SOL

LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

Sócrates triunfou, Louçã e Portas exultaram, Jerónimo resistiu. As insinuações perderam.



O grande vencedor das eleições de ontem, chama-se José Sócrates. Mais do que o próprio partido que lidera. Sem dúvida, a campanha centrou-se nos ataques constantes à figura do Secretário Geral do PS, muito mais do que ao programa ou ideias que o próprio e o partido apresentavam para o país.

 

E não foi só durante a campanha que tal sucedeu, como se sabe. Durante quase 4 anos e meio, todos os partidos da oposição sem excepção, se centraram na pessoa do 1º ministro para desferirem os seus ataques, focados na maioria das vezes, em ataques cujo alvo era o caracter e a pessoa do PM. Ontem mais uma vez, provou-se que até hoje, nunca o eleitorado português premiou quem baseia a sua actividade política em ataques de caracter aos seus adversários. O exemplo maior até aqui, tinham sido as campanhas que o PCP em momentos diferentes orquestrara contra Francisco Sá Carneiro e contra Mário Soares. Também então o eleitorado respondeu nas urnas, derrotando essas “campanhas negras”.

 

A novidade em 2009, foi o facto de a táctica habitualmente utilizada pelo PCP de outrora, ter sido adoptada pela generalidade das forças políticas com assento parlamentar, tendo mesmo sido levada ao extremo pelo PSD, desde a “campanha de verdade” até à “asfixia democrática”, passando pelo sem número de insinuações que são conhecidas. Para mim, a grande derrota da noite de ontem, foi averbada por essa forma de fazer política.

 

Se Sócrates foi o grande vencedor pessoal da noite, o Partido Socialista foi a força política que pôde “cantar vitória” com propriedade. Do lado dos derrotados, claramente se encontra o PSD, sendo que todos os restantes partidos conseguiram encontrar motivos de regozijo (que tentaram empolar, como sempre sucede) e motivos de tristeza (que calaram como também se compreende).

 

Parece-me que os resultados de ontem, trarão a todos os agentes políticos das várias forças partidárias, uma exigência, que devia ser de sempre mas que resulta acrescida num cenário de maioria relativa: o eleitorado disse claramente que exige as necessárias “humildade” e “responsabilidade” pois só assim o país será governável! Ao negar claramente à direita o caminho do poder, entregando aos partidos de esquerda, perto de 55% dos votos expressos, os eleitores foram claros em duas coisas: não renovarem uma maioria absoluta ao PS e indicarem um caminho político pretendido, com soluções governativas de esquerda. Tal, só será possível se o PS souber assumir as suas responsabilidades de partido mais votado (e para tal a humildade será factor essencial), o que se aplicará também aos outros dois partidos de esquerda. A arrogância do discurso de Louçã e a tradicional apetência do PCP pela política de “contestação”, terão de ser abandonadas. A não ser que estes partidos pretendam que o PS se entenda com o sector ideológico derrotado ontem... E aí, estará Portas pronto a aparecer como o “salvador” da estabilidade que de facto, nunca foi! O momento é pois difícil politicamente. Mas não só para o PS. BE e PCP terão de saber negociar (o que significa sempre “ceder”, o que exige humildade e responsabilidade), terão de saber encontrar os caminhos necessários para soluções daquilo que é verdadeiramente importante para todo o eleitorado de esquerda: o SNS, a Segurança Social pública, as políticas que permitam a criação de emprego, as políticas de integração social dos mais desfavorecidos, a utilização do investimento público como motor da economia que permita a saída da crise e alguma retoma económica. Tudo isto serão áreas de governação essenciais a quem ontem votou à esquerda. E será incompreensível para o eleitorado, se o PS for afastado das mesmas pela irredutibilidade de BE e PCP...

 

Sócrates já afirmou o óbvio: que falará com todos os restantes partidos. Veremos quem saberá ser responsável, com humildade! Ou quem optará pelo simples calculismo político, tentando empurrar o PS para a direita e apostar em novas eleições daqui a 2 anos...

 

Quanto ao detalhe dos resultados, começarei pela abordagem ao vencedor das eleições, olhando de seguida as restantes formações partidárias, as quais não deixo de considerar como derrotadas, apesar de reconhecer que alguns motivos terão para regozijo como já referi.

 

Vencedor

 

José Sócrates e Partido Socialista

 

Classificou como “extraordinário”, o resultado obtido. Fez bem, a meu ver, em não exagerar em “triunfalismos” os quais, quer pelo período difícil que se atravessa, quer pela própria dimensão da vitória, se dispensam em absoluto.

 

Nesse sentido a ausência da habitual festa no largo do Rato, foi um sinal de saber estar que Sócrates e o PS deram. Se aqui critiquei os festejos do PSD perante a exígua vitória das últimas “Europeias”, com declarações de vitória arrogantes e descabidas, não posso deixar de notar com satisfação, a frugalidade com que no PS se soube comemorar esta vitória: com satisfação natural mas sem exageros!

 

Nas condições em que foi obtida, este resultado não deixa de ser notável. Resta agora ao PS, não se desviar da postura responsável que deu provas nas mais variáveis situações da nossa história democrática, sendo que os consensos devem ser tentados e negociados com clareza, a bem do interesse nacional. E, quando não forem possíveis, o PS não pode esquecer que recebeu ontem um mandato do povo para governar. Ainda que sozinho e com o apoio parlamentar minoritário. E depois cada um ficará com as suas responsabilidades perante o eleitorado.

 

Derrotados

 

Manuela Ferreira Leite e PSD

 

Foi a grande derrota da noite de ontem.

 

Querer conquistar o poder sem apresentar e defender ideias concretas para o país, mas meras “linhas gerais” e fazer toda uma campanha assente em pretensos casos e insinuações, foi fatal para MFL e para o PSD! O agitar do papão do “medo” não resultou e MFL saiu do processo eleitoral, “asfixiada” por um resultado onde conseguiu a proeza de obter menos 7.000 votos do que Santana Lopes conseguira há 4 anos! Parece que o eleitorado se sentiu tocado afinal por algum medo: pelo menos, o de passar o tal cheque em branco a que aqui aludi por várias vezes.

 

Registo com agrado que na declaração de ontem, MFL soube “estar” na derrota. Esteve aliás muito melhor na derrota do que estivera na vitória de Pirro de há 2 meses... O que, a nível da tal “responsabilidade” necessária poderia ser um bom indício. Não fosse o facto de me parecer que, daqui a 15 dias, após as autárquicas, o destino de MFL no interior do PSD, ser de previsão muito negra.

 

 

Paulo Portas e CDS

 

 

Portas apareceu como o vencedor à direita, na noite eleitoral. Terá algumas razões para isso pois soube recolher os benefícios dos erros estratégicos da campanha do PSD e registou uma subida de 170.000 votos face a 2005, recuperando o lugar de 3º partido mais votado.

 

O ar arrogante de Portas não pode no entanto deixar de ser descabido pois foi completamente desmentido ontem um dos argumentos que esgrimiu nos últimos 15 dias (e que aparentemente frutificou, levando algum eleitorado laranja a dar-lhe o seu voto), segundo o qual “seria indiferente à direita, votar PSD ou CDS pois desde que ambos somados tivessem mais deputados do que o PS, Sócrates não seria 1º Ministro... Como se vê agora, esse absurdo, por ter sido repetido com insistência, não se transformou em verdade, o que apenas aumenta o erro estratégico do PSD (Pacheco Pereira?) ao não apelar ao voto útil à direita!

 

A arrogância de Portas contraria ainda a necessidade de humildade e responsabilidade que referi anteriormente. A única esperança de Portas residirá precisamente no não entendimento à esquerda quanto a uma solução governativa...

 

 

Bloco de Esquerda

 

 

Conseguiu crescer em 190.000 votos, conseguiu eleger o dobro dos deputados que tinha (de 8, passa a 16) e assistiu à perda da maioria absoluta do que elegeu como seu principal adversário, o PS, para lá de ficar à frente do PCP.

 

Mas não deixa de ser uma derrota ser o 4º partido (ultrapassado pelo CDS), quando se marcou o objectivo de ser 3º...

 

Louçã partilhou com Portas, a arrogância da noite eleitoral. Quem ouvisse qualquer um deles sem saber o que sucedera, pelo tom e pelo “ar” de cada um pensaria que qualquer deles seria o futuro 1º ministro!

 

Vamos ver se Louçã se vai demonstrar merecedor da aposta que parte significativa do eleitorado fez nele ou se irá comportar-se como se fosse ele o vencedor das eleições e querer que as cedências sejam todas feitas pelo PS. Tenho uma opinião mas não quero avançar já com ela para não ser acusado de qualquer tipo de má-fé quanto ao sentido de responsabilidade dos dirigentes do Bloco...

 

 

 

PCP

 

 

Foi penoso ouvir o discurso da noite de Jerónimo. Pretender-se vitorioso por conseguir mais um deputado e apenas mais 10.000 votos do que há 4 anos, quando desceu de 3º para 5º e não conseguiu (tal como o Bloco) ser “charneira” governativa à esquerda, foi verdadeiramente patético. A seu crédito, Jerónimo tem o facto de ter sabido resistir em termos absolutos e relativos. E também soube resistir à tentação que possa ter tido de fazer um discurso de arrogância, face à perda da maioria absoluta socialista.

 

Também no caso do PCP, vamos ver para que servirão os votos (e respectivos deputados) que o eleitorado lhe conferiu.

 

Nota final

 

A generalidade dos comentadores da nossa praça, apontavam para o reforço do papel do Presidente da República caso o PS perdesse a maioria absoluta, como se previa.

 

Cavaco Silva já anunciou que vai falar amanhã, presumindo-se que o tema possa ser o caso das alegadas escutas e tudo o que o rodeia e que culminou no afastamento de funções do principal dos assessores de Cavaco.

 

Por esse motivo, seria extemporâneo avançar já com comentários sobre o papel que Cavaco poderá vir a ter nos cenários de governabilidade do país. No entanto não deixarei de referir que em situação normal, caso Cavaco não tivesse sido um dos principais intervenientes em toda a campanha eleitoral e período que a antecedeu, o seu papel seria fundamental. Veremos como se sai Cavaco na sua comunicação de amanhã, pois a situação em que o P.R. se envolveu, é-lhe muito desfavorável e fragilizante... E o facto de PSD e CDS juntos, não oferecerem uma solução estável em nada melhora essa situação.

 

Deixo de seguida o quadro comparativo das ultimas 4 eleições legislativas:

 

 

 

Nº de

Votos

 

 

%

 

 

 

Man

datos

 

 

1999

2002

2005

2009

1999

2002

2005

2009

1999

2002

2005

2009

Eleitores Inscritos

8.864.604

8.902.713

8.944.508

9.347.315

 

 

 

 

 

 

 

 

Votos Brancos

56.964

55.121

103.537

98.991

1,05%

1,01%

1,80%

1,75%

 

 

 

 

Votos Nulos

51.230

52.653

65.515

74.273

0,95%

0,96%

1,14%

1,31%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PS

2.385.922

2.068.584

2.588.312

2.068.560

44,06%

37,79%

45,03%

36,56%

115

96

121

96

PPD/PSD

1.750.158

2.200.765

1.653.425

1.646.071

32,32%

40,21%

28,77%

29,09%

81

105

75

78

CDS-PP

451.643

477.350

416.415

591.938

8,34%

8,72%

7,24%

10,46%

15

14

12

21

B.E.

132.333

149.966

364.971

557.091

2,44%

2,74%

6,35%

9,85%

2

3

8

16

PCP-PEV

487.058

379.870

433.369

446.172

8,99%

6,94%

7,54%

7,88%

17

12

14

15

Outros

99.842

88.542

122.127

175.399

1,84%

1,61%

2,12%

3,10%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nº de deputados

 

 

 

 

 

 

 

 

230

230

230

226

Total votantes

5.415.102

5.473.655

5.747.834

5.658.495

61,09%

61,48%

64,26%

60,54%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abstenção

3.449.502

3.429.058

3.196.674

3.688.820

38,91%

38,52%

35,74%

39,46%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando faltam contar os votos dos círculos "Europa" e "Fora da Europa", que elegem 4 deputados


Publicação: terça-feira, 29 de Setembro de 2009 1:04 por xadrezismo

Comentários

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

terça-feira, 29 de Setembro de 2009 11:23 by Tempestade

Caro Xadrezismo,

Há qualquer coisa que não entendo neste seu post! Acho que está tudo ao contrário.....

Quem perdeu foi o PS porque perdeu a maioria absoluta e ganharam os restantes partidos porque o PS não teve maioria absoluta. Não era este o objectivo destas eleições?????

Brincadeiras à parte, concordo com a sua análise às eleições.

Abraços

Tempestade

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

terça-feira, 29 de Setembro de 2009 11:32 by xadrezismo

Caro Tempestade

Não deixa de ter alguma razão no que diz...

Para a genetralidade dos partidos o objectivo principal era que o PS não tivesse maioria absoluta.

É como no futebol, aquelas equipas que querem apenas perder por poucos... Estranha democracia esta.

Cumprimentos

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

terça-feira, 29 de Setembro de 2009 11:43 by joaocrm

"Veremos quem saberá ser responsável, com humildade! Ou quem optará pelo simples calculismo político, tentando empurrar o PS para a direita e apostar em novas eleições daqui a 2 anos..."

Está-se a referir a quem? Ao BE? Humildade? Responsabilidade? Ou ao PSD?

é que a sua conclusão, na segunda parte da frase, é que não existe humildade e responsabilidade nos partidos de direita? Certo?

Seja como for, parabéns pela "vitória".

Abraço.

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

terça-feira, 29 de Setembro de 2009 12:35 by xadrezismo

Caro joaocrm

Agradecendo-lhe os "parabéns", clarifico a sua dúvida:

No caso, refiro-me ao BE e ao PCP, que são quem de facto terá de se mostrar capazes de assumir que os votos obtidos não foram inuteis, sendo responsáveis e humildes o suficiente para copntribuirem para a governabilidade (mesmo que com acordos pontuais). Em alternativa, se prosseguirem a haboitual postura de apenas protestarem e abdicarem sempre de ser responsáveis, estarão a atirar o PS para a direita (Portas?)...

Quanto ao PSD, duvida-se da responsabilidade de quem na própria noite eleitoral veio dizer que votaria "contra" o próximo orçamento!!! Mesmo antes de o conhecer e obviamente sem saber ainda que governo teremos (na sua composição) e muito menos o programa de governo... Realmente é elucidativo da responsabilidade que se pode esperar de quem assim  "fala" tão extemporÂneamente! Esperemos que fosse apenas no "calor" da derrota, um acto irreflectido de "asfixia" eleitoral. Mas que dá que pensar, lá isso...

O que acho é que, passada a campanha, aqueles que passaram 4 anos a clamar contra a maioria absoluta, terão de provar agora que sabem ser oposição responsável em cenário de maioria relativa... Veremos quem o faz. E como.

Um abraço.

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

terça-feira, 29 de Setembro de 2009 15:04 by ladoposto

Olá xadrezismo,

Eu espero de aprender a precaver-me,para não ganhar peso,com a dieta de limianos que por aí vem!

  Cumprimentos!!

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

terça-feira, 29 de Setembro de 2009 15:06 by CORAL

Xad, como sempre, parabéns pela análise. Quando percebi que afinal o PS iria ganhar, disse cá para com os meus botões "vou fazer a vontade à minha mão que está preguiçosa e quer por a cruz logo no primeiro da lista, rsrsrs.

Assim como Sócrates não é o PS, também Louçã não é o BE. Em ambos (aliás em todos tenho bons amigos, desde as bases até ao topo)porque é desses que importa agora, há gente muito responsável e que não faz da política uma carreira mas um modo simples de estar na vida e de darem o seu contributo para o pais. Se os deixassem brilhar todos ganharíamos muito com isso.

Só espero que o meu voto não tenha sido em vão.

Agora vêm as autárquicas e mais um dilema. Bolas!! Mas disso falaremos mais tarde, tenho a certeza.

:)))

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

terça-feira, 29 de Setembro de 2009 17:32 by xadrezismo

Caro ladoposto

Eu gostaria que não houvesse nem um queijinho desses...

Daí o falar em responsabilidades de cada um a serem assumidas. De forma clara.

Uma coisa é negociar e ceder na negociação... Mas safar a coisa com queijinhos pontuais, que não são mais do que trocas de favores manhosas, não.

Já chega a habitual chantagem que todos os governos sofrem, feitas pelo Jardim "exemplar".

Quem não souber ser oposição responsável e respeitar a vontade do povo que apenmas quis um governo minoritário, deverá ser penalizado de futuro. E assim se verá quais são os votos verdadeiramente úteis e os que não servem para nada.

Cumprimentos

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

terça-feira, 29 de Setembro de 2009 17:38 by xadrezismo

Coral

Não me recordo qual era o 1º da lista (presumo que te referes ao boletim de voto).

O problema não é a gente boa que todos conhecemos nops vários partidos. Mas as intenções (e actuação) dos dirigentes partidários. E a esse nível quer o PCP, mas sobretudo o BE demonstraram sempre que "vivem" à custa da pura contestação e se limitam quase só, ao populismo de propostas que seriam inviáveis se tivessem responsabilidades governativas.

Em maioria absoluta, essa demagogia é quase irrelevante. Em maioria relativa, há que assumir as responsabilidades de todos (governo e oposição) no futuro do país.

Cumprimentos

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

terça-feira, 29 de Setembro de 2009 20:27 by Espuma

O PS ganhou as eleições, é verdade!

Mas não foi um grande vencedor. Desde há mais de 10 anos que o PS não apresentava uma votação tão baixa, aliás foi o único partido que baixou a sua votação e perdeu deputados.

Também não é verdade que as criticas se concentraram no 1º Ministro. Não está recordado das críticas que foram feitas à ministra da Educação, ao ministro da Economia, ao das Finanças, ao dos Assuntos Parlamentares, ao da Agricultura e por ai fora??! Desde o 1º dia...

Conhecendo a actuação de Sócrates vai para mais de 4 anos, a sua preocupação principal será agarrar-se ao poder o mais possível. Para isso terá que baixar a bolinha e entrar em acordo com o PSD ou CDS. Caso contrário, vamos ter mais eleições dentro em breve? Mas por outro lado cai-lhe a esquerda toda em cima... Coitado do Sócrates calimero...

Mas, estas foram as únicas eleições em que todas as forças políticas ganharam (O PS ganhou as eleições apesar de perder votos). É uma oportunidade para se perceber se actualmente em Portugal é possível governar com maioria relativa. A batata quente está do lado do PS. Só que desta vez, se algo correr mal, ninguém mais irá acreditar em perseguições obscuras e campanhas negras?

Daquilo que conheço deste PS, irão aparecer mais frases ?originais? daquele género.

À esquerda do PS temos o PCP que é incapaz de alterar o que seja. São os tais gagás do Restelo que tanto fala!

E o BE só está lá para fazer barulho! Até se arrepiam só de pensar em assumir responsabilidades. E depois são todos muito teóricos, sem capacidade de resposta quando se coloca um exemplo prático à frente. Ainda me lembro da atrapalhação de Louçã no debate frente a Sócrates ao discutirem na prática um tema de economia. Repare-se que o Engenheiro Sócrates percebe tanto de Economia como de Engenharia e conseguiu fazer corar Louçã doutorado, catedrático e sei lá o que mais naquela área.

Têm os dois uma grande lata, mas claro que nesse aspecto, Sócrates vai à frente?

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

terça-feira, 29 de Setembro de 2009 23:13 by joaocrm

Olá Xadrezismo.

Não sei porquê é que colocou as aspas na palavra Parabéns.

Eu coloquei na palavra Vitória.

Nunca dou os parabéns de forma irónica.

Mas vou-lhe fazer uma proposta, desta vez séria, para que coloque, ou não, aos seus colegas de Governo.

Se quer que haja humildade e responsabilidade, e acho muito bem que haja, vou propor que, à semelhança de 2005, o Governo proponha a criação de uma Comissão Constâncio II, para averiguar do real valor do déficit público que o anterior Governo deixa ao novo Governo.

Que tal?

Seria um bom princípio, não acha?

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 1:41 by xadrezismo

Olá Espuma.

Eu não digo que foi uma "grande vitória", pois não? Claro que não foi grande em dimensão. Apenas foi extraordinária pelas circunstâncias, como o prova aliás um certo triunfalismo que por aqui ia passando nos últimos tempos da parte de alguns comentadores de direita que já contavam com o ovo no dito-cuja da galinha...

Por outro lado, o problema não foram as críticas, mas sim as calúnias, as insinuações e os pseudo-casos que iam caindo uns atrás dos outros. E esses foram centrados numa só pessoa: J. Sócrates. Como o amigo bem sabe...

Vamos ver se o PSD, o CDS, o BE e o PCP são merecedores dos votos que tiveram... e se sabem distinguir as suas responsabilidades de opositores a um governo minoritário.

Cumprimentos

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 1:49 by xadrezismo

Caro joaocrm

Ironias (ou simples brincadeiras) à parte, sempre lhe agradeci os parabéns, certo? E o agradecimento também não tinha aspas...

Infelizmente, não tenho colegas no governo! Ora bolas, que jeitaço que dava!

Mas a sério, sobre o déficit: como deve saber, as regras de cálculo foram alteradas precisamente após (e em consonância com as conclusões) da "comissão Constâncio I" (as aspas não são ironia, mas apenas para respeitar a sua terminologia) e ainda ontem se soube (de novo) que a própria Comissão Europeia as certifica. A diferença é que agora, face à crise internacional, não há consequências penalizadoras, pois todos os países da Europa que tiveram capacidade, aumentaram os respectivos déficites, para combaterem a mesma.

Um abraço.

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 10:06 by Espuma

Disse que Sócrates foi o grande vencedor e não foi, como eu já disse acima.

E foi extraordinária porque ninguém mais irá acreditar, de novo, nessas tretas calúnias, insinuações e casos que o PS fabrica...

As críticas sempre foram feitas às políticas e actuações do governo. Todos os membros deste governo foram criticados e claro, Sócrates como lider de um partido e do governo foi criticado também. Queria que as criticas recaissem sobre quem?

Resta saber se o PS é merecedor... Daquilo que já vi, nunca o foi!

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 10:31 by xadrezismo

Amigo Espuma

persiste em não querer perceber que há diferentes foprmas de criticar e em tentar confundir as palavras...

PaciÊncia mas não lhe consigo explicar melhor que o problema é quando se critica com "calúnias, as insinuações e os pseudo-casos". Assumo a minha incapacidade de expressão para me conseguir fazer entender por si, nesta matéria.

Acrescento que em democracia (felizmente) o grande momento de critica (POSITIVA OU NEGATIVA) é o dia das eleições. Percebo que muitos prefeririam que tudo se decidisse na gritaria "expontÂnea" das ruas. Mas isso sucede noutros tipos de regime, como saberá

Um abraço.

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 15:56 by Espuma

Então estamos de acordo quanto às inúmeras críticas à governação.

Quanto às insinuações e calúnias, tipo desaparecimento de documentos, licenciaturas e assinaturas, Freeport, compra de casas, pressões, chantagens e outras, vai-se fazer o quê? Algumas situações são verdadeiras, não são insinuações e outras uma dia saber-se-á!

Não concordo que em Democracia a crítica se restrinja a um único acto, a um único dia, a um breve momento.... Em Democracia, a crítica é diária e contínua e feita por todos...

Reveja melhor esses conceitos...

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

quarta-feira, 30 de Setembro de 2009 16:15 by xadrezismo

Eu já aqui coloquei na devida altura, críticas a coisas que me desagradaram neste governo, meu caro Espuma.

Quanto ao "saber-se-à": se houvesse seriedade e lisura, acusava-se nessa altura e não se insinuava. É a diferença. e foi penalizada nas urnas.

A crítica pode ser feita constantemente. Mas há um momento em que ela tem efeitos práticos: o dia das eleições. Claro que o amigo percebeu e sabe isto perfeitamente! Deixe lá de fingir que não entende as coisas só para dar mais uns "palpites"... e veja o último post que penso lhe agradará sobremaneira, quer pela figura em causa, quer pelos argumentos e linguagem que utiliza...

Um abraço.

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

quinta-feira, 1 de Outubro de 2009 15:36 by Espuma

Contunuo a não concordar com a noção que tem de Democracia!

Só para dar um exemplo, porque em Democracia existem muitas formas de criticar com efeitos práticos. Uma moção de censura tem tantos ou mais efeitos práticos que o dia de eleições e é uma crítica.

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

quinta-feira, 1 de Outubro de 2009 22:51 by xadrezismo

Amigo Espuma

Não pretendo dar-lhe lições de democracia. Mas não posso deixar passar em claro o seu conceito sobre a mesma e congratulo-me por, como refere, não ter a mesma noção de democracia que o amigo tem.

"Democracia", está relacionada com a vontade do povo.

E, o momento por excelência para o povo manifestar a sua vontade, é o momento do voto! Dê as voltas que der, a isto não conseguirá fugir. Por muito que lhe custe.

Claro que há outros momentos e formas democráticas (direito à manifestação, sindicalismo, democracia representativa parlamentar e não só, etc, etc, etc). O que não invalida que o direito ao voto seja o maior de todos os direitos democráticos e o dia das eleições um dos mais significativos para aqueles que dão valor ao menos mau de todos os sistemas políticos. E que sabem o que isso significa.

Se quer continuar a contestar coisas tão básicas e evidentes como esta, está no seu pleno direito, meu caro. E contará sempre, da minha parte, com o mesmo tipo de resposta (como já aqui lhe dei noutra oportunidade e hoje repito).

Um abraço.

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

sexta-feira, 2 de Outubro de 2009 15:27 by Espuma

Começa por dizer que o grande momento de crítica se resume ao dia de eleições.

Eu discordo porque num regime democrático a crítica pode, deve ser e é diária. Ao longo do ano, a vida política e social é recheada de grandes momentos de crítica.

Depois, disse que é um momento que tem efeitos práticos.

Eu discordo porque em democracia existem inúmeros momentos que têm efeitos práticos. Referendos, moções de censura, de confiança, aprovação do orçamento, manifestações, greves, ?

Agora diz que é um momento excelente? Fiquei a saber que gosta muito de votar! Lol?

Decida-se!...

E que é o maior de todos os direitos democráticos?! Por exemplo o direito à vida e à liberdade é muito mais importante que o direito de votar. Mas há muito mais, basta ler a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

E que o dia das eleições serve eleger o sistema político menos mau??!  Isso é que é engolir sapos?lol?

# re: LEGISLATIVAS/2009: HUMILDADE E RESPONSABILIDADE, SERÃO CHAVE DA GOVERNABILIDADE

sexta-feira, 2 de Outubro de 2009 16:20 by xadrezismo

Oh carissimo Espuma

Desisto de tentar explicar-lhe de novo a mesma coisa, pois o amigo apenas parece estar interessado em desconversar...

E não confunda "regime" com "cor política de governo"... Esta nem vou tentar explicar. O Churcill já o fez há muito tempo.

Cumprimentos

Para comentar necessita de estar registado