SOL

MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

Elogio de especialista internacional, não passou na imprensa Nacional...


O nome Don Tapscott dirá pouco ou nada à maior parte dos Portugueses. E graças à forma como a generalidade dos órgãos de comunicação social fazem as suas agendas noticiosas, assim continuará a ser!

 

Não obstante, este Canadiano especialista em novas tecnologias com particular enfoque na sociedade e nas empresas, deu à já mais de 2 meses bons motivos para abrir todos os serviços noticiosos de rádios e televisões e ser 1ª página de qualquer jornal Nacional. O que não sucedeu vá-se lá perceber porquê…

 

 Em 24 de Junho último, Don Tapscott publicou em dois blogues de referência, um artigo que assumia a forma daquilo que entre nós se convencionou designar por “carta aberta”. O destinatário, era Barack Obama e o assunto, a situação de reforma do sistema de ensino que há muito é exigido por vários sectores da sociedade Americana. O título não permite grandes dúvidas: «Quer resolver os problemas das escolas Americanas? Olhe para Portugal, sr. Obama!». Traduzirei mais adiante o artigo na sua totalidade. Caso prefira, pode consultar o original (em Inglês) nos locais de publicação:

 

O blogue Huffington Post, que se trata de um sítio onde são reunidos blogues, notícias e artigos de opinião. A maioria dos textos publicados são contributos de políticos, actores e académicos. O próprio Barack Obama já lá publicou textos seus.

 

O blogue Wikinomics, o qual reúne uma série de especialistas em matérias como economia e novas tecnologias.

 

Resumindo o texto em breves palavras, o seu autor dá como exemplo a seguir por Obama, as reformas que nos últimos 4 anos foram implementadas em… Portugal, na área educativa, enaltecendo o “choque tecnológico” e o arrojo e esforço do governo Português ao tentar proporcionar o acesso universal dos mais jovens (independentemente das suas capacidades económicas e estrato social) às tecnologias de informação, nomeadamente à utilização de computadores e internet. O exemplo do Magalhães é amplamente elogiado e sem rebuços, apresentado como um caso de sucesso único no Mundo! O autor serve-se do exemplo Português, como contraponto ao sistema de ensino Americano, dando conta do que viu numa visita a uma escola básica perto de Lisboa. E não se coíbe na utilização de adjectivos  bem demonstrativos do que apreciou no exemplo Nacional. Começa assim a perceber ostracismo a que a imprensa nacional o votou? Pois… e ainda há por aí quem encha a boca com os propagandeados “controlo e pressões” que Sócrates e o Governo exerceriam sobre a imprensa. A ser verdade, estes “controleiros” serão muito incompetentes!

 

Como já referi, mais de dois meses passados sobre a divulgação deste artigo, e pese embora o facto de a Agência Lusa o ter difundido (fazendo-o chegar ao conhecimento de todos os jornais e restantes órgãos de comunicação social, encontrei apenas três honrosas excepções ao manto de silêncio a que o mesmo foi votado pela nossa imprensa!!! O Público, o gratuito Destak e o regional Correio do Minho, deram o mais que justificado eco à notícia que deveria de encher o nosso ego colectivo! Mas a generalidade da nossa imprensa, omitiu por completo o assunto, parecendo estar mais interessada em destacar as notícias sobre Portugal no estrangeiro, apenas quando se tratem das diatribes dos nossos “cromos da bola” (preferencialmente se o protagonista for Ronaldo ou Mourinho…) ou quando algum tablóide Inglês fala mal do paraíso Algarvio… Isto, apesar de a maioria dos nossos jornais e revistas dedicar parte do seu espaço a rubricas pretensamente destinadas a nos dar a conhecer o que é dito de nós lá fora! A título de exemplo, caso o leitor duvide, tente consultar o que o Sol, detentor do local de alojamento deste blogue, escolheu nas 9 edições que já teve após o texto de Don Tapscott ter sido publicado e encontrará as banalidades do costume citadas acima…

 

Este artigo, deveria fazer corar de vergonha todos os que tentaram denegrir o caso de sucesso do computador Magalhães, esforçando-se por disseminar na opinião pública a ideia de que não passava de uma acção propagandística do governo! Não me admiraria que perante esta “nota a Obama”, ainda se ouça alguém a alvitrar que o autor estava “comprado” por Sócrates…

 

 

Ao lê-lo, o leitor recordar-se-à por certo do que era ainda há poucos anos um sistema de ensino “de giz e ardósia”. Eu próprio recordei que no I.S.E. nos anos 80 d século passado, tive a experiência absolutamente surreal de ter uma disciplina de “Informática de Gestão”, onde dureante um ano inteiro não vi um só computador ou terminal, que fosse! A única tecnologia utilizada era o papel, o giz e a sapiência do docente responsável pela “cadeira”! E estamos a falar de uma das melhores faculdades de Economia do país!

 

É lamentável que alguns Tugas se comportem como tal, em casos como a deste artigo! E mais lamentável que jornalistas e directores de jornais se prestem a “calar” notícias que em qualquer outro pequeno país periférico como o nosso, seriam objecto das maiores paragonas!

 

Como é lamentável que uma oposição pouco credível e calculista, continue a tentar promover o anedotário Nacional sobre o Magalhães e a tentar esconder a reforma do sistema de ensino que o país conheceu nos últimos 4 anos, refugiando-se na contestação que o sistema de avaliação mereceu por parte de um dos sindicatos…

 

No próximo dia 27 de Setembro, sugiro que o leitor ao deslocar-se À sua secção de voto, repare no quadro branco que se encontra atrás da mesa de voto. E recorde a descrição que dele faz Don Tapscott. Trata-se do tal quadro inteligente interactivo que transformou em peça de museu a velhinha (e já anacrónica entre nós!) ardósia…

 

Em “homenagem” (e com dedicatória expressa) a todos os que demonstraram alinhar com toda a parcialidade, no clube do bota-abaixismo, deixo a seguir, a tradução integral de todo o artigo de Don Tapscott (com destaques a negro, das partes que considero mais relevantes para o nosso país).

 

Para quem possa querer saber mais sobre o autor, as suas principais obras (das 13 já editadas) são: “Wikinomics” e “Grown up digital”.

 

Nota ao Presidente Obama

 

Quer melhorar as escolas?

Olhe para Portugal!

 

por Don Tapscott

 

« O Presidente Obama sabe que as escolas Americanas são um fracasso para um grande número de jovens Americanos. Um terço dos estudantes, abandonam o ensino sem concluírem o liceu. É um terrível “record” e ainda é pior em escolas públicas do interior, onde apenas metade dos negros e Hispânicos completam aquele ciclo. Não é um legado de que alguém se possa orgulhar. Mais jovens Americano, proporcionalmente, abandonam hoje a escola, do que alguma outra vez aconteceu na nossa história.

 

Este é sem dúvida, um problema complicado, mas uma das razões pelas quais muitos jovens Americanos estão desmotivados e não estudam correctamente, é aborrecerem-se na escola. Eles crescem num ritmo acelerado, desafiando o mundo digital, com a internet, aparelhos móveis, jogos de vídeo e outros “gadgets”. Eles vêem menos TV do que os seus pais e a TV é tipicamente uma actividade de suporte. Eles são de uma geração que não gosta de assistir e adora interacção, multi-tarefas e colaborar. Hoje, quando entram na sala de aulas, deparam-se com livros de textos obsoletos e conversas de professores que continuam a usar a inovação do século XIX: giz e quadro negro.

 

As salas de aula Americanas têm de entrar no século XXI. Milhares de professores concordam com isto. No início deste ano, vários importantes grupos ligados à Educação pressionaram o Presidente e o congresso a gastar quase dez mil milhões de dólares para melhorar a tecnologia dentro das salas de aula e para garantir um uso mais eficaz dos computadores por parte dos professores.

 

Para ver como isso se faz, sugiro ao Presidente que olhe para um modesto país do outro lado do Atlântico, que se está a transformar em líder mundial no repensar do ensino para o século XXI.

 

Esse país é Portugal. A economia portuguesa, no início de 2005, estava em declínio e a ficar sem os habituais remédios económicos. Além disso, ao nível do ensino, apresentava alguns dos mais fracos resultados de toda a Europa ocidental.

 

Por isso, o Primeiro Ministro José Sócrates deu um passo corajoso. Decidiu investir fortemente num “choque tecnológico” para impelir o seu país para o século XXI. Isso implicava, entre outras coisas, que ele garantisse que toda a população activa soubesse usar eficazmente um computador e a internet.

 

Isso poderia transformar a sociedade Portuguesa, dando às pessoas acesso imediato ao mundo. Isso abriria enormes oportunidades que podiam tornar Portugal um país mais rico e competitivo. Mas tal não aconteceria se as pessoas não tivessem um computador em seu poder.

 

Em 2005, apenas 31% dos lares portugueses tinham acesso à internet. Para incrementar a penetração, o lugar mais lógico por onde começar seria a escola, onde existia então apenas um computador por cada 5 alunos. A meta era ter 1 computador por cada 2 alunos em 2010.

 

Portugal lançou então o maior programa, a nível mundial, para equipar cada criança com um portátil e acesso à internet e ao mundo da aprendizagem conjunta. Para pagar este programa, Portugal fez uso quer de fundos governamentais quer de dinheiro dos operadores móveis a quem tinham sido atribuídas licenças 3G. E assim foi subsidiada a compra de um milhão de portáteis, ultra baratos, por professores, crianças em idade escolar e adultos em formação.

 

Eis como tudo funciona: se você é um professor ou um aluno, pode comprar um portátil por € 150,00 (U.S. $207). Pode ainda ter uma taxa de desconto para o acesso de banda larga à internet, com ou sem fios. Estudantes mais desfavorecidos, têm maiores descontos e os portáteis são grátis para as crianças mais pobres. Para os alunos mais jovens, da 1ª à 4ª classe, o acesso ao portátil/Internet é ainda mais barato - € 50 para os que podem pagar, grátis para os que não podem.

 

Isto foi apenas o começo: Portugal investiu 400 milhões de euros para assegurar que cada sala de aulas tem acesso à internet. Todas as salas de aula do sistema público, têm agora um quadro inteligente interactivo, em vez do antiquado quadro negro.

 

Isto significa que quase nove em cada dez alunos dos primeiros quatro anos de escolaridade têm um portátil nas suas mesas. O impacto na sala de aula é tremendo, tal como testemunhei este ano quando visitei uma sala de aulas de crianças de sete anos numa escola pública em Lisboa. Foi a sala de aula mais entusiasmada, ruidosa e colaborante que alguma vez vi, no mundo.

 

O professor orientou os alunos para um blogue de astronomia com uma bonita imagem a cores do movimento de rotação do sistema solar no ecrã. “Agora,” disse o professor, “quem sabe o que é um equinócio?”

 

Ninguém sabia.

 

“Muito bem, por que é que não tentam descobrir?”

 

A pesquisa começou, com as crianças divididas em pequenos grupos para descobrirem o que era o equinócio. Então, um dos grupos saltou levantando as mãos. Encontraram! Passaram então a explicar a ideia aos colegas.

 

Isto, pensei eu, era precisamente o oposto de tudo o que estava errado no sistema de ensino dos Estados Unidos.

 

As crianças desta sala de aula em Portugal estavam a adorar aprender coisas de astronomia. Estavam a colaborar. Estavam a trabalhar ao seu próprio ritmo. Quase nem reparavam na tecnologia, no seu tão desejado portátil, porque era tão natural utilizá-lo como respirar. Mas mudou o relacionamento que tinham com o professor. Em vez de se remexerem nas cadeiras enquanto o professor fala e gatafunha alguns apontamentos no quadro, eram eles os exploradores, os descobridores, e o professor era o seu útil guia.

 

Ainda é frequente, no sistema de ensino dos E.U.A., os professores continuarem a confiar num modelo de educação industrial. Debitam uma fala, a mesma para todos os alunos. É um sentido único na conversa. O professor é o perito, dos alunos espçera-se que absorvam o que o professor diz e repete. E é suposto que os alunos aprendam sozinhos.

 

Os professores acham que esta é a única forma de ensinar grandes turmas de crianças, enquanto que a aula em Portugal mostrou que dotar os alunos de portáteis, pode libertar o professor para introduzir uma nova forma de ensino que é mais natural para jovens que crescem no digital, em casa.

 

Primeiro, isto que os professores desçam do palco e comecem a ouvir e conversar em vez de apenas transmitir conhecimentos. Em segundo lugar, o professor pode encorajar os alunos a descobrirem por eles próprios e ensinar o caminhoda descoberta e do pensamento crítico, em vez de apenas memorizarem a informação que o professor transmite. Em terceiro, o professor pode estimular nos alunos a colaboração entre eles e com outros fora da escola. Finalmente, o professor pode adaptar o seu estilo de ensino aos estilos de aprendizagem de cada um dos seus alunos.

 

Não é fácil mudar o modelo de ensino. É mesmo a parte mais difícil. É muito mais fácil gastar dinheiro, como Portugal fez, para levar a internet à sala de aulas e equipar os alunos com portáteis. (Por agora, metade dos estudantes dos liceus possuem-nos, assim como 4 em cada 10 alunos do escalão de ensino seguinte).

 

Em Portugal houve o cuidado de investir na formação de professores para capitalizar as potencialidades dos portáteis nas escolas. Eles estão também a pensar criar uma plataforma online que permita aos professores um trabalho conjunto na preparação de aulas e criação de novos materiais pedagógicos que potencializem a interactividade tecnológica. Através desta colaboração, o sistema de ensino Português poderá criar novos materiais online para a educação dos jovens. Muitas ideias estão já a ganhar corpo nas salas de aulas Portuguesas, diz Mário Franco, presidente da Fundação para as Comunicações Móveis, que está a gerir o programa e-escolas. Há 50 programas educacionais e jogos nos portáteis que os mais jovens utilizam. Os portáteis estão todos equipados com um controlo que encoraja os jovens a acabar os seus trabalhos de casa e atingir classificações elevadas. Se eles o fizerem, conseguem mais tempo para brincar.

 

É ainda demasiado cedo para avaliar o impacto no ensino das escolas Portuguesas. Estudos do impacto de computadores nas escolas, efectuados noutros locais, foram inconclusivos, ou ambíguos. Um problema fundamental é que apenas dotar as escolas de computadores não é suficiente. Professores que enfrentem uma sala de alunos com portáteis, precisam de aprender que não mais serão os peritos no seu domínio, a internet é-o.

 

Portugal está numa campanha para reinventar o ensino para o século XXI. A tecnologia é apenas uma parte dessa campanha. O verdadeiro trabalho é criar um novo modelo de aprendizagem.

 

Eu acredito que isto pode ajudar os E.U.A. a reavivarem o interesse dos estudantes na escola e talvez fazê-los permanecer na escola o tempo necessário à conclusão do escalão liceal e mesmo a ingressarem na universidade. Será um investimento substancial. Estimo que o custo total de fornecer um computador a cada aluno, incluindo ligação à net, formação e manutenção sera superior a 1.000 dólares por ano.

 

Todavia, depois de ver como são promissoras as salas de aula em Portugal, estou convencido de que vale a pena. As nossas crianças deviam ter a mesma sorte.»

Publicação: terça-feira, 1 de Setembro de 2009 20:35 por xadrezismo

Comentários

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

quarta-feira, 2 de Setembro de 2009 11:44 by CORAL

Xad,(gostei desta hoje,rsrsrs)

pois então boas férias.

Vou ficar com saudades de o ler. Logo agora nesta altura!!!

Parabéns pelo excelente post. Não sou votante do PS nem muito menos do PSD. Nas últimas eleições falei com muitas pessoas sobre o perigo das maiorias absolutas, venham elas de onde vierem.

Mas sou por natureza uma pessoa positivista e tenho orgulho no pais a que pertenço (e nasci). Fico profundamente magoada e irritada com este constante "bota-abaixo" e desprezo por tudo o que fazemos. Os projectos e soluções são para tudo são feitos por pessoas. Tal como elas não há soluções perfeitas. Haverá sempre uma margem de erro. Só valorizarmos e realçarmos um ou outro "precalço" é doentio. E sinto na pele todos os dias esta nossa característica enquanto povo. Enquanto profissional pertenço a um grupo que desenvolve uma metodologia na área da saúde que é pioneira a nível mundial e que irá revolucionar esta área. Não imaginas as constantes deturpações e contra-informação que é dada aos doentes levando-os a ficarem completamente desorientados, ...

Bem ficava aqui toda a manhã a falar sobre isto.

Mais uma vez boas férias.

:))

Coral

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

quarta-feira, 2 de Setembro de 2009 17:33 by ifabiao

Confesso que realmente esta notícia me passou ao lado... Claro que é uma excelente notícia e como tal merecia ser tratada de outra forma, porque normalmente só se fala mal do nosso país.Mesmo a nível europeu, nesta àrea, acho que demos um grande passo.

Cumpts

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

quarta-feira, 2 de Setembro de 2009 18:08 by ultimomoykano

Caro xadrezismo

Não posso precisar, mas julgo ter sido na antena um que ouvi a notícia. De qualquer forma venho corroborar na análise que faz, e lamentar a maneira subtil como estas coisas quando positivas não passam para o grosso da comunicação social nem abrem os noticiários como seria legitimo esperar, já que se trata de uma opinião por alguém que merece credito nas suas apreciações e análises.

Portugal deu um passo de gigante na área das novas tecnologias nestes últimos quatro anos. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Querer negar isto, é negar a verdade dos factos.

A potência Americana tem muito a aprender com Portugal, não só na área que foi referida, mas sobretudo na área da saúde. Em Portugal todos tem acesso á saúde independentemente da sua condição social. Nessa grande potencia quem não tiver um seguro de saúde, fica de fora do sistema, sem direito a nada!

É lamentável que as questões sejam sempre postas e avaliadas pelo lado negativo. Existe muita coisa de bom. Nunca nada está acabado, a própria vida é movimento. É preciso salvaguardar o que está bem feito, fazer o que falta, e melhorar o que estiver menos bem. Mas rasgar tudo e começar sempre do zero, é caminhar para o abismo! Mas desiludam-se aqueles que aguardam ?um dom Sebastião!?

Cumprimentos

Moykano

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 0:24 by xadrezismo

Viva Coral

Ao que tenho visto, já completamente restabelecida!

Apesar de férias vou tentar pôr aqui qualquer coisa, mas a net móvel, além de cara, é lenta. Desesperantemente lenta em alguns locais...

Vamos a ver. Qaunto ao que dizes, nada tenho a acrescentar. E desconhecendo a situação que referes,  é obvio que não me pronuncio, mas sabemos que o desporto nacional já de si é o "dizer mal". Só que responsáveis políticos e jornalistas não se deviam comportar da mesma forma que o pior dos "TUGAS" anónimos...

Cumprimentos.

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 0:28 by xadrezismo

Amiga ifabiao

Não se podia divulgar esta notícia e continuar a fazer chacota sobre o Magalhães e a propalar a "desgraça" da educação deste governo...

Temos de perceber que alguns dos nossos "jornaleiros" (não é gralha, mas acho que chamar-lhes "jornalistas" é abusivo... e insultuoso para os verdadeiros) tinham de metÊ-la na gaveta e publicar mais umas coisas sobre as namoradas do Ronaldo, para distrair a malta!

Cumprimentos

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 0:36 by xadrezismo

Caro ultimomoykano

Também assino por baixo, no que diz. Apenas acrescento que o facto de se reconhecerem coisas bem feitas, não significa que não existam coisas a melhorar e que tenhamos atingidoo "nirvana". Há que ser exigente, o que é diferente de ser pelo puro bota-abaixo.

Admito que a Antena-1 tenha dado a notícia. Obviamente que me limitei a pesquisar as edições online e aí só encontrei as 3 referÊncias que coloquei.

De qualquer modo, não teve a repercussão que deveria ter tido e as razões parecem óbvias.

Cumprimentos.

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 23:49 by CORAL

Xad,

deixa lá foi só um desabafo. Isto de que falo não é uma coisa de grande divulgação (ainda) por causa desta mentalidade portuguesa.

Mas vou mandar-te uma MP com o link

Continuação de boas férias

:))

Coral

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

quinta-feira, 3 de Setembro de 2009 23:56 by CORAL

Xad,

desculpa voltar mas neste caso de que falo não se trata de tugas anónimos trata-se de pessoas com grandes responsabilidades sobre/na vida das pessoas

:))

Coral

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

sexta-feira, 4 de Setembro de 2009 1:42 by xadrezismo

Já vi o link (que agradeço) CORAL.

E eu sou um dos que desconhecia o tema...

Concordo que o que dizes no teu 1º comentário a ser praticado pelos tais "TUGAS" com nome e rosto, é bastante reprovável. Mesmo repugnante pois estão em causa pessoas que sofrem (debilitadas) e precisariam era de apoio e compreensão...

Cumprimentos

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

terça-feira, 22 de Setembro de 2009 16:26 by Espuma

Já que pediu um comentário:

http://www.dodouro.com/noticia.asp?Action=noticia&id=15319&idEdicao=256&idSeccao=2848

Esse especialista internacional anda um bocado desatualizado...

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

terça-feira, 22 de Setembro de 2009 19:43 by xadrezismo

Espantoso, caro Espuma!

Resumindo estes "estudos", ficamos com a ideia de que ainda deveriam as criancinhas andar com a pedra de ardósia pendurada na sacola!!!

Afinal andamos todos enganados e a idade da pedra é que era boa para educarmos os nossos filhos!!!

Sim, que se alguém encomendar um estudo a uma universidade americana, pode muito bem "provar-se" que os cadernos de papel têm um efeito pernicioso para as criancinhas... E as canetas, meu caro! As canetas nem se imagina o mal que se poderia "provar"!!!

É natural que estes autores dos estudos possam estar a defender o seu modo de vida pois talvez não estejam preparados  para alterar os métodos de trabalho de anos e anos...

Aliás, vem no sentido do artigo do  Don Tapscott. Mas parece-me que não o terá lido todo pois caso contrário veria que não é apenas o caso do Magalhães que é elogiado, mas toda a revolução que as escolas conheceram em Portugal. Leia tudo, vá lá. Até está em Português.

Numa coisa o "seu" artigo tem razão: no papel dos pais que não se podem demitir da educação dos filhos, só porque têm 1 PC! Mas o mal não é terem o PC mas pais que acham que o PC os substitui! Da mesma forma que acham que são substituídos pela TV ou por um DVD a rodar consecutivamente para dormirem mais um pouco ao sábado e domingo de manhã.

Mas há ali muita  demagogia: só como exemplo, parece que as crianças não cabulam se não tiverem um PC!!! Sabe que já ouvi os mesmos argumentos quanto ao uso das máquinas de calcular, há uns anos atrás!

De velhos do Restelo, está o mundo cheio, meu caro. E não me refiro aos adeptos mais idosos do Belenenses, que me merecem todo o respeito...

Cumprimentos

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

quarta-feira, 23 de Setembro de 2009 11:01 by Espuma

Pois!

Eu tb acho que o seu especialista internacional está a defender o seu modo de vida...

Com a diferença que no "meu" caso o estudo não foi encomendado, mas sim efectuado por vários especialistas, estudiosos e cientistas a mais de um milhão de alunos...

Deixe lá essa mania dos velhos do Restelo e tente olhar para os lados...

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

quarta-feira, 23 de Setembro de 2009 11:08 by xadrezismo

Amigo Espuma

A defender o seu modo de vida? Explique lá como, pois ohomem no que diz em nada pode sair beneficiado. A não ser que o queira ver como "vendedor de computadores" como tentaram insinuar quando Sócrates conseguiu que Portugal exportasse os Magalhães para outros países!

Não ignore os Velhos do Restelo pois são historicamente um dos nossos males e razão do nosso atraso crónico. AutÊnticos bloqueadores do desenvolvimento e progresso do país, sempre a quererem manter tudo na mesma e "suspender" a evolução... Tem razão: ha que olhar para os lados... Tente pois fazê-lo.

Cumprimentos

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

sexta-feira, 25 de Setembro de 2009 12:32 by Espuma

Neste caso, a diferença é que baseio a minha opinião em estudos científicos.

Já o Sr. Xadrez baseia a sua opinião na opinião dos outros e depois, claro, baralha-se e diz que andam a bloquear velhos no Restelo para não os deixar evoluir porque são maus e têm doenças crónicas... lol!

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

sexta-feira, 25 de Setembro de 2009 14:23 by xadrezismo

Já lhe respondi, Espuma, a essa "cientificidade" dos "seus" estudos...

Mas veja lá melhor quem é o opinador que eu cito (parece-me que ainda não percebeu) e quem são os autores dos seus "estudos".

E depois avalie o grau de credibilidade de cada um.

E eu não digo que andam a bloquear velhos no Restelo... Os bloqueios ao desenvolvimento são os chamadops "velhos do Restelo"! E isto, é histórico. E factual.

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

sexta-feira, 25 de Setembro de 2009 14:51 by Espuma

Já percebi que o Sr. Xadrez é um opinador de opiniões e nada melhor que escolher um opinador romancista para opinar acerca da sua opinião.

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

sexta-feira, 25 de Setembro de 2009 15:27 by xadrezismo

Don Tapscott  é então um romancista, para o caro Espuma!!!!

E eu que até me dei ao trabalho de traduzir aquilo tudo... e de linkar o autor!

Nem digo mais nada, meu caro, nem digo mais nada!!!

# re: MR. OBAMA, LOOK AT PORTUGAL? PARA RESOLVER PROBLEMAS DAS ESCOLAS AMERICANAS!

sexta-feira, 25 de Setembro de 2009 17:16 by Espuma

Não me diga que ele não é romancista?!

Depois de ler o que o Sr. Don escreveu, ninguém diria...

Ou terá sido da tradução?! Afinal o romântico é o Sr. Xadrez...

Para comentar necessita de estar registado