palavras, sou levado a não concordar com a ideia de que Che era um assassino ou um demente social. Como já referi e vários comentadores já disseram, Che Guevara deixou, para além de uma certa imagem de guerrilheiro duro e desumano, um conjunto de valores com os quais eu, e tantos milhões de pessoas em todo o mundo, me identifico. Poderemos um dia discutir isso em pormenor ?face-to-face?.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 19 de Abril de 2009 15:28

PATON ? Meu amigo João, eu não escrevi este texto baseado apenas no que vi nos filmes que estão agora em cartaz sobre a vida aventureira de Che Guevara. Desde os meus tempos de juventude que tenho uma sincera admiração pelo homem (e menos pelo político) que ele foi. Por isso, ele é hoje uma das figuras do séc. XX? pelas boas e más razões. Se ler com atenção o meu texto não verá aí uma adesão cega aos valores que promoveu e aos comportamentos que teve em certos e infelizes momentos da sua curta carreira política.

Quanto ao dia da RAÇA, deixe-me que lhe diga que discordo totalmente desse conceito. Para mim, não existem raças, mas sim seres humanos. Por alguns terem levado esse conceito longe de mais é que aconteceu o holocausto na Europa, em meados do século passado. E continuam a ser perpetrados outros holocaustos por todo o mundo, com base na tese de que existem raças superiores a outras.

Sou a favor da colaboração pacífica entre os povos e defensor acérrimo da multiculturalidade.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 19 de Abril de 2009 15:31

GILDA ? Eu bem sei que aí nas Américas, Che Guevara continua vivo no coração de milhões de pessoas. Pelo que fez como político e pelo que foi como pessoa. Mas aqui na Europa ele continua a ser pomo de discórdia entre cidadãos, devido a diferentes concepções e leituras da sua acção política.

Um abraço fraternal.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 19 de Abril de 2009 15:57

Fernando

Combinado!!!As "discussões"(políticas,neste caso),devem ser frente a frente.E tu sabes,que não fujo a isso!Já não é a primeira...

Vai preparado para a "derrota".Ah Ah..

Beijinhos

Mitó

Atena

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 19 de Abril de 2009 21:13

Fernando,

Que bela fogueira você aqui ateou. Como muito bem disse o BP num outro comentário, a mesma coisa vista por diferentes olhos, dá diferentes imagens.

Não preciso de lhe dizer que não sou um simpatizante de Che, nem da sua ideologia e, menos ainda das suas práticas.

A nossa geração foi a primeira a ter ícones mediáticos, e foi a última a ter ícones ideológicos. Che é talvez o paradigma do ícone mediático ideológico, e morreu na altura certa, no tempo e na história. Certa no tempo porque ainda não tinha mostrado os ?pés de barro?, certa na história pois a inquietude da juventude burguesa europeia da década de 60 precisava duma ?bandeira?.

E se as ?bandeiras? locais (Baader- Meinhof ou Brigadas Vermelhas) eram demasiado sangrentas para o gosto Europeu, a imagem romântica desse guerrilheiro destemido que vinha do outro lado do mundo, parecia perfeita para simbolizar a luta contra o status quo. Sobretudo se essa imagem era devidamente ?filtrada? por uma imprensa habitualmente ?esquerdina?.

Apostaria que 80% dos jovens que tinham um poster afixado no quarto nunca pensaram efectivamente trocar as mordomias de que desfrutavam por uma qualquer guerra de libertação. Mas que a fotografia do Korda é brilhante, não há dúvidas.

Quanto à persistência de Che como ícone das gerações futuras, eu tenho algumas dúvidas. Parece-me que os ícones ideológicos foram substituídos por ícones mais físicos. Agora valorizam-se os pés, as mãos, a garganta ou até o corpinho todo?

Abraço  

KURIOSO

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ segunda-feira, 20 de Abril de 2009 12:37

Oá caro Fernando

Ao Portugal infeliz e amordaçado de Salazar e de Caetano chegou um dia o retrato clandestino de Ernesto Che Guevara, o mais célebre de todos, aquele feito com manchas fortes de negro e vermelho, que se converteu na imagem universal dos sonhos revolucionários do mundo, promessa de vitórias a tal ponto férteis que nunca poderiam se degenerar em rotinas nem em excepção, antes dariam lugar a outros muitos triunfos, o do bem sobre o mal, o do justo sobre o iníquo, o da liberdade sobre a necessidade.

Não é só esse retrato que ficou famoso :http://renatoartes.files.wordpress.com/2007/10/che_guevara_sangue.jpg

o seu rosto, pintado com tinta vermelha, representa o seu próprio sangue derramado na luta contra o imperialismo norte-americano. Mesmo que alguns tentem distorcer a sua imagem, Che Guevara ainda representa o inconformismo às injustiças deste mundo, independente de concepções políticas e ideológicas.

Bjs Talia

Talina

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 21 de Abril de 2009 18:05

ATENA ? Entusiasmada como estás com a perspectiva de uma boa discussão política comigo, acho que desisto. É que com uma mulher, discutir significa quase sempre perder. E eu não gosto de perder! Smile

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 21 de Abril de 2009 18:11

KURIOSO ? Como quase sempre, tenho de dar razão aos seus argumentos. Na verdade, Che Guevara foi, mais que um verdadeiro revolucionário de quem se segue a ideologia e o pensamento, um ícone, uma bandeira, um símbolo de combate, de oposição a que na altura era sinónimo de burguesia, despotismo e valores caducos.

A juventude actual estará dividida entre os valores ideológicos e os valores mais contemporâneos (música, arte, moda, sexo?) mas ser-se jovem significa, antes agora e sempre, sonhar e buscar (no presente ou no passado) os valores com os quais se identifica. E Che continuará a ser uma referência para muitos jovens?  

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 21 de Abril de 2009 18:17

TALINA ? Amiga, essa imagem que aqui deixaste é um dos símbolos fortes de um tempo em que ser-se de esquerda ou comungar de ideais socialistas significava quase sempre a prisão e a mordaça. E tens razão, mais que um excelente político e um grande guerrilheiro, Che Guevara representa o inconformismo de um homem (e de uma geração que com ele se identificou) que não cedeu ao processo de adaptação ao poder e aos benefícios que isso sempre representa, preferindo o risco de continuar o combate por um mundo melhor em outras partes do mundo, no seu insano desejo de levar os ideais revolucionários a toda a parte. Não conseguiu, mas deixou uma auréola de respeito, sendo ainda hoje um exemplo de determinação e de apurado sentido de justiça para as novas gerações.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 21 de Abril de 2009 21:22

"Os mitos são, por natureza, controversos. A controvérsia é o húmus onde mergulham as raízes dessas árvores imensas."

Pronto! Na falta de verdadeira argumentação, deixo aqui uma banalidade (tenho a certeza de que, ao princípio, pensou tratar-se de uma citação...)

Há heróis malditos. Este é um deles. Mais um.

Não se pode estar de bem com Deus e com o Diabo ao mesmo tempo. O Tempo e a História farão o seu julgamento.

Um grande abraço

camionista

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 21 de Abril de 2009 23:09

Olá Fernando:

Talvez mais na minha que na sua juventude se tenha vivido com mais intensidade a vida e a morte do "CHE".

Dir-lhe que nos meados e até finais dos anos sessenta andei com barbas e boina à... e até me casei bem barbudo, eh!, eh!... e de forma bastante revolucionária para esses tempos de ditadura e de repressão...

Viver em liberdade é um privilégio, principalmente para quem nunca a teve. Quero com isto dizer que a censura tudo cortava, o que se passava cá dentro e o que de lá fora vinha, que pusesse em causa o regime. Mas também muita coisa que o poderia favorecer não era aproveitado pela sua propaganda porque sendo proveniente de regimes autoritários eles próprios se defendiam de modo similar.

Foi viver num regime de liberdade de expressão e de livre informação que me levou a questionar aquilo que antes para mim era inquestionável. Começou com o modo como as doutrinas marxista-leninistas-maoístas defendidas pelos partidos de esquerda, todos sem excepção, as procuravam implantar.

E os paraísos na Terra...de que se diziam seus lídimos representantes, procuravam copiar.

Convenhamos que para um jovem idealista, que acreditava numa sociedade sem classes onde imperasse o mérito e a justiça, a igualdade consentida, a liberdade plena, depressa se desiludiu, porque viu que os defeitos, a falta de escrúpulos e a violência existem no ser humano, independentemente da sua ideologia.

Foi assim que, sem militar em nenhum partido, me fui mantendo um marginal de esquerda.

Já bem recentemente vimos, todos nós, caírem os paraísos comunistas por todo o mundo, qual baralho de cartas. E, findos esses regimes autoritários, vieram a lume muita da sua violência sobre os seus cidadãos e muita das mordomias que a clique dirigente usufruia e o modo como se eternizava com o poder à margem do proletariado e camponeses que se dizia representar.

Constato, pois, que o bem essencial de uma sociedade moderna, terá de ser o exercício pleno da liberdade. Esta é motora da mudança e das transformações sociais.

Vem este arrazoado todo a respeito do Che. Já há muito tempo me afastei do homem, como de Fidel. As violências que cometeram em nome da revolução, sobre compatriotas, mesmo que fossem contrarrevolucionários violentos, não o justifica em pessoas que diziam defender e pretender construir uma sociedade fraterna. Pol Pot foi o caso extremo deste tipo de comportamentos, para não citar Estaline ou Mao Tse Tung.

Os nossos valores poderão não mudar mas a sua defesa sim. Hoje penso que qualquer político ou revolucionário que pretenda implementar uma sociede socialista que caminhe no sentido de uma igualde das classes sociais, nunca o poderá fazer através do exercício da violência. Quem tem as mãos cheias de sangue nunca saberá construi-la, porque não conhece a generosidade, o perdão e o que será mudar através do exemplo por si dado. Saberá apenas utilizar a violência e a astúcia, que conhece muito bem, para atingir os seus objectivos. Poucos os seguirão, a não ser através do medo e da mordaça.

Tirados estes, recuamos à Idade da Pedra. Da queda dos regimes comunistas passou-se ao capitalismo selvagem.

Não sendo crente, nem religioso de alguma fé, defendo os exemplos dados por Jesus, Buda e Ghandi. Se os políticos seguissem estes exemplos, o Mundo seria bem diferente.

E fico por aqui.

Um grande abraço, amigo.

JMFC

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ segunda-feira, 27 de Abril de 2009 15:05

Fernando:

Como sabes, sou da geração e da tendência política, que usou T shirts Che, boinas Che, cartazes Che, pin's Che. Não haja dúvidas que Che foi e ainda é um caso de sucesso de popularidade em massa: Uns que odeiam e outros que adoram, ainda há quem se emocione pelo Che, ou pelo que ele representa.

Mas para além das representações e significados que cada um de nós lhe queira atribuir, houve o homem Che.

Tento, como sempre, fazer o exercício do distanciamento crítico, que me permite encontrar o bom, o mau e o assim assim, e econtro nele um pouco de cada coisa, mas uma definição, não sei.

Sabes, costumo ter uma classificação muito própria, acerca do que me é instintivo na minha relação com os outros. Por exemplo, sei que nunca aceitaria jantar com Hitler, mesmo que fosse possível.

Com Che, seja por que motivo for, sombras de uma idealização, ou mera curiosidade feminina, aceitaria jantar. Depois, logo se veria, o que eu diria dele.

Beijinhos

Jo

josefadobidos

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ segunda-feira, 27 de Abril de 2009 23:26

CAMIONISTA ? ?O Tempo e a História farão o seu julgamento?. Sim, Fidel disse algo parecido com isso, ?A História me absolverá!?. Claro que nesta segunda versão existe uma forte convicção de que os ventos da História correrão a seu favor, na sua versão parecem existir ainda algumas dúvidas sobre o papel de Che Guevara na história das mudanças sociais na América Latina. Eu não tenho qualquer dúvida que a sua figura e a sua acção política tiveram (e ainda tem) um enorme papel nos movimentos revolucionários da América Central e no coração dos povos daquela região. Para o bem e para o mal, Che representou, na época, o melhor espírito revolucionário, a luta e a coragem associados ao idealismo, ao sonho e à crença num mundo melhor. Se preciso pela força das armas.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ segunda-feira, 27 de Abril de 2009 23:38

JMFC ? Meu amigo, as suas palavras são sempre interessantes e pertinentes, embora neste caso não concordemos na integra sobre como olhamos para a figura de Che Guevara.

Eu não costumo justificar os fins com os meios, mas no caso de Che e considerando os tempos macartistas que se viviam (o senador americano McCarthy andava então numa verdadeira caça às bruxas contra tudo o que cheirasse a comunismo ou socialismo) o que ele fez de politicamente errado não se pode comparar a outros sanguinários ditadores da época, ele agia por idealismo e na verdadeira crença de que o mundo podia mudar e contribuir para acabar com as gritantes injustiças sociais que grassavam então por toda a América Latina. Foi esse lado messiânico que o fez morrer cedo e permitiu que se criasse uma auréola de verdadeiro herói do povo, coisa que certamente não teria acontecido se tivesse permanecido no governo revolucionário em Cuba.

Um grande abraço para si.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 28 de Abril de 2009 15:16

JO ? Amiga, o olhar que fazemos sobre os outros nunca é totalmente despido de preconceitos, racional. Os ?heróis? sempre representaram o contrário de nós, pobres humanos cheios de defeitos e contradições, uma espécie de semi-deuses. Por isso, é sempre difícil manter um olhar distanciado desses mitos que tanto contribuíram para nos ?construir? como homens/mulheres políticos e nos ajudaram a conceber um modelo de sociedade em que gostaríamos de viver. Che foi um desses raros ?heróis? (tal como Cristo) que morreu muito antes de se começarem a manifestar as suas contradições. Viveu uma vida aventurosa, morreu uma morte indigna! Tudo isso contribuiu para o endeusamento que a sua figura (e o retrato que dele fez Korda) ainda hoje provoca em tantas pessoas no mundo.

Depois diz-me como correu o teu jantar com o CHE! Smile

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quinta-feira, 30 de Abril de 2009 13:23

Hummm...há aqui muitas opiniões. e diferentes. Assim é que é. Não sabemos bem como era o "CHE", mas calculamos que os heróis, sejam de que lado forem, têm alguma coisa de extraordinário. E nós conhecemos um Che. E é lindo. E idealista. E sonhador. e a vida até lhe pode dar cabo dos planos, mas vale ele ser capaz de tê-los. Mesmo que um dia venham a desaparecer. Os "Che" são agora muito raros, o que os torna ainda mais bonitos.

meninosdocoro

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quinta-feira, 14 de Maio de 2009 21:25

oioi...

Grande CHE...

Grande história de vida.

Há bem pouco tempo expliquei quem foi CHE e a sua luta a um miúdo de 13 anos.

Não se estuda isto na escola?

Os putos só querem saber do pc para os jogos...

Pesquisar quem foram os grandes nomes da história...népia!

Jitos

Maris

maris

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sexta-feira, 22 de Maio de 2009 11:57

Fernando,

Parabéns por este postal dedicado ao símbolo dos

revolucionários de todo o mundo.

Lutou e morreu por ideais; é aquilo a que chamo nobreza de carácter.

Tudo o que possamos dizer é, francamente,insuficiente para descrever a sua grandeza.

Abraço e um bom fim de semana.

albertoluis

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sexta-feira, 5 de Junho de 2009 14:27

O Che também era um tipo que gostava de tratar da saúde dos burgueses, mas tá-se bem, era esquerdista.

Titan

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sexta-feira, 5 de Junho de 2009 14:37

"Quanto ao dia da RAÇA, deixe-me que lhe diga que discordo totalmente desse conceito. Para mim, não existem raças, mas sim seres humanos. Por alguns terem levado esse conceito longe de mais é que aconteceu o holocausto na Europa, em meados do século passado. E continuam a ser perpetrados outros holocaustos por todo o mundo, com base na tese de que existem raças superiores a outras."

Para si não há raças, mas para a ciência há.

Então pronto, vamos acabar com os conceitos pois há sempre pessoas que abusam deles, regressemos então à idade da pedra.

Não, os holocaustos que são praticados hoje em dia tem como razão questões territóriais, informe-se melhor.

Titan

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quarta-feira, 10 de Junho de 2009 14:30

Meu caro:

Che é uma personalidade multifacetada. Com virtudes e defeitos como qualquer outro. Talvez o saldo seja positivo. Mas também há muito culto de personalidade à sua volta...

ramodebarro

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 14 de Junho de 2009 17:04

Olá Fernando

Obrigada por nos dares mais informações sobre a vida deste herói.

Bom Domingo

Beijinhos

OlindaGil

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 30 de Junho de 2009 20:57

MENINOSDOCORO ? Belo comentário o teu, minha amiga! Para além de tudo o que de errado possamos ver na intervenção politica de CHE, temos de olhar para o Homem que encarnou o político, um IDEALISTA e um sonhador! E que, pela vida aventurosa que teve deixou um rasto de profunda esperança e crença num futuro melhor. Quem mais se pode esperar de alguém?

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 30 de Junho de 2009 22:47

MARIS ? CHE é um herói cubano e obviamente a sua vida política é ensinada e estudada em Cuba e em muitos outros países latino-americanos, onde se mantêm uma forte adesão aos seus ideais. Em Portugal e um pouco por toda a Europa foram sobretudo os grupos de extrema-esquerda que mais se identificaram com a sua vida e história política.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 30 de Junho de 2009 22:48

ALBERTO ? Embora tardiamente venho aqui agradecer-lhe a visita e as palavras de sintonia com esse herói cubano, de origem argentina. Não sendo consensual CHE continua a ser admirado por milhões de pessoas em todo o mundo!

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 30 de Junho de 2009 22:52

RAMODEBARRO ? O problema dos heróis é precisamente esse, o culto da personalidade. No fundo, essa atitude revela o desejo do homem comum em se identificar com homens (ou mulheres) que revelam uma coragem ou aptidão muito acima da média, uma espécie de semi-deuses. Não sei se isso é errado, desde que devidamente canalizado para finalidades positivas.

Obrigado pela visita!

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 30 de Junho de 2009 22:53

TITAN ? Como sempre veio aqui dizer o que pensa sem papas na língua. Obrigado pela visita!

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 30 de Junho de 2009 22:55

OLINDA ? Eu é que te agradeço a visita e as palavras simpáticas. Um abraço solidário!

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 30 de Junho de 2009 22:58

A TODOS - Como já se tornou óbvio, este blogue está temporariamente suspenso devido aos multiplos afazeres pessoais e profissionais. Contudo, o bichinho está cá e esperamos regressar às lides bloguistas em breve. As saudades do convívio são já muitas...

Desejo a todos os que regularmente me visitam no blogue um excelente Verão e umas óptimas e retemperadoras férias.

pessoalissimo

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 5 de Julho de 2009 18:08

Olá, viva amigo Fernando!

Não se esqueça de voltar à blogosfera....aqui!

E, boas férias

portocego

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 14 de Julho de 2009 22:01

Prof. Fernando

umas férias óptimas! Divirta-se e descanse. E regresse também. Pode ser?! Também tenho saudades do 'padrinho' aqui da gominhas. Beijinhos

gomes2000

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sábado, 1 de Agosto de 2009 1:56

Olá Fernando

Vim desejar umas boas férias.

Beijinhos

OlindaGil

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ segunda-feira, 3 de Agosto de 2009 13:26

Olá pessoalissimo,

Pois que tenha umas excelentes férias e que o regresso seja em força.

Abraços

Tempestade

Tempestade

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quarta-feira, 9 de Setembro de 2009 15:54

Che é uma simbiose de lenda e realidade. Mitica figura alçapremada aos píncaros da popularidade, sublimado até para efeitos políticos, vemos que é um simples mortal como todos nós...

As sublimações são perigosas. Vimo-lo em Mao, em Estaline, em Salazar...

Sombras e claridades fazem parte do real. H´+a que ter os pés bem assentes no chão!

ramodebarro

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quarta-feira, 25 de Novembro de 2009 14:52

Enfim, meu caro, lá diz a sabedoria popular: «não há bela sem senão!»

ramodebarro

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 29 de Novembro de 2009 13:20

Olá Fernando

Vinha espreitar a reportagem do jantar dos amigos do SOL, sim porque vi que lá estiveste. Volto mais tarde pois deves andar a preparar um bom post.

Beijinhos e bom Domingo.

OlindaGil

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009 23:51

Olá Fernando

Venho convidar-te para a festa de aniversário do meu blogue.

Passa por lá e brinda connosco.

Beijinhos

OlindaGil

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ terça-feira, 22 de Dezembro de 2009 15:22

Olá Fernando!

Venho desejar-lhe tudo de bom, sempre, no Natal de modo particular!

Abraços,

Irene

portocego

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sábado, 30 de Janeiro de 2010 21:59

Vai ao blogue do Serrano:

http://sol.sapo.pt/blogs/oserrano/archive/2010/01/25/Respingos-do-Douro-_2D00_-Os-dois-da-Serra-por-terras-do-Montemuro.aspx?CommentPosted=true#commentmessage

que talvez gostes de ver como vai andando um assunto que nasceu a brincar.

OlindaGil

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ sábado, 20 de Março de 2010 12:30

O «sol e a sombra» de um mito. todos os mitos têm essas duas facetas muito embora por vezes se tenda a cristalizar uma auréola artificial... tal como nos santos da IC e de outras religiões...

ramodebarro

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quarta-feira, 14 de Abril de 2010 22:57

Venho convidar-te para o lançamento do livro da nossa amiga bloguista Elanajanela.

OlindaGil

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ segunda-feira, 23 de Agosto de 2010 13:15

Fernandinho

Que bom ter noticias tuas, já tinha saudades.

Desejo que as tuas férias sejam optimas, em todo o sentido..... gosto de ver o meu amigo feliz.

Obrigada pelo teu querido comentário, pois não ser esquecida é maravilhoso,deste uma grande alegria a esta velha amiga.

beijinhos grandes lurdinhas

avomilu

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ domingo, 12 de Setembro de 2010 1:30

Olá Pessoalíssimo.

A comparação com Jesus de Nazaré é que acho excessiva.

Hoje em dia até já o Fidel acha que o modelo cubano não serve para ser exportado, tal como afirmou há cerca de uma semana ao ser entrevistado.

Também Che um dia irá para a categoria de mais um herói e revolucionário, entre outros, ao passo que Cristo perdura há 2000 mil anos e tudo indica que irá ficar até ao fim dos tempos como único, inigualável e inimitável.

Uma óptima semana.

fred

AlfredoRamosAnciaes

# re: CHE ? O HERÓI IMPROVÁVEL! @ quarta-feira, 22 de Dezembro de 2010 3:34

Olá Fernando,

Mais uma vez desejo um NATAL FELIZ e que a sua vida esteja bem.

Abraço

AlfredoRamosAnciaes

Para comentar necessita de estar registado