SOL

O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!? (actualizado em 12 de Maio de 2010)

Para receber Ratzinger, não era necessária a vassalagem do Estado


Para aqueles que acham que os preceitos constitucionais não deviam ser feitos tábua rasa pelos poderes instituídos, hoje será o primeiro de 3 dias negros no que respeita à laicidade do estado Português!

 

Ratzinger, a quem a Igreja Católica denomina por Bento XVI, inicia hoje uma visita a Portugal. Estado que se diz laico. Isto é, que não dá tratamento preferencial a nenhuma religião e – não menos importante – que não deve permitir qualquer promiscuidade entre os planos civil e religioso.

 

E a que assistimos? À total negação deste princípio! Desde a aberrante tolerância de ponto decretada pelo Governo para os funcionários públicos, até ao mais pequeno pormenor, passando pela forma como por exemplo, em comunicado a PSP refere Ratzinger como... “Sua Santidade”!!! Ou como houve o “cuidado” de referir que os profissionais do Corpo de Segurança Pessoal (da mesma PSP, que conduzirão o Papa são... “católicos e casados”!!!

 

Importaria também saber quanto custa ao erário público a pompa e circunstância faustosa que rodearão os 3 momentos eucarísticos da visita Papal... em Lisboa, Porto e Fátima. Estas e outras questões em torno da visita de Ratzinger, têm sido discutidas pelos cibernautas lusos e podem-se ver reflexos no Facebook curiosos. Destaco os 4 “campeões” de adesões:

 

 

Aqueles que acham um absurdo o país parar porque o papa vem visitar o país.

 

 

EU NAO VOU VER O PAPA, ELE SE QUISER QUE ME VENHA VER A MIM...

 

 

Preservativos "ao" Papa em Portugal

 

 

NÃO QUERO PAGAR A VISITA DO PAPA A PORTUGAL

 

 

Outro sinal dos tempos, são as petições electrónicas. Valem o que valem (pouco, claro). Mas não deixam de ser um exteriorizar alguns sentimentos e de posturas cívicas. Por isso, dou a conhecer a Petição Cidadãos pela Laicidade. Ainda é possível assiná-la.

 

Sendo Ratzinger equiparado a chefe de Estado – e importa lembrar que a designação de “Estado” é muito polémica quando aplicada ao Vaticano, desde logo por o conceito não se aplicar a territórios que não tenham cidadãos -, deveria ser recebido com toda a dignidade de qualquer outro dos seus pares. Mas não mais do que isso! O que se anuncia para os 3 dias que se seguem é a submissão do Estado Português. Um prestar de vassalagem, natural na Europa medieval, mas repugnante no Mundo actual! A começar no Governo e no Presidente da República – que devia pugnar pelo cumprimento da Constituição!!! - e a terminar em algumas das autarquias envolvidas.

 

Enquanto muitos (a acreditar nas sondagens, a maioria) se envergonharão dos poderes que os deviam representar e cumprir a Constituição, lembremos também “a outra face da Lua” acerca do pretexto que traz de novo um Papa a Portugal... para muitos não mais do que um embuste comercial!

 

[youtube: ZKYaq-CsaUI]

 

E porque um dos temas da actualidade Mundial é o escândalo do encobrimento por parte de Ratzinger e da cúpula do Vaticano, de abusos cometidos por padres pedófilos há dezenas de anos, deixo um documento absolutamente ridículo promulgado em 1517 pelo Papa Leão X (que pretendia a obtenção de fundos para iniciar a construção da Basílica de S. Pedro). Onde se prova que a hipocrisia sempre foi apanágio da Igreja Católica (se o pecador puder pagar, “limpa” o pecado...) e que a pedofilia está longe de ser na hierarquia da mesma, um problema contemporâneo. Ou não fossem já necessárias há quinhentos anos, multas aplicadas aos pecaminosos da hierarquia:

 

«2. Se o eclesiástico, além do pecado de fornicação, quiser ser absolvido do pecado contra a natureza ou de bestialidade, deve pagar 219 libras, 15 soldos. Mas se tiver apenas cometido pecado contra a natureza com meninos ou com animais e não com mulheres, somente pagará 131 libras, 15 soldos.» (o segundo dos 35 artigos da Taxa Camarae).

 

A leitura integral é altamente recomendável para que se perceba quão fácil sempre foi comprar a virtude e o reino dos céus... Assim a bolsa o permitisse! E este tarifário é também prova cabal de que desde sempre, os representantes do clero foram dados a práticas pecaminosas as mais diversas...

 

 

Actualização em 12 de Maio de 2010:

 

 

 

Um dia depois de publicado o texto, deparo-me com um artigo do Historiador José Reis Santos, de onde selecciono algumas passagens, em sintonia absoluta com o que escrevi:

 

«Tudo dentro da normalidade esperada, se não fosse a intromissão do Estado nestas celebrações, apoiando financeiramente as mesmas (em quantidades estranhamente não divulgadas) e decretando várias tolerâncias de ponto (que custarão directamente, segundo estudos desenvolvidos, qualquer coisa como 37 milhões de euros por dia); numa altura em que em Portugal se conta e aponta publicamente todo o consumo dos nossos tostões.

Esta dupla intromissão - do Civil no Religioso e no nosso quotidiano - é inadmissível num Estado laico, que se secularizou há quase 100 anos; e que demonstra que pouco se aprendeu, neste último século, acerca da noção de laicidade do Estado e da consagração do direito à liberdade religiosa. O Estado tem, obviamente, que tratar diferenciadamente o religioso do político; com o risco de - se o não fizer - entrar num terreno pantanoso pouco dignificante para um regime civilista e dificilmente associado ao progresso social e civilizacional alcançado nos últimos 35 anos.

A missa que hoje se celebra no Terreiro do Paço transporta-nos também inevitavelmente para outros tempos, onde a mesma Praça consagrava um regime com características assumidamente autoritárias, aclamando um brando ditador católico. Nesse tempo, o regime organizava-se de forma a produzir um espectáculo legitimador com sucesso garantido: decretava tolerância de ponto à função pública, manipulava as suas organizações para que - de forma peregrina - marcassem presença, e requisitava todos os meios de transporte disponíveis (de comboios especiais, a autocarros e barcos) de forma a garantir uma entusiasta presença maciça.» (por José Reis Santos em Diário Económico).

 

Curioso o paralelo estabelecido com as manipulações de massas de outros tempos… e se o leitor tiver curiosidade, sugiro-lhe a leitura integral para ver como termina esta analogia. É só seguir o link…

 


 

 

Publicação: terça-feira, 11 de Maio de 2010 10:40 por xadrezismo

Comentários

# re: O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!?

terça-feira, 11 de Maio de 2010 18:01 by pguedes

Meu caro, você leva mesmo longe as coisas!

Há que convir que está a exagerar um enorme bocado!

Eu não sou religioso, pelo que nem sequer me interesse pela visita deste ou de outro papa, contudo reconheço e assumo integralmente a raiz cultural e humanista que o Cristianismo legou à cultura ocidental, sendo que, obviamente, sou capaz de introduzir um distanciamento histórico na análise destas matérias.

Que a igreja é uma instituição demasiado conservadora para o meu gosto, isso é sem dúvida verdade, que agiu mal com a questão da pedofilia estou absolutamente de acordo e tão de acordo quanto critico também outras instituições portuguesas, algumas sob a tutela directa do estado português, que igualmente agiram mal nos casos de pedofilia.

Agora, recuar a 1500 para ressuscitar um texto para dele extrair a conclusão que extrai para a actualidade, isso é completamente absurdo e tanto assim que só há bem pouco tempo é que a própria questão da homosexualidade deixou de ser considerada uma doença.

Se pretender compreender o que aqui está em causa, aconselho-o vivamente a ler P. Ariés (A história da criança e da família) para verificar o quanto algumas coisas que hoje se dão como absolutamente adquiridas, até há bem pouco tempo não o eram assim tanto!

A propósito, recorda-se da visita do Dalai Lama?

# re: O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!?

terça-feira, 11 de Maio de 2010 18:34 by ahbruto

Meu caro Xadrezismo

Cada um tem a sua ideia e não serei eu a discutir as suas opiniões religiosas.

Já quanto á grave actuação da PSP, visto ter havido o "... ?cuidado? de referir que os profissionais do Corpo de Segurança Pessoal (da mesma PSP, que conduzirão o Papa são... ?católicos e casados?!!! "", tenho que concordar consigo.

Parece-me inadmissivel. Por exemplo quando cá vier o Obama, os elementos da PSP destacados para o acompanhar, deverão ser fundamentalistas islâmicos e supremacistas brancos, já caso o sacana do Fidel cá volte, deverão ser membros dos skin e elementos anti-castristas da Florida!....

abraço

ahbruto

# O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!?

terça-feira, 11 de Maio de 2010 20:44 by xadrezismo

Caro pguedes

Exagero, confesso-lhe que não vejo porquê. Se o acha por ter aludido a um documento Papal de 1517 (o recuo é de 493 anos e não de 1500 como diz... como vê, não estou tão avançado como o amigo Wink ) , fi-lo apenas para ilustrar com um exemplo concreto que a hipocrisia da Igreja não vem de hoje. E olhe que a sua tentativa de desculpabilização («só há bem pouco tempo é que a própria questão da homossexualidade deixou de ser considerada uma doença») não colhe. Pois se fosse uma coisa tão banal na época não era considerada um "pecado"... remissível por multa, claro! Por outro lado, diga-me lá que "conclusão extraí para a actualidade". Não me diga que chocou com o «desde sempre, os representantes do clero foram dados a práticas pecaminosas as mais diversas?»! Mas não é isso mesmo que prova a existência de tal documento!?

Mas de facto o motivo principal deste texto foi apontar o total desrespeito por princípios constitucionais como o da laicidade do Estado. Sobre o crime de obstrução à justiça e de encobrimento de pedófilos de que Ratzinger está já acusado nos EUA (e com ameaças de o ser em Inglaterra) nem falei aqui pois já o abordara recentemente...

E sobre o aviltante comportamento dos vários poderes políticos nas visitas do Dalai Lama, já os condenei igualmente. Não, não me esqueço que com medo de afrontarem o poder económico Chinês, Cavaco recusou-se a recebê-lo e meteram o homem num local esconso da A.R. onde foi timidamente recebido pelo presidente da  mesma e alguns deputados. Uma vergonha! Não sei se é a isto que se pretendia referir, mas disto lembro-me.

Bonito era ser dado tratamento igualmente digno a qualquer líder religioso que nos visite. Bonito, e respeitador da Lei do país...

Nada disto claro, tem que ver com a fé católica de cada um. Estou a falar de um Estado. Que é algo muito mais importante (ou pelo menos devia ser) do que qualquer religião ou crença. Não significa isto que desconheça ou menorize a obra social da Igreja Católica. A qual no  entanto não apaga os muitos factores negativos que caracterizam a acção da instituição ao longo dos tempos. Cada um é livre de o ignorar. Eu, por mim, prefiro ver a realidade completa.

Cumprimentos.  

# re: O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!?

terça-feira, 11 de Maio de 2010 20:53 by xadrezismo

Caro Ahbruto

não lhe levaria a mal que discuta (contestando ou aprovando) qualquer opção que eu aqui assuma. Nem a si nem a ninguém.

Claro que não sou católico. Mas olhe que mesmo se o fosse, acredito que me repugnaria a atitude subserviente de um Estado que se diz laico... A não ser que o meu catolicismo fosse fanático! O que, não creio, pois acho que não o sou em nada. Nem pelo Benfica, veja lá! Wink

Como disse na anterior resposta, para mim, o estado Português é muito mais importante do que qualquer religião.  

Por acaso admirei há pouco a forma como um dos comentadores da RTP ia falando a propósito das imagens do Terreiro do Paço. Sem assumir como "seus" os léxicos católicos, não deixava de os referir, fazendo menções expressas à sua proveniência. Um bom exemplo de serviço público: tanto chega a mensagem aos católicos, que se revêem no léxico utilizado, como não choca os crentes de outras religiões nem os não crentes. Será tão difícil ser isento e ter consciência das coisas? Para muitos (e com responsabilidades institucionais, parece que sim).

Abraços.

# re: O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!?

terça-feira, 11 de Maio de 2010 22:43 by pguedes

Caro

Já que se delicia com os pormenores e denota tanta preocupação com o rigor, não se importará que eu o faça também, até porque a minha 4º classe foi bem feita.

Repare na frase «Agora, recuar a 1500 para ressuscitar um texto para dele extrair a conclusão que extrai para a actualidade» significa que se recua no tempo até aos anos de 1500 e não que o recuo foi de 1500 anos!

Quantoa à legitimidade do argumento, há que convir que se afirma o argumento como legítimo para este caso o afirmará também para outros, pelo que nestas circunstância seria interessante interpretar o que fazem outros detentores de cargos de várias instituições actuais em função da recodação do que faziam detentores de cargos semelhantes nos anos de 1500!

Quanto ao resto, é como lhe digo, P. Ariés, um dos poucos sociólogos que se dedicou ao estudo destas questões, esclarecia-lhe muitas coisas. Por exemplo: sabia que até não há muito tempo não era considerado crime o homicídio de um menor? Que também não era considerado crime o casmaento com menores? Que o casamento aos 12 anos era comum?!

Mudam-se os tempos, mudam-se os valores, alguns num sentido que felizmente é bem mais positivo e desfensável, como são os dos casos que citei. Por essa razão, é conveniente e desejável introduzir o contexto e a perspectiva do tempo, caso contrário cai-se facilmente na manipulação da informação!

cpts

# re: O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!?

quarta-feira, 12 de Maio de 2010 1:34 by xadrezismo

Caro pguedes

Afinal estamos ambos no mesmo "tempo" pois tem toda a razão: o "a" da sua frase (em "recuar a 1500"), no qual não reparei na leitura apressada, muda tudo e retira razão ao reparo que lhe fiz. Por esse facto, as minhas desculpas.

Quanto ao resto, se quiser concretizar a que instituições se refere e respectivos "detentores de cargos" actuais e de há 1500 anos, claro que se forem situações comparáveis (em que se evidencie que já há 1500 anos a mesma instituição ou os seus dirigentes evidenciavam práticas abusivas que hoje permanecem) manterei o mesmo critério de analogia, constatação, comparação e crítica. Qual é a dúvida?

Quanto a Phillipe Ariés e às suas teses e relatos históricos, não as ponho em causa. Sabemos que ao longo do tempo as coisas evoluem, alterando-se a recriminação / aceitação social dos comportamentos.

O que não invalida nada do que referi: para a Igreja já naquela altura, aqueles comportamentos (pelo menos se praticados por clérigos) eram condenáveis e penalizáveis. E o facto de estabelecerem as coimas que os "absolviam" dos pecados, significa que a hierarquia tinha consciência que eram cometidos pelo menos por alguns dos seus membros.

Mas nem é isso o mais importante, para mim, mas sim a hipocrisia de se "lavar" um pecado, em função da bolsa de cada um...

Não vejo pois onde está a manipulação de que me acusa...

Cumprimentos

# re: O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!?

quarta-feira, 12 de Maio de 2010 9:51 by ProfetaPolitico

Caro

Convêm dintinguir alguns pontos:

1. A tolerância de ponto, por priviligiar mais uma vez os funcionários públicos, pois, eu como privado tenho que trabalhar, é uma injustiça. Os funcionários públicos deveriam fazer greve a tolerância de ponto, mas para isso a memória falha.

2. Em relação a laicidade do estado existe aqui uma pequena confusão. O Vaticano é um estado, e como tal, tem um tratamento igual aquele que é dedicado a qualquer chefe de estado. O presidente da República, a PSP, a GNR, etc, é obrigada a cumprir os protocolos de segurança instituidos. Caso contrário Portugal estaria a incorrer numa falha grave.

3. Quer queira quer não a Igreja Católica é o Pilar da Europa e de toda a sociedade Ocidental, e é normal que as pessoas e os estados se identificam com o Vaticano e nutrem pelo Papa alguma admiração e tratamento especial. Ao fim e ao Cabo a união da Europa deve-se a Igreja Católica. A própria libertação de Portugal das maõs dos Muçulmanos deve-se aos cruzados, ao Vaticano.

4. Também não esquecer que Fátima está para Portugal como a Igreja está para o Vaticano.

5. O peso geo-político, mediático do Vaticano/Papa no mundo é ainda grande e logo...

6. Quer se queira quer não somos uma País tradicionalmente católico e isso está enraizado na nossa cultura.

Ao fim e ao cabo temos que ter alguma tolerância e sentido histórico nestas questões.

Abraços

P.P.

# re: O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!?

quarta-feira, 12 de Maio de 2010 10:47 by xadrezismo

Caro Profeta

1- Para lá do aspecto que refere, não concebo qualquer tipo de tolerância de ponto para este efeito, decretadop por um Estado laico, isto é a minha crítica é mais abrangente doque a sua.

2- Mesmo dando de barato que se considere o Vaticano um Estado em pé de igualdade comos restantes (o que é muito discutível), nada critiquei relativamente ao cumprimento do protocolo de Estado.

O que critico é o extravasar desse mesmo protocolo. Se quando algum chefe de Estado visita oficialmente Portugal se desse tolerância de ponto, os serviços públicos já estariam encerrados...

E não fazem igualmente parte do protocolo de Estado, os exemplos que referi (e há muitos mais) onde a força policial em comunicados e notas de imprensa, adopta um tom de subserviência utilizando sem qualquer pudor a terminologia própria da Igreja Católica. Num manifesto desrespeito para todos os cidadãos que não perfilhem aquela religião. Mesmo que sejam uma minoria (e está por provar) merecem o respeito que está consagrado na Lei constitucional.

3- Aceitando que seja como refere, e nada tendo contra o facto de muitas «pessoas  estados se identificam com o Vaticano e nutrem pelo Papa alguma admiração e tratamento especial», isso não justifica que os mais altos representantes do Estado violem grosseiramente a Constituição e um dos princípios (da laicidade do Estado) que devoia ser o garante contra descriminações e desigualdades, como o fazem sempre que um Papa vem a Portugal.

4 - Com este seu axioma é que não concordo de todo.

Fátima não passa de um aproveitamento de marketing religioso e comercial que a Igreja (em conivência com o poder político da altura) fez, de algo absolutamente irreal. Aparição!? Meu caro, cada um terá a sua crença (e muito bem) mas o ónus de transformar a crença em algo credível, deveria competir a quem defende a verosimilhança da crença. E a Igreja Católica sempre se furtou a fazê-lo!

São pois legítimas todas as dúvidas.

Correndo o risco de o chocar, não deixarei de lhe dizer que Fátima não me parece ser mais verosimilhante do que as visões e "poderes" de muitos bruxios e curandeiros por esse mundo fora.

5- Sem dúvida que é. Mas eu não neguei esse facto em nada. Apenas condeno que o Estado Português seja submisso a esse poder...

6- Penso que muito do que lhe respondi nos pontos 2 e 3 se aplica igualmente aqui. Nada do que eu disse se destina a tingir os católicos. A fé e a liberdade religiosa deviam ser, à luz da Constituição, um direito de todos. E o Estado apenas deveria tratar por igual todas as crenças. Sem descriminar nenhuma. Quer negativa, quer positivamente. Oque asssistimos sempre é que a Igreja Católica é sistematicamente descriminada positivamente pelo Estado!

E nada disto me parece que seja intolerância, relativamente aos católicos ou à sua Igreja (a não ser que se considere que o preceito Constitucional em causa é intolerante...). A única coisa que neste caso acho que não devemos tolerar é a posrtura de representantes do Estado que não respeitam nem fazem cumprir a Lei suprema do País! Aí sim, devíamos enquanto cidadãos ser completamente intolerantes.

Quanto ao sentido historico, concordo consigo: devemos tê-lo. Eu não ignoro nem me coíbo de comentar as atrocidades que a Igreja Católica cometeu ao longo da história. Da mesma forma que sei reconhecer muitas coisas boas pelas quais éresponsável (já aqui referi a obra social, por exemplo). Mas estas últimas fazerem-nos "esquecer" as primeiras, parece-me pouco sério. E há muito por aí, quem o faça.

Abraços  

# re: O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!?

quarta-feira, 12 de Maio de 2010 12:51 by pguedes

Bom, se se aceita o argumento de que uma instituição, como a igreja é, passados 500 anos ainda tem de prestar contas pelas posições mais remotas que tomou no seu passado longínquo; por força da LÓGICA deverá adoptar-se um mesmo critério para exigir a prestação de contas àquelas pessoas que em 10 anos apenas inverteram radicalmente as suas posições.

Como o critério é tão só lógico, e por isso irrebatível, dele resultará que se deverá condenar a hipocrisia daqueles que compraram um venderam as suas tomadas de posição ideológicas a troco de um perdão político e de um lugarzinho no poder!

- Aos estalinistas do desgoverno será de exigir contas sobre os descalabros do Estaline e dos imensos e hediondos crimes cometidos contra a humanidade!

- Aos CDS que já passaram pelo chouchalismo que nos expliquem porque raio o combateram tão freneticamente!

- Aos que compraram o seu perdão, que se lhes rotule a testa com a acusação de HIPOCRISIA!

Afinal de contas, é mais fácil pedir responsabilidades concretas a pessoas concretas que num periodo concreto se VENDERAM ou que COMPRARAM PERDÕES do que pedi-las a uma instituição abstracta, colectiva e sem rosto e a respeito de um tempo tão recuado quanto aquele que envolve 500 anos!

Por fim, é de recordar que não sou crente, não sou católico, nem tenho qualquer especial defereência para com a igreja ou o vaticano, contudo sei o que é a História e a cultura e reconheço (e valorizo) o contributo do cristianismo e da igreja para a definiça~oda identidade e da cultura ocidental!

O que não significa que aceite ou branqueie os seus disparates e crimes: até porque me recordo de ter tomado não há muito tempo posições públicas contra a atitude irresponsável do hoje papa, quando em tempos aconselhou Jõao paulo 2 a posicionar-se contra o uso dos preservativos no combate à SIDA!

Este papa é conservador, e sendo conservador, não merece a minha especial admiração, contudo, no caso em apreço, reconheço-lhe a coragem e o mérito de encarar de frente um problema bem difícil, de ter assumido colectivamente as responsabilidades pelos crimes cometidos e de revelar uma disposição para resolver o problema, apesar dos enormes custos que o mesmo trará para a reputação da igreja!

cpts

# re: O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!?

quarta-feira, 12 de Maio de 2010 15:06 by xadrezismo

Caro pguedes

Bem pode persistir em não querer perceber a razão de eu ter citado o texto de há 500 anos...

Está escrito e re-escrito atrás e por isso de pouco valerá a sua tentativa de afirmar que a minha intenção era a Igreja "prestar contas pelas posições mais remotas que tomou no seu passado longínquo"... bastará ler o que escrevi inicialmente e alguns dos comentáriosque já aqui deixei (até a última resposta que lhe dei a si)!

Por outro lado, como sabe, só costumo comparar o que é comparável e os casos que apresenta não o são de todo com esta situação que assinalei.

Gostaria muito de saber quem são os Estalinistas do Governo... mas se conseguisse fundamentar o que diz e não apenas atirar com as suas habituais opiniões. Sustentadas em nada, para além disso mesmo: a sua opinião, expressa na maioria das vezes na forma de atoarda! Poderá baixar-se de novo para que esta não o atinja, mas já sabe que costume chamar as coisas pelos nomes.

Bastaria que o amigo fosse objectivoe concretizasse as coisas que refere (em vez de as atirar vagamente "a ver se o barro pega na parede"), e certamente não teria de se baixar pois eu teria todo o gosto em debater consigo a outro nível. Infelizmente, só posso concluir que não está interessado nesse tipo de diálogo...

Quanto a Ratzinger e aquiloqiue o amigo proclama ser a sua "coragem e o mérito de encarar de frente um problema bem difícil, de ter assumido colectivamente as responsabilidades pelos crimes cometidos e de revelar uma disposição para resolver o problema": estaria de acordo consigo, não fosse o caso de apenas ter falado sobre o caso depois de virem a lume as décadas em que meteu as denuncias que conhecia na gaveta, obstruindo a justiça e encobrindo possíveis criminosos! Uma "coragem" um bocadinho oportunista, não acha? E, sobretudo, muito tardia!

Cumprimentos

# re: O ESTADO LAICO NÃO PASSA DE UM MITO!? (actualizado em 12 de Maio de 2010)

quarta-feira, 12 de Maio de 2010 15:36 by xadrezismo

Este texto acaba de ser actualizado.

Para comentar necessita de estar registado