SOL

DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

De Moita Flores ao Pontal, passando por... Jerónimo e Louçã: a clareza das opções que se colocam ao eleitorado!


 

1. - Moita Flores: Manuela “jamais”, Sócrates talvez.     

 

Fastidioso, repetitivo e ameaçando tornar-se uma não notícia pela sucessão de casos idênticos, durante os últimos dias! Refiro-me claro, aos anúncios que várias personalidades vão fazendo, no sentido de se demarcarem claramente das opções do estilo e da estratégia que Manuela Ferreira Leite imprimiu ao PSD. De um militante ilustre que entrega o seu cartão a Presidentes de Distritais que ameaçam demitir-se, passando por simpatizantes confessos que proclama o seu “bye bye” na próxima ida às urnas a 27 de Setembro próximo, Manuela viu virar-se contra si a estratégia de exclusão que aplicou à feitura das listas de candidatos do PSD! Cada vez mais, o PSd se vai dividindo e fracturando. Ontem, foi Moita Flores, (re)candidato independente pelo partido laranja à C.M. Santarém que há 4 anos conseguiu ganhar, interrompendo uma gestão rosa com mais de 30 anos de duração... Repetir os comentários que nos últimos dias publiquei num primeiro (OS VOTOS QUE O PSD VAI PERDENDO…) e segundo (OUTRO VOTO PERDIDO PELO PSD) artigos, a propósito deste mesmo tema, parece-me neste momento absolutamente desnecessário. Pelo que, me limito a reproduzir excertos da entrevista onde o autarca Escalabitano deixou bem claras a amargura e desilusão que lhe vão na alma. Ao ponto de (a independência tem destas coisas) terminar, admitindo a possibilidade de vir a votar em Sócrates, depois de reconhecer algumas das acções meritórias do actual governo e apontar críticas às áreas que considera não terem sido convenientemente conduzidas. Mais claro, era difícil ter sido.

 

“Aliás, estou desolado com este mandato. Ainda criei alguma expectativa mas depois... entraram ali algumas pessoas... (...) tenho grande orgulho em ser apoiado pelo PSD. Mas quando olho para as listas nacionais de candidatos à Assembleia da República o que vejo é uma coisa paupérrima. Voltou-se a clichés, aos básicos, não há renovação mas reenvelhecimento, longe da ideia mais complexa e profunda do velho PSD que alberga toda a gente porque é o espaço da liberdade. Vivi intensamente a expulsão de Luísa Mesquita, que é minha vereadora, do PCP. É a comunista mais perfeita que eu conheci, um quadro de excepção e, na altura, insurgi-me contra o absurdo de expulsar quadros de grande valor dos partidos. Nestas listas do PSD houve uma produção de 'Luísas Mesquitas': há toda uma geração de gente que eu esperava que estivesse na primeira linha e que foi mitigada, à conta de um sectarismo que não entendo. (...) tenho grande consideração e apreço [por Pacheco Pereira, nº1 da lista por Santarém, depois de ter sido afastado Miguel Relvas, o “braço direito de Passos Coelho], mas não é o espírito e alma deste distrito. Não faz sentido excluir por motivos pessoais. Este não é o PSD que me convidou, com o qual tenho trabalhado. E não posso dizer a esta gente que quer construir comigo uma nova Santarém que aplaudo o que há meses censurava no comportamento do PCP. Não posso ficar imune a esta exclusão sucessiva de grandes quadros, de gente importantíssima para o futuro. (...) Não vou [fazer campanha em Santarém pelo PSD para as legislativas]. (...) Não vou votar em Manuela Ferreira Leite. (...)Ao contrário de outros autarcas, nunca culpei o Governo por nada de mau que aconteceu nesta Câmara e aconteceram algumas coisas ruins. Mas ao fim destes anos e ao cabo de muita paciência e persuasão tenho uma excelente relação de cooperação com este Governo. Santarém não se pode queixar. (...) Houve neste Governo duas coisas terríveis que não sou capaz de aplaudir: o que se passou na Educação e na Agricultura. Aí, o Governo foi desastradíssimo. Mas Sócrates também foi o homem que percebeu que estamos a viver uma nova era e que deu um impulso decisivo às energias alternativas, à mobilidade eléctrica. Aí estamos na vanguarda. (...)Não sei, talvez. [seja um eleitor de Sócrates a falar] (Moita Flores, em entrevista, ao Expresso)

 

2.- Um Pontal para desviar atenções e evitar... “tampas”

 

Compreende-se que o PSD tivesse que fazer algo, para retirar estes incómodos anúncios de “deserção de voto”, das capas dos jornais e das aberturas dos serviços noticiosos de rádios e televisões. E esta teria sido uma excelente oportunidade para Manuela Ferreira Leite quebrar o tabu sobre as ideias que eventualmente possa ter para o país, avançando com pelo menos algumas medidas do seu programa eleitoral cuja divulgação já teve data marcada para finais do passado Julho, sendo aí novamente adiada por mais um mês. Estava aí a festa do Pontal que já foi o grande momento da afirmação laranja pós-verão e que hoje pouco mais é do que uma festa regional com segundas figuras da direcção nacional. Mas Manuela continua refém de uma estratégia que ela própria (ou alguém que a aconselha) montou e, como tal, pelo segundo ano consecutivo, primou pela ausência. O que não deixa de ser estranho, a tão poucos dias do acto eleitoral e quando as sondagens conhecidas vão dando o PSD atrás do PS, ainda que a pequena distância...

 

 

Aguiar-Branco e Mendes Bota, juntos no pontal para fazer esquecer outras coisas...

 

Coube a Mendes Bota, líder do PSD algarvio, justificar a ausência da líder. E fê-lo, dizendo que depois de no ano passado ter convidado a líder e esta ter recusado, causando enorme polémica, preferiu este ano evitar polémicas... não enviando qualquer convite a MFL!!! E rematou com graça, mas de forma mordaz: “Até porque nunca foi do meu estilo e não é do meu gosto, levar duas tampas seguidas da mesma rapariga no mesmo baile”! Nem em 2 bailes repetidos a um ano de distância, completo eu. Mais adiante, Mendes Bota pedia à audiia: “Batam palmas à nossa líder MFL e batam palmas também a Pedro Passos Coelho, que não queremos que seja afastado do nosso partido!” (em RTP). Claro que a líder não poderia estar presente para ouvir este tipo de discurso tão ambivalente, a que o povo costuma chamar “dar uma no cravo e outra na ferradura!

 

Extraordinária foi a forma escolhida para justificar a opção de voto no PSD! Alheio a todos os exemplos da prática da Direcção do PSD, e que cobrem constantemente de ridículo o slogan da “política de verdade”, Bota não se coibiu de proclamar: "Trata-se de escolher entre quem já provou que mente e que tem falta de carácter e alguém que diz ser possível haver seriedade e coerência na política" (em SIC). Estas palavras serviram, acredite-se ou não, para apelar ao voto em... Manuela Ferreira Leite!!!

 

Manuela, que ao insistir em desperdiçar estas oportunidades de capitalizar apoios e de captar eleitorado, deixa que se vá instalando cada vez mais a sensação de que de facto nada tem para propor ao país, ou que as suas propostas seriam de tal modo impopulares que lhe falta coragem para as tornar públicas.

 

Assim sendo, Manuela mandou um dos seus vices, José Aguiar-Branco, ao calçadão de Quarteira, não para apresentar nenhuma proposta concreta, antes para “malhar” no PS e de forma tão violenta e polémica, que se pudesse transformar no “sound byte” do dia e fazer esquecer o incómodo isolamento de que começará a sentir-se rodeada na esfera do PSD...

 

E Aguiar-Branco cumpriu a missão com tamanho esmero e empenho, que acabou por produzir afirmações só entendíveis, quando enquadradas pelo cenário de desespero que a direcção do partido atravessa!

 

Depois de insinuações várias (o Freeport não faltou no rol...) concluiria pela acusação de o governo se encontrar sob suspeita, o que mina a autoridade do Estado e corrói as instituições, prosseguindo em crescendo com nova acusação esta completamente anacrónica e surpreendente, vinda de um partido que se denomina... “social-democrata” (!): a de o governo socialista ter uma “visão retrógrada e sovietizada da sociedade” ao querer intervir em “todos os sectores da sociedade portuguesa”   (em SOL).

 

Com tudo isto, o PSD conseguiu de facto minimizar o impacto da deserção de Moita Flores. Mas enveredou por caminhos e por linguagem que não costumam ser utilizados por partidos que pretendam ser encarados como suficientemente responsáveis para assumirem funções executivas. Poderia ter sido Louçã a proferir todo aquele discurso de ataques e de vazio de propostas...

 

Valerá a pena deixar aqui, os seguintes comentários:

 

1. - Acusar o PS de pretender uma sociedade “totalitária” e “sovietizada” só se entende se pensarmos que vem de um partido de direita, que tenta há anos mascarar-se de... “social-democrata”! Conseguindo entender a confusão ideológica com que sucessivas lideranças laranja tentaram enganar os menos atentos, entende-se também a terminologia de Aguiar-Branco...

 

2. – É também ridículo acusar o PS de práticas “soviéticas”, poucos dias depois de o país ter assistido por parte do PSD a uma depuração onde foram excluídos das listas a generalidade dos opositores internos da liderança actual e onde simultaneamente se tentou o branqueamento da imagem de alguns acusados pela justiça! Práticas essas habituais no período de vigência do império soviético.

 

3. – O gosto pelas práticas soviéticas, deve aliás ser grande na S. Caetano, à Lapa pois o PSD sabe que a única razão porque ganhou as eleições Europeias e porque pode aspirar (ainda que de forma cada vez mais ténue e improvável) a vencer as próximas legislativas, se deve à persistência das direcção comunista e bloquista, em elegerem como principais adversários, não a direita mas sim o PS...

 

4. – As insinuações sobre a “suspeição” e as alusões ao caso Freeport, demonstram que o PSD não terá escrúpulos e recorrerá a tudo durante a campanha eleitoral, à semelhança do que sucedeu com Santana Lopes há 4 anos... Pelo menos a tudo o que lhe permita fazer uma campanha pela negativa e evite falar daquilo que devia: quais as ideias alternativas de governação para o país!

 

3.- Jerónimo e Louçã unidos num objectivo: ter responsabilidades, “jamais”!

 


  

    Jerónimo e Louçã: chega-lhes a rua. assumir responsabilidades de governo "queima"

 

 

Para terminar, e ainda a propósito de “sovietizações”, Jerónimo de Sousa rejeitou hoje a possibilidade de coligações pós-eleitorais com o PS, em resposta a uma entrevista onde o antigo líder socialista Ferro Rodrigues, apontava esse caminho como possível caso o PS não obtenha uma nova maioria absoluta... O curioso, são as razões que Jerónimo continua a invocar para não ter de assumir responsabilidades governativas e poder continuar a ser oposição de rua ao governo: “Não nos ofereçam lugares com base na cumplicidade daquilo que está mal na sociedade portuguesa (...) O PS tem uma posição imobilista e não pode pedir ao PCP que assine de cruz uma política que consideramos desastrosa.” (em TSF). Significará isto que Jerónimo acha que o PS deveria reconhecer a Coreia do Norte como uma democracia, para ser merecedor de uma possível coligação? Significará isto que a coligação “fantasma” que permite ao PCP há décadas concorrer a eleições sob outra designação e duplicar tempos de exposição e de intervenção na A.R., com o artifício de contar com dois grupos parlamentares em vez de um, se faz apenas em torno da concessão de lugares aos seus “cúmplices” do Partido “os Verdes”? Mais cauteloso foi Francisco Louçã, que recusou igualmente o eventual assumir de responsabilidades governativas no quadro de qualquer caordo com o PS, pois “as bases políticas programáticas do PS são completamente contrárias às do Bloco” (em IOL Diário).

 

4.- E para o país? Sobra alguma coisa?

 

Do conjunto destes factos políticos dos 2 últimos dias, torna-se cada vez mais claro que a estabilidade política passará cada vez mais pelo evitar de aventureirismos políticos quer à esquerda, quer à direita. E cada vez mais também parece evidente que à confusão e jogos de interesses que reinam À direita do PS, a extrema esquerda contrapõe o mesmo de sempre: evitar a todo o custo ter de assumir responsabilidades nos destinos do país, justificando a sua existência apenas como contra-poder.

 

No meio deste cenário particularmente perigoso, e com uma prática governativa que mal ou bem conduziu Portugal à adesão Europeia, conseguiu evitar a banca-rota no final de 80 (com a colaboração de Mota Pinto, outro dos depurados na altura, no PSD) quando o FMI se instalara já no país, liderou a introdução de Portugal na moeda única Europeia e nos últimos tempos não se furtou a combater a pior crise económica mundial que se conhece, está o que parece ser aúnica solução credível de governo no momento: um Partido Socialista que, infelizmente para todos os Portugueses, não pode contar com nenhuma oposição credível e verdadeiramente alternativa, que o obrigasse a ser melhor na governação futura.

 

Cada vez mais, percebo o desabafo aliviado de Marcelo Rebelo de Sousa, no dia a seguir à votação das listas do PSD quando exclamava  no seu blogue aqui "ao lado": "Bendita RTP, que me mandou para férias!".  E como deve estar a pensar nesta altura, numa forma de as prolongar...

 

 

Publicação: domingo, 16 de Agosto de 2009 3:08 por xadrezismo

Comentários

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 8:02 by adri

Caro Xadrezismo,

Tem prestado um bom serviço ai seu PS, ao escrever como escreve e na forma como o faz.Parabéns!

Quanto à questão que levanta até pode levar dois pelo preço de um.O Mata Cáceres (Presidente da C.Portalegre) também é independente e foi eleito com o apoio do PSD.Da obra não vou falar (e há alguma), mas bateu aos pontos o JS, em endividamento a Câmara e J.Meira (do PS)vai ter uma missão quase impossível para a pagar.

Mas vamos ao que interessa:Se tivesse que formar uma equipa ganhadora, além da confiança nas pessoas, não buscaria competência, saber , experiência acumulada?

Se sim, deixe lá o MFlores, O tal Vice-Reitor e pode ainda incluir este cá de Portalegre.Porque o "trade off" vai acontecer.

Quem é que não troca uns jogadores de 2ª qualidade por um CR9?!

Um abraço,

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 15:54 by Fokun

Levamos com 40 anos de Salazarismo.

Mesmo alguns Salazaristas já estavam fartos!

Agora vamos no mesmo sentido de falta de renovação há quase 40 anos, sempre as mesmas criaturas utópicas, carreiristas e às vezes dengosas.

Fokun A.

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 15:54 by xadrezismo

Caro Adri

Como lhe disse não posso comentar a situação portalegrense, por desconhecimento absoluto...

Quando se refere a uma equipa "ganhadora" e a escolher "competência, saber , experiência acumulada" fico perplexo pois se se está a referir a Preto, Helena e a quem fez as escolhas (MFL), sempre lhe digo que há experiências, saberes e competências sem as quais passo muito bem.

Repare que não estão em causa os 3 votos individuais que o PSD perdeu, mas sim o que estas tomadas de posição significam sobre as mais do que esclarecedoras "escolhas de Manuela".

Fico sem perceber também quem será em sua opinião o CR9 da política nacional.

Se fala em termos das suas qualidades de jogador de futebol, fazendo o paralelo para a política, não vejo nenhum em qualquer partido que se possa comparar. Se estão em causa apenas as suas características enquanto pessoa (bem controversas e polémicas), aí tenho dificuldade em distinguir apenas 1 político que se assemelhe, pois há tantos candidatos a tal...

Cumprimentos.

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 17:43 by xadrezismo

Só concordo parcialmente com o que diz, caro Fokun:

Afinal, o Salazarismo era bem diferente da democracia actual, pois aí a renovação era impossibilitada pelo próprio regime... quem quisesse renovar a classe politica no poder, acabava na prisão, no exílio ou... no cemitério. A esse nível, a comparação é felizmente impossível.

Por outro lado, de um modo geral, não se pode dizer que nestes 35 anos (desde o 25 de 1974), não tenha havido renovação. O que não significa que a qualidade média da classe política tenha melhorado...

Um facto indesmentível é que quem acabara de prometer renovar as listas do seu partido (e arrogando-se a qualidade de "arauta da verdade"...) acabou por apenas fazer uma depuração dos seus adversários internos, por repescar alguns velhos rostos do cavaquismo (talvez um tributo ao despudorado apoio que tem recebido de Belém) e por dar guarida a alguns que do sentido ético na politica, evidenciam um desconhecimento e desprezo totais.

Cumprimentos

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 17:49 by adri

Meu caro,

Não estou a fazer a defesa do Preto ou da Helena não sei quantos.Falei em abstracto.

CR9 na Politica também não conheço. Agora Mourinhos nos vinhos até lhe posso indicar um: António Saramago, porque isto de Mourinhos só ha um, que me desculpe o Portugal Ramos, o Paulo Laureano, Reguinga e tantos outros.

Um abraço,

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 18:27 by xadrezismo

Pronto Adri!

Agora é que você arrumou comigo!

Puxa a conversa para a sua área e só me resta assumir a minha ignorância e desconhecimento sobre os nomes que refere...

Que me desculpem os citados pelo meu conhecimento ir pouco além dos ditames do palato, na matéria...

Cumprimentos e sugira lá um tipo de vinho adequado a esta canícula, que suponho aí para os seus lados será ainda mais acentuada...

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 18:51 by adri

Caro Xadrezismo,

É para já, só tem de dizer se é para acompanhar carne ou peixe e, não indico um dos meus, só para não me acusar de falacioso.

A propósito, conto-lhe uma história a propósito de vinhos aqui de Portalegre.

Manuel Fino, casado com D.Getrudes filha do Sr.Baptista eram donos da Tapada de Chaves.

Esse Senhor, empresário e ainda ha pouco tempo falado a propósito do negócio das acções da Cimpor/CGD era e é um negociante nato.

Normalmente, e isso já lá vão uns 40 anos levava os seus convidados a almoçar ao Ritz, na altura o melhor hotel de Lisboa.Pedia sempre Tapada de Chaves, o que nem sempre havia.Contrariado, lá pedia um outro vinho e dizia em voz alta:É imperdoável um restaurante/ hotel com esta categoria não ter Tapada de Chaves.Bem para a próxima,vamos a um restaurante onde possamos deliciarmo-nos com esse néctar dos Deuses.

O empregado lá passava o recado e, não olhavam ao preço e lá encomendavam mais umas cx(as) de vinho.Já na altura, um cx.de 6 garrafas custava +- 300 euros. 60 contos, moeda da altura, à saida da Adega.

Conta-se que quando ligavam para fazer encomenda os stocks estavam sempre esgotados.Depois de muita insistência, lá liberavam uma cx. a preços proibidos e por um especial favor.

Diga-me lá se o homem sabia ou não valorizar a sua mercadoria.

cumprimentos,

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 19:16 by xadrezismo

Negócio é negócio caro Adri e o marketing tem insondáveis caminhos...

Quanto às suas sugestões, meu caro faça ambas (para carne e peixe) e se quiser sugira também algum para quem apenas queira beber um copo ou uma taça a meio da tarde, para combater o tempo quente ...

Claro que já não lhe pedi marcas mas tipos de vinhos, para não o colocar numa situação ingrata.

Cumprimentos.

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 19:26 by Fokun

Caro Adri,

Quando digo que são sempre os mesmos, é por se falar novamente em Couto dos Santos, em Ferro Rodrigues...

Quem saiu da política activa não deveria voltar a ela mas sim dar lugar aos novos. Novos que sempre trazem, novas forças, novas ideias, e fazem um bom lote quando misturados com os mais experientes, mas que estejam no activo.

Não pode ser vira o disco e toca o mesmo! como antigamente!

Fokun A.

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 19:31 by adri

Meu caro,

Não é para o baralhar, mas vou indicar três para carne e três para peixe.

1-Altas Quintas 2005,1º prémio.Acompanha bem com carne, de preferência caça(perdiz, lebre)

2-Adega do Comendador Reserva-2007.

3-Herdade dos Muachos 2007, Reserva.

Caracteristicas: Consultar www.altasquintas.Pt

                www.AdegaMayor.Pt

                Herdadedos Muachos, enólogo o tal Mourinho dos Vinhos.

Para acompanhar peixe:

1-Monte da Penha (da mesma familia-Finos).Pode consultar:www.MontedaPenha.PT

2-Doc Adeg.Cooperativa de Portalegre 2005.Site:adegadePortalegre.

3-Moiras2007 (Vinho Regional Alentejano)

Só lhe indiquei vinhos alentejanos, mas, um Quinta do Cabriz,Monte de Servas,Tapada de Coelheiros,...tudo néctares de tirar o chapéu.

À sua saúde!

3-S

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 19:37 by xadrezismo

Presumo que o Fokun se enganou ao dirigir a sua prosa ao Adri.

De qualquer modo, respondo na mesma: essa é a parte em que concordo consigo. Independentemente de não achar que os exemplos que refere tivessem de se retirar (o que aliás aconteceu com Ferro, quando o tentaram "enrolar" nas insinuações sobre a Casa Pia...). O que não invalida que novos políticos possam ter oportunidade de conquistar o seu espaço.

O que sucede normalmente, é que a maioria dos novos que aparecem, chegam com os piores dos vícios dos "antigos" e com motivações muito duvidosas.

Cumprimentos.

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

domingo, 16 de Agosto de 2009 23:12 by xadrezismo

Caro Adri

grandes dicas.

Agora, o amigo será responsável pois presumo que os comentários futuros que aqui possam haver serão mesclados de alguns Hic e o respectivo discurso gaguejante.

Por mim, bem preciso de deitar abaixo algumas das suas sugestões! Depois de acabar de contrair há minutos a tal gripe... Não não é a suína, do méxico H1N1 nem A!!! Cpntraí foi uma gripe da Madeira. A gripe marítima...

Cumprimentos.

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

segunda-feira, 17 de Agosto de 2009 12:36 by adri

Caro Xadrezismo,

Estas minha dicas vem com umas horas de atraso.Aliás, se se tivesse desinfectado com um néctare dos meus não haveria gripe que lhe rezistisse.E, depois ainda nos vem falar no tamiflu!

Boas melhoras,

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

segunda-feira, 17 de Agosto de 2009 12:47 by xadrezismo

Oh caro Adri

Acho que não me fiz entender no anterior comentário: a minha gripe de ontem à noite, era uma tentativa de ironizar com o empate do meu Glorioso com o Maritimo...

Como vÊ, a sua pinga só me imunizaria se a tomasse em tais quantidades que não tivesse conseguido assitir.

Mas como gostei do jogo, apenas não me agradando o resultado, paciência!

Cumprimentos.

PS - quantos Às possíveis melhoreas, só lá para 5ª feira, saberei se estou melhor ou não...

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

segunda-feira, 17 de Agosto de 2009 18:56 by Espuma

Discordar com as escolhas da líder, tudo bem, agora choramingar por não ter sido escolhido é ridículo e dá fundamento às opções tomadas.

E o Florinhas não estará, como o PS à pesca? Ou melhor, a colher flores? Demarcando-se da MFL perde alguns votos do pessoal mais clubista do PSD, mas gera muitas simpatias nos outros quadrantes?  É muito espertinho o caça flores escondido atrás da moita!

E depois querem obrigar a avó verdades a ir para os copos e a abanar o capacete! Tenham juízo!

Pelos comentários que fez, o Sr. Xadrez é dos poucos que ainda acha que o social e a democracia são pertença do PS & C. Deveria alargar mais esse campo de visão!

Depois confunde as palavras? não é depuração! É opção! E não é ?foram excluídos?, mas sim foram escolhidos!

Bom, já percebi que quando se fala em sovietes?  fica nervoso e tenta inverter as afirmações. Afinal o PSD é que é o soviete?! Que barafunda! Ah! Cabeça a minha! São todos soviéticos menos o PS, claro! Lol?

Já vi que gosta muito de ler revistas cor-de-rosa e por isso pensa que a estabilidade política depende das birras de uns, do silêncio de outros, e acha tudo isto uma grande aventuraaa!!? lol?

Apesar de tudo, ainda consegue dizer ?que mal ou bem conduziu Portugal à adesão Europeia?. Sim, porque conseguimos entrar assim como quem entra prá discoteca no meio da molhada. Quem impôs respeito e ordem na casa, como deve saber, foi mais tarde Cavaco Silva com o famoso "bom aluno" e todos a darem parabéns!

Perceba que não há oposição ao Partido Socialista. Foram 4 anos de asneirada!

Existe sim, a necessidade de se tomarem posições firmes, estratégicas e estruturais.

Mas é preciso coragem, digamos, para apelar ao voto no mesmo PS que governou estes 4 anos que são para esquecer.

Lembra a fábula dos três macacos!

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

segunda-feira, 17 de Agosto de 2009 20:10 by xadrezismo

Amigo Espuma

O que começa por dizer, não faz qualquer sentido, em relação a Moita Flores, pois ele já foi escolhido para encabeçar a lista do PSD. E por duas vezes...

E se acha que alguém do PS vai deixar de votar nele em vez de votar na lista do PS... entºão pergunto-lhe se vai votar no António Costa só porque a candidata nº 4 do PSD ao parlamento (por Lisboa) já anunciou que o faria.

Quanto às frases humorísticas que profere, o único comentário que faço é que conseguiu divertir-me. E de facto, o que se vê é que as purgas e exclusões estalinistas aconteceram nas listas do P"SD"... Talvez a "camarada" Zita Seabra ande a dar aulas à Manuela e aos seus conselheiros.

Estou de acordo consigo: "não há oposição ao Partido Socialista"! Pelo menos, credível e alternativa! Tenho-o lamentado várias vezes. É bom ver que o amigo finalmente o reconhece. Já é um princípio...

Cumprimentos.

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

segunda-feira, 17 de Agosto de 2009 20:11 by xadrezismo

Cá volto caro Espuma, porque me esqueci de pedir-lhe que conte a fábula que refere para que todos percebam do que fala.

E além disso, é sempre bom recordar La Fontaine...

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

terça-feira, 18 de Agosto de 2009 11:09 by Espuma

É mais Confucius, mas a interpretação que lhe dei aqui é de alguém que se recusa a ver, a ouvir e a falar acerca das asneiradas governativas actuais.

Deve andar enganado. É que no CDS e PSD não entram purgas, depurações, reeducações, lenines, estalines e companhia. Isso pode acontecer lá pras bandas do PS e companhias.

Reconheço que não vale a pena fazer oposição ao PS. É como a tal fábula, neste caso, só ouvem, vêem e dizem aquilo que muito bem entendem. Em vez de alternativa, existe sim uma solução.

E quanto a MF mais razão me dá. Tem o apoio de uns e já pode colher flores noutros quintais. Eu sei muito bem em quem votar, mas há muita gente que não?

# re: DESERÇÃO DO VOTO LARANJA CONTINUA MAS... CUIDADO COM OS SOVIETES DO PS!

terça-feira, 18 de Agosto de 2009 12:46 by xadrezismo

Nada tenho a acrescentar, caro Espuma

Aqui, discuto ideias e comento políticas.

Não, profissões de fé.

Um abraço.

Para comentar necessita de estar registado