SOL

AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

Quem se “incomodou” primeiro, e primeiro retaliou?


«Os cortes de vencimentos programados pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano constituem uma “factura” pelo “trabalho” dos magistrados em processos que “incomodaram” os boys do Partido Socialista, acusa o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP)» (na generalidade da imprensa Nacional, e no site da ASJP).

 

O Presidente dessa coisa verdadeiramente estranha que é um sindicato para defender os titulares de um... órgão de soberania, António Martins, queixou-se com despudor da perda de algumas mordomias dos magistrados - nomeadamente da tributação em sede de I.R.S. dos aberrantes subsídios de... residência(!!) e subsídio de... renda(!!), a que os referidos doutos têm direito -, no âmbito das medidas de austeridade proposta no próximo Orçamento de Estado. É bom lembrar, que o montante de cada um daqueles subsídios é aproximado do valor do salário médio nacional, uma vez que cada um dos mesmos, é de cerca de 700 Euros e a remuneração média dos portugueses é de 777 Euros!!!

 

 António Martins, o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses

 

Está o sindicalista no seu pleno direito e até me congratulo por ouvi-lo finalmente a fazer uma declaração onde se pronuncia em defesa da classe que diz defender: normalmente ouço o Sr. Presidente da ASJP a proferir declarações políticas como se fosse apenas mais um dirigente da oposição!

 

O problema das presentes declarações prende-se, a meu ver, com alguns aspectos em que o “meretíssimo” sindicalista incorreu:

 

1.- Queixar-se numa altura destas, como se os cortes afectassem não todo o funcionalismo público mas apenas uma classe e, logo por sinal, das mais bem remuneradas da função pública, parece-me um exercício que o coloca ao nível daquele deputado do PS que reclamava da fominha que ia ter de passar daqui em diante: ridículas ambas as situações, para ser “macio” na adjectivação!

 

2.- O argumento da retaliação que o “juiz-caviar” utiliza, não poderá ser lido de forma simétrica? Vejamos:

 

a)     não foi a partir do momento em que no 1º “Governo-Sócrates”, foram afrontados os interesses corporativos da classe dos magistrados (lembram-se da “barulheira” que as “togas” e “becas” fizeram, logo a partir do momento em que o governo encurtou de 2 para 1 mês, as férias judiciais?...), que começaram as “fugas de informação” cirurgicamente selectivas e encaminhadas para jornalistqas amigos?

b)     Não foi a partir desse momento que se multiplicaram as violações sucessivas do segredo de justiça?

c)      Não continua a ser um mistério para muitos, que essas mesmas “fugas” e “violações” apenas ocorram, relativamente a processos que envolvam o Governo, membros do PS e, particularmente, aqueles em que o nome José Sócrates apareça (ou conste que possa vir a aparecer, como no Freeport), enquanto que nos casos “BPN’s”, “Furacões”, “Sobreiros”, “Preto-do-braço-ao-peito” e outros que envolvam figuras do Cavaquismo ou de outras facções do P”SD”, o fenómeno não se repita!?

 

A este propósito, recordo-me de ter escrito por alturas do início do “Face Oculta”, um texto que intitulei “AS FACES OCULTAS DA JUSTIÇA PORTUGUESA”, onde a propósito me interrogava se “existirá corrupção onde menos se poderia esperar, ou são apenas incompetentes?” ...

 

E recordo também a forma como se iniciou o “caso Freeport” com o envolvimento directo de representantes desta classe no forjar de uma carta “anónima”...

 

Fica pois a pergunta: Quem se “incomodou” primeiro, e primeiro retaliou?   

 

E, a talho de foice, interrogo-me se saberá o “altíssimo” António Martins, que uma grande percentagem de funcionários públicos, estaria disposta a trocar de posição com os seus sindicalizados, no que respeita aos resultados do “roubo” de se dizem vítimas! Desde que, na “troca” de papéis, estivessem também incluídos os respectivos salários e subsídios de uns e outros, claro!

  
Publicação: terça-feira, 19 de Outubro de 2010 21:34 por xadrezismo
Arquivado em: ,

Comentários

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

terça-feira, 19 de Outubro de 2010 23:40 by Laivos

Olá, Xadrezismo!

Parabéns pelo seu texto! Tinha aqui já um texto esboçado sobre o mesmo assunto e agora prefiro apoiar o seu que é muito mais completo e profundo.

Eu acho obsceno que este senhor venha invocar idiotices que, a comprovarem-se, significaria que cada funcionário público deste país teria, obviamente, também mexido contra o status do governo.

Considero aquele dislate de tal modo linear e básico que me atrevo a pôr em causa a inteligência do senhor.

Parabéns pela sua acutilância.

Cumprimentos

Laivos

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

quarta-feira, 20 de Outubro de 2010 0:39 by CORAL

Ola xad,

Será que Sócrates vai ter a coragem de fazer a reforma da justiça que é fundamental para a existência da liberdade e da democracia? Sem uma justiça eficaz, coerente, sem discriminações sociais o estado de direito perde a sua função e por isso estamos como estamos. Esqueceste-te de falar no caso casa Pia, sem desresponsabilizar todos os acusados até hoje, e sem desculpar o PS pelo que fez para ?proteger? os seus homens, sempre me interroguei porque só pessoas ligadas ao PS vieram à baila, quando se fala de tantos outros nomes de todos os outros partidos políticos. Repito, sem uma verdadeira justiça, nenhuma outra reforma vingará porque qualquer fraude que se cometa seja em que domínio for, porque haverá sempre, é da natureza dos homens, todos seremos sempre impunes e o caos vigorará.

:))

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

quarta-feira, 20 de Outubro de 2010 3:15 by xadrezismo

Viva Laivos.

Agradeço as suas palavras. Só não concordo com a parte do "pôr em causa a inteligência do senhor": este senhor já demonstrou ser bem inteligente e saber ao que vem. Eu, diria antes que, desta vez, tomou-nos apenas por... menos inteligentes do que ele.

Cumprimentos.

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

quarta-feira, 20 de Outubro de 2010 3:20 by xadrezismo

Olá, Coral

Não creio que a reforma da justiça seja possível de fazer por qualquer governo minoritário. O corporativismo das várias classes profissionais envolvidas e os respectivos interesses  já deram várias provas (este episódio é apenas mais 1...) disso mesmo.

E se Sócrates, nem em maioria absoluta a conseguiu fazer...

Quanto ao "Casa Pia", não me esqueci dele, mas como apenas referi os casos que afectaram o "consulado" socrático e esse foi muito anterior... o que não invalida que partilhe das tuas dúvidas nessa matéria.

Cumprimentos.

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

quarta-feira, 20 de Outubro de 2010 11:35 by joaocrm

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

quarta-feira, 20 de Outubro de 2010 11:46 by xadrezismo

Concordo, Joaocrm.

Por isso, se alguns Ministros ou secretários de Estadoc (já que não têm "sindicato"...) vierem com as mesmas queixas, a minha opinião é a mesma!

E porque haviam os membros do Gov. de ser tributados por estes subsídios e os srs magistrados não!? Como diz, "Ou há democracia ... ou comem todos".

Um abraço.

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

quarta-feira, 20 de Outubro de 2010 11:52 by xadrezismo

Na "mouche", Ferreira Fernandes:

«o juiz Martins quando se refere à actividade dos seus escolhe um verbo peculiar: incomodar. Mas eu pago-lhes para incomodar?! Eu pago aos magistrados para investigarem os criminosos e condenar. Qual a lista dos deputados e ministros condenados? É que isso de incomodar não é de órgão de soberania, é de quem sopra acusações e depois nada prova. E a esses eu tirava 100% do subsídio de renda.» (hoje, no DN, em http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1690367&seccao=Ferreira%20Fernandes&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco).

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

sexta-feira, 22 de Outubro de 2010 14:12 by xadrezismo

Ainda muito a propósito desta temátioca, este "A espinha da democracia":

«Seria natural que, face a estas extraordinárias acusações, os media acorressem a ouvir os pares de Martins e solicitassem ao Conselho Superior da Magistratura uma reacção; seria curial que juízes viessem a terreiro para, por iniciativa própria, se demarcarem daquilo que, apresentado como reacção a uma alegada guerra do Governo e do PS aos juízes, é antes uma declaração de guerra de um representante dos juízes a um governo e a um partido, pondo em causa a dignidade e a independência de toda a judicatura. Mas nada, silêncio.» em Diário de Notícias:  http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1692294&seccao=Fernanda%20C%E2ncio&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

sexta-feira, 22 de Outubro de 2010 15:17 by xadrezismo

No Correio da Manhã, um juiz - Rui Rangel - que não se cala perante os "tiros no pé" de quem o diz representar:

«Afirmar que "os juízes estão a pagar a factura de terem incomodado os boys do PS", como no caso ?Face Oculta?, é dar um tiro de canhão no pé e na imagem, já de si tão debilitada, dos juízes portugueses.  (...)

Um juiz não deve ser demagógico nem procurar especular sobre matérias que podem beliscar a credibilidade da classe que procura defender.

Dar um tiro no pé é produzir declarações públicas erradas, que não podem ser provadas e que acabam por prejudicar a classe visada. Foi o que fez este timoneiro declarante. É que para navegar no mar revolto é preciso ter um pensamento consistente e estruturado. As palavras, que não são ocas, têm significado e conteúdo.   (...)

Os juízes estão a pagar a mesma factura que é pedida aos portugueses. Se toda a gente foi chamada a salvar o Estado, porque razão é que os juízes deviam ficar de fora?»

Pois é!

Na íntegra em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/opiniao/rui-rangel/tiro-no-pe023045240

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

sexta-feira, 22 de Outubro de 2010 23:57 by ProfetaPolitico

Caro,

Quando vi as declarações deste senhor fiquei atónito com o descaramento demonstrado.

No fundo é como diz, pois, o 1º Governo de Sócrates tocou e bem nalgumas regalias injustificadas destes senhores do poleiro dourado da justiça, e desde desse momento as suspeitas sobre o Primeiro Ministro começaram a cair na comunicação social como orvalho em dia de outono!

É preciso muito descaramento!

abraços P.P.

# re: AS "QUEIXAS" DO SINDICATO DOS MAGISTRADOS

sábado, 23 de Outubro de 2010 0:37 by xadrezismo

Caro Profeta

E descaramento é coisa que não falta a estes senhores... "intocáveis".

Abraços.

Para comentar necessita de estar registado